Boas meus caros.
Mazda 6 1.8i do ano 2005, com 158 000 km.
Ontem acendeu a luz do motor, entretanto o odor do escape era bastante mau. Não tinha comigo o leitor de obd no momento. O carro estava mesmo no fim da reserva, enchi e fiz uma viagem de 100 km, o odor passou por completo.
liguei o OBD2 : P0171 - System too lean, bank1.
Tipicamente seria uma fuga de vácuo. Mas não tenho qualquer oscilação do relanti, nem parado nem nas passagens de caixa - sintoma típico.
Questão principal: a luz apagará por si se resolver o problema subjacente ou é necessário apagar com o aparelho? Eu consigo fazê-lo, mas há carros onde apaga sozinha porque a ECU vai lendo sucessivamente a lambda. Assim saberia se o problema estaria resolvido. Se a apagar eu... pode voltar.
Outra questão: alguma probabilidade de o erro ter sido despoletado por estar na reserva? (acho improvável)
Questão final: pode ser a lambda em fim de vida? Como posso testá-la?
Dado importante: o carro está a GPL. É comum os carros a GPL ligarem esta luz e aparecer este erro quando a afinação do GPL sai dos parâmetros e se afasta do mapeamento original do carro. Como o sistema de GPL costuma estar programado para ler e copiar o mapa de x em x kms, auto-corrige o problema e a luz costuma desaparecer nuns kms, são erros fortuitos. No entanto o sistema que instalei é moderno e faz cópia do mapeamento gasolina em tempo real: modo contínuo. Portanto vou para já excluir a questão do GPL e assumir que o problema vem do sistema original do carro. Depois passarei no instalador para ligar o pc e ver graficamente se os mapeamentos coincidem. Até aqui têm coincidido sempre, já o vi pessoalmente.
(vou começar por verificar alguma fuga na admissão pós-Maf)
Mazda 6 1.8i do ano 2005, com 158 000 km.
Ontem acendeu a luz do motor, entretanto o odor do escape era bastante mau. Não tinha comigo o leitor de obd no momento. O carro estava mesmo no fim da reserva, enchi e fiz uma viagem de 100 km, o odor passou por completo.
liguei o OBD2 : P0171 - System too lean, bank1.
Tipicamente seria uma fuga de vácuo. Mas não tenho qualquer oscilação do relanti, nem parado nem nas passagens de caixa - sintoma típico.
Questão principal: a luz apagará por si se resolver o problema subjacente ou é necessário apagar com o aparelho? Eu consigo fazê-lo, mas há carros onde apaga sozinha porque a ECU vai lendo sucessivamente a lambda. Assim saberia se o problema estaria resolvido. Se a apagar eu... pode voltar.
Outra questão: alguma probabilidade de o erro ter sido despoletado por estar na reserva? (acho improvável)
Questão final: pode ser a lambda em fim de vida? Como posso testá-la?
Dado importante: o carro está a GPL. É comum os carros a GPL ligarem esta luz e aparecer este erro quando a afinação do GPL sai dos parâmetros e se afasta do mapeamento original do carro. Como o sistema de GPL costuma estar programado para ler e copiar o mapa de x em x kms, auto-corrige o problema e a luz costuma desaparecer nuns kms, são erros fortuitos. No entanto o sistema que instalei é moderno e faz cópia do mapeamento gasolina em tempo real: modo contínuo. Portanto vou para já excluir a questão do GPL e assumir que o problema vem do sistema original do carro. Depois passarei no instalador para ligar o pc e ver graficamente se os mapeamentos coincidem. Até aqui têm coincidido sempre, já o vi pessoalmente.
(vou começar por verificar alguma fuga na admissão pós-Maf)
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