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    Avaria Citroen C4

    Boas, estou com um pequeno problema num Citroen C4 ( 1.4 a gasolina ).
    Desde há uns 2 meses para cá este tem vindo a perder algum óleo. Diariamente deixa cair 2 ou 3 gotas no lugar de garagem. No início não me preocupou, visto ter feito o check ao nível do óleo e estar tudo ok, mas este fim‑de‑semana, voltei a ver o nível e este estava um pouco abaixo do nivel "recomendado" sendo que fui logo ao mecânico para este ver o que se passava.

    Ao que tudo indica será algum problema com as juntas. O carro nunca sobreaqueceu, nunca perdeu liquido nem mistura óleo com o liquido e não sinto perda de potencia ( é um carro com apenas 90 cv, nunca andou muito ), contudo, segundo o mecânico, tudo indica que o problema será alguma junta quebrada.
    Quando lhe pedi valores, falou-me que não ficaria por menos de 500€ com mão de obra incluida, podendo chegar perto dos 1000€. Nunca tive nenhum problema deste género, mas será que este valor é o "normal"?
    O mecânico já trata dos meus carros e dos carros da família há varios anos e até agora tive 0 queixas.

    Já agora, importa referir que este carro tem pouco mais de 130k km, sendo que atualmente é apenas o meu segundo carro, faz cerca de 80-100kms por semana, por esse motivo é que me "assutei" com o valor indicado, não sabendo se compensa investir este valor num carro com quase 10 anos.

    Obrigado a todos

    #2
    A fuga de óleo pode ser pela junta do cárter ou mesmo por um retentor, mas se for só isso nunca chegará a esses valores.
    Não vás na cantiga de mecânicos da "treta".

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      #3
      Ou pela junta da tampa das válvulas.

      10 anos de utilização poderão ser suficientes para ressequir a junta em borracha (se for o caso).

      Na minha astra (15anos) foi a junta da tampa das válvulas (não sei ao certo se é assim que se chama) que "plastificou", deixando passar o óleo.

      Uma reparação simples, 20€ por uma junta nova comprada na opel, um tubo de silicone para alta temperatura e 2h de trabalho numa noite.

      500€, livra!

      Comentário


        #4
        Realmente não me parece caso para tanto, mas Como referi, este mecânico trata dos nossos carros há mais de 15 anos e nunca tive qualquer tipo de problema e o preços praticados nunca foram excessivos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jmralves Ver Post
          Ou pela junta da tampa das válvulas.

          10 anos de utilização poderão ser suficientes para ressequir a junta em borracha (se for o caso).

          Na minha astra (15anos) foi a junta da tampa das válvulas (não sei ao certo se é assim que se chama) que "plastificou", deixando passar o óleo.

          Uma reparação simples, 20€ por uma junta nova comprada na opel, um tubo de silicone para alta temperatura e 2h de trabalho numa noite.

          500€, livra!
          Parece-me ser algo desse género mesmo, até porque, desde que foi feita a última mudança de óleo, que notei que a perda do mesmo aumentou. Ele esteve 2 meses com esta fuga e diria que neste espaço de tempo perdeu pouco mais de 200-300 ml de óleo ( foi mais ou menos essa a quantidade acrescentada este fim‑de‑semana )

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            #6
            Não sou assim grande entendedor de mecânica auto, mas mal vi que perdia oleo, andei a verificar se o carro deitava fumos estranhos, se andava a perder agua, etc.
            A temperatura também nunca passou dos 90º. Achei este diagnóstico um pouco assustador

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              #7
              Aqui há tempos tive também uma pequena fuga de óleo e era apenas uns o-rings de borracha. O mais caro foi a mão de obra. No total paguei 50€.

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                #8
                Estive a ler num forum britânico que este tipo de fugas é "comum" nos motores 1.4 a gasolina da PSA, contudo, so se costuma agravar a partir dos 200 mil.
                Lá também falam na junta da cabeça. Segunda feira o carro volta ao mecânico para fazerem um diagnóstico mais preciso. Vamos lá ver o que me espera!

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                  #9
                  aconteceu " algums " problemas com a junta da cabeça do 1.4 , por isso entendo pq o mecanico falou em 500/1000 euros

                  pode verificar se està assim :







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                    #10
                    se for a junta , a troca da correia e tensor vai acrescentar a fatura

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                      #11
                      Ainda ha dias vi um C4 desses com o mesmo problema, jorrava mesmo oleo, isso é crónico nesses motores segundo me disseram e é mesmo a junta.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, está um pouco sujo.
                        O meu felizmente não "jorra" óleo, deita umas gotitas todas as noites. Há dias que deita mais, outros menos.

                        Posto isto, o melhor é preparar o cheque, não?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tiagoperpereira Ver Post
                          Sim, está um pouco sujo.
                          O meu felizmente não "jorra" óleo, deita umas gotitas todas as noites. Há dias que deita mais, outros menos.

                          Posto isto, o melhor é preparar o cheque, não?
                          Se for por essa junta sim.

                          Comentário


                            #14
                            se for a junta ( o mecanico o dirà ) :

                            nesse motor , se os parafusos tiverem o bom comprimento ( quer dizer q nao estao mais longos devido ao aperto inicial ou acebça empenada) , nao precisa trocar
                            se a cabeça nao està torta , (empenada ) , fica so' a junta a trocar e como mexe na correia de ditribuiçao tb trocar e o tensor , bomba de agua para segurança mais a junta o ring , termostato se quiser

                            vai aqui os esquemas do peugeot 207 com o mesmo motor 1.4 90 cv :















                            Ficheiros anexados

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