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Rover 216 Gti problema ao acelerar

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    Rover 216 Gti problema ao acelerar

    Boa Tarde tenho um rover 216 gti nunca lhe mudei as velas.Ao acelerar com o motor em esforço em 4 e em 5 mais ao menos a 100 e 120 km/h respectivamente o carro começa a vibrar e se deixar de pisar para de vibrar.
    Já pensei que pudesse ser injectores, alguma sugestão?

    #2
    Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
    Boa Tarde tenho um rover 216 gti nunca lhe mudei as velas.Ao acelerar com o motor em esforço em 4 e em 5 mais ao menos a 100 e 120 km/h respectivamente o carro começa a vibrar e se deixar de pisar para de vibrar.
    Já pensei que pudesse ser injectores, alguma sugestão?
    Falaste no problema e provavelmente na solução.
    O "nunca mudei qualquer coisa" é muito relativo. Se tens o carro à 15 dias e nunca mudas-te as velas é uma coisa, agora se tens o carro à 15 anos e nunca mudas-te as velas é outra coisa.

    Comentário


      #3
      O carro tem 156000 km e estão a falar mesmo de origem.O meu Pai nunca mexeu no motor.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
        O carro tem 156000 km e estão a falar mesmo de origem.O meu Pai nunca mexeu no motor.
        As velas normais duram cerca de 30k kms...

        Comentário


          #5
          Pois não sei.O que o meu Pai diz é que nnc lhe mudou as velas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
            Pois não sei.O que o meu Pai diz é que nnc lhe mudou as velas.
            Então comecem por trocar as velas tendo todos os cuidados no procedimento sendo alguns deles:

            tirar os cachimbos e assoprar bem com compressor antes de desapertar as velas para nao cair lixo lá dentro

            enroscar as velas novas à mão para não encavalitar a rosca

            apertar as velas com chave dinanometrica boa e com escala adequada

            caso seja apertado sem dinanometrica dar o aperto com muito cuidado para nao rebentar a rosca do motor

            colocar as velas correctas e grau térmico adequado

            Óleo e filtro tão em dia? É o adequado (normas e viscosidade) ou é o genérico do bidon?

            Filtro de ar como tá?

            Comentário


              #7
              Oléo e filtros tudo em dia sempre mudados na devida kilometragem.Normalmente uns 500 km's antes.
              Filtra de ar deve ter uns 10000

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
                Oléo e filtros tudo em dia sempre mudados na devida kilometragem.Normalmente uns 500 km's antes.
                Filtra de ar deve ter uns 10000
                Se faz muita cidade, trajectos curtos, condução agressiva, etc deve-se antecipar a muda oleo para cerca de metade do previsto (seja em kms seja em tempo).

                Atenção ao tempo maximo q o óleo pode tar dentro do motor. Normalmente é 1 ano mas deve-se verificar no manual.

                Mesmo q nao atinja os kms "maximos" tem q sair fora.

                Comentário


                  #9
                  Eu não acredito que umas velas "normais" tenham feito quase 160.000 km num carro dessa idade.
                  O meu jazz muda a cada 45.000, deixei andar e o carro começou a soluçar e a deixar de pegar bem a perto dos 80.000. 160 é muita fruta, mas pronto deves ter ai a solução do teu problema

                  Comentário


                    #10
                    A média de kms de velas ronda entre os 40k e os 60k kms (dependo do fabricante do veiculo, próprias velas) mas se não mudaste as velas dá uma espreitadela ás mesmas, como também aos cachimbos (cabos) e para finalizar uma limpeza com spray limpa carburadores na borboleta da admissão

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
                      Boa Tarde tenho um rover 216 gti nunca lhe mudei as velas.Ao acelerar com o motor em esforço em 4 e em 5 mais ao menos a 100 e 120 km/h respectivamente o carro começa a vibrar e se deixar de pisar para de vibrar.
                      Já pensei que pudesse ser injectores, alguma sugestão?
                      experimenta meter umas velas novas e diz se o problema se mantiver
                      nunca mexeram no motor significa que a correia de distribuição ainda é de origem?

