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Oficina da marca a surpreender pela positiva

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    Oficina da marca a surpreender pela positiva

    Bom dia,

    Sempre tive uma ideia pré-concebida em que as oficinas da marca além de mais caras que as "multi-marca", também tinham o hábito de serem mais "perfecionistas" e indicarem para a necessidade de colocar novas peças, sem que as actuais estejam ainda a precisar de reforma.

    Mas eis o que me aconteceu:

    Comprei um Honda Civic 1.4 MB2 do ano 2000 à sensivelmente 1 mês atrás.
    A única coisa a apontar era uma leve chiadeira a baixas velocidades (30 km/h +/-) que parecia provir dos amortecedores.

    Como na Midas e Norauto fazem checkups de borla, fui lá e eis o diagnóstico:

    Midas: O carro precisa de 4 amortecedores. Total: 350 com os amortecedores + mão de obra + alinhamento da direção
    Norauto: O carro precisa dos 2 amortecedores da frente. Total: 360 com os amortecedores + mão de obra (sem alinhamento da direcção)

    Como fiquei confuso com estes 2 checkups diferentes, resolvi pagar 20 euros e fazer um checkup na marca.

    Resultado: Entregaram-me um relatório detalhado com os testes aos travões, direcção, e amortecedores / suspenção
    Segundo eles o carro não precisa de nada. Está impecável. O barulho provém de umas borrachinhas no topo dos amortecedores da frente que estão um pouco ressequidas, mas que não altera em nada o comportamento e segurança do carro.

    Eu que sempre ia as oficinas multi-marca com o meu antigo Mercedes 190d 2.5, acho que desta vez fiquei convencido com o serviço prestado pela Honda.

    O que me dizem?
    Onde costumam ir voçes com os vossos carros?

    #2
    Midas é para esquecer. Também caí na asneira de ir lá fazer esse tal Check up gratuito e vim de lá escandalizado

    Segundo eles, o carro precisa de 4 amortecedores (94€ cada um ), mais barra estabilizadora, mais batentes e, claro, mais mão de obra! Isto tudo somado dava em 660 e tal euros... Noutras oficinas, fazem o mesmo serviço por quase metade do preço... E na marca, fica cerca de 200€ mais barato!

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      #3
      Em que oficina da Honda foi?

      Eu tive uma na Midas memorável, pneu com furo lento, diagnostico: 2 pneus novos. Fui a uma casa de pneus e remendaram por 5€.

      Comentário


        #4
        Da minha experiencia com a Honda em Évora só tenho a dizer bem.
        Já com a de Beja, fui enganado uma vez, atendido com cara de gozo e nunca mais lá pus os pés.

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          #5
          Originalmente Colocado por murgto Ver Post
          Em que oficina da Honda foi?

          Eu tive uma na Midas memorável, pneu com furo lento, diagnostico: 2 pneus novos. Fui a uma casa de pneus e remendaram por 5€.
          Esta faz-me lembrar uma que me aconteceu.
          Fui a uma oficina com um furo, lá disseram-me que o problema era o pneu e a jante que estava empanada, e que não deixava o pneu aceitar o ar. Resultado tinha de mandar a jante para arranjar em braga, e ja que manda arranjar uma mais valia mandar a outra da frente que tambem nao estava a 100%, e claro 2 pneus novos.
          Eu agarrei mandei meter o pneu suplente, pelo qual ainda tive de pagar 10 euros.
          Fui para outra oficina resolveram-me o problema por 5 euros, apenas repararam o furo.

          Temos de ter cuidado com os lambões que andam por ai

          Comentário


            #6
            as oficinas multi-marca depende muito da gerência e de quem lá trabalha, a feuvert não tenho razão de queixa das poucas vezes que lá fui para me desenrascar, mas já a Midas ficou riscada do mapa para o resto da minha vida, um trabalho de caca(reparar uma das panelas de escape) que levava umas horas demoraram o dia inteiro, e no fim como não diziam nada fui lá ver o que se passava, tinha o carro metade desmontado, e um orçamento de 700€ em peças para substituir e o que devia estar arranjado nepias, passei-me da cabeça, deviam pensar que era algum parolo que não percebia nada do assunto, correu-lhes mal, dei-lhes uma hora para pôr o carro como estava, e fui a outro lado resolver o problema, alem de meterem a unha valentemente nos preços, ainda tentam apanhar leigos na curva para facturar, dizendo que o carro precisa e não precisa nada...

            tive conhecidos meus que caíram na esparrela também e nunca mais lá foram...

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              #7
              Originalmente Colocado por murgto Ver Post
              Em que oficina da Honda foi?

              Eu tive uma na Midas memorável, pneu com furo lento, diagnostico: 2 pneus novos. Fui a uma casa de pneus e remendaram por 5€.

