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Melhorar rendimento de Leon 1.6 tdi --- um dos afectados pelos gases

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    Melhorar rendimento de Leon 1.6 tdi --- um dos afectados pelos gases

    Um colega de trabalho tem um Seat Leon 1.6 tdi de 105 cv.

    O carro é de 2011, tem 115 mil km e tem dado poucos problemas.

    No entanto o meu colega queria dar um pouco mais de alma ao motor sem comprometer a fiabilidade do mesmo.

    O mesmo será alvo de uma intervenção na marca (supostamente no último trimestre deste ano) devido ao muito falado problema dos gases mentirosos o que até poderá piorar o rendimento do mesmo.

    A ideia dele é após esta intervenção optar por uma de duas soluções:

    - reprogramar o carro que implica um custo de 240 euros e um aumento de potência de cerca de 30 cv.

    - retirar o fitro de particulas soltando um pouco mais o motor e evitando uma despesa futura (a troca do filtro). Esta opção fica ligeiramente mais barata: 200 euros.


    Qual a melhor opção pesando todos os prós e contras de cada uma delas? (Rendimento, economia, fiabilidade, legalidade, etc)

    #2
    Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
    Um colega de trabalho tem um Seat Leon 1.6 tdi de 105 cv.

    O carro é de 2011, tem 115 mil km e tem dado poucos problemas.

    No entanto o meu colega queria dar um pouco mais de alma ao motor sem comprometer a fiabilidade do mesmo.

    O mesmo será alvo de uma intervenção na marca (supostamente no último trimestre deste ano) devido ao muito falado problema dos gases mentirosos o que até poderá piorar o rendimento do mesmo.

    A ideia dele é após esta intervenção optar por uma de duas soluções:

    - reprogramar o carro que implica um custo de 240 euros e um aumento de potência de cerca de 30 cv.

    - retirar o fitro de particulas soltando um pouco mais o motor e evitando uma despesa futura (a troca do filtro). Esta opção fica ligeiramente mais barata: 200 euros.


    Qual a melhor opção pesando todos os prós e contras de cada uma delas? (Rendimento, economia, fiabilidade, legalidade, etc)
    Para quê esperar pela intervenção da marca se depois vai reprogramar?

    Uma repro bastante conhecida para esse motor: 140cv/310Nm (origem: 105cv/250Nm).

    Retirar o filtro de partículas é ilegal.

    Comentário


      #3
      E que tal não mexer? Assim não polui tanto o ambiente e o ar que eu também respiro.

      Sent from my A0001 using Tapatalk

      Comentário


        #4
        É facil!

        retirar o fap é ilegal

        Como tal que troque por um dos novos motores TSI a gasolina que é tudo melhor que o modestinho e limitado 1.6 tdi

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          É facil!

          retirar o fap é ilegal

          Como tal que troque por um dos novos motores TSI a gasolina que é tudo melhor que o modestinho e limitado 1.6 tdi
          Não me parece que alinhe nisso pois ainda faz bastantes km (mais de 20 mil por ano).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
            Para quê esperar pela intervenção da marca se depois vai reprogramar?

            Uma repro bastante conhecida para esse motor: 140cv/310Nm (origem: 105cv/250Nm).

            Retirar o filtro de partículas é ilegal.
            Mas pelo que ele disse essa intervenção da marca passa por uma alteração num componente e actualização de software. Essa actualização não terá impacto na repro?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
              Mas pelo que ele disse essa intervenção da marca passa por uma alteração num componente e actualização de software. Essa actualização não terá impacto na repro?
              O ideal será fazer as alterações depois da intervenção na marca ... o habitual nesses motores é EGR + FAP + reprogramação. 350 a 450 depende dos locais .

              Comentário


                #8
                Se as pessoas querem carros mais potentes porque não os compram em vez de andar a inventar?

                Retirar o FAP é ilegal e acima de tudo imoral, reprogramar o motor pode voltar a mudar as emissões de gases para pior e quem sabe daqui a algum tempo isso é controlado nas inspeções, para além de diminuir a fiabilidade e trazer problemas em garantias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                  Um colega de trabalho tem um Seat Leon 1.6 tdi de 105 cv.

                  O carro é de 2011, tem 115 mil km e tem dado poucos problemas.

                  No entanto o meu colega queria dar um pouco mais de alma ao motor sem comprometer a fiabilidade do mesmo.

                  O mesmo será alvo de uma intervenção na marca (supostamente no último trimestre deste ano) devido ao muito falado problema dos gases mentirosos o que até poderá piorar o rendimento do mesmo.

                  A ideia dele é após esta intervenção optar por uma de duas soluções:

                  - reprogramar o carro que implica um custo de 240 euros e um aumento de potência de cerca de 30 cv.

                  - retirar o fitro de particulas soltando um pouco mais o motor e evitando uma despesa futura (a troca do filtro). Esta opção fica ligeiramente mais barata: 200 euros.


                  Qual a melhor opção pesando todos os prós e contras de cada uma delas? (Rendimento, economia, fiabilidade, legalidade, etc)
                  O teu colega também se pode registar no fórum e colocar as questões sem necessitar de interlocutor.
                  Se o carro vai ser intervencionado ele que aguarde pelo ajuste da marca e verifique como o carro vai ficar.
                  Não compensa complicar.

                  Em relação a reprogramações não vai ser nem o primeiro nem o último a pensar nisso e a fazê-lo.
                  Qualquer reprogramação compromete sempre a fiabilidade não do motor mas dos componentes agregados, se sobes a potência e o binário vai sobrecarregar a embraiagem, bimassa e outros componentes que verão a sua duração prevista encurtada...quero conhecer o primeiro individuo que reprograma um carro a pensar nos consumos (para consumir menos basta reduzir o andamento).

