Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coisas que nos arrependemos quando damos conta que somos mais velho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Coisas que nos arrependemos quando damos conta que somos mais velho

    Este tópico pode ser um bocado non-sense. Já deram por vós a pensar que ainda ontem tinham 15 anos e estavam cheios de sonhos e objectivos e hoje com 25 ou 35 anos já nem se lembram deles, uns por não terem conseguido, outros porque "dava muito trabalho" outros por adversidades da vida, etc..

    Eu por exemplo com 15 anos queria ser informático. Quando chegou a altura de entrar para o curso, este não tinha aberto nesse ano, o que me fez ir para o curso téc multimédia 12º ano, que também vim a gostar mais tarde tenho acabado o curso com muito boas notas e tendo sido o 2º melhor aluno nesse ano dos 3 cursos abertos com media final de 18,4 valores. Após isso esqueçamos a multimedia porque o mercado de trabalho nessa área no alentejo, mais vale esquecer.
    Entrei então para um curso no IEFP que após 2 anos me abriu portas para entrar no mundo da fabricação de componentes aeronáuticos. Após 1 ano de trabalho tendo a minha mulher ficado desempregada e á espera de uma filha, vi-me forçado a abandonar o posto que ocupava e a ter de emigrar. Vim para França onde vivi durante 1 ano em condições que nunca na vida me passaria pela cabeça. 1 anoe sem a minha filha, sem os meus pais, sem a minha mulher num apartamento de 32m2, cheguei a jantar 3 latas de atum pois só queria ter o maximo de dinheiro possível para as poder ter cá. Fiz o máximo que pude para me adaptar aqui. Consegui emprego numa serralharia como ajudante, consegui inscrever-me numa escola para aprender o francês em pós laboral, mais tarde a empresa propôs enviar-me para um curso de 3 meses onde obtive o certificado de soldador de estruturas metálicas pesadas. Vi o meu salário duplicar, comprei o meu primeiro apartamento, a minha filha e a minha mulher estão comigo, vivo confortavelmente bem, consigo por de parte do meu salário mais do que ganhava em portugal.

    Apesar de tudo arrependo-me de não ter estudado mais. De não ter tentado uma ultima vez uma oportunidade de trabalho no meu país. De não estar junto dos meus pais e amigos. De apesar de todas as posses, abrir a porta da rua e nunca me sentir em casa. De apesar de não desgostar, não fazer profissionalmente uma coisa que amo.

    PS: não estou doente, nem deprimido, nem a precisar de ir ao quintino aires no goucha. Partilhem a vossa experiencia se quiserem, se não quiserem também me conformo
    Editado pela última vez por blakke; 12 March 2016, 09:22.

    #2
    Olha amigo, nunca devemos ficar a pensar " e se eu......" cada caminho tem as suas dificuldades e as suas curvas, se tivesses estudado e tivesses ficado por cá a tua vida teria tido outras dificuldades, são as nossas opções que nos definem, o teu percurso é a tua aprendizagem, o teu aperfeiçoamento, não te arrependas de o fazer.

    Comentário


      #3
      Eu não me posso queixar...

      Comentário


        #4
        blakke, tinhas de ser alentejano pá! Com esse sentido de humor peculiar...

        Este tópico é interessante, já cá venho mais tarde, e com tempo, partilhar um pouco da minha opinião/experiência.

        Comentário


          #5
          Eu tive uma infancia e adolescencia de "luxo", nada me faltava, nada poderia desejar mais e melhor do que tive, sonhei ter uma família com três ou quatro filhos e uma casa cheia de "barulho" alegre.
          Mas o sonho caiu, por amor tenho uma casa cheia de amor mas sem filhos (ela não pode ter), e do resto da família só conto com o meu pai e com a minha mãe. Os meus sogros são secos como as palhas e o dinheiro para eles é tudo, mas não o gozam. Criticam comeres bife em vez de comeres atum e devias assim poupar para tempos difíceis como eles dizem. Parti das beiras para o litoral e por aqui vou fazendo a minha vida, ganho relativamente bem e ela ganha um pouco mais, só temos o que podemos que não considero pouco.
          Mas deixei os sonhos, vivo um dia de cada vez e luto com força para que cada dia valha a pena.
          Eu, ela e um canito, algures à beira-mar, sou feliz mas diferente do que sonhei.