                      Comentário


                        #12
                        Provavelmente já foram mudadas e ele não se lembra.Quanto ao resto injetores e assim:não vale a pena por um daqueles producto para limpar o sistema de injecção,como o str?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
                          Provavelmente já foram mudadas e ele não se lembra.Quanto ao resto injetores e assim:não vale a pena por um daqueles producto para limpar o sistema de injecção,como o str?
                          A primeira coisa que isso vai limpar é a carteira

                          Comentário


                            #14
                            Ok....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
                              Provavelmente já foram mudadas e ele não se lembra.Quanto ao resto injetores e assim:não vale a pena por um daqueles producto para limpar o sistema de injecção,como o str?
                              Esses aditivos pouco fazem, o maximo que podem fazer e atenuar o problema, o recomendado e com spray limpa carburadores, deitar umas borrifadelas na borboleta aberta com motor em funcionamento, vai-te limpando admissao, colectores, valvulas etc, falo por experiencia, num dia tambem meu carro nao queria pegar, e eu em conjunto com outra pessoa fizemos isso, acabou por pegar com outro trabalhar mais agresivo, em seguido mudas velas e cachimbos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                experimenta meter umas velas novas e diz se o problema se mantiver
                                nunca mexeram no motor significa que a correia de distribuição ainda é de origem?
                                Já foi mudada obviamente

                                Comentário


                                  #17
                                  Que produto aconselhas?

                                  Comentário


                                    #18


                                    Este é o que tenho usado, no jumbo é á volta de 8€, depois se quiseres desligas os bornes da bateria (em alguns carros mais antigos resulta, para apagar erros na centralina) durante uns 10/15 minutos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muda as velas e vê como fica, é uma coisa bastante fácil de trocar, no entanto devem ter alguns cuidados que com essa idade pode existir o risco de partirem.
                                      165 mil Km muita fruta com velas normais, se fossem iridium fazem 100 mil Km sem problemas e duram bastante que isso.

                                      Depois disso visto é ver cabos das velas, distribuidor (rotor e tampa do rotor), bobine, etc...
                                      Editado pela última vez por DragonH; 10 March 2016, 18:56.

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                                        #20
                                        Ok vou mudar as velas e ver como fica.Já agora este carro não tem carburador é injecção multi-ponto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
                                          Ok vou mudar as velas e ver como fica.Já agora este carro não tem carburador é injecção multi-ponto
                                          Não tem carburador mas tem borboleta, mas seguramente que não é dai porque o sintoma de borboleta suja é praticante só em relanti.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se a manutenção desse carro não foi feita em condições também devias mudar o filtro de gasolina

                                            Comentário


                                              #23
                                              A questão é que por exemplo hoje liguei o carro.E o carro ligou e quase foi abaixo.Depois enquanto está a frio ao relanti está +/- a 1500 rpm quando já está quente desce para as 800 +/-.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso não tem mal nenhum, está nas 1500 porque a valvula de arranque a frio está a funcionar
                                                O facto de ter ido abaixo pode ter haver com não teres as velas em condições. Ou seja tudo é normal.. Tira fora uma vela e partilha aqui uma foto

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso é mesmo assim ao relanti.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hoje já tive a fazer uma mini revisão ao carro.O filtro de ar está bom dei-lhe um sopradela com compressor só para tirar algum do pó.A borboleta de admissão não apresenta sujidade.Quanto às velas amanhã se tiver tempo já trato disso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Além dos suspeitos simples (velas, cabos de velas, cachimbos, bobine, condensador, etc...) tens um suspeito mais complexo (embora o problema possa ser simples de resolver): distribuidor. Aí há muita coisa para mexer, a começar pela boa limpeza de todos os contactos (senão adeus à faísca nas velas). Eu arriscaria a dizer que tens uma boa probabilidade de teres a regulação do avanço da ignição estragado. Podes ter o diafragma roto (avanço por vácuo) ou os pesos presos (avanço por inércia), ou mesmo os dois.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que posso verificar eu manualmente em casa?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tudo que o clioII disse nos suspeitos simples podem ser verificados em casa

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ramboiavzl Ver Post
                                                            Hoje já tive a fazer uma mini revisão ao carro.O filtro de ar está bom dei-lhe um sopradela com compressor só para tirar algum do pó.A borboleta de admissão não apresenta sujidade.Quanto às velas amanhã se tiver tempo já trato disso.
                                                            Não assoprar com muita força pois pode romper o papel do filtro.

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