                  Nas IPO atualmente os níveis de emissões admitidos para os diesel são bastante elevados permitindo que o mercado de remoção dos FAP cresça exponencialmente, uma altura há-de haver em que a malha aperta e quem tiver o FAP eliminado, não passa...o que não sucede atualmente.

                  Excelente artigo que esclarece qualquer um:
                  http://posvenda.pt/os-segredos%E2%80...de-particulas/

                  O DPF PODE SER REMOVIDO?
                  Devido aos elevados custos de substituição dos filtros de partículas, um novo mercado emergiu na acção da remoção total do DPF. A remoção do DPF irá causar que a ECU apresente vários códigos de falhas e assim sendo será necessário uma reprogramação específica do software da ECU. O marketing destes serviços também apresenta reduções de consumo de combustível, aumento de potência e eficiência do motor. Mas será isso legal? Os DPF são instalados para cumprir com as normas Europeias de emissões, destinadas a reduzir as emissões dos veículos em termos de quantidade de partículas (fuligem) asso- ciado a doenças respiratórias e cancro.
                  Ao modificar um veículo que vá contra a legislação em vigor e que já não está em conformidade com os padrões de emissões de poluentes atmosféricas a que ele foi projectado, estamos claramente a infringir a lei, tornando o veículo ilegal para utilização em estrada.
                  CENTROS DE INSPECÇÃO AUTOMÓVEL
                  Infelizmente a legislação em vigor nos Centros de Inspecção Técnica de Veículos está desadequada para o controlo de emissões dos modernos veículos a diesel. O método de medição e visualização da opacidade actual- mente usado no controlo de emissões de motores a diesel remonta à década de 80 quando os veículos diesel emitiam fumo visível. A geração actual dos motores diesel ainda produz uma quantidade significativa de partículas (que não são mais do que corpos fractais compostos de pequenas esferas de carbono produzidas por combustão incompleta). No entanto, devido às elevadas pressões de injecção estas tornam-nas dispersas e invisíveis.
                  O tamanho destas partículas finas varia entre 10 a 400 nm (nanómetro). Nos veículos mais modernos equipados com sistemas de tratamento de gases de escape, tais como os filtros de partículas, estes recolhem estas partículas, sendo posteriormente queimadas no processo de regeneração que produz cinzas. Com os opacímetros convencionais a opacidade nestes veículos não é mensurável. Os sistemas de tratamento dos gases de escape defeituosos ou sistemas que não estejam a trabalhar correctamente, não são detectados durante os testes de gases de escape nos Centros de Inspecção utilizando o método de medição actual.
                  Os limites legais de controlo do valor de absorção (valor k) são muito elevados e estão desfasados. Por exemplo, para detectar um filtro de partículas DPF defeituoso ou uma falha nos sistemas de redução de emissões, este limite não deveria exceder k=0,2 m-1. Actualmente os valores limite de opacidade são k=2,5 m-1 e k=3,0 m-1 para um motor a diesel sem turbo e com turbo, respectivamente.
                  Editado pela última vez por midnightblack; 23 March 2016, 22:59.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                    Não me parece que alinhe nisso pois ainda faz bastantes km (mais de 20 mil por ano).
                    20 mil km nao é muito e num TSI tem vantagens que o tdi nao tem ! Tal como FAP

                    E se vai fazer repro os consumos nao vao se manter iguais ;)

                    Dai que se queria potencia e sem problemas de FAP e maior agradabilidade na conduçao era o TSI

                    Comentário


                      #11
                      esse motor sem FAP nem EGR e com uma repro leve fica muito engraçado. Eu apostava nisso.
                      Polui mais um bocado mas aumentas a fiabilidade do carro.
                      Editado pela última vez por DonPedroni; 25 March 2016, 11:26.

                      Comentário


                        #12
                        LOL. Mais frango

                        Comentário


                          #13
                          O teu colega vai perder tempo ira á marca para colocar o dispositivo para baixar o gases e a potencia do motor ? Quem é que entra neste filme ? A maior parte do pessoal que conheço que estes motores com o software alterado não o vai fazer .

                          Comentário


                            #14
                            Melhorar rendimento de Leon 1.6 tdi --- um dos afectados pelos gases

                            Originalmente Colocado por DonPedroni Ver Post
                            esse motor sem FAP nem EGR e com uma repro leve fica muito engraçado. Eu apostava nisso.
                            Polui mais um bocado mas aumentas a fiabilidade do carro.
                            E depois os que têm o azar de ir atrás dele são obrigados a levar com esses gases mais poluidores que uma central nuclear.
                            Vamos lá ver se o Estado não começa a obrigar os centros de inspeção a verificar a FAP (já estou a imaginar a brigada da fumarada que tirou a FAP a ir a correr às oficinas para voltarem a colocá-la para não chumbar na inspeção).

                            Se o user não quer FAP, tem uma solução: vende o TDI e compra um gasolina com uns bons CVs (com os €€ da retoma).
                            Editado pela última vez por Darkslb; 25 March 2016, 12:39.

                            Comentário


                              #15
                              Vende os tdi e compra um tsi á homem !

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DonPedroni Ver Post
                                esse motor sem FAP nem EGR e com uma repro leve fica muito engraçado. Eu apostava nisso.
                                Polui mais um bocado mas aumentas a fiabilidade do carro.
                                Mas anda com o carro em situação ilegal.

                                Comentário

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