Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ibiza 6L Treme Demasiado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ibiza 6L Treme Demasiado

    Boas pessoal.

    De há uns tempos para cá o meu Ibiza, quando está frio treme demasiado ao ralenti, e frequentemente vejo-o a ajustar as rotações sozinho, indo quase às 1000rpm ao ralenti.

    Ele a quente não treme tanto mas parece que o sinto a tremer mais do que dantes. Ele sempre tremeu muito, é um manco, mas agora é um tremer estranho, não sei explicar.

    O carro mudou o óleo e os filtros todos a semana passada e levou um tubo de intercooler novo, que estava com fuga.

    É um Ibiza 6L 1.4tdi 75cvs

    Alguém sabe o que poderá ser?

    Obrigado

    EDIT: Importa ainda referir que às vezes, quando está muito frio, o carro pega à primeira (isso pega sempre bem) mas estremece bastante e às vezes acende a luz do ABS.

    #2
    Os meus 6L's ao dar à chave a luz do ABS dava um ar da sua graça. Normalmente é sinal de bateria fraca... Nunca me chateei com isso.

    O tremer muito depende do tremer... Pode ser várias coisas. Velas, injectores, etc etc...

    Ficar às 1000rpm normalmente é sintoma do regulador de tensão ou algo relacionado com o alternador já algo desgastado, ou até mesmo a bateria, como houve um grande esforço electrico (motor de arranque) para meter o carro a trabalhar, ele auto-ajusta-se e fica acelerado para compensar a carga, passado 10 segundos baixa o ralenti.

    O 1.4 nunca fez, mas o 130 como já ia a caminho dos 300 mil kms sempre fez isso, lá ia ele para as 1000rpm só porque sim, é algo que já foi falado no ibizaclubpt, montes de 130 fazem isso, ficam nas 1000rpm e depois baixa, e andam há anos assim. O pessoal costuma suspeitar do sensor da temperatura, mas eu troquei no meu (bem como montes de pessoal do ibizaclub) e o carro simplesmente faz aquilo. A forma de acabar com isso é fazer uma revisão ao alternador, mas enquanto ele carregar deixa andar. É mais feitio que outra coisa. Em compensação este fim-de-semana andei com um 6L 130 que não fazia isso e tinha 350 mil kms... Belo carro!

    Comentário


      #3
      Infelizmente carros de 3 cilindros vão tremer toda a vida...

      Comentário


        #4
        Boas gmigas, o meu tem neste momento 309.000kms. Tudo original ainda. nunca levou embraiagem nem turbo.

        Quanto ao alternador, suspeito disso também, ele levou escovas novas há 2 anos +/- e há uns meses acendeu-me a luz da bateria no quadrante.

        Fui ao mecânico, ele viu tudo, o alternador está a carregar correctamente, a bateria é relativamente nova (tem 2 anos) e como tal disse para não me preocupar e se a luz acendesse novamente para lá passar. Só que entretanto nunca mais acendeu a luz.

        Isso das rpm ele não faz sempre. Agora o tremer é que me faz um bocado confusão, talvez por ser algo a que não estava muito habituado. Mas também não é um tremer como se o carro se fosse desmontar. A minha namorada por exemplo não nota nada, nem o meu pai quando anda no carro.

        Eu é que como ando nele todos os dias, conheço-o como a palma da minha mão e noto uma ligeira diferença.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
          Infelizmente carros de 3 cilindros vão tremer toda a vida...
          Não é esse tremer.

          Se calhar não me expressei bem

          Comentário


            #6
            Esse tremer a frio podia ser o Bimassa, mas o 1.4 TDI penso com 99% de certeza que funciona com volante do motor mono-massa.

            Posto isto, ia verificar os valores de injecção e as velas. Mas esses motores não costumam ter esse género de problemas.

            O carro a frio pega bem? Não pega "manco"? Fumos estranhos a frio?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
              Esse tremer a frio podia ser o Bimassa, mas o 1.4 TDI penso com 99% de certeza que funciona com volante do motor mono-massa.

              Posto isto, ia verificar os valores de injecção e as velas. Mas esses motores não costumam ter esse género de problemas.

              O carro a frio pega bem? Não pega "manco"? Fumos estranhos a frio?
              Sim 1.4tdi é mono-massa.
              O carro pega sempre bem e à primeira, quer a quente ou a frio, no entanto, a frio, às vezes estremece muito quando pega. Mas tem dias. Há dias que pega de estalo sem estremecer.
              Nada de fumos estranhos.

              Vou ver se arranjo alguém com VAG-COM para verificar os valores de injecção. Poderá ser disso também.

              Quanto a isso, aqueles produtos para limpeza de injectores fazem algo ou são tanga?

              Comentário


                #8
                Eu experimentei um da Liquimoly no GTC, um que é o diesel spülung, e pareceu-me que o trabalhar do motor ficou mais sereno...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por gcerq Ver Post
                  Quanto a isso, aqueles produtos para limpeza de injectores fazem algo ou são tanga?
                  Liquimoly diesel spulung para dentro de um filtro de gasóleo novo e fazer uns km's a "bom ritmo"...