          Comentário


            #6
            Aproveita os bons momentos da vida e pensa assim: a tua vez já passou e até te safaste bem! Agora é a vez da tua filha.

            Não estragues o que conseguiste com muitos que regressam para montar negócios falidos ou ideias parvas e depois se arrependem.

            França é um pais fantástico para viver, os franceses são simpáticos, dão-se bem com portugueses, a forma de estar deles é geralmente bem disposta e divertida, têm um cinema fantástico, um cultura interessantíssima, portanto tens boas condições para ser feliz aí! Quem me dera a minha mulher querer ir par lá Era já a seguir.

            No entanto, nunca é tarde para estudar e nada te impede de fazê-lo. Fixa um objectivo qq, por exemplo aprender a programar numa linguagem qq e traça um plano apra te manteres intelectualmente activo.

            Comentário


              #7
              não me arrependo de nada, e para quê? o que passou já era, não há forma de voltar atrás.

              a vida nem sempre foi fácil, mas tudo deve ser encarado como uma oportunidade, nem que seja pelo menos para aprender.
              as dificuldades dão-nos uma maior abertura de espirito e permite-nos encarar a vida com maior objectividade, alheios as vaidades e futilidades que vão influenciando o nosso modo de viver.

              Comentário


                #8
                Por um lado gostava de não ter escolhido o curso que escolhi (no secundário), por outro lado, se tivesse ido para outro provavelmente não teria ido para a escola que fui e assim não teria conhecido as pessoas que me depois me apresentaram à rapariga que viria a ser a minha namorada, portanto, mais vale estar quieto

                Comentário


                  #9
                  Eu arrependo-me das "quecas" que podia ter dado e que não dei porque tinha a mania de ser esquesito......

                  Comentário


                    #10
                    Sempre quis ter um bom carro, e mais cedo ou mais tarde vou ter. O resto que se f*da, sou um gajo de gostos requintados mais simples.

                    Comentário


                      #11
                      Arrependo-me de não ter seguido por uma engenharia qualquer. Se calhar num mundo paralelo estou arrependido de ser engenheiro.

                      Comentário


                        #12
                        Ter a vida que sempre sonhamos é praticamente impossível!
                        Do nada uma adversidade na vida ou dos nossos próximos deita fora muita da nossa alegria e gosto pela vida!

                        No meu caso sempre fui um aluno dos melhores sem ser marrão, sempre saí bebia uns copos com a malta sacava umas gajas e curtia a vida mas sempre gostei de estudar e do conhecimento.
                        Como era um bom aluno quando chegou a altura de escolher o curso podia ter ido para qualquer curso pois tinha média muito alta! No entanto caí na asneira de entrar em engenheira no IST e a minha alegria passou para revolta e tristeza pois parece que não sabia o que fazer da minha vida detestava aquilo! Com 18 anos parecia que não tinha futuro já e não havia nada a fazer tinha a vida lixada .

                        Tive a "loucura de repetir tudo e voltar a ter mas notas para entrar em Medicina hoje sinto-me muito realizado profissionalmente trabalho se for preciso 100 horas semanais mas adoro o que faço se for preciso ainda vou para casa estudar!

                        Agora vem a parte dolorosa e macabra da coisa, pois o pai que sempre admirei e que me deu a possibilidade de estudar e mudar de curso sem pedir nada em troca sempre a apoiar-me (pois até pensei em ser Psicólogo), foi o mesmo pai que há cerca de 1,5 anos tive a infelicidade de diagnosticar um Cancro do Pulmão estádio IV ou seja o mais grave de todos, que ceifou a vida de uma forma bastante dolorosa e emocional meses depois. A minha maior realização fez-me ter a dor de um familiar e médico "olhar" para aquela situação

                        Isto para dizer que para mim a visão a vida mudou completamente, sem arrependimentos, temos de estar agradecidos por cada dia que vivemos e aproveitar de acordo com as nossas limitações sejam internas ou externas pois muita coisa vai ficar por fazer mais muita pode ser feita! Mesmo com limitações.

