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Telecomunicações: regras de fidelização vão mudar

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    Telecomunicações: regras de fidelização vão mudar

    A lei das comunicações eletrónicas aprovada esta quarta-feira diz que o período de fidelização nas telecomunicações mantém-se nos 24 meses, mas as operadoras são obrigadas a apresentar ofertas de seis e 12 meses e sem fidelização, lê-se no site do Correio da Manhã (CM).

    As alterações aprovadas na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas obrigam assim as operadoras a apresentar ofertas com duração de seis e 12 meses e sem fidelização, o que não acontece na lei atual.

    Para além disso, os contratos passam a quantificar as despesas feitas pelo operador na oferta do serviço, de forma a que o consumidor saiba quanto terá de pagar se pretender antecipar o fim do contrato, lê-se no site do CM.

    Já nos telefones feitos por telefone, passa a ser obrigatório que as gravações sejam mantidas "durante o período de vigência do contrato" – atualmente as operadoras mantêm as gravações por um período de um ano.

    http://sol.sapo.pt/noticia/504111/Te...acao-vao-mudar
    Editado pela última vez por Altar; 14 April 2016, 09:23.

    #2
    Parvo é não legislarem as renovações ou alterações.

    Concordo que com a oferta da instalação haja o período de fidelização. Mas depois se uma pessoa muda qualquer coisa no contrato não devia haver nova fidelização...

    Comentário


      #3
      Que eu saiba sempre houve hipótese de fazer novos contratos sem fidelização. O cliente fica é sem as ofertas de instalação.

      Comentário


        #4
        Tudo na mesma...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Tudo na mesma...
          Sim, lendo uma notícia mais completa fica-se com a sensação que houve "pressões"... ou pelo menos falta de unanimidade.

          http://www.jn.pt/economia/interior/o...o-5124992.html

          Na dúvida prevaleceu o elo mais forte.... what else?

          Comentário


            #6
            Tudo na mesma não, se alguém quer fazer um contrato porque vai arrendar um apartamento por apenas 3 meses, embora pague mais, paga apenas esses 3, por exemplo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
              Tudo na mesma não, se alguém quer fazer um contrato porque vai arrendar um apartamento por apenas 3 meses, embora pague mais, paga apenas esses 3, por exemplo
              tudo muito certo, mas na realidade para as operadoras isso é uma machadada, logo quanto a mim a melhor coisa era deixar mesmo de haver fidelizações e acabou-se, e as operadoras tinham de procurar outros métodos para agarrar\manter os clientes...

              portanto ao fim ao cabo se formos ver bem a noticia não passa novamente de muita parra e pouca uva...

              Comentário


                #8
                O lobby é demasiado grande para existirem alterações significativas...os contratos milionários têm de ser pagos

                Comentário


                  #9
                  O mercado ajusta sempre. Se as fidelizações passassem a ser proibidas as instalações passavam logo a pagar um custo em vez de serem "oferecidas". As operadoras, sendo obrigadas a ter ofertas sem fidelização vão naturalmente cobrar-se por isso.
                  No fundo o que interessa mesmo é que haja livre concorrência, como parece que tem sido o caso ultimamente.

                  Comentário


                    #10
                    Não vai adiantar nada...

                    O que isto vai fazer é com que as operadoras façam propostas minimamente aliciantes para as fidelizações maiores (como actualmente) e façam propostas muito menos apelativas para os outros casos.

                    Acho que uma lei que deveria ser seriamente pensada e aprovada era da obrigatoriedade da actualização de preços e serviços aos clientes actuais. Por vezes sei de casos em que estão a pagar quantias absurdas por serviços completamente mais que "desactualizados".

                    O que não falta por aí são clientes a pagar por exemplo 50 ou 60€ por Internet a 20 ou 30Mb, com o telefone e meia dúzia de canais, quando por menos de metade disso já existem pacotes com Internet a 100Mbps e muito mais regalias. Isto na mesma operadora claro.

                    Comentário


                      #11
                      Basicamente nada impede o operador de fazer isto se bem o entender:

                      Pacote X com fidelização de 24 meses: 50€/mês
                      Pacote X com fidelização de 12 meses: 400€/mês
                      Pacote X com fidelização de 6 meses: 450€/mês
                      Pacote X sem fidelização: 500€/mês

                      Mais uma lei para inglês ver.

                      Comentário


                        #12
                        E as operadoras não fazerem aquilo que estão a pensar fazer no Brasil...

                        Comentário


                          #13
                          Eu pergunto-me para que servem as entidades reguladoras. Valia mais acabar com esta seita, sempre se poupava uns trocos


                          Cump.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ice Ver Post
                            Eu pergunto-me para que servem as entidades reguladoras. Valia mais acabar com esta seita, sempre se poupava uns trocos


                            Cump.
                            Entidades Reguladoras em Portugal é só para dizer que temos...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              Entidades Reguladoras em Portugal é só para dizer que temos...
                              nada disso, servem também de tacho para jotinhas e afins!

