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Aquecimento toyota corolla dx 1987

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    Aquecimento toyota corolla dx 1987

    Bom dia pessoal, antes de mais sou novo aqui e precisava da vossa ajuda porque sou um pouco leigo em relação a mecânica automóvel.

    tenho um toyota corolla dx de 1987 afinado, sem pingos de óleo, Certinho etc e nunca deu problemas.

    a uns dias para cá se eu for em subidas inclinadas o motor aquece bastante, mais do que o normal e nunca tinha acontecido...

    a agua do radiador esta ok , o óleo também, não tem fugas de agua, nem fumo do escape fora do normal...... tenho ido para o trabalho e esta sempre temperatura normal etc mas se for para uma subida inclinada aquece bastante e sai vapor dum reservatório ao lado do radiador..

    falei com o meu mecânico conhecido só que ele esta com muito trabalho e so pode daqui a algum tempo , e queria a vossa ajuda para não ser enganado por algum mecânico(já aconteceu)... O mecânico falou em junta da cabeça e fiquei a bater mal disseram que é caro ...alguém já passou por isso?

    ja agora noto tambem a luz do oleo acesa com o carro a quente, nao é normal visto ter oleo
    cumps

    #2
    Luz do óleo acesa - possivelmente chupador do óleo entupido e kilos de borra preta por todo o lado dentro do motor.

    Faz o teste simples de abrir a tampa por onde se mete o óleo e espreita com uma lanterna para veres se tá limpo ou com kilos de borra preta.

    Mete o carro num sitio com pouca luz ou entao faz de noite senão não se consegue ver nada lá dentro.

    Carro a aquecer muito - termostato avariado na posição fechado, radiador e circuito obstruido com kilos de ferrugem, ar no sistema, nivel do liquido abaixo do minimo.

    Ja agora, qdo a temperatura sobe, a ventoinha dispara?

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      #3
      Para veres o real estado do chupador (se entupido ou não) terá q ser tirando o carter fora ou então colocar uma mini-camera pelo bujão do oleo.

      No caso do estado da arvore de cames é tirar a tampa das válvulas.

      Nunca uses tapa fugas de radiador pq depois pode causar problemas de aquecimento como os q te queixas.

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        #4
        sim dispara, até mais do que o habitual , o que me leva a crer que a agua não está a circular..o radiador tirei a tampa debaixo e vazei a agua toda, coloquei agua mas continou igual....
        espero que seja mesmo obstruído com algo, algum tubo.
        é fácil tirar o termostato e ver se esta avariado?

        obrigado pessoal!

        Comentário


          #5
          uso normal para ir trabalho a temperatura esta dentro das normalidades, se subir algo inclinado é que já aquece..

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            #6
            Se tens a luz vermelha do óleo acesa então tás com muito graves problemas de lubrificação e isso tem q ser tratado com a máxima urgência.

            Se circulas mais com o carro nesse estado arriscas-te a fundires o motor e ficas sem carro.

            O excesso de aquecimento pode estar relacionado com a deficiente ou inexistente lubrificação interna do motor.

            Se o motor não tiver a ser lubrificado internamente fica ferro com ferro o q gera temperaturas enormes e a qualquer momento o motor "agarra" e acabou-se.

            A parte do termostato, etc até pode estar boa e acerca disso é fácil testares para ver se tá bom ou não.

            Para já tens q dar a máxima importância a essa luz vermelha do óleo.

            Comentário


              #7
              o aquecimento pode estar relacionado com o oleo? e nao ser do sistema de refrigeração?.

              desculpa as perguntas é que nao percebo nada disto... esqueci de mencionar que luz acende so em relanti,
              Editado pela última vez por flavionobrega; 22 March 2016, 12:16.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por flavionobrega Ver Post
                o aquecimento pode estar relacionado com o oleo? e nao ser do sistema de refrigeração?.

                desculpa as perguntas é que nao percebo nada disto... esqueci de mencionar que luz acende so em relanti,
                Uma das várias funções do óleo é arrefecer o motor.

                Se tiveres o chupador entupido o óleo não é bombeado para os locais para onde deve ir.

                Se tiveres os canais por onde o óleo passa entupidos por borras o óleo também não vai chegar a todo o lado.

                Logo não vai haver arrefecimento nem lubrificação.

                Espreita com uma lanterna forte e de luz branca pelo buraco onde entra o óleo novo. Se vires parecido ao da foto prepara-te para o pior.

                O resto já foi dito, agora depende de ti. Andares com o carro assim pode gripar/fundir o motor a qualquer momento. E enquanto não gripar/fundir vai estar a sofrer danos muito graves que envolvem reparações muito caras (abrir motor, retificar, etc).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                  Uma das várias funções do óleo é arrefecer o motor.

                  Se tiveres o chupador entupido o óleo não é bombeado para os locais para onde deve ir.

                  Se tiveres os canais por onde o óleo passa entupidos por borras o óleo também não vai chegar a todo o lado.



                  Logo não vai haver arrefecimento nem lubrificação.

                  Espreita com uma lanterna forte e de luz branca pelo buraco onde entra o óleo novo. Se vires parecido ao da foto prepara-te para o pior.

                  O resto já foi dito, agora depende de ti. Andares com o carro assim pode gripar/fundir o motor a qualquer momento. E enquanto não gripar/fundir vai estar a sofrer danos muito graves que envolvem reparações muito caras (abrir motor, retificar, etc).
                  Isto já é um estado de podridão vai lá vai.

                  Comentário


                    #10
                    Boas pessoal , o radiador estava avariado e a bomba do óleo já estava quase morta :D está resolvido Obrigado abraço

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