                        Se um gajo com 35 40 anos está desolado por não ter aproveitado a vida que dizer dos que tem 70?
                        A felicidade não é um destino é o percurso até lá

                        Chega de filosofias

                        Comentário


                          #13
                          Deveria ter passado um pouco mais de tempo com o meu pai, mas a vida profissional limitou me um pouco, já na idade adulta, o vida profissional limitou me o contacto com a família, mas honrei o meu velhote, passei e aprendi o bom caminho da vida com ele.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                            Eu arrependo-me das "quecas" que podia ter dado e que não dei porque tinha a mania de ser esquesito......
                            É a única coisa que de facto me arrependo na vida.

                            Comentário


                              #15
                              Devia ter dedicado mais tempo à família (filhas) e amigos, nos últimos 10/15 anos... Mas a carreira, a carreira! Sempre fui demasiado obcecado pela vida profissional e em ganhar dinheiro. Há coisas bem mais importantes

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                Eu arrependo-me das "quecas" que podia ter dado e que não dei porque tinha a mania de ser esquesito......
                                choremos ....

                                Comentário


                                  #17
                                  arrependo de ter estado 4 anos e tal a ganhar dinheiro na net sem pensar em mais nada, mas está-se a continuar vida.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                    Eu arrependo-me das "quecas" que podia ter dado e que não dei porque tinha a mania de ser esquesito......
                                    Há um ditado que diz que as que não se dão cá leva-se no inferno... Vai-te preparando[emoji14]

                                    Comentário


                                      #19
                                      E quando a pessoa sofre um situação logo na infância que deixa marcas profundíssimas e a vida condicionada? Caso de abuso sexual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Arrependimentos não tenho. Tenho pena de não ter possibilidades para dar uma vida mais folgada á minha família, mas não tenho arrependimentos e fiz o que tinha de fazer quando tive de o fazer.

                                        E, sim, acima de tudo temos de ser felizes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Arrependo-me de não ter feito Erasmus. E houve uma decisão de caráter familiar muito dura e difícil que tomei há cerca de ano e meio, que só me arrependo de não a ter tomado há mais anos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                            Arrependo-me de não ter feito Erasmus. E houve uma decisão de caráter familiar muito dura e difícil que tomei há cerca de ano e meio, que só me arrependo de não a ter tomado há mais anos.
                                            olha isso do erasmus se calhar tb devia ter feito...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                                              E quando a pessoa sofre um situação logo na infância que deixa marcas profundíssimas e a vida condicionada? Caso de abuso sexual.
                                              na vida é quase tudo aleatório, pessoas que conhecemos, turmas que estudamos, vivencias, influencias, etc.
                                              nunca se sabe ao certo o que vai ser o dia de amanha...
                                              vai-se vivendo e indo na onda

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                na vida é quase tudo aleatório, pessoas que conhecemos, turmas que estudamos, vivencias, influencias, etc.
                                                nunca se sabe ao certo o que vai ser o dia de amanha...
                                                vai-se vivendo e indo na onda
                                                Efectivamente, mas essa situação (que se passou comigo) condiciona muito o desenvolvimento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                                                  Efectivamente, mas essa situação (que se passou comigo) condiciona muito o desenvolvimento.
                                                  Obviamente que sim, e lamento por teres passado por isso, mas também admiro a coragem de falar sobre o assunto.


                                                  O meu sonho de miúda era ser hospedeira de bordo, não me arrependo nada de não ter tentado seguir o sonho, tenho PÂNICO de andar de avião.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                                                    Efectivamente, mas essa situação (que se passou comigo) condiciona muito o desenvolvimento.
                                                    Mas foste alvo dessa situação? Não consigo imaginar toda essa situação

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                                                      Mas foste alvo dessa situação? Não consigo imaginar toda essa situação
                                                      Foi apenas uma única situação que durou poucos minutos e que reprimi a memória durante 19 anos. Mas foi o suficiente para me deixar marcas. Existem casos de falsas memórias mas sei que não foi o meu caso, porque na adolescência eu próprio tentei fazer o mesmo que me fizeram a um míudo. Felizmente nao aconteceu nada e nunca mais tive esses impulsos, antes os dirigi contra mim (vício do sexo). O meu caso mostra que a pedofilia é uma doença, que sendo naturalmente censurável, deve ser tratada, e que quase todos os pedófilos foram vítimas de abuso.

