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Reduzir sempre as mudanças??

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    Reduzir sempre as mudanças??

    Boas pessoal

    É assim, eu tirei a carta há quase um mês e tenho esta dúvida desde que a tirei. Na escola de condução ensinaram-me a reduzir sempre as velocidades e não saltar nenhuma mas agora não me parece fazer muito sentido.

    Por exemplo, na escola, vou em 3° e vejo um sinal de stop, eu tenho de abrandar, reduzir para 2° e depois parar. Nas rotundas faziam nos reduzir sempre para 2° antes da rotunda.
    Agora quando conduzo (golf 3 de 95) o meu pai ensina-me de forma diferente. Vamos supor que vou em 4° e chego a uma rotunda. Embraiagem ao fundo, vejo se vem carros, se vier paro o carro, se não vier, engato a 3° ou 2° dependendo da velocidade e toca a andar. O mesmo num stop por exemplo, se for em 3° e vejo um stop ao longe, quando tiver perto dele paro em 3°.

    A minha dúvida é, qual destas formas de conduzir são mais leves para o carro, porque não percebo porque é que haveria de reduzir uma de cada vez de 4° até 2° por exemplo..

    Obrigado ;)

    #2
    Quanto menos mexeres na embraiagem melhor. Se bem percebi, quando precisas de passar de 4ª para 2ª metes a 3ª pelo meio... Simplesmente diminui a velocidade até achares conveniente colocar logo a 2ª, o mesmo da 5ª para a 3ª etc.

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      #3
      Eu vou em 4ª meto o pé na embraiagem e no momento escolho a mudança ideal para dar seguimento, não ando a reduzir mudança a mudança..

      Comentário


        #4
        É uma questão de habituação, confiança e tipo de carro.
        Se reduzires para 2ª antes da rotunda e tiveres oportunidade de passar na mesma sem parar, escusas de travar totalmente ou engrenar primeira para depois arrancar.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MCFPereira Ver Post
          Eu vou em 4ª meto o pé na embraiagem e no momento escolho a mudança ideal para dar seguimento, não ando a reduzir mudança a mudança..
          Mais um aqui.

          Comentário


            #6
            Passar uma a uma foi o que me ensinaram na escola de condução, mas acabo por não aplicar isso a conduzir. Quando perguntei a razão o instrutor dizia-me que se deve travar sempre com o motor.. Então no fundo não tem mal em parar o carro em 4°, é isso?

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              #7
              vais em terceira, vês o STOP, reduzes um pouco com o travão, embraias, metes em ponto morto e páras.

              Voilá

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                vais em terceira, vês o STOP, reduzes um pouco com o travão, embraias, metes em ponto morto e páras.

                Voilá
                É assim que tenho feito, mas porquê meter o carro em ponto porto antes de parar totalmente?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por thejoker0 Ver Post
                  É assim que tenho feito, mas porquê meter o carro em ponto porto antes de parar totalmente?
                  para evitar ter o pe na embraiagem, isso tras desgaste ao carro

                  Comentário


                    #10
                    Se não tiveres em ponto morto, tens de ter o carro embraiado.

                    Moral da história. na escola de condução ensinam a fazer da forma que é dito no primeiro post, mas depois ninguem faz dessa forma, pq não é pratico.

                    Comentário


                      #11
                      Eu tenho por hábito ir com o carro engatado numa determinada mudança e tirando o pé do acelerador e aproveitar o efeito travão motor. Ao mesmo tempo não gasta combustível.

                      Só perto do local que tenho de abrandar ou parar, é que carrego na embraiagem, reduzo uma mudança e sigo viagem ou páro.


                      É tudo uma questão de hábito e conhecer o carro. Mas nunca desengatar nas curvas ou engatar mudança numa curva ou até desengatar o carro numa descida só porque anda mais ou não gasta tanto. Estas coisas nunca.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Eu tenho por hábito ir com o carro engatado numa determinada mudança e tirando o pé do acelerador e aproveitar o efeito travão motor. Ao mesmo tempo não gasta combustível.

                        Só perto do local que tenho de abrandar ou parar, é que carrego na embraiagem, reduzo uma mudança e sigo viagem ou páro.


