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Situações várias para IPO

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    Situações várias para IPO

    Boas,

    Gostaria de esclarecer algumas coisas sobre a IPO.

    1º Vale a pena lavar o motor do carro? Tenho as transmissões babadas só um pouquinho, penso que não é grave mas leva logo anotação, imagem abaixo, mas estive a ver e consigo limpar aquilo com um guarda napos... dá para ver uma parte limpa à cão, tenho de perder meia hora com isto... da última inspecção tive problemas electronicos com a lavagem do motor por isso queria evitar se possivel!

    2º Tenho de trocar o óleo, troco antes ou depois? Será que irei sujar o motor todo e depois fico tramado ou limpa-se bem? Preferia que fosse antes que assim verificava-se tudo se estava Ok antes.

    3º Estou a ouvir uma pancada seca de vez em quando na roda direita ao subir lombas grandes, será que vou ter problemas na inspecção? É só de vez em quando e baixo... em termos de amortecimento tudo ok, mas e se eles ouvirem o barulho?



    Obrigados
    Editado pela última vez por mok; 19 April 2016, 21:24.

    #2
    Esta semana vou à inspecção, e como todos os anos, vou lavar o carro por baixo para limpar vestigios de óleo pelos quais já levou anotação em anos anteriores, e isso nada tem a ver com lavagens de motor.
    Nas inspecções nem tudo é mau, e se estás a ouvir um barulho na suspensão, eventualmente até podes ter um diagnóstico para uma reparação que poderá ser do teu interesse.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
      Esta semana vou à inspecção, e como todos os anos, vou lavar o carro por baixo para limpar vestigios de óleo pelos quais já levou anotação em anos anteriores, e isso nada tem a ver com lavagens de motor.
      Nas inspecções nem tudo é mau, e se estás a ouvir um barulho na suspensão, eventualmente até podes ter um diagnóstico para uma reparação que poderá ser do teu interesse.
      lavas como?

      se limpar os locais com oleo terei problemas? ou convem estar a brilhar? XD

      quem criou essa lei dos oleos n devia estar muito bem da cabeça todos os carros babam um bocadinho...

      isso do diagnóstico era bom se eles me dissessem de onde vinha... mas duvido....
      Editado pela última vez por mok; 19 April 2016, 22:31.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mok Ver Post
        lavas como?

        se limpar os locais com oleo terei problemas? ou convem estar a brilhar? XD

        quem criou essa lei dos oleos n devia estar muito bem da cabeça todos os carros babam um bocadinho...

        isso do diagnóstico era bom se eles me dissessem de onde vinha... mas duvido....
        Errado. Agora, eles costumam colocar anotação, se se vir que aquilo está mesmo a pingar, com alguns pingos suspensos. O que tu tens, caga nisso. Passa de certeza sem anotações. Só o barulho é que é estranho, mas vai à confiança, e pode ser que passe.

        Comentário


          #5
          A pancada seca que ouves é quase certo que se trata doa sinoblocos quanto a eles ouvirem é possível e podem implicar dizendo que é de suspensão mas não creio que o que indecisa te acima seja motivo para não passar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por plintin Ver Post
            A pancada seca que ouves é quase certo que se trata doa sinoblocos quanto a eles ouvirem é possível e podem implicar dizendo que é de suspensão mas não creio que o que indecisa te acima seja motivo para não passar
            os sinoblocos são novos têm menos de 2 anos.

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              #7
              A direção ao andares ela foge para algum lado ?

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                #8
                não foge... cá para mim são os amortecedores, e só faz de vez em quando, naqueles dias que choveu muito na semana passada foi qdo reparei. hoje já não fez.

                Comentário


                  #9
                  A suspensão é fácil.de ver se é daí ou não com o carro parado fazes força para baixo e depois deixas se vires que o carro vai facilmente para baixo e depois fica como se aboiar então e da suspensão que é preciso trocar ...
                  Caso seja mesmo a suspensão não faças a ipo com ela assim que não vai passar e terás de lá voltar e voltar a pagar ...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por plintin Ver Post
                    A suspensão é fácil.de ver se é daí ou não com o carro parado fazes força para baixo e depois deixas se vires que o carro vai facilmente para baixo e depois fica como se aboiar então e da suspensão que é preciso trocar ...
                    Caso seja mesmo a suspensão não faças a ipo com ela assim que não vai passar e terás de lá voltar e voltar a pagar ...
                    já fiz isso e não fez barulho nenhum... vou fazer assim, se for a alguma oficina não descobrem o que é, tive numa para verificarem e não descobriram nada... e levam o mesmo dinheiro da inspecção assim ao menos fico a saber o que é.

