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VW Golf Variant 1.6TDI 110cv DSG vs Opel Astra Sports Tourer Innovation 1.6cdti 136cv

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    VW Golf Variant 1.6TDI 110cv DSG vs Opel Astra Sports Tourer Innovation 1.6cdti 136cv

    Estou neste momento a avaliar propostas para uma viatura de serviço.
    A viatura vai ser "adquirida" em renting, pelo que o preço de compra não é tão relevante quanto possa parecer (para mim o cálculo da renda mensal ainda é uma ciência oculta ).

    As opções são, para já, as seguintes:
    1) Volkswagen Golf Variant 1.6TDI 110cv DSG 7v Highline com:
    • faróis Bi-xénon com luzes de dia LED com Dynamic Light Assist
    • pacote Espelhos
    • sistema Keyless Access
    • Vidro Traseiro e Laterais escurecidos com 65% de absorção de luz
    • Tecto de abrir em vidro panorâmico com comando elétrico
    • Sistema de Navegação Discover Pro
    • pneu sobressalente com dimensões normais e jante de liga leve
    • alarme
    • Sistema de regulação da velocidade adaptativo com "FrontAssist"
    • Lane Assist + Dynamic Light Assist + Reconhecimento de Sinais de Trânsito
    • Pintura metalizada


    2) Opel Astra Sports Tourer Innovation 1.6 cdti 136cv + Pack Versatilidade + Pack Innovation Plus (novo modelo)

    A renda mensal é essencialmente a mesma para ambos os casos (no caso da Golf ainda sobram uns trocos para colocar mais alguns extras supérfluos).

    Confesso que nunca fui muito à bola com a VW, mas tendo em conta a DSG e a quantidade de equipamento que esta Golf tem, acaba por ser sedutor, mesmo tendo em conta que é um modelo que já cá anda há uns anos. Por outro lado, os 136cv da Astra dão que pensar e também vem muito bem equipada.

    Outros modelos que já fui ver ou que ponderei, mas que por uma razão ou outra excluí:
    1) Nissan Qashqai: a versão que para mim faria sentido (Tekna Premium com o dci 130cv) salta fora do plafond;
    2) Peugeot 308SW: tinha plafond para a 1.6HDI 120cv GT Line com mais uns packs, mas embora seja um automóvel bonito, a consola exclusivamente táctil deitou tudo por terra; além do mais a maria não achou muita piada ao i-cockpit;
    3) Skoda Octavia: sendo um produto muito semelhante à Golf, uma vez que tenho plafond para a Golf, a ter de optar por uma seria pela VW;
    4) Ford Focus: mala pequena para as minhas pretensões e interiores não propriamente do meu agrado.
    5) VW Passat: cheguei a pedir propostas para uma Highline (com alguns extras) com preço de compra semelhante à Golf, mas os valores de renting foram substancialmente mais altos que a proposta da Golf. Seria de esperar um valor residual semelhante e logo uma renda similar (será que a VW tem alguma campanha especial para a Golf que proporcione um desconto de frota superior ao que se obtém na Passat na aquisição?)
    6) Skoda Superb: a preferida cá de casa (na versão Style com uma série de extras), mas mesmo com com um valor de compra inferior à Golf, obtive uma proposta ridiculamente alta por parte da locadora parceira (bem mais alta do que o que me pediram pela Passat).

    Por isso, entre as duas candidatas, qual seria a vossa opção (que seja isenta independentemente das vossas marcas de eleição ou de ódio) e porquê?

    #2
    Quantos anos tem o golf e o motor 1.6 tdi? Está aì a resposta.

    Comentário


      #3
      O Astra sem dúvida. E este 1,6 Litros é a referência do segmento. De facto o equipamento da Golf é sedutor mas como é tão feia, nem entrava na equação.
      A única que ponderava, embora me pareça um nada abaixo da Astra é a Leon.

      Comentário


        #4
        Vw Golf, hoje em dia deve ser a melhor altura para se comprar o Golf VII porque é um modelo com alguns anos por isso deve estar bem fiabilizado, o Astra é um modelo novo e já ouvi dizer que esse novo motor da GM 1.6 Cdti anda a partir turbos.
        A caixa DSG7 do Golf é um must, não vais querer outra coisa..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
          Quantos anos tem o golf e o motor 1.6 tdi? Está aì a resposta.
          Isso parece mais uma pergunta!
          E sem grande sentido, diga-se.

          Comentário


            #6
            Escolho a Astra, esteticamente mais apelativa que a Golf e melhor motor.

            Cumps

            Comentário


              #7
              A cereja no topo do bolo seria o 1.6 BiTurbo CDTi ecoFLEX, 160cv

              Comentário


                #8
                A Golf Variant continua a ser um excelente produto, mesmo com um restyling a chegar. No entanto, a Astra é mais moderno e, no caso, estás a comparar motores com prestações muito diferentes. A Astra de 136 cv mexe-se bastante bem, sendo a Golf apenas banal.

