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    the ultimate topic: Gasóleo VS Gasolina Perspectiva Económica

    Neste fórum é típico as guerras do Gasóleo VS Gasolina, onde depois de muitas discussões se começam a misturar argumentos que nada têm a ver com a Perspectiva Económica da coisa.

    Esqueçam qual o melhor de conduzir, qual o mais performante ou o menos poluidor.

    O comum cidadão quer o financeiramente mais vantajoso, no final das contas tudo se resume a €€€€.


    Nesta perspectiva, não consigo encontrar forma de um mesmo modelo ser financeiramente mais vantajoso a gasolina, a menos que o veiculo seja para estar parado eternamente e nunca seja revendido.

    Admito que o financeiro não seja tudo, mas quando esse argumento está no topo da lista, não consigo encontrar forma de justificar a compra do veiculo a gasolina.
    Conseguem?

    #2
    Um dos factores de maior peso é a quantidade de quilómetros percorridos. Outro prende-se com os trajectos, isto é, se forem muito curtos, as regenerações dos actuais filtros de partículas nunca se conseguem em tempo útil, gastando-se em filtros mais do que se poupou em combustível.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jakuzy Ver Post
      Um dos factores de maior peso é a quantidade de quilómetros percorridos. Outro prende-se com os trajectos, isto é, se forem muito curtos, as regenerações dos actuais filtros de partículas nunca se conseguem em tempo útil, gastando-se em filtros mais do que se poupou em combustível.
      Ok, vamos lá a ver então, se forem muitos km acho que nem há discussão a ser feita certo?

      Se forem poucos km, imaginemos um carro gama média com 6 anos e 60000km, gasolina e gasóleo, quanto valem ambos no mercado de usados? quantos FAPs levou o diesel? Fazendo as contas ao combustível poupado em 60k e ao valor de venda parece-me fácil ver qual o mais vantajoso.

      Comentário


        #4
        Faço 10/11 mil km ano. A diferença eram 6000 euros... a diferença de consumo é 1.5 litros. Está justificado financeiramente. Cumprimentos.

        Comentário


          #5
          Encore une fois arroz

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
            Ok, vamos lá a ver então, se forem muitos km acho que nem há discussão a ser feita certo?

            Se forem poucos km, imaginemos um carro gama média com 6 anos e 60000km, gasolina e gasóleo, quanto valem ambos no mercado de usados? quantos FAPs levou o diesel? Fazendo as contas ao combustível poupado em 60k e ao valor de venda parece-me fácil ver qual o mais vantajoso.
            Mas estás a falar de aquisição e posse ou do valor futuro de venda? É que se assim for, também depende se compras novo ou usado, e se tens o carro 4 meses ou 4 anos nas tuas mãos.

            Se queres colocar a economia no topo da equação, então só tens um caminho -> GPL.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
              Faço 10/11 mil km ano. A diferença eram 6000 euros... a diferença de consumo é 1.5 litros. Está justificado financeiramente. Cumprimentos.
              Para poder contrapor essa tua firmação só preciso saber qual o carro em questão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Mas estás a falar de aquisição e posse ou do valor futuro de venda? É que se assim for, também depende se compras novo ou usado, e se tens o carro 4 meses ou 4 anos nas tuas mãos.

                Se queres colocar a economia no topo da equação, então só tens um caminho -> GPL.

                Um comum erro nas contas diesel vs gasolina é não ser considerado o valor da retoma... Se é verdade que um carro diesel é mais caro em novo (ou no momento da compra) também é verdade que o é quando for vendido.
                Quando dizem que só compensa ao fim de x km é uma falsa questão, porque só seria verdade se o carro fosse para manter eternamente. Isto é, a diferença do valor de aquisição é alcançado por exemplo aos 100000km mas se o carro for vendido com 500000km o valor de venda pode cobrir e ultrapassar a diferença...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                  Encore une fois arroz
                  Pois... Parece os lances de fora-de-jogo da jornada anterior que são repetidos e reanalisados 98607606767 de vezes... Para nunca se chegar a uma conclusão.

                  Comentário


                    #10
                    O autor do tópico descobriu o "holy grail", pronto, nunca mais nenhum carro a gasolina será vendido.
                    Podem fechar o tópico, o fórum, sites sobre carros, etc.
                    Obras e estátuas serão erguidas em memória do hiace1.

                    Comentário


                      #11
                      Como ja estou farto de esparguete... vou entrar no arroz....

                      Depende dos kms. Ponto Final.

                      Aqui a uns tempos fazia cerca de 25Kms diarios, multiplicado por 365 dias da uma media inferior a 10 Mil kms anuais. Diesel foi posto fora de questao logo a começar pelo valor da compra. Ja para nao falar em manutençoes e dores de cabeça com FAP's e toda essa tracalhada.

                      Agora, faço médias diarias de 130 a 150 kms, multiplica isso pelos 365 dias e faz as tuas contas Qual seria a tua escolha?

