Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema Peugeot 206 1.1 [rotações incertas, motor sem força]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema Peugeot 206 1.1 [rotações incertas, motor sem força]

    EDIT: Reparei que por lapso coloquei o tópico na zona errada. Algum mod que o mova pf!

    Viva!

    Antes de mais nada, já utilizei o search, ou melhor, o Google (site:http://forum.autohoje.com/) para ver se encontrava um problema igual mas sem grande sucesso. Dito isto, este problema tem-se alastrado há coisa de um mês, um mês e pouco.
    Resumidamente, o carro por vezes fica com rotações incertas depois de calcar a embraiagem. Por outras, mesmo em auto-estrada, parece que dá um esticão (sensação parecida à que se tem quando um carro fica sem gpl e passa para gasolina) e vai abaixo. Às vezes acende luz do motor, outras não.
    Reparei, no entanto, que: o problema verifica-se essencialmente quando o carro já está quente; acontece tanto com o depósito quase vazio como com ele cheio; tanto a altas velocidades (auto-estrada) como em velocidades moderadas (nacional).
    O carro já foi ligado à máquina e nenhum erro fica registado. O mecânico desconfiava que fosse o sensor de rotação do motor. Sensor trocado, andou bem uma semana, voltou ao mesmo. De seguida lembrei-me que quando o comprei troquei tudo o que era filtros menos o da gasolina. Filtro trocado, parecia novo. Fiz uma viagem de 400kms (total) e só ao vir embora, isto por volta do km 300 é que deu um esticãozito mas lá passou.

    Nas últimas semanas voltou ao mesmo. Hoje à noite fui beber uns copos e ao vir embora reparei que o carro (mesmo a frio) parecia que tinha ido beber uns copos comigo. Por algum motivo, a força do dito esfumou-se. Ou seja, se calcasse o acelerador a fundo a velocidade subia muito lentamente, tal como o ponteiro das rotações. Mesmo a arrancar normalmente com o carro (1ª) tinha que compensar mais com o acelerador para não ir abaixo. Reparei também que o motor parecia tremer mais e o barulho que saía do escape não era o habitual: parecia haver uma falha qualquer ali, ainda que as rotações estivessem nos valores considerados normais.

    Dito isto, reparei também recentemente que se ouve um toc-toc-toc, sobretudo com o carro ao relantim. Não sei se o faz em andamento até porque o barulho não é assim tão alto e em andamento torna-se inaudível. Desconfio, no entanto, que sejam problemas distintos e que este último seja problema de embraiagem até porque nem sempre faz e já experimentei andar um bocado com as rodas todas viradas e nem sempre se ouve o dito barulho.

    Seja como for, o que me preocupa mais de momento é o primeiro. Estando o filtro de gasolina excluído e sensor de rotação também, poderá ser o quê? Já pensei que fosse a sonda lambda mas não me parece a dita sonda fosse causar este atrofiar todo no carro. Também já supus que fosse injectores mas... será? Centralina, talvez (espero bem que não)?

    Deixo-vos dois vídeos: o primeiro gravado com o carro parado, o segundo em andamento. Note-se que neste segundo caso, as rotações mantêm-se normais em andamento mas assim que calco a embraiagem... Fica todo atrofiado. Reparei também esta tarde em mais duas coisas: no caso do primeiro vídeo, uma das vezes desliguei o carro. Voltei a ligar a chave (sem virar a mesma para ligar o carro) e o motor ligou-se sozinho! No caso do segundo vídeo, ia a "descer" e se deixasse o carro a ir com a força do motor e, do nada, acelerasse, dava-se ali um "toc", como se houvesse qualquer coisa a bater uma na outra.


    1) https://onedrive.live.com/redir?resi...nt=video%2cmp4

    As rotações só baixaram assim que acelerei.

    2) https://onedrive.live.com/redir?resi...nt=video%2cmp4

    A chiadeira que se ouve é a borracha das botas em contacto com o pedal da embraiagem (depois de engatar uma mudança). Esteve a chover!

    Assim de repente é tudo.
    Editado pela última vez por Mondrakerr; 17 April 2016, 02:09.

    #2
    de qual ano é o carro e quantos kms tem ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
      de qual ano é o carro e quantos kms tem ?
      O carro é de 98 e conta com sensivelmente 140.000 kms.