                Com os extras que estás a por na Golf, o equipamento fica ela por ela, mas a Astra tem algumas coisas mais modernas, como os faróis LED, ou a bagageira com abertura elétrica.

                Comentário


                  #9
                  Qualquer uma dessas opções é uma excelente escolha.

                  No entanto, se fosse eu, escolhia claramente o Opel, porque o interior tem um design mais refinado e mais moderno (e nós usufruímos é do interior, não é do exterior) e o motor é muito mais agradável.

                  Além disso, é um carro diferente. O Golf é... mais um no meio de milhares. O Golf é... boring.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                    A cereja no topo do bolo seria o 1.6 BiTurbo CDTi ecoFLEX, 160cv
                    ... com a dsg.

                    Comentário


                      #11
                      Assim de repente diria Golf, mas agora que já andei no novo Astra digo, Astra all the way
                      Não pela estética pois isso é de cada um e eu pessoalmente não aprecio a nova Astra Sw apesar de gostar bastante do Hatch. Mas em termos de extras, interior e motor, o novo Astra está muito bom, gostei bastante, e aquelas luzes

                      Em termos de carrinhas neste segmento há boas opções, desde a Auris, Leon, 308, etc... a Golf seria a/das ultimas da minha lista.
                      Editado pela última vez por paulo14; 21 April 2016, 09:58.

                      Comentário


                        #12
                        Falaram em DSG?

                        É isto...

                        Em relação á diferença de valores de prestação mensal entre a Golf e, por exemplo, a Superb, terá a ver essencialmente com a maior desvalorização deste ultima. Por exemplo, e isto são números um bocado "á toa", se a Golf no fim do contrato tem um valor residual de 15k, a Superb terá de 11 ou 12k, e esse valor é repercutido na prestação com a consequente penalização do modelo objetivamente mais barato.
                        Editado pela última vez por Vanquish; 21 April 2016, 10:01.

                        Comentário


                          #13
                          Já agora a título de curiosidade, as rendas desses carros estão mais ou menos em que valores?

                          Só dizes se quiseres, claro! Mas como em minha casa poderá estar próxima uma aquisição em regime de renting, gostava de ter uma ordem dos valores, visto que um dos carros em perspectiva pelo meu progenitor é a Golf.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tive exactamente essa duvida à 2 meses atrás, escolhi a Golf.

                            Perdes em termos de motor (apesar de na minha opinião ser um motor capaz e suficiente) mas em termos estéticos (na minha opinião) é superior à Astra e com bastante equipamento e a versão Highline com o xenon e vidros escurecidos dá sempre mais alguma piada ao carro.

                            Em termos de capacidade da mala (não sei se para ti é importante) a golf tem bastante e num formato bastante util.

                            Era também a Marca/modelo que apresentava melhores condições em termos de custo e possibilidade de escolha de extras
                            Editado pela última vez por gfrmartins; 21 April 2016, 10:41.

                            Comentário


                              #15
                              Muito obrigado pelas opiniões que já partilharam até ao momento.
                              De facto a DSG é que veio apimentar um pouco o lado da Golf, porque se a única opção fosse a caixa de 5v acho que nem sequer a equacionava.
                              Quem já conduziu a Golf com este motor diz que até se mexe bem (ainda não fiz nenhum test drive, vai ser nos próximos dias quer à Golf quer à Astra), mas tenho de confirmar pessoalmente .
                              @Vanquish, sim, eu percebo essa questão do valor residual. Contudo, para uma Passat a rondar o mesmo valor de aquisição da Golf, a proposta foi também muito mais cara que a Golf (e aí imagino que uma Passat desvalorize tanto ou até menos que uma Golf). Por isso é que desconfio que a VW cá em Portugal tenha alguma campanha específica sobre as Golf.
                              @Paulo14, a Auris só pelo aspeto fica logo de parte... as marcas nipónicas andam um pouco esquecidas do padrão europeu (mais conservador) e oferecem propostas muito estranhas (ainda que a Auris até nem seja das "piores"). A Leon parece-me mais fraca em termos de tecnologia do que as suas congéneres do grupo VW (além de que não a acho nada bonita) e a 308 SW, que foi até o primeiro modelo que fui ver, ficou logo de parte por causa do que já referi (controlos na consola central exclusivamente tácteis).

