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Pintores do fórum: neste retoque na pintura, o que falhou?

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    Pintores do fórum: neste retoque na pintura, o que falhou?

    Pois bem,

    o pára-choques do ford teve no passado um toque em algo (na mão do antigo dono) e apresentava a tinta quebrada e aberta com dois "lábios" distantes cerca de 1 cm numa extensão de 5 a 6cm numa "quina" na zona central.

    Curioso e e com o desejo de aprender, tentei corrigir a falha.

    Comprei um kit original da ford composto por uma lata de tinta base "dark Panther" e outra lata de "clear coat" ou verniz.

    O que eu fiz:

    1. com cuidado, arranquei a tinta solta até ficar com tinta solidamente agarrada. Neste processo a dimensão da falha aumentou um pouco.

    2. lixei a zona de modo a "quebrar" ou reduzir a altura da tinta junto à falha.

    3. apliquei betume de poliéster multifuncional para preencher a falha.

    4. depois de secar, lixei o betume com água e lixa de água com #grão crescente (#80, #120, #220, #400, #800, #1000 e #2000 para finalizar). a peça ficou suave e a tinta nivelada, sem falhas

    5. Apliquei primário (em aerosol, próprio para auto), deixei secar e voltei a lixar (agora #400, #600, #800, #1000 e #2000)

    6. Apliquei a tinta base dark panther. 1ª de mão, deixei secar. 2º de mão e deixei secar

    7. Apliquei a 3ª de mão com a lata mais afastada na tentativa de realçar os brilhos metálicos. Conseguido, talvez tenha ficado até com mais brilhantes do que a tinta original

    8. Apliquei verniz (clear coat), 3 mãos, deixando secar entre mãos.

    Como obtive uma pintura sem brilho, utilizei produto de polimento para polir a tinta nova.

    Não resultou.

    Peguei em Lixa #2000 e lixei a zona da pintura nova e pouco mais além, na tentativa de esbater as diferenças entre tinta nova e tinta velha.

    Voltei a polir, tendo obtido agora um bom brilho mas...

    o brilho não é espelhado, isto é, não se observa o reflexo das coisas ou de nós próprios quando estamos junto à pintura nova.

    Claro que na pintura velha original restante no pára-choques dá para ver as irregularidades do alcatrão, por exemplo.

    Alguém me sabe dizer onde é que falhei?

    Será que devia ter polido a tinta preta antes de envernizar?

    Alguém me ajuda a perceber onde falhei e o que poderei alterar na próxima experiência de repintura?

    Como +e que se consegue o efeito espelhado numa tinta preta de duas "capas", tinta + verniz?

    Agradeço a vossa colaboração

    #2
    A tinta de "retoque" é isso mesmo, para retoques. Uma pintura a pincel ou a lata de spray por muito que se queira não terá o mesmo resultado da pintura de fábrica. Mas entre a ultima demão de tinta e a primeira de verniz podes lixar que depois o verniz volta a dar o brilho desde que o pigmento fique lá.

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      #3
      bem não se pode dizer que falhas-te, desenrascas-te, pois melhor só mesmo quem sabe e faz isso todos os dias, logo se querias bem feito, mais valia teres metido o carro numa oficina de pintura do que tentares tu fazer ficar como ficou...

      é a realidade nua e crua, nem toda gente nasce para essas coisas...

      Comentário


        #4
        Bem,

        sempre fica o testemunho na primeira pessoa, pode ser que ajude outros a fazer melhor.

        De qualquer forma, irritado com a situação, dei um pouco de lixa #1000 seguida de #2000 (outro erro, deveria ter sido #1500 seguido de #2000...), ao que se seguiu um polimento forte e...

        ...não ficou perfeito, mas está lá quase.

        Na próxima iteração, vou alterar o procedimento e talvez obtenha no final o efeito pretendido.

        Comentário


          #5
          Alterei o título da thread, necessito mesmo de ajuda!

          Há pintores auto neste fórum?

          Comentário


            #6
            Ora aqui está um How To muito interessante: http://www.hotrod.com/how-to/paint-b...oss-paint-job/

            Comentário


              #7
              Mais um recital de pintura preta e brilhante, o preto piano.

              Aplicado ao mdf, mas que pode ser adaptado para os nossos automóveis.

              Aqui está: http://forums.shoryuken.com/discussi...finish-worklog

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