Boas pessoal, o carro da Maria anda com um problema á uns meses que passo a explicar: ora mais ou menos em setembro do ano vamos no carro e do nada acende a luz do motor, encosto abro o capo e vejo o tubo que liga a egr roto, sobreaqueceu perdeu o líquido todo e como resultado tivemos que meter egr nova, quando vamos buscar o carro a luz vem desligada mas passado uns dias volta a acender, vou ao Mecanico ele liga o carro a máquina e diz que é sonda lambda mas que para já o carro podia andar assim, entretanto deixei passar uns meses, o carro anda normalmente sem sintomas de nada, e a semana passada fomos a outro Mecanico recomendado por um amigo, o qual me começou por limpar a Cuba que diz estava muito suja, o carro voltou a apagar a luz e passado 2 dias... Luz acesa outra vez... Este Mecanico diz que pode realmente ser sonda lambda mas não tem a certeza. O que acham desta pequena história? Arrisco e mudo a sonda? Existem sondas de marca branca? É que a da Opel são 160€ :s
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostBoas pessoal, o carro da Maria anda com um problema á uns meses que passo a explicar: ora mais ou menos em setembro do ano vamos no carro e do nada acende a luz do motor, encosto abro o capo e vejo o tubo que liga a egr roto, sobreaqueceu perdeu o líquido todo e como resultado tivemos que meter egr nova, quando vamos buscar o carro a luz vem desligada mas passado uns dias volta a acender, vou ao Mecanico ele liga o carro a máquina e diz que é sonda lambda mas que para já o carro podia andar assim, entretanto deixei passar uns meses, o carro anda normalmente sem sintomas de nada, e a semana passada fomos a outro Mecanico recomendado por um amigo, o qual me começou por limpar a Cuba que diz estava muito suja, o carro voltou a apagar a luz e passado 2 dias... Luz acesa outra vez... Este Mecanico diz que pode realmente ser sonda lambda mas não tem a certeza. O que acham desta pequena história? Arrisco e mudo a sonda? Existem sondas de marca branca? É que a da Opel são 160€ :s
Explica isso melhor!!!
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Originalmente Colocado por blu Ver PostO liquido da EGR!!!?
Explica isso melhor!!!
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então se perdeu todo o liquido de refrigeração foi um tubo do circuito de arrefecimento que rompeu, se sobreaqueceu pode ter queimado a junta da cabeça. já foi verificada?
a EGR nada tem a ver com a refrigeração do motor, tem a ver com os gases de escape.
Eu começava por ver em que estado está a junta da cabeça e se não está a misturar oleo com a agua ou vice versa!
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostEu não falo em líquido da egr, se leres eu falo num tubo que liga a egr, não te sei explicar qual é o tubo ou de onde vem porque não sou Mecanico mas neste caso o tubo rompeu fazendo com que o carro perde-se todo o líquido de refrigeração.
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostBoas pessoal, o carro da Maria anda com um problema á uns meses que passo a explicar: ora mais ou menos em setembro do ano vamos no carro e do nada acende a luz do motor, encosto abro o capo e vejo o tubo que liga a egr roto, sobreaqueceu perdeu o líquido todo e como resultado tivemos que meter egr nova, quando vamos buscar o carro a luz vem desligada mas passado uns dias volta a acender, vou ao Mecanico ele liga o carro a máquina e diz que é sonda lambda mas que para já o carro podia andar assim, entretanto deixei passar uns meses, o carro anda normalmente sem sintomas de nada, e a semana passada fomos a outro Mecanico recomendado por um amigo, o qual me começou por limpar a Cuba que diz estava muito suja, o carro voltou a apagar a luz e passado 2 dias... Luz acesa outra vez... Este Mecanico diz que pode realmente ser sonda lambda mas não tem a certeza. O que acham desta pequena história? Arrisco e mudo a sonda? Existem sondas de marca branca? É que a da Opel são 160€ :sOriginalmente Colocado por casta20 Ver PostEu não falo em líquido da egr, se leres eu falo num tubo que liga a egr, não te sei explicar qual é o tubo ou de onde vem porque não sou Mecanico mas neste caso o tubo rompeu fazendo com que o carro perde-se todo o líquido de refrigeração.
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Já agora, diz-nos o motor é mesmo este que está no título;
Corsa c 1.2 sport luz motor acesa, egr nova. Preciso da vossa opinião - See more at: http://forum.autohoje.com/showthread...post1069004499
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Originalmente Colocado por pikuinhas08 Ver Postentão se perdeu todo o liquido de refrigeração foi um tubo do circuito de arrefecimento que rompeu, se sobreaqueceu pode ter queimado a junta da cabeça. já foi verificada?
a EGR nada tem a ver com a refrigeração do motor, tem a ver com os gases de escape.
Eu começava por ver em que estado está a junta da cabeça e se não está a misturar oleo com a agua ou vice versa!
Eu acho que está luz só acende quando é problemas que tenham a ver com gases/válvulas egr e sondas lambdas
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostA EGR pode ser arrefecida por água e por isso é que perdeu o liquido de refrigeração.
Uma questão importante: qual é o erro que dá? Sabes a descrição? O código?
A sonda lambda não precisas de comprar na Opel pois ela muito provavelmente será da Bosch e arranjas em qualquer casa de peças.
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Originalmente Colocado por ciber007 Ver PostA EGR pode ser arrefecida por água e por isso é que perdeu o liquido de refrigeração.
Uma questão importante: qual é o erro que dá? Sabes a descrição? O código?
A sonda lambda não precisas de comprar na Opel pois ela muito provavelmente será da Bosch e arranjas em qualquer casa de peças.
