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Cabo ligado ao isqueiro pode impedir o carro de pegar?

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    Cabo ligado ao isqueiro pode impedir o carro de pegar?

    Hoje quando tentei dar à chave, só se ouvia um "pumm" relativamente baixo e nada do motor de arranque rodar.

    Tentei 2 ou 3 vezes e sempre o mesmo. Entretanto desliguei um carregador que tinha ligado ao isqueiro e de seguida o carro pegou à primeira.

    O mecânico está inclinado para o motor de arranque, mas houveram umas coincidências estranhas.

    Eu tenho ligada uma dashcam ao isqueiro e já tinha reparado que apesar da mesma andar sempre ligada ao isqueiro, normalmente de manhã quando pegava no carro, a camera não tinha bateria praticamente nenhuma. Era como se tivesse descarregado durante a noite (ela fica desligada). No entanto com o carro em funcionamento, ela ia recarregando.

    Hoje, depois de acontecer isto, a máquina nunca mais recarregou no carro. Ainda ontem esteve a funcionar e a recarregar. Estive a fazer testes e é o cabo que liga o carregador à máquina que ou ficou com o circuito aberto ou em curto circuito.

    Será que isto pode ter provocado o facto do carro não pegar? Depois tornei a ligar o conjunto todo e o carro pegou normalmente, mas foi muita coincidência.

    Resta dizer que na terceira ou quarta vez que dei à chave, reparei que a bateria tinha 12.0v certos. Depois fiz uns 10km e numa máquina de diagnóstico acusou 530Ah quando a bateria é de 780Ah e é relativamente nova, deve ter um ano se tanto. É uma Varta Silver. Hoje vou recarregá-la por completo, desligar tudo do isqueiro e amanhã vou tornar a ver a potência de arranque. Não sei se a potência relativamente baixa pode-se dever ao carro fazer trajectos curtos ou se era o cabo que a estava a descarregar.
    Editado pela última vez por DoubleM101; 08 April 2016, 17:50.

    #2
    por norma ao dares ao arranque toda a energia da bateria é canalizada para o motor de arranque e sistema eléctrico do motor, se fazes trajectos curtos é normal a bateria ir perdendo autonomia com o tempo, e chega a uma altura que o carro custa a pegar...

    quanto a tomada de isqueiro, não sei como é no teu carro, nuns é directo a bateria, está sempre ligado 24\7, outros passa pela ignição e corta a corrente, presumo pelo que descreves da maquina não carregar com o carro desligado só com ele ligado seja a 2ª opção corta a alimentação quando desligas a ignição...

    portanto não vejo relação de uma coisa com a outra, deve ser apenas a bateria a precisar de ser carregada como deve de ser, pois foi-se abaixo derivado a curtos percursos que fazes...

    Comentário


      #3
      A questão é que apesar da potência de arranque medida ser relativamente baixa, mal tirei o carregador do isqueiro, o carro pegou como se nada fosse. O motor nem custou a rodar nem nada. Parecia uma bateria nova. Se fosse pela bateria estar cansada, provavelmente precisava de um recarregamento.

      O isqueiro só funciona com a ignição ligada. O que eu acho estranho é que a máquina descarrega quase completamente numa noite, mesmo desligada (mas ligada ao isqueiro). Se a tiver em casa aguenta dias ou semanas nem sei... No carro, vai-se num instante. Cheguei a ter lá outra máquina, mesmo carregador mas outro cabo e isto não acontecia.

      Tudo isto pode não estar mesmo relacionado mas...

      - Máquina descarregava numa noite mesmo desligada (mas ligada ao isqueiro)
      - Carro não pegava, desliguei o carregador, pegou à primeira (mas depois com ele ligado também pegou)
      - Cabo deixou de funcionar depois do carro não pegar (não funciona no carro, no pc, em lado nenhum... e nota-se que está em mau estado numa ponta)

      Edit: Entretanto já percebi que estes motores de arranque têm um "problema" cujos sintomas são estes. Não pegar de tempos a tempos que vai aumentando com a frequência. Existe um kit barato para reparar isto. Pelo sim pelo não vou mudar. O problema maior vai ser tirar o motor de arranque fora.
      Editado pela última vez por DoubleM101; 08 April 2016, 20:44.

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