                                                      Esqueci-me de falar do tema do tópico, penso que devido a esta situação que sofro de alguns transtornos de personalidade, o que me impediu até hoje de ter uma vida normal (estudar, emprego, etc.).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jbarroso Ver Post
                                                        Foi apenas uma única situação que durou poucos minutos e que reprimi a memória durante 19 anos. Mas foi o suficiente para me deixar marcas. Existem casos de falsas memórias mas sei que não foi o meu caso, porque na adolescência eu próprio tentei fazer o mesmo que me fizeram a um míudo. Felizmente nao aconteceu nada e nunca mais tive esses impulsos, antes os dirigi contra mim (vício do sexo). O meu caso mostra que a pedofilia é uma doença, que sendo naturalmente censurável, deve ser tratada, e que quase todos os pedófilos foram vítimas de abuso.

                                                        Esqueci-me de falar do tema do tópico, penso que devido a esta situação que sofro de alguns transtornos de personalidade, o que me impediu até hoje de ter uma vida normal (estudar, emprego, etc.).
                                                        Meu caro, faço minhas as palavras da Danone, lamento que tenhas passado por essa situação e admiro a tua frontalidade.

                                                        Provavelmente ganharias em recorrer a um Psicoterapeuta (Psicólogo). Existem diversas técnicas que te fazem ir "buscar" essas memórias lá atrás e libertar-te delas.

                                                        O importante é recorrer a um credenciado porque nestas coisas da saúde há muita trapacisse, infelizmente.

                                                        Os próprios cuidados de saúde primários (Centros de Saúde) têm por vezes psicólogos. Digo isto porque conheço uma senhora que teve a ajuda de um Psi do centro de saúde, foi grátis e... mudou-lhe a vida. E nem demorou uma eternidade de sessões como às vezes pensamos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Interessante escreveres essas palavras num fórum público, nunca tinha visto alguém falar tão abertamente desse assunto! Como deves compreender até pode nascer a dúvida entre os outros users (eu incluído) acerca da veracidade das tuas afirmações pois são coisas que normalmente não acontecem!

                                                          Tens algumas ideias interessantes quando falas em impulsos que são reprimidos. A verdade é que muitas pessoas tem esses impulsos em várias outras situações e saberes reprimi-los é uma arma poderosa.

                                                          Para finalizar lamento profundamente que tenhas sido sujeito a essas situações na infância e sim influenciam muito (pela negativa) toda a trajectória de uma vida!

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Antes fosse mentira. Fiz psicoterapia com alguns intervalos nos últimos 10 anos, e continuo agora. Eu falo no fórum porque a privacidade está um pouco protegida. De qualquer forma, fiquei conhecido por situações menos boas na zona onde vivo, portanto já não me importa muito essas coisas.

                                                            Agora reli o meu tópico e parece que dei a entender que fui pedófilo, nada disso, nunca tive qualquer atracção por crianças. Eu fui abusado aos 5 anos e reprimi a memória até aos 24 (impressionante o funcionamento do nosso cérebro!). Um dia tive um flash e lembrei-me, até essa altura foi como se não tivesse existido. E o local onde aconteceu, idade, etc batem certo com outros eventos. Antes de me recordar da situação, sempre senti que havia algo de estranho em mim.

                                                            Aos 12/13 aconteceram 2 situações que não sei explicar porque mas em que me repliquei a situação na minha infância, só que eu era o agressor contra outro miúdo. Felizmente não aconteceu nada fisicamente. Nunca mais agi dessa forma, e desde então que luto contra o vício do sexo (pornografia, prostituição, etc). Felizmente estou a melhorar desse aspecto devido a um medicamente usado primariamente contra o vício do alcool e das drogas e que parece também funcionar para isto.

                                                            Para além disso, tive outros problemas de outros vícios, mas o pior é que não consegui ter uma vida normal e autónoma. E custa-me bastante ler que nos devíamos tornar mais empreendedores, não fazemos porque não queremos, etc.
                                                            Editado pela última vez por jbarroso; 12 March 2016, 22:27.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X