EDIT: Reparei que por lapso coloquei o tópico na zona errada. Algum mod que o mova pf!
Viva!
Antes de mais nada, já utilizei o search, ou melhor, o Google (site:http://forum.autohoje.com/) para ver se encontrava um problema igual mas sem grande sucesso. Dito isto, este problema tem-se alastrado há coisa de um mês, um mês e pouco.
Resumidamente, o carro por vezes fica com rotações incertas depois de calcar a embraiagem. Por outras, mesmo em auto-estrada, parece que dá um esticão (sensação parecida à que se tem quando um carro fica sem gpl e passa para gasolina) e vai abaixo. Às vezes acende luz do motor, outras não.
Reparei, no entanto, que: o problema verifica-se essencialmente quando o carro já está quente; acontece tanto com o depósito quase vazio como com ele cheio; tanto a altas velocidades (auto-estrada) como em velocidades moderadas (nacional).
O carro já foi ligado à máquina e nenhum erro fica registado. O mecânico desconfiava que fosse o sensor de rotação do motor. Sensor trocado, andou bem uma semana, voltou ao mesmo. De seguida lembrei-me que quando o comprei troquei tudo o que era filtros menos o da gasolina. Filtro trocado, parecia novo. Fiz uma viagem de 400kms (total) e só ao vir embora, isto por volta do km 300 é que deu um esticãozito mas lá passou.
Nas últimas semanas voltou ao mesmo. Hoje à noite fui beber uns copos e ao vir embora reparei que o carro (mesmo a frio) parecia que tinha ido beber uns copos comigo. Por algum motivo, a força do dito esfumou-se. Ou seja, se calcasse o acelerador a fundo a velocidade subia muito lentamente, tal como o ponteiro das rotações. Mesmo a arrancar normalmente com o carro (1ª) tinha que compensar mais com o acelerador para não ir abaixo. Reparei também que o motor parecia tremer mais e o barulho que saía do escape não era o habitual: parecia haver uma falha qualquer ali, ainda que as rotações estivessem nos valores considerados normais.
Dito isto, reparei também recentemente que se ouve um toc-toc-toc, sobretudo com o carro ao relantim. Não sei se o faz em andamento até porque o barulho não é assim tão alto e em andamento torna-se inaudível. Desconfio, no entanto, que sejam problemas distintos e que este último seja problema de embraiagem até porque nem sempre faz e já experimentei andar um bocado com as rodas todas viradas e nem sempre se ouve o dito barulho.
Seja como for, o que me preocupa mais de momento é o primeiro. Estando o filtro de gasolina excluído e sensor de rotação também, poderá ser o quê? Já pensei que fosse a sonda lambda mas não me parece a dita sonda fosse causar este atrofiar todo no carro. Também já supus que fosse injectores mas... será? Centralina, talvez (espero bem que não)?
Deixo-vos dois vídeos: o primeiro gravado com o carro parado, o segundo em andamento. Note-se que neste segundo caso, as rotações mantêm-se normais em andamento mas assim que calco a embraiagem... Fica todo atrofiado. Reparei também esta tarde em mais duas coisas: no caso do primeiro vídeo, uma das vezes desliguei o carro. Voltei a ligar a chave (sem virar a mesma para ligar o carro) e o motor ligou-se sozinho! No caso do segundo vídeo, ia a "descer" e se deixasse o carro a ir com a força do motor e, do nada, acelerasse, dava-se ali um "toc", como se houvesse qualquer coisa a bater uma na outra.
1) https://onedrive.live.com/redir?resi...nt=video%2cmp4
As rotações só baixaram assim que acelerei.
2) https://onedrive.live.com/redir?resi...nt=video%2cmp4
A chiadeira que se ouve é a borracha das botas em contacto com o pedal da embraiagem (depois de engatar uma mudança). Esteve a chover!
Assim de repente é tudo.
Viva!
Antes de mais nada, já utilizei o search, ou melhor, o Google (site:http://forum.autohoje.com/) para ver se encontrava um problema igual mas sem grande sucesso. Dito isto, este problema tem-se alastrado há coisa de um mês, um mês e pouco.
Resumidamente, o carro por vezes fica com rotações incertas depois de calcar a embraiagem. Por outras, mesmo em auto-estrada, parece que dá um esticão (sensação parecida à que se tem quando um carro fica sem gpl e passa para gasolina) e vai abaixo. Às vezes acende luz do motor, outras não.
Reparei, no entanto, que: o problema verifica-se essencialmente quando o carro já está quente; acontece tanto com o depósito quase vazio como com ele cheio; tanto a altas velocidades (auto-estrada) como em velocidades moderadas (nacional).
O carro já foi ligado à máquina e nenhum erro fica registado. O mecânico desconfiava que fosse o sensor de rotação do motor. Sensor trocado, andou bem uma semana, voltou ao mesmo. De seguida lembrei-me que quando o comprei troquei tudo o que era filtros menos o da gasolina. Filtro trocado, parecia novo. Fiz uma viagem de 400kms (total) e só ao vir embora, isto por volta do km 300 é que deu um esticãozito mas lá passou.
Nas últimas semanas voltou ao mesmo. Hoje à noite fui beber uns copos e ao vir embora reparei que o carro (mesmo a frio) parecia que tinha ido beber uns copos comigo. Por algum motivo, a força do dito esfumou-se. Ou seja, se calcasse o acelerador a fundo a velocidade subia muito lentamente, tal como o ponteiro das rotações. Mesmo a arrancar normalmente com o carro (1ª) tinha que compensar mais com o acelerador para não ir abaixo. Reparei também que o motor parecia tremer mais e o barulho que saía do escape não era o habitual: parecia haver uma falha qualquer ali, ainda que as rotações estivessem nos valores considerados normais.
Dito isto, reparei também recentemente que se ouve um toc-toc-toc, sobretudo com o carro ao relantim. Não sei se o faz em andamento até porque o barulho não é assim tão alto e em andamento torna-se inaudível. Desconfio, no entanto, que sejam problemas distintos e que este último seja problema de embraiagem até porque nem sempre faz e já experimentei andar um bocado com as rodas todas viradas e nem sempre se ouve o dito barulho.
Seja como for, o que me preocupa mais de momento é o primeiro. Estando o filtro de gasolina excluído e sensor de rotação também, poderá ser o quê? Já pensei que fosse a sonda lambda mas não me parece a dita sonda fosse causar este atrofiar todo no carro. Também já supus que fosse injectores mas... será? Centralina, talvez (espero bem que não)?
Deixo-vos dois vídeos: o primeiro gravado com o carro parado, o segundo em andamento. Note-se que neste segundo caso, as rotações mantêm-se normais em andamento mas assim que calco a embraiagem... Fica todo atrofiado. Reparei também esta tarde em mais duas coisas: no caso do primeiro vídeo, uma das vezes desliguei o carro. Voltei a ligar a chave (sem virar a mesma para ligar o carro) e o motor ligou-se sozinho! No caso do segundo vídeo, ia a "descer" e se deixasse o carro a ir com a força do motor e, do nada, acelerasse, dava-se ali um "toc", como se houvesse qualquer coisa a bater uma na outra.
1) https://onedrive.live.com/redir?resi...nt=video%2cmp4
As rotações só baixaram assim que acelerei.
2) https://onedrive.live.com/redir?resi...nt=video%2cmp4
A chiadeira que se ouve é a borracha das botas em contacto com o pedal da embraiagem (depois de engatar uma mudança). Esteve a chover!
Assim de repente é tudo.
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