                      Comentário


                        #12
                        O melhor é o GPL

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                          O melhor é o GPL
                          Nahhhhhhhh ainda levas com os "gajos" que dizem que andas com uma botija as costas preste a explodir.... com um pouco de azar ainda vais preso por pensarem que fazes parte daquela seita que anda por ai a rebentar com tudo e todos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                            Para poder contrapor essa tua firmação só preciso saber qual o carro em questão.
                            Accord 2.0 i-vtec sport contra 2.2 diesel de 2005. Comprado em final de 2009. Cumprimentos.
                            Editado pela última vez por Accord2015; 19 April 2016, 13:42.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                              Um comum erro nas contas diesel vs gasolina é não ser considerado o valor da retoma... Se é verdade que um carro diesel é mais caro em novo (ou no momento da compra) também é verdade que o é quando for vendido.
                              Quando dizem que só compensa ao fim de x km é uma falsa questão, porque só seria verdade se o carro fosse para manter eternamente. Isto é, a diferença do valor de aquisição é alcançado por exemplo aos 100000km mas se o carro for vendido com 500000km o valor de venda pode cobrir e ultrapassar a diferença...
                              E o contrario também é verdade, esses argumentos anulam-se. Alem disso, há quem não troque de carro a cada 5 anos ou mesmo 10. Quanto à poupança no combustível devido aos consumos e preços mais baixos, actualmente depende dos percursos, pois, o diesel tem o FAP que é mais sensível a utilizações citadinas. Podemos estar a gastar tanto ou mais em manutenção correctiva do que estamos a gastar na bomba.

                              Já que estamos a falar de modos puramente económicos, temos ainda o facto de o diesel pagar mais IUC e ainda têm o AdBlue para pagar.

                              Portanto, numa mistura de verdade e gozo, digo que, economicamente falando, comprem um carro velho a gasolina, que se arranje peças facilmente na sucata e qualquer mecânico de rua o consiga arranjar. Isso sim, é a melhor jogada económica!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Pois... Parece os lances de fora-de-jogo da jornada anterior que são repetidos e reanalisados 98607606767 de vezes... Para nunca se chegar a uma conclusão.
                                A conclusão é facil... se o objetivo é poupar dinheiro, mais vale não ter carro!

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto outra vez??!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu resolvi esse problema existencial, comprando dois modelos iguais, um a diesel ouro a gasolina, num dia ando com um, noutro dia ando com outro, e no fim, estou como o Marco Paulo naquela de eu tenho dois amores e não sei de qual gosto mais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                      Ok, vamos lá a ver então, se forem muitos km acho que nem há discussão a ser feita certo?

                                      Se forem poucos km, imaginemos um carro gama média com 6 anos e 60000km, gasolina e gasóleo, quanto valem ambos no mercado de usados? quantos FAPs levou o diesel? Fazendo as contas ao combustível poupado em 60k e ao valor de venda parece-me fácil ver qual o mais vantajoso.
                                      Eu tenho 2 carros de cilindrada "alta" a gasolina. E quando ouço certas reparacoes em gasoleo fico satisfeito pq nunca ter feito essa opçao...
                                      Gasoleo tem algumas manutencoes muito caras... Nao q nao tenha gasto bastante dinheiro nos meus carros, mas um deles é um pre classico e digamos q tinha de o ir colocando novo... Ja nos gasoleo é critico a troca e avaria de certos componentes mesmo com poucos kms pelo q percebo

                                      Dito isto nao acho q para maioria compensa gasolina. Mas o gasoleo compensa para maioria pq em pt o estado penaliza a gasolina ate no IUC...

                                      Para ambiente citadino acho melhor o a gasolina.

                                      Mas este topico é mais do mesmo. Ate devia ser fechado
                                      Editado pela última vez por Mvieira79; 19 April 2016, 13:44.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                        Um comum erro nas contas diesel vs gasolina é não ser considerado o valor da retoma... Se é verdade que um carro diesel é mais caro em novo (ou no momento da compra) também é verdade que o é quando for vendido.
                                        Quando dizem que só compensa ao fim de x km é uma falsa questão, porque só seria verdade se o carro fosse para manter eternamente. Isto é, a diferença do valor de aquisição é alcançado por exemplo aos 100000km mas se o carro for vendido com 500000km o valor de venda pode cobrir e ultrapassar a diferença...
                                        Isso só tem validade, se no momento da compra fizeres um contrato de retoma futura, numa data estabelecida e valor definido. Senão, é apenas especulação. Há carros que não têm procura no mercado de usados e há outros que nem dados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mais um tópico, sobre mais do mesmo, acerca de um assunto que não acrescenta nada ao já debatido.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se andares a pé, descalço de preferência, poupas ainda mais que andar de carro.

                                            De resto, epa cada um compre o que quer e siga.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Accord2015 Ver Post
                                              Accord 2.0 i-vtec sport contra 2.2 diesel de 2005. Comprado em final de 2009. Cumprimentos.

