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O que desgasta mais a embraiagem?

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    O que desgasta mais a embraiagem?

    Vamos lá ver se os meus colegas do fórum que percebem de mecânica me conseguem elucidar o que desgasta mais a embraiagem de um carro, um exemplo concreto:
    Quando chego a casa tenho que esperar que o portão automático abra, o que eu normalmente faço é por o carro em ponto morto enquanto o portão abre e depois volto a colocar a primeira e avanço para dentro do condomínio, será que se ao invés de fazer isto deixasse o carro com a embraiagem carregada e a primeira engatada desgastava menos a embraiagem?
    Numa discussão com amigos as opiniões foram dívidas, mas uma pequena maioria achou que o melhor era por o carro em porto morto em vez de estar vários segundos com a embraiagem pressionada

    #2
    Tens a tua resposta aqui, espero que seja util:
    https://www.youtube.com/watch?v=_cbZlhduYJY

    Comentário


      #3
      A embraiagem só se desgasta por fricção, o que não acontece seja em ponto morto seja com o pedal totalmente pressionado com mudança engrenada.
      A diferença entre estar em ponto morto ou carro engatado em termos de desgaste, basicamente tem a ver com as partes que estão em contacto, fricção, pressão por teres o pedal pressionado...forquilha, rolamento, etc...
      Nesse caso que referes, estar em ponto morto ou pé na embraiagem produz um efeito negligenciável a longo prazo...não stresses, faz como preferires!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
        Tens a tua resposta aqui, espero que seja util:
        https://www.youtube.com/watch?v=_cbZlhduYJY
        Video interessante, pelos vistos é melhor por em ponto morto enquanto se espera

        Comentário


          #5
          Em resumo, quanto mais tempo está o pedal pressionado mais desgaste levam os componentes.
          Rolamento de encosto se se estragar obriga-te a abrir a caixa da mesma maneira que uma embraiagem nas lonas.

          Comentário


            #6
            Eu acho que isso é preocupação a mais...

            Uma coisa é se tiveres a sair de uma garagem subterrânea onde tens de tar na rampa à espera que o portão abra e enquanto o portão abre estás ali a fazer ponto de embraiagem pro carro não descair, isso aí parece-me que já é derreter material, agora em plano não me parece nada crítico...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
              Tens a tua resposta aqui, espero que seja util:
              https://www.youtube.com/watch?v=_cbZlhduYJY

              Ups, tenho muito o hábito de descansar a mão na manete... Vou tentar corrigir isso daqui para a frente.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                Rolamento de encosto se se estragar obriga-te a abrir a caixa da mesma maneira que uma embraiagem nas lonas.
                Não é bem "abrir a caixa", é separar a caixa do motor, o que não é nenhum bicho de sete cabeças...

                Comentário


                  #9
                  Há carros que trocar qualquer coisa que liga da caixa ao motor é um pesadelo...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Não é bem "abrir a caixa", é separar a caixa do motor, o que não é nenhum bicho de sete cabeças...
                    Para quem não sabe o que mais causa desgaste numa embraiagem tirar a caixa não é um bicho de 7 cabeças? Estamos a falar de automóveis, não da playmobil

                    Comentário


                      #11
                      é só desapertar uns parafusos...

                      Comentário


                        #12
                        Pronto se estamos assim desmontar o carro todo é só tirar parafusos e clips de plástico.

                        Comentário


                          #13
                          Andarem a conduzir à fumarolas, sempre com mudança alta e motor a morrer.

                          Uso o pedal da embraiagem ate para ligar o motor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                            Eu acho que isso é preocupação a mais...

                            Uma coisa é se tiveres a sair de uma garagem subterrânea onde tens de tar na rampa à espera que o portão abra e enquanto o portão abre estás ali a fazer ponto de embraiagem pro carro não descair, isso aí parece-me que já é derreter material, agora em plano não me parece nada crítico...
                            Foi mais curiosidade do que preocupação e fiquei a aprender mais umas coisinhas ;)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              Uso o pedal da embraiagem ate para ligar o motor.
                              Eu faço isso!

                              Comentário


                                #16
                                Isto é daquelas coisas que pronto, conversa para encher chouriço.

                                Uma coisa é estares a fazer o ponto de embraiagem para segurar o carro numa subida íngreme outra é estares parado numa zona plana 5 segundos à espera que o portão abra, com a embraiagem premida...
                                A diferença é que, no primeiro caso é muito fácil "queimar" a embraiagem basta que para isso se seja mais azelha ou descuidado e a curto médio prazo dar mesmo cabo permanentemente da embraiagem, no outro, o desgaste é bastante negligenciável e é mais certo o motor morrer primeiro...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                  Eu faço isso!
                                  Eu tenho mesmo que fazer isso, caso contrario o motor nao liga

                                  Comentário


                                    #18
                                    ...///...
                                    Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:07.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                      Pois, mas isso é na V50-R e no XC60 que são eDrive.

                                      No "Sebastião 2.0d" é para poupar a bimassa, quer a por a trabalhar quer a parar o motor, carrego sempre no pedal da embraiagem.
                                      Há muitos automóveis que requerem esse procedimento.
                                      Até o meu velhinho Hyundai Accent de 97 necessitava da embraiagem premida para ligar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ...///...
                                        Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 23:10.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                          Pois, mas isso é na V50-R e no XC60 que são eDrive.

                                          No "Sebastião 2.0d" é para poupar a bimassa, quer a por a trabalhar quer a parar o motor, carrego sempre no pedal da embraiagem.
                                          Porque é que isso poupa a bimassa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas é preciso tirar um curso para saber que mantendo o pé no pedal faz desgaste na embraiagem??

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por molhopicante Ver Post
                                              Mas é preciso tirar um curso para saber que mantendo o pé no pedal faz desgaste na embraiagem??
                                              Não é tão linear como pretendes afirmar...

                                              Com o pedal da embraiagem totalmente pressionado há um desgaste acrescido no rolamento de encosto, nada mais ao nível da embraiagem, mas há uma contrapartida: menor desgaste da caixa de velocidades!

                                              Ao pressionar a embraiagem a caixa pára e o esforço do motor é menor, razão pela qual se deve pressionar o pedal quando se põe o motor a trabalhar, principalmente quando a bateria já tem os dias contados.

                                              Comentário

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