                              Comentário


                                #16
                                Até são alterações interessantes. Esperemos que as operadoras não carreguem nos preços.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vou mudar de casa e estou a meio de uma fidelização (vodafone). Liguei para lá e disseram-me que esta mudança implicaria nova fidelização. Tinha ideia de que a mudnaça de residencia não o implicava, alguem tem informações?

                                  Comentário


                                    #18
                                    É uma pena que este sector não funcione como o dos seguros automóveis, por exemplo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post
                                      Vou mudar de casa e estou a meio de uma fidelização (vodafone). Liguei para lá e disseram-me que esta mudança implicaria nova fidelização. Tinha ideia de que a mudnaça de residencia não o implicava, alguem tem informações?
                                      Sim... nova fidelização, ou então pagas o que falta.


                                      As operadores estão a começar a perceber que com os 2 anos é mais difícil de roubar clientes, porque é muito provável que durante os dois anos exista actualizações aos tarifários e ficam fidelizados novamente, sendo difícil sair de um contrato.

                                      Dois anos é um exagero de tempo....

                                      Comentário


                                        #20
                                        "a liberdade tem um custo"
                                        Não é nada que não soubéssemos por experiência própria mas, quando o lemos, causa um bocadinho mais de desconforto.

                                        "Acabaram as refidelizações encapotadas" com alterações à Lei das Comunicações Eletrónicas, diz presidente da Anacom... ou não

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post
                                          Vou mudar de casa e estou a meio de uma fidelização (vodafone). Liguei para lá e disseram-me que esta mudança implicaria nova fidelização. Tinha ideia de que a mudança de residência não o implicava, alguém tem informações?
                                          E o contrato mantém-se igual? da nova fidelização não escapas!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                            "a liberdade tem um custo"
                                            Não é nada que não soubéssemos por experiência própria mas, quando o lemos, causa um bocadinho mais de desconforto.

                                            "Acabaram as refidelizações encapotadas" com alterações à Lei das Comunicações Eletrónicas, diz presidente da Anacom... ou não
                                            Mas isto era o que se esperava e, para mim, tem toda a lógica.

                                            O facto de "a liberdade ter um custo", quando falamos de telecomunicações e aparelhos electrónicos, não me causa qualquer desconforto. Causaria se estivéssemos a falar da liberdade do ser humano.

                                            Aliás, a liberdade é total; quem não quer pagar nada, é livre para ter apenas TDT. Quem quiser pagar pouco, é livre para escolher ficar fidelizado. Quem quiser ter vários serviços mas não ter fidelizações, é livre para pagar mais.

                                            Alguém pensava que as operadoras iam meter equipamento e fazer ligações de graça, dando a liberdade ao cliente para, passados 6 meses, resolver mudar de operador?

                                            Se quiser ficar livre para o fazer, tem que pagar os equipamentos e as taxas de serviço.

                                            Se quiser um preço mais baixo, o cliente tem que se sujeitar a algumas condições.

                                            Honestamente, parece-me lógico e sem "mas"...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Mas isto era o que se esperava e, para mim, tem toda a lógica.

                                              O facto de "a liberdade ter um custo", quando falamos de telecomunicações e aparelhos electrónicos, não me causa qualquer desconforto. Causaria se estivéssemos a falar da liberdade do ser humano.

                                              Aliás, a liberdade é total; quem não quer pagar nada, é livre para ter apenas TDT. Quem quiser pagar pouco, é livre para escolher ficar fidelizado. Quem quiser ter vários serviços mas não ter fidelizações, é livre para pagar mais.

                                              Alguém pensava que as operadoras iam meter equipamento e fazer ligações de graça, dando a liberdade ao cliente para, passados 6 meses, resolver mudar de operador?

                                              Se quiser ficar livre para o fazer, tem que pagar os equipamentos e as taxas de serviço.

                                              Se quiser um preço mais baixo, o cliente tem que se sujeitar a algumas condições.

                                              Honestamente, parece-me lógico e sem "mas"...
                                              Exactamente!

                                              Então as pessoas querem que lhes mandem um técnico a casa, que instale não sei quantos metros de fio ou fibra, que lhes coloquem terminais ópticos, modems e routers à disposição, que fique tudo funcional, e ao fim de uma semana "cansavam-se" do serviço? Pois não pode ser, o custo de todas estas coisas é a fidelização. Quem estiver disposto a pagar estar trangalhada do seu bolso não fica fidelizado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Exactamente!

                                                Então as pessoas querem que lhes mandem um técnico a casa, que instale não sei quantos metros de fio ou fibra, que lhes coloquem terminais ópticos, modems e routers à disposição, que fique tudo funcional, e ao fim de uma semana "cansavam-se" do serviço? Pois não pode ser, o custo de todas estas coisas é a fidelização. Quem estiver disposto a pagar estar trangalhada do seu bolso não fica fidelizado.
                                                Concordo!

                                                Comentário

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