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Originalmente Colocado por blu Ver PostEstou curioso, diz qual o carro em questão!
Estes motores "Zetec Blacktop" eram o 1.8 e 2.0 do Focus também. Não confundir com o 1.4 e 1.6 que eram doutra familia (apesar de todos zetec).
Tinham os colectores de admissão virados para trás (para o lado do condutor) e os de escape virados para a frente, para o lado da grelha - ao contrário dos 1.4 e 1.6.
Por curiosidade, no meu carro a EGR deu uma chatice. Era controlada por vácuo por via de um solenoide. Esse solenoide avariou e o carro tinha pequenos soluços a baixa rotação, ou melhor, em baixa carga de aceleração. Depois de correr seca e meca para resolver o problema, tirei o tubo de vácuo do topo da EGR e passou... ficou 5 estrelas. Isto porque na OBD nunca acusou nada e de facto ninguém sabe lidar com motores a gasolina com EGR nem sabe os sintomas de avaria.
Cada vez que ia uma revisão ou mudar o óleo, os mecânicos colocavam-me sempre esse tubito no sitio... e lá tinha de o tirar para passar os soluços.
Os motores são estes:
Desculpem lá o Off-topic!
Ajudem lá o caso do Corsa!
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostNão sei qual o código do erro mas posso perguntar ao Mecanico. Ele agora diz me que o facto de a luz não apagar pode ser catalisador saturado, e o catalisador para este carro é muito caro mesmo
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostBoas pessoal, o carro da Maria anda com um problema á uns meses que passo a explicar: ora mais ou menos em setembro do ano vamos no carro e do nada acende a luz do motor, encosto abro o capo e vejo o tubo que liga a egr roto, sobreaqueceu perdeu o líquido todo e como resultado tivemos que meter egr nova, quando vamos buscar o carro a luz vem desligada mas passado uns dias volta a acender, vou ao Mecanico ele liga o carro a máquina e diz que é sonda lambda mas que para já o carro podia andar assim, entretanto deixei passar uns meses, o carro anda normalmente sem sintomas de nada, e a semana passada fomos a outro Mecanico recomendado por um amigo, o qual me começou por limpar a Cuba que diz estava muito suja, o carro voltou a apagar a luz e passado 2 dias... Luz acesa outra vez... Este Mecanico diz que pode realmente ser sonda lambda mas não tem a certeza. O que acham desta pequena história? Arrisco e mudo a sonda? Existem sondas de marca branca? É que a da Opel são 160€ :s
Será o vaso de expansão do radiador!?
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Quando os mecânicos não tem a certeza do problema, por vezes é complicado, há uns anos atrás a minha irmã teve uma chatice numa oficina Bosch com um corsa C 1.2 devido a também acender a luz.
Primeiro no stand meteram-lhe uma sonda lambda nova sem custos embora já tivesse passado a garantia, como problema se manteve encaminharam-na para essa casa, lá meteram uma régua das bobines das velas e pagou, ficou na mesma meteram outra sonda lambda pagou e o problema na mesma e só ficou resolvido com a troca da MAF, lógico que no fim teve que armar barraca porque queriam que paga-se também a MAF e o resto.
Por isso tenta procurar um sitio que te dê confiança e garantia que te resolvem o problema sem te andarem a embrulhar.
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Boas, eu já fui possuidor de um corsa C 1.7 DTI de 2001. o código de erro que o carro te está a dar consegues sabê-lo sem recorrer à máquina na Opel..no youtube encontras isso, de qq forma aqui ficam as indicações:
1. colocas a chave do carro no canhão (sem rodar, portanto o carro está totalmente desligado);
2. colocas o pé no travão a fundo e, depois, colocas também o pé a fundo no acelerador (portanto, ficam simultaneamente os dois pedais a fundo);
3. rodas a chave do carro até ao ponto das luzes no painel de instrumentos se ligarem, mantendo os pedais a fundo (não rodes a chave ao ponto de ligar a ignição do carro ) .. de seguida conta o número de vezes que o símbolo laranja (aquele que tem a chave de porcas e que significa mil e um erros) pisca.. 1 piscar é equivalente ao número 1, 2 piscares ao 2, e assim sucessivamente, ..10 piscares significam o equivalente ao número 0.. entre cada número existe uma pausa..... de assim terás os códigos de erro que se encontram na centralina.
Vê no youtube o exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=2DMrzZh7Ies
Depois poderás procurar na net o código, porém, tem sempre em mente que o código poderá ser a manifestação do problema, porém, as causas podem ser mto variadas (eu bem me lembro o que passei, por isso).
Não sei de onde é que és, porém, se fores de Lisboa posso indicar-te um mecânico meu conhecido de confiança que trabalha com Opel há mto anos (aliás.. é um Opel maníaco ) e que certamente te arranjaria esse problema.. manda-me um mensagem privada se te interessar. Era o mecânico do meu Corsa assim como ainda é o de alguns meus familiares.
Cumprimentos e boa sorte com o carro,
SkElETIkO
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Originalmente Colocado por Erbium Ver PostNão tem a certeza? Não a testou?
Nesta brincadeira todo já vão quase 600€ em reparações ( 400 egr e 200 a sonda). O estranho disto é o carro depois da reparação andar quase 2 semanas sem acender a maldita luz e agora voltar a acender.
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Originalmente Colocado por casta20 Ver PostMuito obrigado pela ajuda [emoji122]
A luz representa N problemas. Recomendo que passes onde montaram as peças para averiguar se há garantia do trabalho feito.
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