                  Comentário


                    #10
                    ........
                    Editado pela última vez por gcerq; 29 March 2016, 11:35.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                      Eu experimentei um da Liquimoly no GTC, um que é o diesel spülung, e pareceu-me que o trabalhar do motor ficou mais sereno...
                      Acho que vou dar uma tentativa!
                      Como aplicaste isso?

                      Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                      Liquimoly diesel spulung para dentro de um filtro de gasóleo novo e fazer uns km's a "bom ritmo"...
                      Onde posso arranjar esse produto?
                      Tenho que colocar, impreterivelmente, um filtro de gasóleo novo? O carro fez a revisão toda (filtros todos novos e óleo novo) há cerca de 1.500kms.
                      Obrigado Erbium!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                        Liquimoly diesel spulung para dentro de um filtro de gasóleo novo e fazer uns km's a "bom ritmo"...
                        Foi precisamente isto que foi feito no meu Ex-GTC.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gcerq Ver Post
                          Onde posso arranjar esse produto?
                          Tenho que colocar, impreterivelmente, um filtro de gasóleo novo? O carro fez a revisão toda (filtros todos novos e óleo novo) há cerca de 1.500kms.
                          Obrigado Erbium!
                          Em PT há estes por ex.:
                          http://www.autopartslogistic.com/aditivos_id-192
                          https://www.lojadamanutencao.pt/adit...420025099.html

                          Se o filtro tem 1500km's realmente é desperdício mas agora está cheio de gasóleo para não o deitar fora despeja o gasóleo que tem lá dentro e mete o aditivo...
                          Se não podes fazer a aplicação "recomendada" pela liquimoly assim: https://www.youtube.com/watch?v=Bgg3Y2vzWes

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                            Em PT há estes por ex.:
                            http://www.autopartslogistic.com/aditivos_id-192
                            https://www.lojadamanutencao.pt/adit...420025099.html

                            Se o filtro tem 1500km's realmente é desperdício mas agora está cheio de gasóleo para não o deitar fora despeja o gasóleo que tem lá dentro e mete o aditivo...
                            Se não podes fazer a aplicação "recomendada" pela liquimoly assim: https://www.youtube.com/watch?v=Bgg3Y2vzWes
                            Vou mandar vir e vou experimentar.
                            O que achas preferível, a aplicação "recomendada" pela Liquimoly, ou realmente despejar o gasóleo que o filtro tem e meter lá dentro?

                            Encho aquilo? Ou seja, meto os 500ml?

                            Ideal é depois ir fazer uma viagem com ele certo? Quantos kms? A velocidade elevada ou basta puxar por ele? É que este manco aos 130km já vai às 3.000rpm, ou seja, já vou a puxar por ele lol.

                            Desculpa lá tanta pergunta, mas quero ter a certeza que faço tudo correctamente.

                            Comentário


                              #15
                              Se conseguires fazer a aplicação recomendada melhor...

                              Se fizeres a aplicação como no video não é preciso a viagem posteriormente, se meteres no filtro é fazer contas, se o carro gasta 5L/100 a lata é 0,5L em teoria em 10km's está gasto, com ritmo alto até esgota em menos... Não precisas de exceder o limite de velocidade, segurança primeiro, basta trocar de mudança mais tarde por ex...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                Se conseguires fazer a aplicação recomendada melhor...

                                Se fizeres a aplicação como no video não é preciso a viagem posteriormente, se meteres no filtro é fazer contas, se o carro gasta 5L/100 a lata é 0,5L em teoria em 10km's está gasto, com ritmo alto até esgota em menos... Não precisas de exceder o limite de velocidade, segurança primeiro, basta trocar de mudança mais tarde por ex...
                                Muito obrigado pela tua ajuda Erbium ;) 5*

                                Agora vou estar fora em trabalho até dia 08 de Abril, por isso o carro vai ficar parado até lá.

                                Vou comprar isso e nesse fim-de-semana vou aplicar.

                                Depois dou notícias.

                                Comentário


                                  #17
                                  Basta fazeres ~20kms de AE em terceira(~120kmh) para veres resultados com o uso do Liquimoly Diesel Spulung. Convinha trocar o filtro se já tiver algum tempo.

                                  Motores PD gostam de sujar os filtros em metade do tempo que o fabricante recomenda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por gcerq Ver Post
                                    Sim 1.4tdi é mono-massa.
                                    O carro pega sempre bem e à primeira, quer a quente ou a frio, no entanto, a frio, às vezes estremece muito quando pega. Mas tem dias. Há dias que pega de estalo sem estremecer.
                                    Nada de fumos estranhos.

                                    Vou ver se arranjo alguém com VAG-COM para verificar os valores de injecção. Poderá ser disso também.

