Viva
Comprei à 1 mês atrás uma Seat Leon ST 1.6 TDI com sistema Start/Stop com 0 KMs.
Agora com 1500km começo já a puxar pelo motor até as 3000 rpm e surgiu-me uma questão que me tem feito desligar no inicio da viagem o Start/Stop por via das dúvidas.
É sabido que nos motores com turbo e principalmente nos TDI, após uma viagem a puxar pelo motor é importante ao parar manter o motor ligado em ponto morto por 1 minuto, de forma a que o turbo tenha tempo para baixar a rotação, certo?
A questão é esta: então não será prejudicial para o turbo se eu for de Coimbra a Leiria pela A1 a 150kmh e chegando à portagem o motor desliga-se porque o Start/Stop está ativo ? Não será esta tecnologia amiga das oficinas ?
...ou será que as marcas melhoraram o sistema do turbo e agora já não será necessário esperar o tal minuto ?
O que acham?
Comprei à 1 mês atrás uma Seat Leon ST 1.6 TDI com sistema Start/Stop com 0 KMs.
Agora com 1500km começo já a puxar pelo motor até as 3000 rpm e surgiu-me uma questão que me tem feito desligar no inicio da viagem o Start/Stop por via das dúvidas.
É sabido que nos motores com turbo e principalmente nos TDI, após uma viagem a puxar pelo motor é importante ao parar manter o motor ligado em ponto morto por 1 minuto, de forma a que o turbo tenha tempo para baixar a rotação, certo?
A questão é esta: então não será prejudicial para o turbo se eu for de Coimbra a Leiria pela A1 a 150kmh e chegando à portagem o motor desliga-se porque o Start/Stop está ativo ? Não será esta tecnologia amiga das oficinas ?
...ou será que as marcas melhoraram o sistema do turbo e agora já não será necessário esperar o tal minuto ?
O que acham?
Comentário