                    Comentário


                      #11
                      Mas quando o fizeste sentiste se a suspensão estava mais mole do que o costume ? Ou se demorava a voltar a sua posição normal?
                      Se não tiveste nenhum dos casos não será da suspensão será de outra coisa

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por plintin Ver Post
                        Mas quando o fizeste sentiste se a suspensão estava mais mole do que o costume ? Ou se demorava a voltar a sua posição normal?
                        Se não tiveste nenhum dos casos não será da suspensão será de outra coisa
                        não, estava tudo normal.

                        Comentário


                          #13
                          Eu apostaria nos sinoblocos mesmo com esse tempo poderá ser daí se não for isso então não sei ...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por plintin Ver Post
                            Eu apostaria nos sinoblocos mesmo com esse tempo poderá ser daí se não for isso então não sei ...
                            só se estiverem mal apertados que eu tive a vê-lo com a camara do telemovel e pareciam ok. O barulho n é o mesmo que fazia qdo mos trocaram, é mais agudo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                              já fiz isso e não fez barulho nenhum... vou fazer assim, se for a alguma oficina não descobrem o que é, tive numa para verificarem e não descobriram nada... e levam o mesmo dinheiro da inspecção assim ao menos fico a saber o que é.
                              Creio ser essa a atitude mais sensata. Tens que fazer a inspeção e pagar. Pelo menos assim ficas a saber qual é o problema e só pagas mais meia dúzia de euros pela reinspeção.
                              Tens ainda a vantagem de ficares a saber se tens algum problema em lugar de o ocultar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                lavas como?

                                se limpar os locais com oleo terei problemas? ou convem estar a brilhar? XD

                                quem criou essa lei dos oleos n devia estar muito bem da cabeça todos os carros babam um bocadinho...

                                isso do diagnóstico era bom se eles me dissessem de onde vinha... mas duvido....
                                Errado. Os carros com juntas defeituosas é que babam óleo.

                                Tens carros japoneses com 20 anos e mais de 200000 kms cujos motores nem uma baba de óleo têm

                                Se está perder óleo é porque algo não veda bem...

                                Comentário


                                  #17
                                  sim mas a vida não é tudo arco íris e unicórnios...

                                  Comentário


                                    #18
                                    sinoblocos tão porreiros, afinal são de 2013... tenho a ideia que foram metidos em 2014



                                    Comentário


                                      #19
                                      Porreiros? Pelo foto parece que estão a começar a rasgar, na segunda foto parece ter um rasgo com mancha de óleo...

                                      Mas como disse, pela foto...

                                      A barulho que falas também pode ser os tirantes da barra estabilizadora, topo dos amortecedores...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas o pessoal vai à inspecção com o carro nas ultimas? Sinceramente!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                          Porreiros? Pelo foto parece que estão a começar a rasgar, na segunda foto parece ter um rasgo com mancha de óleo...

                                          Mas como disse, pela foto...

                                          A barulho que falas também pode ser os tirantes da barra estabilizadora, topo dos amortecedores...
                                          Amigo os sinoblocos têm buraco dos lados já de origem...
                                          oleo? os sinoblocos têm oleo por dentro? deve ser oleo que apanhou na estada... ambas as fotos têm esse oleo... será agua da chuva?

                                          Editado pela última vez por mok; 20 April 2016, 21:51.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Picante Ver Post
                                            Mas o pessoal vai à inspecção com o carro nas ultimas? Sinceramente!
                                            nas ultimas? onde foste tirar isso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              sim mas a vida não é tudo arco íris e unicórnios...
                                              Pois não, existem proprietários que corrigem e fazem por manter os motores em bom estado, e depois existem os outros como tu que vão lavando o motor e achando "normal" ele ter uma fuga de óleo...

                                              Lavar o motor para ir à IPO é ridículo...pensam que enganam o inspector mas ele limita-se a ver um motor saído de uma lavagem...no entanto o motor continua com fugas e vocês é que andam montados nesse chaço

                                              Comentário


                                                #24
                                                - não deita oleo nem piga óleo nem perto disso.... apenas esta um pouco babado, ei de ver uma transmissão que esteja super limpinha... se fizer alguma coisa o mas provável é sair de la com outra avaria ou a pingar.

                                                - amigo eu não trabalho para o carro... comprei o carro usado e já levou muita coisa nova... para sua informação mas não dá para tudo pois não trabalho para o carro... mas o ano passado gastei >1000€ no carro, por exemplo, e no ano anterior tb foi >1000€ a meter-lo direitinho... este ano já vai quase nos 300... agora vai andar e não quero mexer no carro excepto peças que tenham mesmo de ser trocadas e depois compro outro pq não consigo manter isto... muitas das coisas já as troquei duas vezes...