                                    Quanto a isso, aqueles produtos para limpeza de injectores fazem algo ou são tanga?
                                    Só uma questão!!
                                    se meteres o pé na embraiagem ele deixa de tremer??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Basta fazeres ~20kms de AE em terceira(~120kmh) para veres resultados com o uso do Liquimoly Diesel Spulung. Convinha trocar o filtro se já tiver algum tempo.

                                      Motores PD gostam de sujar os filtros em metade do tempo que o fabricante recomenda.
                                      Boas eblase, antes demais obrigado pelo feedback.
                                      O filtro tem cerca de 2 semanas e no máximo 1500kms, vês necessidade de trocar?

                                      Abraço

                                      Originalmente Colocado por Sbkrr Ver Post
                                      Só uma questão!!
                                      se meteres o pé na embraiagem ele deixa de tremer??
                                      Boas, não. Fica na mesma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Basta fazeres ~20kms de AE em terceira(~120kmh) para veres resultados com o uso do Liquimoly Diesel Spulung. Convinha trocar o filtro se já tiver algum tempo.

                                        Motores PD gostam de sujar os filtros em metade do tempo que o fabricante recomenda.
                                        Olha aí pah, o 1.4 TDI em 3ª a 120 já vai numas 5000rpm. Faz 110 às 4500rpm.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                          Olha aí pah, o 1.4 TDI em 3ª a 120 já vai numas 5000rpm. Faz 110 às 4500rpm.
                                          Verdade! Como disse mais acima, em 5ª!! a 120 já vai nas 3000rpm mais ou menos.

                                          A caixa é super pequena

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bomba injetora?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que já percebi o que é esta tremideira...

                                              Deve ser alternador, regulador de tensão ou escovas de alternador.

                                              Como contei no meu Diário de Bordo, aqui há uns tempos aconteceu-me algo que transcrevo para aqui:

                                              "Entretanto aconteceu-me algo estranho. No sábado à noite fui beber café com uns amigos, fiz uma viagem de cerca de 30kms ida + 30kms volta.

                                              Quando já estava a vir para casa, agora mesmo, parei num caixote do lixo para deitar fora alguns papéis que tinha no carro. Até aqui tudo ok. Parei o carro, com o motor ainda a funcionar, travão de mão puxado, saio do carro, meto as cenas no lixo e quando entro no carro outra vez tenho a luz da bateria acesa no quadrante. Meto primeira, arranco, a luz pisca 2 ou 3 vezes e desaparece.

                                              Andei uns metros, encostei o carro, abri o capot, vi se estava tudo ok com a correia do alternador (estava tudo bem) e verifiquei também a bateria, esta que tenho até é daquelas que tem um olho que aparece a verde se estiver com carga, amarelo ou vermelho se estiver sem. Experimentei desligar o carro, liguei de novo e tudo ok.

                                              Entretanto nunca mais acendeu a luz. Alguém faz ideia do que possa ter sido? É melhor ir com o carro ao mecânico verificar o alternador? A bateria é nova, tem 1 ano e meio mais ou menos, foi comprada em Agosto de 2014."

                                              O carro já tinha tido um problema anterior a este que transcrevi em que eu pegava nele para ir trabalhar de manhã e o carro ao final do dia não pegava.
                                              Aconteceu 3x e à primeira vez pensei que tivesse deixado algo ligado. Booster na bateria, andei um bocado às 3000rpm para carregar e fui para casa.

                                              Dia seguinte aconteceu-me a mesma coisa. Aí foi para a oficina, verificaram o alternador, estava a carregar bem, a bateria supostamente estava bem. Mudaram-me as escovas do alternador (é aqui que acho que reside o cerne de toda a questão) 3º dia o carro faz exactamente o mesmo. Fui a outro mecânico, que me disse que a bateria estava em curto circuito, mudou-se e ficou resolvido.

                                              Agora que me anda a aparecer esta tremideira suspeito que tenha sido das escovas do alternador que colocaram que sejam de má qualidade ou da concorrência.

                                              Deduzo isto porquê? Porque o carro treme mais se eu ligar as luzes e/ou sofagem... Aliás se o carro estiver frio e eu fizer isto ele até aumenta a rotação do motor ao ralenti. Depois de quente já não treme quase nada.

                                              Será mesmo das escovas do alternador ou regulador de tensão? Sinceramente não me parece que seja bomba injectora ou injectores...

                                              Aguardo vossas opiniões.

                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por gcerq Ver Post
                                                Aliás se o carro estiver frio e eu fizer isto ele até aumenta a rotação do motor ao ralenti.
                                                Isso normal (desde que não seja muito), o carro compensa o aumento de carga eléctrica com maior rotação de motor...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                  Isso normal (desde que não seja muito), o carro compensa o aumento de carga eléctrica com maior rotação de motor...
                                                  Não, isso não é nada demais e é, por norma, por um curto período de tempo.
                                                  O problema para mim nem é esse, é a tal oscilação que eu acho anormal.

                                                  Pela minha descrição até parece que o carro se vai desmontar. Mas não, é uma coisa muito subtil, quem andasse no carro e não fosse o seu utilizador usual nem notava. Eu noto porque não fazia isto.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X