              Foi em Alfragide.
              Na Santogal.

              Comentário


                #8
                tanto nas oficinas de marca como multi-marca depende muito da gerência e de quem lá trabalha, quando recorro a marca não tenho tido razões de queixa, tem corrido bem, a feuvert também não tenho razão de queixa das poucas vezes que lá fui para me desenrascar, mas já a Midas ficou riscada do mapa para o resto da minha vida, um trabalho de caca(reparar uma das panelas de escape) que levava umas horas demoraram o dia inteiro, e no fim como não diziam nada fui lá ver o que se passava, tinha o carro metade desmontado, e um orçamento de 700€ em peças para substituir e o que devia estar arranjado nepias, passei-me da cabeça, deviam pensar que era algum parolo que não percebia nada do assunto, correu-lhes mal, dei-lhes uma hora para pôr o carro como estava, e fui a outro lado resolver o problema, alem de meterem a unha valentemente nos preços, ainda tentam apanhar leigos na curva para facturar, dizendo que o carro precisa e não precisa nada...

                tive conhecidos meus que caíram na esparrela também e nunca mais lá foram...

                Comentário


                  #9
                  Oficinas Norautos foram riscadas da minha lista desde que vi 4 mecânicos a olhar para cofre do meu carro para mudar um mínimo, e no final ainda levei como resposta que não faziam o serviços porque tinham que desmontar tudo da optica para trás para conseguir colocar a lâmpada... Eu incrédulo so disse, "então e que tal puxar a ótica para a frente??" perante a cara de parvo do gajo "pronto deixe la eu faço em casa." Se isto é para um mínimo imagino para algo mais sensível.

                  Por norma, costumo ir a mecânicos conhecidos e com provas dadas no mercado, contudo, fiquei bastante surpreendido pela positiva na Renault da Maia, pessoal impecável, se não fosse tao longe era cliente certo la...

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                    #10
                    Não há oficinas boas e más, existem é bons e maus profissionais em qualquer delas, nós temos é que descobrir onde é que estão os bons, e isso toma tempo e dinheiro.

                    Comentário


                      #11
                      Oficinas tipo norauto, para mim só servem para comprar ambientadores em promoção ou palas para o sol.Com o meu carro actual tenho ido à marca pelo bom trabalho, rapidez e disponibilidade, sendo que o preço é dos melhores dentro das concessões Fiat na área de Lisboa. (M. Pissarra&filhos).

                      Enviado do meu LG-G2

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                        #12
                        Só não percebo como é que nessas oficinas conseguiram ver que os amortecedores do user não estavam em condições? se não evidenciarem num exame visual fugas de óleo, que eu saiba só mesmo desmontando os ditos e ensaiados num equipamento específico.
                        Para todos os efeitos, amortecedores com 16 anos e a fazerem uma kilometragem considerada normal, nunca estarão a 100%

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                          Só não percebo como é que nessas oficinas conseguiram ver que os amortecedores do user não estavam em condições? se não evidenciarem num exame visual fugas de óleo, que eu saiba só mesmo desmontando os ditos e ensaiados num equipamento específico.
                          Para todos os efeitos, amortecedores com 16 anos e a fazerem uma kilometragem considerada normal, nunca estarão a 100%
                          O carro tem 90 000 km reais. Tinha pouco uso.

                          Enviado do meu N402 através de Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            O meu raciocínio vai de encontro ao do PedroM. O carro já tem uns anos e precisar de amortecedores será normal. Com uns novos ficas sempre melhor servido.
                            A questão é que não te iam resolver a o problema da chiadeira e, o Hondinha, ia continuar a fazer barulho.
                            Disseram-te ao menos de que marca eram?

                            A ideia que eu tenho de pessoas que trabalham em oficinas é péssima. Chicos espertos a meter a mão largo. Há um aproveitamento gigante do desconhecimento geral das pessoas, ou da falta de meios para realizar as devidas reparações e há que explorar.
                            Não conheço um mecânico sério
                            Aliás, uma vez um,o tal que tinha sido mecânico na Alfa e eu estupidamente levava lá o bote, contava-me como fazia para burlar a malta e praticar preços muito superiores,sobretudo a emigrantes. Fiquei benzido

                            Comentário


                              #15
                              Conheço quem ia há anos ao mesmo mecânico. Sim, era uma oficina de bairro, mas era já uma relação duradoura, já de vários anos, baseada na confiança.
                              O ritual era sempre o mesmo, deixava lá o carro e ia trabalhar, quando voltava do trabalho, ao final do dia, estava o carro pronto e ainda havia tempo para dois dedos de conversa à volta de um café.

