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Mazda 6 1.8i - Luz do motor + P0171

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    Mazda 6 1.8i - Luz do motor + P0171

    Boas meus caros.

    Mazda 6 1.8i do ano 2005, com 158 000 km.

    Ontem acendeu a luz do motor, entretanto o odor do escape era bastante mau. Não tinha comigo o leitor de obd no momento. O carro estava mesmo no fim da reserva, enchi e fiz uma viagem de 100 km, o odor passou por completo.

    liguei o OBD2 : P0171 - System too lean, bank1.

    Tipicamente seria uma fuga de vácuo. Mas não tenho qualquer oscilação do relanti, nem parado nem nas passagens de caixa - sintoma típico.

    Questão principal
    : a luz apagará por si se resolver o problema subjacente ou é necessário apagar com o aparelho? Eu consigo fazê-lo, mas há carros onde apaga sozinha porque a ECU vai lendo sucessivamente a lambda. Assim saberia se o problema estaria resolvido. Se a apagar eu... pode voltar.

    Outra questão: alguma probabilidade de o erro ter sido despoletado por estar na reserva? (acho improvável)

    Questão final: pode ser a lambda em fim de vida? Como posso testá-la?

    Dado importante: o carro está a GPL. É comum os carros a GPL ligarem esta luz e aparecer este erro quando a afinação do GPL sai dos parâmetros e se afasta do mapeamento original do carro. Como o sistema de GPL costuma estar programado para ler e copiar o mapa de x em x kms, auto-corrige o problema e a luz costuma desaparecer nuns kms, são erros fortuitos. No entanto o sistema que instalei é moderno e faz cópia do mapeamento gasolina em tempo real: modo contínuo. Portanto vou para já excluir a questão do GPL e assumir que o problema vem do sistema original do carro. Depois passarei no instalador para ligar o pc e ver graficamente se os mapeamentos coincidem. Até aqui têm coincidido sempre, já o vi pessoalmente.

    (vou começar por verificar alguma fuga na admissão pós-Maf)

    #2
    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Boas meus caros.

    Mazda 6 1.8i do ano 2005, com 158 000 km.

    Ontem acendeu a luz do motor, entretanto o odor do escape era bastante mau. Não tinha comigo o leitor de obd no momento. O carro estava mesmo no fim da reserva, enchi e fiz uma viagem de 100 km, o odor passou por completo.

    liguei o OBD2 : P0171 - System too lean, bank1.

    Tipicamente seria uma fuga de vácuo. Mas não tenho qualquer oscilação do relanti, nem parado nem nas passagens de caixa - sintoma típico.

    Questão principal
    : a luz apagará por si se resolver o problema subjacente ou é necessário apagar com o aparelho? Eu consigo fazê-lo, mas há carros onde apaga sozinha porque a ECU vai lendo sucessivamente a lambda. Assim saberia se o problema estaria resolvido. Se a apagar eu... pode voltar.

    Outra questão: alguma probabilidade de o erro ter sido despoletado por estar na reserva? (acho improvável)

    Questão final: pode ser a lambda em fim de vida? Como posso testá-la?

    Dado importante: o carro está a GPL. É comum os carros a GPL ligarem esta luz e aparecer este erro quando a afinação do GPL sai dos parâmetros e se afasta do mapeamento original do carro. Como o sistema de GPL costuma estar programado para ler e copiar o mapa de x em x kms, auto-corrige o problema e a luz costuma desaparecer nuns kms, são erros fortuitos. No entanto o sistema que instalei é moderno e faz cópia do mapeamento gasolina em tempo real: modo contínuo. Portanto vou para já excluir a questão do GPL e assumir que o problema vem do sistema original do carro. Depois passarei no instalador para ligar o pc e ver graficamente se os mapeamentos coincidem. Até aqui têm coincidido sempre, já o vi pessoalmente.

    (vou começar por verificar alguma fuga na admissão pós-Maf)
    A luz apaga, no mínimo no próximo ciclo de condução, desde que as condições para esse código não se mantenham.