                        É tudo uma questão de hábito e conhecer o carro. Mas nunca desengatar nas curvas ou engatar mudança numa curva ou até desengatar o carro numa descida só porque anda mais ou não gasta tanto. Estas coisas nunca.
                        Obrigado a todos pelas respostas, mas porque não engatar mudança numa curva? Peço desculpa desde já se for perguntar de noob

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                          Eu tenho por hábito ir com o carro engatado numa determinada mudança e tirando o pé do acelerador e aproveitar o efeito travão motor. Ao mesmo tempo não gasta combustível.

                          Só perto do local que tenho de abrandar ou parar, é que carrego na embraiagem, reduzo uma mudança e sigo viagem ou páro.


                          É tudo uma questão de hábito e conhecer o carro. Mas nunca desengatar nas curvas ou engatar mudança numa curva ou até desengatar o carro numa descida só porque anda mais ou não gasta tanto. Estas coisas nunca.
                          Ia, é isto. Igual.

                          Comentário


                            #14
                            tens ai 1 dilema: desgaste do carro vs segurança. um carro ao travar com motor é sempre melhor do ponto de vista da segurança e até do desempenho dos travões (não tentes descer uma serra em ponto morto sff, vai ficar a cheirar a morto e ainda ficas sem travões), mas por outro lado estas a meter esforço noutros componentes como a embraiagem.

                            O que te digo é que cada situação é uma situação, e como tal deves agir de modo diferente em diferentes situações. por exemplo, em plano e vês um stop la à frente, desengata o carro e deixa-o andar até la e vais travando devagar. se queres travar em menos espaço já convém usar o motor também para travar o carro como te ensinam na escola (ir reduzindo à medida que o carro pede uma abaixo). a velocidades mais altas usa sempre o motor para auxiliar a travagem, tal como se for para travar numa distancia menor.

                            no fundo, és tu que tens de olhar para a situação e saber o que é melhor ou não fazer, e ambos os métodos de travagem têm as suas vantagens e desvantagens e podem ser utilizador em diferentes situações.

                            e cuidado ao engatares mudanças em curvas, se vais fazer uma curva travas antes dela, não travas durante! quando entras na curva já deves ter o carro à velocidade pretendida e mudança engatada para quando saíres da curva é só acelerar e ires à tua vidinha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por thejoker0 Ver Post
                              Obrigado a todos pelas respostas, mas porque não engatar mudança numa curva? Peço desculpa desde já se for perguntar de noob
                              porque não deves ter o carro desengatado, numa curva.

                              Comentário


                                #16
                                se as paragens forem devidamente vistas com tempo (exº semáforo vermelho) não tens necessidade nenhuma de reduzir uma a uma

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                  Eu tenho por hábito ir com o carro engatado numa determinada mudança e tirando o pé do acelerador e aproveitar o efeito travão motor. Ao mesmo tempo não gasta combustível.

                                  Só perto do local que tenho de abrandar ou parar, é que carrego na embraiagem, reduzo uma mudança e sigo viagem ou páro.


                                  É tudo uma questão de hábito e conhecer o carro. Mas nunca desengatar nas curvas ou engatar mudança numa curva ou até desengatar o carro numa descida só porque anda mais ou não gasta tanto. Estas coisas nunca.
                                  Originalmente Colocado por MCFPereira Ver Post
                                  Eu vou em 4ª meto o pé na embraiagem e no momento escolho a mudança ideal para dar seguimento, não ando a reduzir mudança a mudança..
                                  Aqui o mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu reduzo sempre uma a uma, ando sempre com o carro engatado e ao travar uso sempre a caixa isto tudo por uma questão de segurança e eficácia de travagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para poupar embraiagem gastas travões, para poupar travões desgastas a embraiagem. Acho que deves optar por uma condução segura pois vai tudo dar ao mesmo no que diz respeito a desgaste do veículo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por thejoker0 Ver Post
                                        Boas pessoal

                                        É assim, eu tirei a carta há quase um mês e tenho esta dúvida desde que a tirei. Na escola de condução ensinaram-me a reduzir sempre as velocidades e não saltar nenhuma mas agora não me parece fazer muito sentido.

