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Problema Renault Laguna II 1.6 16v

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    Problema Renault Laguna II 1.6 16v

    Boas pessoal, estou aqui com um problema no carro, pedia-vos ajuda. Quando ligo o carro e começo a andar , passado ai uns 200, 300m (pode ser um pouco mais) o carro falha-me, eu carrego no acelerador mas ele não responde! Passado uns 3 ou 4 segundos ele da um tipo de solavanco pequeno e fica a andar bem ande os quilometros que andar ele não volta a falhar. Quando desligo o carro e depois mais tarde volto a ligar acontece precisamente a mesma coisa. Alguém sabe o que poderá ser?
    Obrigado pessoal

    #2
    De que ano é o carro? Acelerador é de cabo ou electrico?

    TPS ou sensor de posição do pedal de acelerador era por onde começava.

    Comentário


      #3
      O carro é de 2002, sinceramente não sei será de cabo ou eléctrico =\

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        #4
        Se for um acelerador electrónico (acho que é) e estiver avariado isso aparece logo num diagnóstico OBD com um leitor dos mais simples.

        Aliás seria por onde eu começava... ler os erros registados na centralina.

        Comentário


          #5
          O problema é esse, é que não aparece nenhuma anomalia quando ligo à máquina =\

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            #6
            O erro só surge quando há open circuit ou short circuit, nao quando o sensor lê apenas os valores erradamente.

            A ECU não sabe se o sensor está "bêbado", sabe só está lá ou não está na altura de apresentar erros.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
              O erro só surge quando há open circuit ou short circuit, nao quando o sensor lê apenas os valores erradamente.

              A ECU não sabe se o sensor está "bêbado", sabe só está lá ou não está na altura de apresentar erros.
              Isso é uma forma algo simplista, e um pouco errada, de resumir isso...

              Para além da deteção de curtos e abertura nos circuitos, existem, por exemplo, verificações de plausibilidade estáticas e em certos casos comparações para detetar incongruências.
              Em todos estes casos anteriores existem DTC's relacionados.

              Ainda para além disso, em certos circuitos, existe um processamento mais elaborado do próprio sinal, com o intuito de monitorização.
              Posso dar o exemplo da contagem de transições no sinal de um sensor de oxigénio.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fernando86 Ver Post
                Boas pessoal, estou aqui com um problema no carro, pedia-vos ajuda. Quando ligo o carro e começo a andar , passado ai uns 200, 300m (pode ser um pouco mais) o carro falha-me, eu carrego no acelerador mas ele não responde! Passado uns 3 ou 4 segundos ele da um tipo de solavanco pequeno e fica a andar bem ande os quilometros que andar ele não volta a falhar. Quando desligo o carro e depois mais tarde volto a ligar acontece precisamente a mesma coisa. Alguém sabe o que poderá ser?
                Obrigado pessoal
                esse motor 1.6 16v foi muito afetado pelo problema de os colectores de escape estalarem e haver fuga de gases de escape. O teu pode ter esse problema e a fuga de gases de escape confundir a sonda lambda e a centralina ficar baralhada e daí haver solavancos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                  esse motor 1.6 16v foi muito afetado pelo problema de os colectores de escape estalarem e haver fuga de gases de escape. O teu pode ter esse problema e a fuga de gases de escape confundir a sonda lambda e a centralina ficar baralhada e daí haver solavancos.
                  A causa apontada faz todo o sentido... Assim como uma simples sonda defeituosa...

                  A explicação é que não me parece muito bem conseguida... Mais propriamente nos termos "confundir" e "baralhada"...

                  Acredito que a intenção seja a melhor, mas esse tipo de termos, apesar de muito usados pela comunidade profissional em Portugal, nada dizem e tudo explicam...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                    A causa apontada faz todo o sentido... Assim como uma simples sonda defeituosa...

                    A explicação é que não me parece muito bem conseguida... Mais propriamente nos termos "confundir" e "baralhada"...

                    Acredito que a intenção seja a melhor, mas esse tipo de termos, apesar de muito usados pela comunidade profissional em Portugal, nada dizem e tudo explicam...
                    Peço desculpa pelos termos pouco técnicos usados.


                    Mas queria transmitir que o valor lambda - a relação entre a quantidade de ar necessária para produzir
                    uma combustão completa (relação estequiométrica) e a quantidade de ar real sugando o motor - adequire um valor
                    que não representa a realidade e isso dá ao ECU uma informação errada.



                    Tens razão a sonda lamba também pode não estar nas melhores condições.

                    Comentário


                      #11
                      Ou então haver uma entrada de ar "cagagesimal" nos tubos de combustível, formando lentamente uma bolhita de ar quando o carro está parado. Em andamento o motor começa a puxar combustível e, quando chega a bolha de ar, dá um solavanco por falta de combustível. Passada a bolha trabalha normalmente o tempo todo (a bomba de combustível e o vácuo da admissão tornam irrelevante em andamento o defeito).

                      Comentário


                        #12
                        A sonda lambda foi mudada à pouco tempo portanto não acredito que seja por causa disso e também ja vi que não será do catalisador porque está em bom estado.

                        Comentário


                          #13
                          aqui vão os meus 3 cêntimos. verificaste bobines e velas?

                          Comentário


                            #14
                            Sim =\ Tinhas as velas em bom estado e tive de trocar uma bobine mas o problema continuou.

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