                              Até ao dia em que deixou lá o carro para mudar os amortecedores. Naquele dia, até deu para sair mais cedo do trabalho e aparecer mais cedo na oficina.
                              O tal mecânico de confiança, há vários anos, blá blá blá, foi apanhado. Não a mudar os amortecedores, mas a pintá-los com tinta preta para parecerem novos...

                              Maus profissionais e intrujas há em todo o lado.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho feito a manutenção do meu Polo na Feuvert e até agora não tenho nada a apontar. Mas também estou sempre lá durante as intervenções. E por exemplo, tinham-me dito no ano passado que as ponteiras da direcção tinham as respectivas borrachas um bocado más e eu este ano estava convencido que tinha de as mudar para passar na inspecção. Mas fui lá para mudar o óleo e 2 pneus e ver o estado das ditas ponteiras e o rapaz foi bastante honesto e disse que elas não tinham folga e estavam a trabalhar bem e que era escusado trocar e que se fossem trocadas lá tinham de trocar as ponteiras completas e que noutros sítios até trocam apenas as borrachas. Resultado, não troquei nada, fiz apenas o que tinha ido fazer e poupei dinheiro e tempo e o carro passou sem nada a apontar na inspecção.

                                Ah, aconteceu foi que tinha pedido um óleo que estava em promoção (Castrol Edge 5w30, 4L) e na altura que fiz o orçamento até perguntei se os 4L eram suficientes para o meu carro, disseram que sim. Mas na hora de mudar, como o carro esteve mais de meia hora a escorrer o óleo, o rapaz depois viu (e eu confirmei) que afinal era preciso mais óleo e tive de arrotar 19.99€ para mais 1 litro... Lá se foi a promoção.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jfire Ver Post
                                  O meu raciocínio vai de encontro ao do PedroM. O carro já tem uns anos e precisar de amortecedores será normal. Com uns novos ficas sempre melhor servido.
                                  A questão é que não te iam resolver a o problema da chiadeira e, o Hondinha, ia continuar a fazer barulho.
                                  Disseram-te ao menos de que marca eram?
                                  Não disseram a marca, nem vinha descriminado na folha de orçamento. Nem na Norauto nem na Midas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por oversaturn Ver Post
                                    Até ao dia em que deixou lá o carro para mudar os amortecedores. Naquele dia, até deu para sair mais cedo do trabalho e aparecer mais cedo na oficina.
                                    O tal mecânico de confiança, há vários anos, blá blá blá, foi apanhado. Não a mudar os amortecedores, mas a pintá-los com tinta preta para parecerem novos...
                                    .
                                    Uiiii... Grande artista!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bosch Car Service (ao pé da Av 5 de Outubro): muito má!
                                      fiquei com a sensação que me fizeram um favor, o atendimento parecia uma taberna, não resolveram um dos temas que pedi (focagem de faroís) e ainda se esqueceram de carimbar o livro (tive de lá voltar)
                                      Fui lá por indicação da Leaseplan na manutenção programada, não volto lá

                                      Na semana passada fui à Ford (ao pé do Saldanha) e excelente atendimento, ainda por cima reencontrei o chefe de oficina da antiga Mazda da Av 5 de Outubro, e o homem é uma simpatia e sempre probto a resolver problemas: recomendo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho a sorte de ir a uma oficina multimarcas que tem um mecânico competente e um patrão que gosta de ganhar algum nas peças, mas não são todos assim?
                                        Também tenho para alguns desenrrasques um "Manel GT" daqueles que estão sempre com a beata ao canto da boca e télele no ouvido.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Encontrar uma oficina com funcionários competentes e honestos é cada vez mais difícil... eu tenho tenho tido boas e más experiências tanto em concessionários da marca, como nos independentes.

                                          Nas franchisadas (roady, norauto, etc) tenho ouvido cada história que até parecem mentiras... aquilo é mau de mais para algo mais complicado que mudar o óleo. E até nas mudanças de óleo eles metem os pés, como por exemplo colocarem óleo a mais ou usarem a aspiração em modelos em que o óleo não pode ser aspirado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            mecanicos e oficinas é uma lotaria. Não conhecem o estudo da deco sobre esse tema?
                                            São mais os vigaristas que os honestos, seja de marca de franshising ou de esquina.

                                            Ou nos sabemos exactamente o que o carro precisa ou corremos o risco de ser "comidos".