    Esse código pode muito bem ser despoletado por estar na reserva, ou mais genericamente, por problemas relacionados com pressão baixa de combustível. Lean significa isso mesmo, pobre em combustível. Muitas vezes a causa é oxigénio a mais e não combustível a menos, mas ambas são um possibilidade.
    Uma forma de distinguir uma da outra, passa por interpretar em que situação é que o p0171 foi registado. Esta informação pode ser acedida no chamado Modo 6 da norma OBDII, normalmente chamado de freeze frame data. Aqui o que faz sentido é olhar para a rotação do motor, e a carga deste, aquando do registo desse código. Regra geral se o código surgiu ao relantim, ou a uma carga baixa, o mais provável é ser um fuga de vácuo. Se o problema surgiu a uma rotação mais elevada, ou a uma carga elevada, a causa mais provável é ser um problema de alimentação de combustível deficiente. Nem todas as ferramentas de comunicação implementam este modo, mas é algo que é standard dentro da norma OBDII, não sendo necessário uma ferramenta que implemente o protocolo do fabricante.

    Esta informação, presente no modo 6, apenas serve para obter uma indicação, e não é de todo um fim de um diagnóstico. Existem várias variáveis aqui, mesmo sem incluir o sistema de GPL. Uma MAF suja ou danificada pode despoletar esse código, assim como o oposto deste, o p0172. Uma sonda morta ou lenta, escape com fissuras, etc, tudo isto e mais podem ser causas desse código.

    Isolar a questão do GPL não deve ser muito difícil, basta andar a unicamente a gasolina e confirmar se o código volta a surgir.

    Comentário


      #3
      Muito obrigado pela tua resposta tão completa.

      Estou seguro que a luz apareceu em cidade ou mesmo ao relanti. Muito baixa rotação naquele percurso.

      Acrescentaste aí um dado importante que não equacionei: uma fuga no escape! Não pensei nisso e de facto pode ser. Mas sendo o erro "bank 1", isso significa que podemos isolar a zona do escape onde possamos ter uma fuga ainda que ligeira? Entre as 2 sondas? Ou antes da sonda 1?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        Muito obrigado pela tua resposta tão completa.

        Estou seguro que a luz apareceu em cidade ou mesmo ao relanti. Muito baixa rotação naquele percurso.

        Acrescentaste aí um dado importante que não equacionei: uma fuga no escape! Não pensei nisso e de facto pode ser. Mas sendo o erro "bank 1", isso significa que podemos isolar a zona do escape onde possamos ter uma fuga ainda que ligeira? Entre as 2 sondas? Ou antes da sonda 1?
        Bank 1 significa que se refere ao primeiro grupo de cilindros, e não à posição no escape (antes ou após catalisador). No caso deste carro, apenas existe uma linha de escape para todos os 4 cilindros, logo apenas existe o Bank 1.

        A monitorização, salvo muito raras excepções, é efetuada em exclusivo pelas sondas antes do catalisador. Quero dizer com isto, que os códigos de compensação que surjam, como o p0171, p0172, entre outros, são fruto do sinal das sondas pré catalisador.

        Apesar de ser uma hipótese válida, uma fuga no escape a causar esse problema não é assim tão comum.

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          #5
          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
          Bank 1 significa que se refere ao primeiro grupo de cilindros, e não à posição no escape (antes ou após catalisador).
          Pois, faz todo o sentido

          Entretanto, deu-se uma vista de olhos algo superficial na admissão. Não houve tempo para muito. Apagou-se o erro e fez-se uns kms. Nada.

          Se (ou quando) voltar a aparecer aviso. Assim que tiver mais tempo darei uma atenção demorada a toda a admissão.

          Comentário


            #6
            A Nissan andava com o P0171 e era das velas. Derreti duas velas da Bosch

            É muita cavalo..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              A Nissan andava com o P0171 e era das velas. Derreti duas velas da Bosch

              É muita cavalo..
              Pónei, queres tu dizer!

              Para o autor do tópico, não posso ajudar em nada, mas conheço uma pessoa que tem um Mazda com este motor e a última vez que estive com ela o carro estava a chegar aos 300.000 sem problemas de maior!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                Pónei, queres tu dizer!

                Para o autor do tópico, não posso ajudar em nada, mas conheço uma pessoa que tem um Mazda com este motor e a última vez que estive com ela o carro estava a chegar aos 300.000 sem problemas de maior!
                Que desagradável

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  A Nissan andava com o P0171 e era das velas. Derreti duas velas da Bosch

                  É muita cavalo..
                  Isso é um bocado estranho!

                  Velas erradas?

                  (também conheci um com + de 300k)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                    Isso é um bocado estranho!

                    Velas erradas?

                    (também conheci um com + de 300k)
                    Beber óleo + Autodetonação + Açu = Duas velas Bosch Iridium+Platina xpto derretidas

                    Comentário


                      #11
                      Isso é muita fruta mesmo!!

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