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Barulho "tipo" panela furada

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    Barulho "tipo" panela furada

    Boa noite a todos!

    O meu carro (Seat Leon 2 1.9 tdi com 167.000 km) está com um sintoma estranho:

    Faz aquele barulho que normalmente os carros fazem quando a panela está furada... (até fica fixe nem parece diesel lol).
    Contudo não será da panela pois:
    • não faz esse barulho nem em ponto morto nem em 1a nem em 2a;
    • o ronco parece vir da parte da frente do carro;
    • a partir da 3a começa a sentir-se o ronco ... sendo mais audível em 5ª a 110 km/h +/- ... a partir daí começa a ser menor ...
    • apenas por vezes se sente o ronco nas reduções


    Alguém faz ideia do que isto é (naturalmente terei de ir à oficina, mas recentemente fiquei sem o carro por algum tempo devido a 1 acidente - sem culpa - pelo que tenho adiado, e se possível gostava de ter uma noção do problema).

    Desde já agradeço!

    #2
    Um video ajudava a malta a conseguir-te ajuda.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por sardaukar Ver Post
      Boa noite a todos!

      O meu carro (Seat Leon 2 1.9 tdi com 167.000 km) está com um sintoma estranho:

      Faz aquele barulho que normalmente os carros fazem quando a panela está furada... (até fica fixe nem parece diesel lol).
      Contudo não será da panela pois:
      • não faz esse barulho nem em ponto morto nem em 1a nem em 2a;
      • o ronco parece vir da parte da frente do carro;
      • a partir da 3a começa a sentir-se o ronco ... sendo mais audível em 5ª a 110 km/h +/- ... a partir daí começa a ser menor ...
      • apenas por vezes se sente o ronco nas reduções


      Alguém faz ideia do que isto é (naturalmente terei de ir à oficina, mas recentemente fiquei sem o carro por algum tempo devido a 1 acidente - sem culpa - pelo que tenho adiado, e se possível gostava de ter uma noção do problema).

      Desde já agradeço!
      vou dar um palpite, se calhar é estúpido: terás algum apoio de motor ou caixa mal apertado ou em muito mau estado?
      quanto à última frase não percebi: estás a adiar arranjar o carro porque ficaste recentemente sem ele?

      Comentário


        #4
        Tapa a ponteira de escape com o pé para detectares a fuga.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
          Tapa a ponteira de escape com o pé para detectares a fuga.
          Considerando que só faz de 3ª para cima deve ser difícil e provavelmtente não é escape.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
            Considerando que só faz de 3ª para cima deve ser difícil e provavelmtente não é escape.
            Mas ia ser engraçado de ver...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
              Considerando que só faz de 3ª para cima deve ser difícil e provavelmtente não é escape.
              Sim, pode ser da admissão também.

              Comentário


                #8
                Algum rolamento gripado?

                Comentário


                  #9
                  Isso é certamente um rolamento gripado de uma das rodas de trás( ou das duas).

                  Comentário


                    #10
                    Muito obrigado pelas respostas!
                    Sendo dos rolamentos é grave andar assim? Será dospendioso!
                    quanto à questão do tempo tive quase 3 semanas sem o bicho e sente-se a falta lol (causa sempre algum transtorno, habituamo-nos!)

                    Comentário


                      #11
                      Verifica se o ronco surge quando colocas o acelerador no fundo.

                      Verifica também se só surge entre ou a partir de determinadas rotações do motor.

                      Comentário


                        #12
                        Se for algum rolamento gripado convém substituir o mais rápido possível. Quanto a preços deve andar pelos 70€ e convém comprar SKF ou equivalente.

                        Comentário


                          #13
                          Rolamento como já disseram ou algum tubo da admissão com furo...

                          Comentário


                            #14
                            Muito obrigado mais uma vez!
                            Fui à Seat, deram uma volta e confirmaram que deve ser rolamento!
                            Mas como colocaram possibilidade de ser da caixa (e que ficaria caríssimo) aliado a só terem disponibilidade daqui por 1 semana e meia acabei por consultar Mecânico onde ia há uns anos atrás (e que confio)!
                            Disse logo que era seguramente rolamentos e que podia mudar já (vai meter mm SKF)...
                            Tb já estava na altura de não estar sempre na marca, já rola com uns kms razoáveis e começa a sentir-se o desgast€.
                            Ainda abusei, andei 1 pc assim! Mas hoje fica resolvido! Thanks!!

                            Comentário


                              #15
                              Já tenho o carro arranjado, mas ficou mais caro: 160€.
                              Era o rolamento da roda direita da frente e afinal não foi SKF mas Timken.
                              Qual a vossa opinião?

                              Comentário


                                #16
                                Foi bem puxado, e ainda por cima sabias o valor que rondava o rolamento. Quanto à marca Timken não conheço. Boa sorte.

                                Comentário

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