                              A opção pela Astra seria mesmo pelo motor (e só não é o 160cv porque ainda não está disponível )... a Golf pode não ser nenhuma pedra no charco, mas também não a acho feia como já disseram aqui. A Astra, em termos visuais no exterior, não me parece muito equilibrada... a dinâmica da frente não está assim tão imponente como o designer da Opel quer fazer crer e aquele esquema do pilar C, com o friso a passar por baixo, dá-lhe demasiado volume e nalgumas cores até faz lembrar uma viatura funerária . Já por dentro tem muita pinta, a consola central é moderna o suficiente sem cair no exagero. Tem também o pormenor interessante da abertura automática da bagageira (a maria achou imensa piada ao sensor de pé ).
                              Já os faróis de led, tendo em conta que a Golf consegue um comportamento parecido ao led matrix com o dynamic light assist, fico na dúvida se fará muita diferença. Até tenho ideia que a maior parte dos faróis de LED neste segmento nem têm tanto output de luminosidade como xénon e como a carrinha vem em renting, se tiver azar com as lâmpadas durante o contrato, não pago mais por isso.

                              Enfim, estes problemas de 1º mundo são uma chatice .

                              Comentário


                                #16
                                Em relação ao motor acho-o fraco como acho todos os diesel de baixa cilindrada fracos. Não percebo porque dizem que o do Opel é uma maravilha, nas baixas cilindradas apenas considero agradáveis os motores a gasolina.

                                O que acontece é que no Golf a excelente DSG faz-me esquecer a porcaria que um motor diesel de baixa cilindrada é.

                                Em relação à funcionalidade também prefiro a Golf, é espaçosa, confortável, muito agradável de usar (desde que equipada com a DSG), bem construida... É uma carrinha que aprecio mais pela ausência de defeitos importantes. A estética, por ser uma característica demasiado subjetiva, não comento.

                                Comentário


                                  #17
                                  @nfh, tinha-me escapado a questão da Passat ter preço idêntico e ter uma prestação mais cara. Talvez tenha a ver também com a idade dos projetos e com uma maior facilidade de colocação no mercado de usados. Ou então é mesmo, apenas e só, politica comercial da VW, com maior interesse em "despachar" Golf's do que Passat's.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A traseira da Astra não é brilhante, não. A frente é bastante melhor. De qualquer forma, neste segmento, tirando a nova Megane, não acho nenhuma especialmente gira.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, se a Megane já estivesse no mercado, era uma séria candidata. Infelizmente não é o caso e esta altura de facto não é a melhor para escolher automóvel (com uma série de lançamentos agendados para o 2º semestre deste ano).

                                      Comentário


                                        #20
                                        E a Auris HSD?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                          E a Auris HSD?
                                          Já tinha referido acima que a Auris não é propriamente um modelo de eleição lá por casa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Entre esses 2, Astra.

                                            Produto mais recente (e, segundo se diz, também é bom), mais agradável ao olho e com um motor melhor que a Golf.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O nome Golf diz-me muito e com esse equipamento já fica um carro algo especial e diferente do resto. Como dizes que ainda há orçamento, adicionava o DCC.

                                              A Astra não seria má escolha certamente e também sei, por experiência própria, que a Opel quando quer é capaz de fazer coisas boas, mas acho que o motor deve ser a única vantagem.

                                              Acho que escolhia a Golf mas com a Astra também não ficas nada mal servido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mini clubman one d
                                                BMW 116 ed

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tambem iria para a Astra, melhor motor, muito elogiado pela imprensa e até dizem que parece um 2.0 e com muita qualidade a bordo, enquanto o Golf só tem como destaque maior a DSG.
                                                  Hiace1, ele quer uma SW do Segmento C, a Clubman é SW mas do Segmento B, enquanto o S1 é um hatch do Seg-C.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                                    Eu tambem iria para a Astra, melhor motor, muito elogiado pela imprensa e até dizem que parece um 2.0 e com muita qualidade a bordo, enquanto o Golf só tem como destaque maior a DSG.
                                                    Hiace1, ele quer uma SW do Segmento C, a Clubman é SW mas do Segmento B, enquanto o S1 é um hatch do Seg-C.
                                                    devemos ter Lido coisas diferentes.... O qq é um sw?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A astras ganhou o comparativo desta semana, estavam na comparação a peugeot 309, focus e auris. A golf nao foi considerada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                        A astras ganhou o comparativo desta semana, estavam na comparação a peugeot 309, focus e auris. A golf nao foi considerada.
                                                        É muito mais recente do que esses modelos, se não ganhasse é que era estranho. A Auris era a híbrida?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                          devemos ter Lido coisas diferentes.... O qq é um sw?
                                                          SW é carrinha, deves estar a confundir com um SUV.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                            Mini clubman one d
                                                            BMW 116 ed
                                                            Como o "Pneucareca" referiu, o que pretendo é uma SW (station wagon, sports tourer, variant, etc, conforme o que a marca designa para "carrinha"). Esses modelos que sugeriste são, por isso, um pouco ao lado .
                                                            E na realidade o plafond até chegava para uma BMW Touring 318d Advantage, com um pack business... mas nem me dei muito ao trabalho de avaliar esta proposta, pois imagino que a carrinha traga pouco mais que 4 rodas e um volante...

                                                            Comentário

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