Pois bem,
o pára-choques do ford teve no passado um toque em algo (na mão do antigo dono) e apresentava a tinta quebrada e aberta com dois "lábios" distantes cerca de 1 cm numa extensão de 5 a 6cm numa "quina" na zona central.
Curioso e e com o desejo de aprender, tentei corrigir a falha.
Comprei um kit original da ford composto por uma lata de tinta base "dark Panther" e outra lata de "clear coat" ou verniz.
O que eu fiz:
1. com cuidado, arranquei a tinta solta até ficar com tinta solidamente agarrada. Neste processo a dimensão da falha aumentou um pouco.
2. lixei a zona de modo a "quebrar" ou reduzir a altura da tinta junto à falha.
3. apliquei betume de poliéster multifuncional para preencher a falha.
4. depois de secar, lixei o betume com água e lixa de água com #grão crescente (#80, #120, #220, #400, #800, #1000 e #2000 para finalizar). a peça ficou suave e a tinta nivelada, sem falhas
5. Apliquei primário (em aerosol, próprio para auto), deixei secar e voltei a lixar (agora #400, #600, #800, #1000 e #2000)
6. Apliquei a tinta base dark panther. 1ª de mão, deixei secar. 2º de mão e deixei secar
7. Apliquei a 3ª de mão com a lata mais afastada na tentativa de realçar os brilhos metálicos. Conseguido, talvez tenha ficado até com mais brilhantes do que a tinta original
8. Apliquei verniz (clear coat), 3 mãos, deixando secar entre mãos.
Como obtive uma pintura sem brilho, utilizei produto de polimento para polir a tinta nova.
Não resultou.
Peguei em Lixa #2000 e lixei a zona da pintura nova e pouco mais além, na tentativa de esbater as diferenças entre tinta nova e tinta velha.
Voltei a polir, tendo obtido agora um bom brilho mas...
o brilho não é espelhado, isto é, não se observa o reflexo das coisas ou de nós próprios quando estamos junto à pintura nova.
Claro que na pintura velha original restante no pára-choques dá para ver as irregularidades do alcatrão, por exemplo.
Alguém me sabe dizer onde é que falhei?
Será que devia ter polido a tinta preta antes de envernizar?
Alguém me ajuda a perceber onde falhei e o que poderei alterar na próxima experiência de repintura?
Como +e que se consegue o efeito espelhado numa tinta preta de duas "capas", tinta + verniz?
Agradeço a vossa colaboração
o pára-choques do ford teve no passado um toque em algo (na mão do antigo dono) e apresentava a tinta quebrada e aberta com dois "lábios" distantes cerca de 1 cm numa extensão de 5 a 6cm numa "quina" na zona central.
Curioso e e com o desejo de aprender, tentei corrigir a falha.
Comprei um kit original da ford composto por uma lata de tinta base "dark Panther" e outra lata de "clear coat" ou verniz.
O que eu fiz:
1. com cuidado, arranquei a tinta solta até ficar com tinta solidamente agarrada. Neste processo a dimensão da falha aumentou um pouco.
2. lixei a zona de modo a "quebrar" ou reduzir a altura da tinta junto à falha.
3. apliquei betume de poliéster multifuncional para preencher a falha.
4. depois de secar, lixei o betume com água e lixa de água com #grão crescente (#80, #120, #220, #400, #800, #1000 e #2000 para finalizar). a peça ficou suave e a tinta nivelada, sem falhas
5. Apliquei primário (em aerosol, próprio para auto), deixei secar e voltei a lixar (agora #400, #600, #800, #1000 e #2000)
6. Apliquei a tinta base dark panther. 1ª de mão, deixei secar. 2º de mão e deixei secar
7. Apliquei a 3ª de mão com a lata mais afastada na tentativa de realçar os brilhos metálicos. Conseguido, talvez tenha ficado até com mais brilhantes do que a tinta original
8. Apliquei verniz (clear coat), 3 mãos, deixando secar entre mãos.
Como obtive uma pintura sem brilho, utilizei produto de polimento para polir a tinta nova.
Não resultou.
Peguei em Lixa #2000 e lixei a zona da pintura nova e pouco mais além, na tentativa de esbater as diferenças entre tinta nova e tinta velha.
Voltei a polir, tendo obtido agora um bom brilho mas...
o brilho não é espelhado, isto é, não se observa o reflexo das coisas ou de nós próprios quando estamos junto à pintura nova.
Claro que na pintura velha original restante no pára-choques dá para ver as irregularidades do alcatrão, por exemplo.
Alguém me sabe dizer onde é que falhei?
Será que devia ter polido a tinta preta antes de envernizar?
Alguém me ajuda a perceber onde falhei e o que poderei alterar na próxima experiência de repintura?
Como +e que se consegue o efeito espelhado numa tinta preta de duas "capas", tinta + verniz?
Agradeço a vossa colaboração
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