                                        Por exemplo, na escola, vou em 3° e vejo um sinal de stop, eu tenho de abrandar, reduzir para 2° e depois parar. Nas rotundas faziam nos reduzir sempre para 2° antes da rotunda.
                                        Agora quando conduzo (golf 3 de 95) o meu pai ensina-me de forma diferente. Vamos supor que vou em 4° e chego a uma rotunda. Embraiagem ao fundo, vejo se vem carros, se vier paro o carro, se não vier, engato a 3° ou 2° dependendo da velocidade e toca a andar. O mesmo num stop por exemplo, se for em 3° e vejo um stop ao longe, quando tiver perto dele paro em 3°.

                                        A minha dúvida é, qual destas formas de conduzir são mais leves para o carro, porque não percebo porque é que haveria de reduzir uma de cada vez de 4° até 2° por exemplo..

                                        Obrigado ;)
                                        Ensinaram-me assim e continuo a fazê-lo. O próprio instrutor conduzia assim. Mas não encontro grandes motivos lógicos para o fazer. Nem acho que seja assim tão mais seguro na maioria das situações.

                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                        Eu tenho por hábito ir com o carro engatado numa determinada mudança e tirando o pé do acelerador e aproveitar o efeito travão motor. Ao mesmo tempo não gasta combustível.

                                        Só perto do local que tenho de abrandar ou parar, é que carrego na embraiagem, reduzo uma mudança e sigo viagem ou páro.


                                        É tudo uma questão de hábito e conhecer o carro. Mas nunca desengatar nas curvas ou engatar mudança numa curva ou até desengatar o carro numa descida só porque anda mais ou não gasta tanto. Estas coisas nunca.
                                        Faço isto nos semáforos. Se vejo que está vermelho, tiro logo o pé do acelerador e deixo o carro abrandar, mas sem travar. Se a rotação se aproxima do ralenti, começo a reduzir mudanças para a rotação subir um pouco mas sempre sem acelerar ou travar. Só já perto do semáforo, supondo que ainda continua vermelho, e quando já estou quase parado é que travo até parar.

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                                          #21
                                          A minha mae customava passar de quinta para segunda mas queria era meter quarta

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por thejoker0 Ver Post
                                            Obrigado a todos pelas respostas, mas porque não engatar mudança numa curva? Peço desculpa desde já se for perguntar de noob
                                            Transferência súbita de massas.
                                            Trava-se antes da curva, acelera-se à saída da curva.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                              A minha mae customava passar de quinta para segunda mas queria era meter quarta
                                              A embraiagem e a caixa é que sofriam.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por thejoker0 Ver Post
                                                Boas pessoal

                                                É assim, eu tirei a carta há quase um mês e tenho esta dúvida desde que a tirei. Na escola de condução ensinaram-me a reduzir sempre as velocidades e não saltar nenhuma mas agora não me parece fazer muito sentido.

                                                Por exemplo, na escola, vou em 3° e vejo um sinal de stop, eu tenho de abrandar, reduzir para 2° e depois parar. Nas rotundas faziam nos reduzir sempre para 2° antes da rotunda.
                                                Agora quando conduzo (golf 3 de 95) o meu pai ensina-me de forma diferente. Vamos supor que vou em 4° e chego a uma rotunda. Embraiagem ao fundo, vejo se vem carros, se vier paro o carro, se não vier, engato a 3° ou 2° dependendo da velocidade e toca a andar. O mesmo num stop por exemplo, se for em 3° e vejo um stop ao longe, quando tiver perto dele paro em 3°.

                                                A minha dúvida é, qual destas formas de conduzir são mais leves para o carro, porque não percebo porque é que haveria de reduzir uma de cada vez de 4° até 2° por exemplo..

                                                Obrigado ;)
                                                Quem te ensinou bem foi o instrutor e não o teu pai. Com a prática irás fazer essas manobras automaticamente. Nunca deves entrar numa curva ou numa rotunda de pé na embraiagem; pelo contrário deves ter sempre colocada uma mudança de força, adequada para poderes ganhar rapidamente alguma velocidade. Claro que se vens em 5ª devagar nada impede que reduzas directamente para 3ª e depois, se necessário para 2ª. Não tens obrigatoriamente de passar por todas as mudanças.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Preditividade é a chave...

                                                  Comentário

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