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Contra rotações avariado

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    Contra rotações avariado

    Boas.

    Deixo esta questão ao pessoal:

    Quando coloco o carro a trabalhar (Peugeot 306) por vezes o ponteiro das rotações, que até então imediatamente se posicionava nos valores normais do ralenti, mantém-se a zero (chega a tremer uns segundos) e passados 2 ou 3 segundos é que começa a funcionar correctamente.

    Alguém me consegue elucidar do que se trata?

    É esquisito porque, com muito menos frequência, por vezes em vez de ficar estático o ponteiro dispara para valores altíssimos (com o carro no ralenti) e passados os tais 2 ou 3 seg, volta ao normal.

    #2
    Originalmente Colocado por jocabarbosa Ver Post
    Boas.

    Deixo esta questão ao pessoal:

    Quando coloco o carro a trabalhar (Peugeot 306) por vezes o ponteiro das rotações, que até então imediatamente se posicionava nos valores normais do ralenti, mantém-se a zero (chega a tremer uns segundos) e passados 2 ou 3 segundos é que começa a funcionar correctamente.

    Alguém me consegue elucidar do que se trata?

    É esquisito porque, com muito menos frequência, por vezes em vez de ficar estático o ponteiro dispara para valores altíssimos (com o carro no ralenti) e passados os tais 2 ou 3 seg, volta ao normal.
    pode ser o sensor q detecta a rotaçao do volante-motor
    Editado pela última vez por ANTONIO850; 03 May 2016, 23:42.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jocabarbosa Ver Post
      Boas.

      Deixo esta questão ao pessoal:

      Quando coloco o carro a trabalhar (Peugeot 306) por vezes o ponteiro das rotações, que até então imediatamente se posicionava nos valores normais do ralenti, mantém-se a zero (chega a tremer uns segundos) e passados 2 ou 3 segundos é que começa a funcionar correctamente.

      Alguém me consegue elucidar do que se trata?

      É esquisito porque, com muito menos frequência, por vezes em vez de ficar estático o ponteiro dispara para valores altíssimos (com o carro no ralenti) e passados os tais 2 ou 3 seg, volta ao normal.
      É um motor diesel?

      Se sim, é de lembrar que em alguns carros mais antigos o "conta rotações" era informado da velocidade do motor, através do alternador. Mais em concreto, a velocidade do motor era calculada através da frequência de uma fase do alternador.

      O problema ser fruto de uma leitura incorreta do sensor da cambota, como indicou o ANTONIO850, é praticamente impossível acontecer. O sinal deste sensor é critico e indispensável para o tempo de injeção (diesel), ou ignição (gasolina), ou seja, qualquer falha neste sinal provoca normalmente o desligar do motor. Existem alguns sistemas mais antigos, que não utilizam diretamente o sinal deste sensor dessa forma, mas sem saber ao certo que motorização tens não se pode dizer muito mais.

      O quadrante, obviamente, que também pode ser a causa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        É um motor diesel?

        Se sim, é de lembrar que em alguns carros mais antigos o "conta rotações" era informado da velocidade do motor, através do alternador. Mais em concreto, a velocidade do motor era calculada através da frequência de uma fase do alternador.

        O problema ser fruto de uma leitura incorreta do sensor da cambota, como indicou o ANTONIO850, é praticamente impossível acontecer. O sinal deste sensor é critico e indispensável para o tempo de injeção (diesel), ou ignição (gasolina), ou seja, qualquer falha neste sinal provoca normalmente o desligar do motor. Existem alguns sistemas mais antigos, que não utilizam diretamente o sinal deste sensor dessa forma, mas sem saber ao certo que motorização tens não se pode dizer muito mais.

        O quadrante, obviamente, que também pode ser a causa.
        O carro é um Peugeot 306 2.0 HDI de 99.

        Agora que falas na cambota, a verdade é que a mesma foi substituída estes dias por ter entregue a alma ao criador. Agora que acabei de a substituir vou verificar se efectivamente o problema do manómetro se resolveu pela causa que apontas ou se porém se trata do quadrante.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jocabarbosa Ver Post
          O carro é um Peugeot 306 2.0 HDI de 99.

          Agora que falas na cambota, a verdade é que a mesma foi substituída estes dias por ter entregue a alma ao criador. Agora que acabei de a substituir vou verificar se efectivamente o problema do manómetro se resolveu pela causa que apontas ou se porém se trata do quadrante.
          a cambota avariou?!

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            #6
            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
            a cambota avariou?!
            A polia da cambota.....

            Comentário


              #7
              nada invalida de ser avaria no próprio conta rotações no quadrante, mas só recorrendo a alguém especializado é que vais saber onde está o problema...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                É um motor diesel?

                Se sim, é de lembrar que em alguns carros mais antigos o "conta rotações" era informado da velocidade do motor, através do alternador. Mais em concreto, a velocidade do motor era calculada através da frequência de uma fase do alternador.

                O problema ser fruto de uma leitura incorreta do sensor da cambota, como indicou o ANTONIO850, é praticamente impossível acontecer. O sinal deste sensor é critico e indispensável para o tempo de injeção (diesel), ou ignição (gasolina), ou seja, qualquer falha neste sinal provoca normalmente o desligar do motor. Existem alguns sistemas mais antigos, que não utilizam diretamente o sinal deste sensor dessa forma, mas sem saber ao certo que motorização tens não se pode dizer muito mais.

                O quadrante, obviamente, que também pode ser a causa.
                olà , simplesmente deixei uma possibilidade pq quem sabia qual é o motor do carro ?

                pelas informaçoes q tenho , o 306 HDI tem o conta rotaçoes q recebe informaçao do calculador
                ( jà o 306 TD e D (antes de 01/01/2000) tem o conta rotaçoes q recebem informaçao do sensor da cambota )

                se arranjar mais informaçao , deixo aqui
                Editado pela última vez por ANTONIO850; 05 May 2016, 00:59.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                  olà , simplesmente deixei uma possibilidade pq quem sabia qual é o motor do carro ?

                  pelas informaçoes q tenho , o 306 HDI tem o conta rotaçoes q recebe informaçao do calculador
                  ( jà o 306 TD e D (antes de 01/01/2000) tem o conta rotaçoes q recebem informaçao do sensor da cambota )

                  se arranjar mais informaçao , deixo aqui
                  Sim, é verdade, em alguns modelos isso acontece. Existe um sensor na cambota, cujo sinal é interpretado diretamente pelo quadrante. Podia ser o caso, sim...

                  Sendo um sistema common rail, essa informação deve ser comunicada pelo barramento de dados ao quadrante, a partir do computador da gestão de motor. Acho que é o que queres dizer com "calculador".

                  Comentário


                    #10
                    A verdade é que até ao momento o problema não mais se manifestou.

                    Comentário


                      #11
                      O meu carro (mecânica alemã) também faz isso, mas é só se eu der à chave "de estalo" sem deixar apagar as luzes de quadrante todas primeiro. Pega e só um segundo depois é que o conta-rotações "acorda". Agora se esperar que as luzes todas apaguem, e depois meter a trabalhar isso já não se manifesta.

                      Nunca liguei muito a isso.. até porque de resto o carro pega e trabalha bem.

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