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Volvo V50 1.6 D ecodrive - start-stop não faz stop

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    Volvo V50 1.6 D ecodrive - start-stop não faz stop

    Boas,

    antes de mais obrigado a quem me possa esclarecer.

    O concessionário oficial aonde o meu Volvo V50 1.6D ecodrive fez o serviço de inspeção IPO (check-up e levar à inspeção) sugeriu um upgrade de software do motor (+-50€ a meu encargo).

    Desde que saiu da oficina o carro deixou de fazer start-stop nos semáforos. Liguei para lá e dizem que têm que ver a bateria auxiliar, mas dando a entender que fazem isso quando lá for fazer a revisão, que eu só estou a pensar fazer daqui a 10.000Km.

    O que eu esperaria no mínimo é que me pedissem para levar o carro para eles verem a causa.

    Na fatura vem um serviço de verificação do estado da bateria pelo que acho estranho poder ser da bateria.

    Eu acredito pouco em coincidências. Acham que pode ser o novo software ou alguma coisa que possam ter feito no checkup?

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por MNFV Ver Post
    Boas,

    antes de mais obrigado a quem me possa esclarecer.

    O concessionário oficial aonde o meu Volvo V50 1.6D ecodrive fez o serviço de inspeção IPO (check-up e levar à inspeção) sugeriu um upgrade de software do motor (+-50€ a meu encargo).

    Desde que saiu da oficina o carro deixou de fazer start-stop nos semáforos. Liguei para lá e dizem que têm que ver a bateria auxiliar, mas dando a entender que fazem isso quando lá for fazer a revisão, que eu só estou a pensar fazer daqui a 10.000Km.

    O que eu esperaria no mínimo é que me pedissem para levar o carro para eles verem a causa.

    Na fatura vem um serviço de verificação do estado da bateria pelo que acho estranho poder ser da bateria.

    Eu acredito pouco em coincidências. Acham que pode ser o novo software ou alguma coisa que possam ter feito no checkup?

    Obrigado
    O facto de não fazer Start & Stop é uma característica do software, que em certas circunstâncias desativa esta funcionalidade.

    Assim de cor lembro-me de duas situações que podem causar isso:

    * Uma desativação desta funcionalidade, seja por parametrização do utilizador (botão ou menu onde tem a possibilidade de o desativar), seja por parametrização da gestão de motor (apenas acessível através de ferramenta de comunicação). Aquando da atualização de software, isto pode ter ficado desativado, sendo necessária a sua reativação manualmente.

    * Um estado de carga de bateria abaixo de um valor limite, ou um indicação de bateria danificada, detetado pelo módulo responsável por isso. Se esse veiculo fizer uma gestão dinâmica do estado de carga da bateria, que pelo facto de o modelo ser relativamente recente penso que tenha, se a carga estimada estiver abaixo de um limite mínimo, ou se a bateria já tiver sido identificada como fraca, a funcionalidade de Start & Stop, fica desativada. Eventualmente (estou a especular neste caso, mas penso que seja plausível) pode ser necessário, aquando de uma atualização de software, uma nova parametrização da bateria neste modelo. Tal como no caso anterior, a atualização de software costuma elminar muitos parâmetros da gestão de motor, sendo normalmente necessário efetuar um conjunto de parametrizações manuais.

    Acho que há uma grande possibilidade de isso estar relacionado com a atualização de software, ou então por coincidência, a bateria passou a ser identificada pelo software como danificada, logo após a atualização.

    Comentário


      #3
      ...///...
      Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:51.

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        #4
        Deve ser a bateria.

        Comentário


          #5
          A minha de 2011 também deixou de fazer.
          Sugeriram que era a bateria auxiliar. Depois na oficina disseram que era a bateria principal. No início ainda aparecia mensagem de erro mas depois deixou de aparecer.
          Entretanto vendi o carro.

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            #6
            Obrigado,

            seguem os esclarecimentos.

            steeve, eu consigo ativar e desativar o start-stop no botão eco-drive, mas não muda nada.

            misousa, mas conseguiu resolver a situação com a troca de alguma das baterias?

            vitor, foi 25 mais mão de obra o que com IVA deve ter ido perto dos 50€. E o carro fez lá todas as revisões desde que foi comprado lá.

            eles puseram na fatura a verificação da bateria (oferta) e não assinalou problemas.

            O concessionário não precisa de ser segredo. É Santogal em Lisboa.

            Vou ter que voltar a falar com eles e exigir que verifiquem o que se passa. Estou cansado de vive num país em que só discutindo é que se consegue alguma coisa.

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Quase de certeza foi a bateria (auxiliar) que descarregou, mas daqui a 2/3 dias certamente voltará a funcionar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MNFV Ver Post
                Obrigado,

                seguem os esclarecimentos.

                steeve, eu consigo ativar e desativar o start-stop no botão eco-drive, mas não muda nada.

                misousa, mas conseguiu resolver a situação com a troca de alguma das baterias?

                vitor, foi 25 mais mão de obra o que com IVA deve ter ido perto dos 50€. E o carro fez lá todas as revisões desde que foi comprado lá.

                eles puseram na fatura a verificação da bateria (oferta) e não assinalou problemas.