      Comentário


        #4
        sera a embraiagem? é que ves as rotacoes a mudar mas a velocidade constante, apostava nisso

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mok Ver Post
          sera a embraiagem? é que ves as rotacoes a mudar mas a velocidade constante, apostava nisso
          É possível que seja. O pedal está um pouco rijo mas não consideraria que fosse algo a mudar imediatamente. Seja como for... Isso explicaria o carro sem força? E o facto de ir constantemente abaixo ou de dar soluços a uma velocidade constante? E luz de motor?
          Na verdade, as rotações sobem ou descem mas a velocidade mantém-se constante porque o carro se encontra desengatado. Assim que engato uma mudança, as rotações, nesse caso que consegui gravar, mantiveram-se constantes... até desengatar outra vez.

          Comentário


            #6
            se isso é desengatado então n é a embraiagem

            tens algum sensor marado talvez, é ligar a maquina e ver o que diz

            Comentário


              #7
              tenta em desligar a sonda lambda a frio e ve o comportamento do carro
              pode vir tb do sensor de temperatura ou do sistema de injeçao ( motor passo a passo,...)

              quem vai ver do problema , és tu ou um mecanico ?

              Comentário


                #8
                O carro já não está a ser visto pelo mecânico do costume. Descobri ainda ontem que o sensor de rotação trocado nem sequer foi novo. De momento está com um primo meu que veio de França de férias e que trabalhou na Peugeot mais de 20 anos. Segundo me disse a embraiagem mais um ano ou dois teria que ser trocado pelo que aproveitamos e trocamos já. Aproveitou-se e trocou-se também o filtro de ar e as velas, que estavam secas. Assim, o material todo ficou-me por 220€ e nem mão-de-obra paguei.
                Já não me recordo exactamente da explicação que ele me deu mas o problema das rotações muito provavelmente viria da embraiagem. Não da embraiagem per se mas de qualquer coisa que para lá estava. O que é certo é que a caixa está bem mais macia, o carro mais certinho e também aparenta agarrar melhor.
                Neste momento o mantém-se apenas amorfo, como se estivesse sem força.
                O meu primo desconfia que seja lixo lá para dentro. Possivelmente injectores entupidos mas... não passa disso mesmo, conjecturas, pelo que ainda durante esta semana o levarei a um mecânico onde o possa ligar à máquina.
                Já agora... A sonda lambda pode deixar o carro assim tão amorfo? Como se estivesse entupido? Reparei que, em 5ª a 60km/h o carro treme imenso e a essa velocidade tenho que ir em 3ª/4ª, mesmo que seja em recta... Ah, e não passa dos 110. Mais que isso tem que ser a descer e com o vento a ajudar :v

                Comentário


                  #9
                  o motor nao estarà a funcionar so' com 3 cilindros ?
                  esse mau funcionamento é a quente ou frio ou os 2 ?
                  se ele treme imenso pode ser rotaçao fràca devido a trabalhar em 3 cilindros
                  o teu primo pode ter razao teve muito injetor com problema , em principal aquele mais perto da distribuiçao
                  ou tb a bobine
                  se queres mais informaçaoes deixa aqui o N° VIN/VIS do teu carro

                  Comentário


                    #10
                    aqui não que mande por pm XD

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                      aqui não que mande por pm XD
                      é como ele quiser , esse numero nao pode servir a mais nimguem , pelo menos é o q penso
                      na duvida diz là pq ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                        é como ele quiser , esse numero nao pode servir a mais nimguem , pelo menos é o q penso
                        na duvida diz là pq ?
                        sinceramente tb não sei pq mas sempre ouvi dizer para não partilhar VIN's publicamente

                        Comentário


                          #13
                          Não, pelo que ele me disse o problema não vem do motor. Foi uma das primeiras coisas que me perguntou e que vimos. O motor não aparenta ter qualquer problema e trabalha normalmente. Aliás, se o carro estiver desengatado, as rotações sobem sem problema nenhum. Já com o carro engatado a conversa é outra.
                          Já agora, experimentei há pouco ligar o carro com a sonda lambda desligada. Exactamente o mesmo problema. Portanto: ou a sonda lambda morreu completamente e já nem sinal dá ou então o problema é outro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mondrakerr Ver Post
                            Já agora, experimentei há pouco ligar o carro com a sonda lambda desligada. Exactamente o mesmo problema. Portanto: ou a sonda lambda morreu completamente e já nem sinal dá ou então o problema é outro.
                            fizestes isso com o motor frio ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                              sinceramente tb não sei pq mas sempre ouvi dizer para não partilhar VIN's publicamente
                              São tantos os carros que o têm exposto por ex. no vidro da frente...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                                fizestes isso com o motor frio ?
                                Tinha trabalhado 20 ou 30 segundos, se tanto.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X