                                              Consumos reais retirados do sprintmonitor:
                                              2.0i - 8.78
                                              2.2d - 6.49

                                              10000km ano,

                                              gasolina 1.3€ - 1141.4€
                                              diesel 1€ - 649€

                                              492.4€ por ano de poupança em combustível

                                              2009 a 2015 - 492.4*6 = 2954€

                                              Ambos os carros vendidos actualmente, é difícil de apurar pois não há muitos no mercado, mas , atendendo à diferença de 6000€ em 2009, diria que olhando para os que existem no mercado, actualmente um 2.2d com poucos km de 2005 seria vendido acima de 10000€ e um 2.0i com os mesmos km de 2005 a gasolina seria vendido abaixo dos 6000€.


                                              É fácil perceber que já estás a perder financeiramente a cada km.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sempre gostei do argumento do valor da retoma... a comprar novo e já estar a pensar, que quando for para despachar quanto vai valer!!!!!
                                                Quem tem dinheiro para trocar de carro de 5 em 5 anos, não está nem deve estar preocupado com fap's e afins, troca e está feito.
                                                Eu tenho meu há 16 anos e 310.000km's, e vai andar até parar e depois vê-se. Gpl é uma hipótese em cima da mesa.

                                                jbarbosa
                                                Editado pela última vez por joaobarbosajb; 19 April 2016, 15:20.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Queres poupança à seria? GPL. Não há contas matemáticas que podes contrapor com GPL.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O único senão do Gpl é a variedade de modelos, novos, para venda com cilindradas e cavalagens apeteciveis para instalação a gpl...
                                                    o ideial seria motores de 1.6 para cima, o que é dificil de arranjar, novos. Em portugal há pouca variedade de motores a gasolina por causa da "dieselização".

                                                    jbarbosa

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      p.s. tenho carro a gpl, já é o terceiro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Carro de entregas da empresa passou a ser um otto e o resto anda a empapar filtros em cidade

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                                                          Sempre gostei do argumento do valor da retoma... a comprar novo e já estar a pensar, que quando for para despachar quanto vai valer!!!!!
                                                          Quem tem dinheiro para trocar de carro de 5 em 5 anos, não está nem deve estar preocupado com fap's e afins, troca e está feito.
                                                          Eu tenho meu há 16 anos e 310.000km's, e vai andar até parar e depois vê-se. Gpl é uma hipótese em cima da mesa.

                                                          jbarbosa
                                                          Não se trata de ser argumento ou não ser.. é uma variavél a ter em conta como qualquer outra. Se é verdade que ao longo dos anos a diferença entre valor do veiuculo diesel e gasolina vai encurtando também é verdade que ao longo dos anos a poupança em combustível vai aumentando.

                                                          A média de rotatividade de carros em PT andará em quê, nos 10 anos? um seg. C com 10 anos diesel vs gasolina ainda terá uns bons 2000€ ou mais de diferença, é muito dinheiro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                            Consumos reais retirados do sprintmonitor:
                                                            2.0i - 8.78
                                                            2.2d - 6.49

                                                            10000km ano,

                                                            gasolina 1.3€ - 1141.4€
                                                            diesel 1€ - 649€

                                                            492.4€ por ano de poupança em combustível

                                                            2009 a 2015 - 492.4*6 = 2954€

                                                            Ambos os carros vendidos actualmente, é difícil de apurar pois não há muitos no mercado, mas , atendendo à diferença de 6000€ em 2009, diria que olhando para os que existem no mercado, actualmente um 2.2d com poucos km de 2005 seria vendido acima de 10000€ e um 2.0i com os mesmos km de 2005 a gasolina seria vendido abaixo dos 6000€.


                                                            É fácil perceber que já estás a perder financeiramente a cada km.
                                                            Consumo real do meu carro: 7 litros/100 km. Foi comprado por 13900 euros. No mesmo stand a versão a gasóleo, embora com bastantes mais km custava 20000 euros e uns biquinhos. Não questiono o valor da retoma porque não faço ideia. Os valores de preço da gasolina também não questiono apesar de abastecer quase sempre em Espanha, onde o gasóleo também é mais barato mas não na mesma proporção. Ainda acrescento que o exemplar a gasóleo que estava no stand, que também veio para a família (o meu cunhado gostou e comprou), já deu algumas despesas carotas. O exemplar a gasolina tirando a manutenção (também mais barata) só levou uma bateria. Podia ainda referir que comprar o 2.0 me evitou um crédito e me deixou mais descansado financeiramente. Posto isto não sei se será assim tão fácil perceber se do ponto de vista exclusivamente financeiro estou a perder a cada km. PS: se me disseres que não acreditas que faço 7 litros aos 100, podes leva-lo por uma semana e deixas-me o Mini. Cumprimentos.
                                                            Editado pela última vez por Accord2015; 19 April 2016, 15:50.

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