                                            Na feuvert é preciso muito cuidado porque os mecânicos devem ter comissão nas peças. Há uns anos era prático levar lá um carro para serviços simples, mudar pneus, óleo, lâmpadas... o caricato é que sempre que lá ia, para uma coisa dessas, ligavam-me a meio do serviço a dizer que o carro precisava de x,y,z, e dizia sempre faça o orçamento que quando levantar vejo, nunca quis nada mas, os supostos problemas detetados numa intervenção (que não eram resolvidos) não eram detetados na intervenção seguinte...
                                            Uma altura numa mudança de pneus ligaram a dizer que precisava de discos novos à frente e por inerência calços, orçamento já não me recordo mas ia para mais mais de 200€, eu disse eu passo já aí, olho para os discos e digo ao miúdo (não tinha 20 anos), desculpa lá mas tu fizeste o curso de mecânica onde? ele ficou a olhar para mim envergonhado e a gaguejar, sabe é melhor prevenir, pode partir os discos.... e eu olha lá, tens carro? Tenho, onde está? ali, vamos ver os teus discos. oh deixe estar, não precisa meter....

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                                              #23
                                              É só aldrabões. É por essas e por outras, que faço o máximo que posso nos meus carros, em casa. E quando é alguma coisa mais complicada, vou a mecânicos de confiança, levo as peças e fico lá a ver o trabalho.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por gjob83 Ver Post
                                                Foi em Alfragide.
                                                Na Santogal.
                                                Ora estás a ver: há uns anos fui aí por causa de uns ruidos num dos rolamentos onde funciona a correia de acessórios.

                                                Veio de lá o rececionista com a folha de obra na mão, abre o capot e vai de começar a fazer a lista:
                                                - Ora então, se o barulho é daí, vai precisar do kit de correias (correia + tensor)....isto deve ser o rolamento do compressor do ar condicionado....mais...depois logo se vê se é preciso mais alguma coisa.
                                                - Eu agradeci a amabilidade e disse que ía pensar no que tinha visto e ouvido. E claro nunca mais lá voltei.

                                                - para dizer que passados 5 anos, quer a correia quer o tensor ainda lá andam a fazer o mesmo ruido que parece ser só eu que o oiço, pois mais ninguém o ouve.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
                                                  É só aldrabões. É por essas e por outras, que faço o máximo que posso nos meus carros, em casa. E quando é alguma coisa mais complicada, vou a mecânicos de confiança, levo as peças e fico lá a ver o trabalho.
                                                  Isso realmente é o ideal. Mas não se aplica a tudo. Podes ter um problema e não saber que peça se trata...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para terem a ideia,

                                                    Saiu de Beja para ir fazer as revisões a Lisboa, umas vezes a Alameda outras perto de Sintra.

                                                    Posso dizer que mesmo com combustível + portagens + o serviço c/ fatura fica mais barato do que aqui em Beja s/ fatura... Ja para não falar no conhecimento...

                                                    Agora com o Renault equaciono ir experimentar a Renault de faro ou a de Loulé. Se não volto a ir caminho de Lisboa sem stress.

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                                                      #27
                                                      Eu já percebi é que além do valor de mão de obra, as margens nas peças, devem ser uma coisa absurda demais. Ou então há muita gente a ganhar muito dinheiro pelo caminho até as peças chegarem às oficinas.

                                                      Ainda recentemente pedi um orçamento para um Kit de distribuição completo da Gates ao qual me foi dado um orçamento de 200 e muitos euros só para o Kit. Já há uns 2 ou 3 anos tinha-me sido dado mais ou menos o mesmo valor noutra oficina. Mas desta vez como precisava mesmo de o mudar, mandei para o ar que alguém estava a ganhar muito pelo caminho até lá... Que já tinha visto os Kit à venda online nem a 150€ chegavam. A resposta é que afinal iam tentar ver noutro fornecedor... No fim das contas, ficou o Kit por 140€ ou que foi. No entanto fiquei com a ideia que acabaram por meter a unha na mão de obra. Não foi de um lado foi do do outro.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                        Para terem a ideia,

                                                        Saiu de Beja para ir fazer as revisões a Lisboa, umas vezes a Alameda outras perto de Sintra.

                                                        Posso dizer que mesmo com combustível + portagens + o serviço c/ fatura fica mais barato do que aqui em Beja s/ fatura... Ja para não falar no conhecimento...

                                                        Agora com o Renault equaciono ir experimentar a Renault de faro ou a de Loulé. Se não volto a ir caminho de Lisboa sem stress.
                                                        A sério? Isso é incrível

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                          Não há oficinas boas e más, existem é bons e maus profissionais em qualquer delas, nós temos é que descobrir onde é que estão os bons, e isso toma tempo e dinheiro.
                                                          É isto, nada mais a acrescentar!

                                                          No meu caso, por exemplo, quando comprei o meu C4 em 2006 comecei a assisti-lo na Sucursal de Sacavém e rapidamente de lá sai. Passei a ir á Fonsecautos, entretanto falida , onde me tratavam muito melhor, faziam melhor o serviço e tinham melhores preços.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                            Agora com o Renault equaciono ir experimentar a Renault de faro ou a de Loulé. Se não volto a ir caminho de Lisboa sem stress.
                                                            Elvas.

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