                O concessionário não precisa de ser segredo. É Santogal em Lisboa.

                Vou ter que voltar a falar com eles e exigir que verifiquem o que se passa. Estou cansado de vive num país em que só discutindo é que se consegue alguma coisa.

                Obrigado
                Para além do botão eco-drive, pode existir uma ativação (apenas acessível pela ferramenta de comunicação) que pode ter ficado inativa aquando da atualização.

                A possibilidade que indiquei em cima é que o modulo de gestão da bateria não esteja parametrizado (ou bem parametrizado), e por essa razão o Start & Stop não esteja ativo. Não sei se isto acontece neste caso, após uma atualização de software, mas penso que seja bem possível. Não é só uma questão de mudar uma bateria que possa estar danificada. É parametriza-la corretamente. O que interessa é que o software da gestão da bateria esteja a funcionar normalmente e que interprete que a bateria esteja boa de saúde e de com carga suficiente. Isto pode em nada estar relacionado com o facto de teres uma bateria boa ou não.

                Há uma grande possibilidade, de isso ter sido apenas uma má configuração após se ter realizado a atualização. Eventualmente algum procedimento de parametrização que não foi executado, e que deveria ter sido. Seja como for, apenas com uma ferramenta de comunicação é possível verificar isto. Mas por coincidência temporal, pode apenas ser uma bateria danificada, claro.

                Neste tipo de situações, independentemente de ter sido lapso deles ou não, acredito que te vá ser cobrado alguma coisa para resolver isso. Não é muito costume haver honestidade neste tipo de situações. Se não te for cobrado nenhum componente ou reparação, estão simplesmente a assumir que o lapso foi deles, o que dá todo o direito ao cliente a reclamar.

                O facto de estar na fatura uma verificação da bateria, pode servir como argumento a teu favor se eventualmente te for indicado que a causa é uma bateria danificada.

                Boa sorte.
                Editado pela última vez por steevegt; 21 April 2016, 15:22.

                Comentário


                  #9
                  ...///...
                  Editado pela última vez por vitor307; 25 April 2016, 22:51.

                  Comentário


                    #10
                    Eles acederam a ver o carro para a semana. Vamos ver o que sai de aqui.

                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Querem trocar a bateria mas não garantem que isso resolva...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MNFV Ver Post
                        Querem trocar a bateria mas não garantem que isso resolva...
                        Não vejo qual o problema. Trocam, e só pagas se resolver.

                        Se não aceitarem isso, é ridículo. Ridículo por vários motivos.

                        Por um lado a ferramenta de comunicação, sobre a qual devem ter algumas horas de formação, indica de forma clara qual a razão do start & stop estar inativo. Se não são capazes de perceber se a razão é a bateria ou não, então tens que procurar um estabelecimento onde existam profissionais que te saibam dizer isso.

                        Por outro lado, acredito que o preço de mão de obra que pagas nessa oficina, não seja o mesmo que se paga no chamado "mecânico de bairro".
                        Ao preço que levam, seja pelas revisões, seja pela mão de obra, têm que garantir um mínimo de qualidade e asseritividade nos diagnósticos que fazem. Se não podem ter certeza, que é verdade que nem sempre é possível, têm que pelo menos se responsabilizar e assumir o risco. Que vantagem tens afinal em ir a um estabelecimento mais caro, se depois o risco no caso de um mau diagnóstico é do cliente na mesma?

                        Que a bateria é uma causa possível, acho que já tu sabias. Se é para trocar a bateria, a teu risco, então compra tu a bateria e manda coloca-la num "mecânico de bairro" por 10€. É como te fica mais barato...

                        Comentário


                          #13
                          Dizem que puseram a outra bateria a carregar durante a noite e só carregou 60% e agora está a babar. Agora vou ter que pagar a bateria nova quer queira quer não queira...

                          Comentário


                            #14
                            LOL brutal. Só incompetentes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MNFV Ver Post
                              Dizem que puseram a outra bateria a carregar durante a noite e só carregou 60% e agora está a babar. Agora vou ter que pagar a bateria nova quer queira quer não queira...
                              Uma bateria nesse estado dificilmente não será identificada como danificada por um analisador de conductância, que é o teste standard que atualmente é feito para avaliar baterias. Isto leva a perguntar que tipo de verificação (ou não) é que eles fizeram à bateria, uns dias antes.

                              Este tipo de equipamentos de teste de conductância, pelo menos as versões profissionais, armazenam de forma permanente os resultados dos teste que realizaram. Não me parece mal de todo pedires um relatório sobre a verificação que fizeram à bateria, pois leva um pouco a desconfiar se esta existiu mesmo.

                              Obviamente que tudo o que aconteceu pode eventualmente ser verdade, e a oficina não ter grande responsabilidade sobre o que aconteceu a essa bateria, e ao problema do Start & Stop, mas só a atitude de tentar ignorar um problema que o cliente não tinha antes, logo quando um cliente acaba de sair de uma manutenção, não considero que seja respeitadora e muito menos merecedora para quem dá o dinheiro a ganhar a essa casa.

                              Comentário


                                #16
                                Bom, a bateria nova resolveu o problema. Espero que o assunto esteja encerrado sem mais novidades. Obrigado a todos

                                Comentário

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