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Relantim Suzuki Swift GTi 1.3 16v

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    Relantim Suzuki Swift GTi 1.3 16v

    Boas malta, tenho um Swift GTi de 94 e o relantim está acelerado (1500 RPMs) e quando ligo as luzes, sofagem ou quando a ventoinha do radiador dispara o relantim desce coisa de 100 ou 200 RPMs. Alguém sabe o que pode ser?

    Boas curvas

    #2
    talvez o sensor de temperatura

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      #3
      Os swift são peritos a dar problemas de relanti, constumam também de dar raia nos TPS.

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        #4
        Obrigado aos dois pelas respostas. Já me disseram também que podia ter a ver com a valvula do relanti, mas agora não sei o sensor da temperatura é capaz de ser boa aposta, até porque quando o carro vai em andamento o ponteiro da temperatura deixa de contar... nao sei se tem a ver com isso ou nao...

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          #5
          então será a primeira coisa a veres, o ponteiro não acusa, o motor pensa que ainda está frio e injecta mais gasolina, isso deve andar com uns consumos assim para o alto, não
          quanto a descer as rpm quando ligas as luzes e assim penso que seja normal, alguém se pronuncie

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            #6
            Quando se encontra um problema evidente é ouro num diagnostico, se o ponteiro da temperatura deixa de contabilizar, é trocar o sensor.

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              #7
              Originalmente Colocado por Swiftgti94 Ver Post
              Obrigado aos dois pelas respostas. Já me disseram também que podia ter a ver com a valvula do relanti, mas agora não sei o sensor da temperatura é capaz de ser boa aposta, até porque quando o carro vai em andamento o ponteiro da temperatura deixa de contar... nao sei se tem a ver com isso ou nao...
              O que queres dizer com deixa de contar? Fica no valor mínimo?

              O sensor de temperatura é uma possibilidade, sim, mas não é assim tão óbvio neste caso... Existem mais sintomas associados a uma leitura incorreta da temperatura do motor. Hesitação a acelerar, relantim instável e com falhas, e sim os consumos passam a ser mais elevados.

              Se não tiveres mais nenhum sintoma como os que descrevi em cima, para além do relantim elevado, não é muito provável o problema esteja relacionado com o sensor de temperatura... Seja como for o problema da leitura incorreta no quadrante convém ser resolvido.

              O controlador de relantim é uma possibilidade neste caso, sim. Assim como uma entrada de ar anormal, à frente do corpo da borboleta.

              O facto de com as luzes ligadas, a velocidade do motor diminuir, está relacionado com o aumento da carga sobre o motor.
              Em condições normais o motor de controlo de relantim tem a função de regular a entrada de ar, para compensar essas diferenças de carga sobre o motor, com o objetivo de manter a velocidade de relantim estável. No caso deste estar avariado, ou no caso de existir uma entrada de ar paralela ao corpo da borboleta, este pode não o conseguir fazer.

              Caso a rotação elevada esteja relacionada com a leitura da temperatura, em principio o controlador de relatim conseguiria compensar o aumento da carga do motor de forma a manter o relantim nas 1500 rpm. Existem mais algumas variáveis aqui envolvidas, não se podendo, com base neste sintoma, descartar nada de forma conclusiva.

              Por vezes, em outras situações anómalas, existe um aumento do relantim como comportamento programado. Isto pode acontecer nas mais diversas situações. Não confiaria neste caso no facto da MIL estar acesa ou não, visto que é um carro pré OBDII. Uma leitura aos códigos em memória pode ser necessária caso se desconfie desta causa...

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                #8
                Desde já, obrigado a todos pelas respostas, hoje reparei que um tubo de vácuo que estava ligado ao sensor do relanti estava quase todo dobrado (de modo a que se sopra-se para o tubo quase não passava ar), substituí-o por um novo, e melhorou ligeiramente na medida em que antes (com o tubo dobrado) quando o carro chegava às 3k RPM e punha o pé na embraiagem o ponteiro das rotações (tendo o relantim às 1500 RPMs) ia até às 1300 +/- e depois voltava a ''estabilizar'' nas 1500 e agora isso já não se nota quando o carro está quente a frio continua a fazer o mesmo. Eu não percebo muito da matéria mas poderá ser a válvula do relanti que está presa ou assim? assumindo que o carro está sempre de luzes, sofagem etc... ligados e faz subir o relanti como se fosse para compensar?

                PS: steevegt sim, o ponteiro fica no valor mínimo.
                Editado pela última vez por Swiftgti94; 10 March 2016, 00:43.

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                  #9
                  mas mesmo quando estou parado, o ponteiro volta a estabilizar para a temperatura correta e o relantim continua igual... Mas sim, vou mudar o sensor assim que tiver possibilidades. Li algures aqui na net que carro faz coisa de 7l/100km e é o que tem feito 3,5l faz coisa de 50 e poucos km, acho que os consumos estão dentro da média...

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                    #10
                    Outras coisas, quando vou em andamento e puxo por ele custa muito a sub quando tenho o carro quenteir rotação a partir das 6000 RPMs mesmo numa mudança baixa... E quando o desligo e depois quando volto a dar à chave para o ligar, o motor de arranque parece que fica muito fraco e às vezes até não pega, tenho que o deixar arrefecer...
                    Editado pela última vez por Swiftgti94; 10 March 2016, 15:18.

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                      #11
                      Se a injeçao do teu Swift for igual a do Vitara , no coletor de admissão existem alguns sensores .
                      Dentro do coletor tambem circula agua-anticongelante e esses sensores regulam as rotoçoes de relantim conforme a temperatura da agua.

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                        #12
                        Boas, só agora vi o tópico. A razão pela qual muito provavelmente tens o relantim nas 1500 é porque tens um problema algures e tentaram aumentar o relantim no parafuso da borboleta para que quando ligues os acessórios ele não fique com o relantim extremamente baixo, pode ser na valvula de relantim ou até mesmo as massas (convêm passar uma lixa nelas, principalmente a do alternador e na dos manometros (pode estar ai o problema do teu ponteiro, senão tens um sensor especifico só para o ponteiro da temperatura, fica no corpo do termostato)). Como dizes que o carro tem dificuldade a aumentar a rotação o ponto no distribuidor pode estar muito avançado dai cortar em altas e o rolantim altera claro. Antes de mexeres no resto manda uma foto do ponto do distribuidor.

                        Muito provavelmente isso são apenas ajustes

                        Para testar o sensor de relantim, se ele estiver bom só deixa passar ar num dos sentidos. Sopra em ambos e vê o que acontece, se em ambos deixar passar ar, podes procurar uma nova

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                          #13
                          Antes de mais muito obrigado! Assim que puder mando as fotos e faço esses testes todos! Depois dou novidades! ;)

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