                                                tem pneus novos, pastilhas, discos, pneus, velas, bateria, oleo e filtros todos, correias acessorios, tensor correia, tudo novo dos melhores, etc etc...... correia distribuicao nova.... tudo do melhor... mas para isto não me parece que seja uma coisa a gastar dinheiro... não me afecta nada nem afecta ao carro, é só mesmo para passar a inspecção dado que alguém se lembrou de criar leis idiotas atrás da secretária, e que muito provavelmente passaria sem fazer nada... tenho carro para muitos kms sem chatisses, espero eu...

                                                mas para si o que interessa é que esteja limpinho... e mais lanço-lhe um desafio, coloque aí fotos das suas transmissões....

                                                para sua informação os carros envelhecem e se se for corrigir todas as piquices então ao fim de uns anos já gastaste o valor do carro em piquices ...

                                                e sim, da próxima vez vou comprar um toyota ou fiat que são na minha opinião os mais fiáveis nestas novas gerações.. não voltarei a cair no erro de comprar um alemão, basicamente sei o que não escolher, nem comprar carro usado sem garantia, ou compro novo ou usado com garantia de 2 anos...
                                                Editado pela última vez por mok; 20 April 2016, 23:06.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por joann Ver Post
                                                  Pois não, existem proprietários que corrigem e fazem por manter os motores em bom estado, e depois existem os outros como tu que vão lavando o motor e achando "normal" ele ter uma fuga de óleo...

                                                  Lavar o motor para ir à IPO é ridículo...pensam que enganam o inspector mas ele limita-se a ver um motor saído de uma lavagem...no entanto o motor continua com fugas e vocês é que andam montados nesse chaço
                                                  Tens razão, não é normal haver fugas de óleo, mas no meu caso que sei de donde ela provem, não estou para gastar umas boas centenas ou mais de um milhar de euros para corrigir um erro de concepção do motor, e não estou a pensar se estou a enganar o inspector não, o carro vai sem babas, e ponto final, não pode haver anotações.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                    Tens razão, não é normal haver fugas de óleo, mas no meu caso que sei de donde ela provem, não estou para gastar umas boas centenas ou mais de um milhar de euros para corrigir um erro de concepção do motor, e não estou a pensar se estou a enganar o inspector não, o carro vai sem babas, e ponto final, não pode haver anotações.
                                                    a pior parte é que gastas isso e se calhar ainda vem pior ou com outros problemas

                                                    como eu disse... os carros envelhecem e se se for corrigir todas as piquices então ao fim de uns anos já gastaste o valor do carro em piquices... e como não pinga... não afecta o carro, não afecta a mim e não afecta os outros... portanto uma lei completamente idiota e que vai de encontro a se o inspector está bem disposto ou não, e tudo que depende de critérios pouco claros para mim são leis idiotas...
                                                    Editado pela última vez por mok; 20 April 2016, 22:45.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nas IPO há pontos a inspecionar que são prácticamente obrigatórios, e as fugas de lubrificante é uma delas, depois existem mil e um pontos a conferir, que já vão ficar ao critério do inspector ir verificar ou não, e aí sim é que entramos no jogo da sorte ou do azar, caso exista qualquer coisa menos bem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eh pá, leva o carro e logo se vê. Às vezes as surpresas estão onde menos se espera. No ano passado (ou há dois anos, agora não me lembro), levei uma folha vermelha no 206: depois de ver se estava tudo OK, não reparei numa bela dose de corrosão na panela de escape, mas que estava do lado de dentro. Era mais que muita, mas ainda não tinha furado, pelo que também não fazia barulho. A ficha vermelha foi merecida, mas inesperada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se a panela não estava furada, acho que é uma situação injusta, ter sinais de corrosão exterior não significa que não esteja a cumprir com as suas funções.
                                                          Vim agora da IPO com uma situação que também considero injusta, levei uma anotação por ter os faróis um pouco em baixo, nada que comprometa a minha segurança (não ando à noite) e muito menos a segurança dos outros utilizadores da estrada, nalgumas ocasiões é o próprio inspector que dá um toque no botão regulador, enfim
                                                          Para compensar viram-me o funcionamento dos vidros eléctricos, menos o traseiro esquerdo, logo aquele não funcionava.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                            levei uma anotação por ter os faróis um pouco em baixo, nada que comprometa a minha segurança (não ando à noite) e muito menos a segurança dos outros utilizadores da estrada
                                                            Regras são regras, não consigo concordar com isso, os farois têm de estar devidamente alinhados, e não é por circular com o veiculo a certas horas do dia que se deve despresar o bom funcionamento da iluminação, se nao usas o carro à noite, tiras os farois, é menos esse peso extra, se formos a ver por aí.

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