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“Uber da gasolina”: o serviço que está a gerar polémica nos EUA

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    “Uber da gasolina”: o serviço que está a gerar polémica nos EUA

    “Uber da gasolina”: o serviço que está a gerar polémica nos EUA



    São várias as empresas norte-americanas que começaram a disponibilizar um novo serviço de entrega de combustível.

    Abastecer o depósito do carro. Para o comum dos mortais este não é um sacrifício assim tão grande, mas ao que parece, alguns preferem pagar para terem quem o façam por eles. O serviço de entrega de combustível tem-se popularizado em algumas cidades dos EUA nos últimos meses – São Francisco, Los Angeles, Palo Alto, Nashville, Tennessee e Atlanta, Georgia -, graças a empresas como a Filld, WeFuel, Yoshi, Purple e Booster Fuels, num país em que o negócio das gasolineiras gera anualmente mais de 500 mil milhões de dólares.Através de uma aplicação para smartphones, o cliente pode efectuar uma marcação (periódica ou não; no mínimo com 1 hora de antecedência), e à hora marcada, a empresa desloca-se para efectuar o abastecimento do carro. O combustível é armazenado numa carrinha equipada com dois extintores de incêndio, baldes degiz para absorver derrames, cones de trânsito e uma impressora para a impressão de facturas. Contudo, em algumas empresas – como é o caso da Purple – o transporte do combustível é efectuado por condutores sem quaisquer habilitações para o efeito.



    O serviço tem vindo a crescer a olhos vistos nos EUA, e como tal, as empresas têm vindo a optimizar os seus modelos de negócio para corresponder à procura. Por exemplo, a Purple já tem uma frota de mais de 80 veículos, e a WeFuel está a desenvolver uma tecnologia que permite à empresa saber quando é que o depósito do veículo dos seus clientes entra na reserva. Já a Booster Fuels (nas imagens) tem um fundo de investimento de mais de 10 milhões de euros e carrinhas com 3 785 litros de capacidade (cada uma).E o preço?

    Por cada abastecimento estas empresas cobram uma taxa de 5 dólares. O preço do combustível praticado é o preço mais baixo dos postos de abastecimento que estão mais perto do local onde se encontra a viatura que está a ser abastecida.

    Apesar do sucesso, nem tudo são rosas. Com a crescente popularidade deste serviço, levantaram-se igualmente questões legais relacionadas com a segurança do transporte de combustível. Para Jonathan Baxter, representante dos Bombeiros de São Francisco, o transporte de combustível é extremamente perigoso e ilegal. Já Daniel Curry, representante dos Bombeiros de Los Angeles, é mais prudente: “Estamos a equacionar de que forma o serviço poderá ser permitido com algumas restrições… É uma daquelas coisas que ainda ninguém pensou – tal como aconteceu com a Uber. O que posso dizer é que segundo a nossa legislação, [este serviço] não é permitido”.Dito isto, várias questões se colocam: Poderá este serviço estar de acordo com o enquadramento legal? Com a subida das vendas de carros elétricos, até que ponto este negócio terá futuro? Será que alguma vez chegará à Europa, nomeadamente a Portugal? Demasiadas perguntas, poucas respostas…

    fonte: -->aqui<--

    #2
    quando uma pessoa pensa que já viu tudo, aparece sempre mais qualquer coisa... ai estes americanos...

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      #3
      Neste país, nada é impossível

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        #4
        Aqui, o Tuga é capaz de estar uma hora numa fila de abatecimento para poupar uns cêntimos num posto que esteja a levar mais barato, imagino que estivesse interessado em pagar uma taxa para encher o depósito.

        Comentário


          #5
          Para taxas "taxinhas", já basta nos postos que abastecemos

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            #6
            Não duvido que por cá também haja clientes para isto.

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              #7
              Verdade, verdadinha, não gosto muito de perder tempo nos postos de abastecimento. Sei onde estão os melhores preços na redondeza, mas se tiver fila, siga para o próximo.

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                #8
                Não vejo que em Portugal tivesse sucesso a cobrar uma taxa sobre o custo do combustível. Mas sim, podem-se colocar problemas de segurança efetivamente.

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                  #9
                  Poderiam era inventar um serviço desses para os carros eléctricos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                    Poderiam era inventar um serviço desses para os carros eléctricos.
                    A menos que estaciones no deserto, é questão de haver extensões eléctricas.
                    É aliás uma vantagem, carrega em casa e no trabalho e não nas bombas.

                    Hoje em dia tudo "gera polémica" deve dar mais cliques na notícias...
                    Quanto ao serviço em si, alguém viu procura e meios para o concretizar e seguiu.

                    Se não há legislação e pode haver perigo, investiguem e analisem imparcialmente. E só depois legislem.

                    Eu monto já um serviço destes, mas bem mais simples.
                    Pagam-me 5€ e vou atestar o vosso carro e deixo no mesmo sítio onde estava, problema resolvido e sem problemas legais

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                      A menos que estaciones no deserto, é questão de haver extensões eléctricas.
                      É aliás uma vantagem, carrega em casa e no trabalho e não nas bombas.

                      Hoje em dia tudo "gera polémica" deve dar mais cliques na notícias...
                      Quanto ao serviço em si, alguém viu procura e meios para o concretizar e seguiu.

                      Se não há legislação e pode haver perigo, investiguem e analisem imparcialmente. E só depois legislem.

                      Eu monto já um serviço destes, mas bem mais simples.
                      Pagam-me 5€ e vou atestar o vosso carro e deixo no mesmo sítio onde estava, problema resolvido e sem problemas legais
                      Olha que nem sempre será assim. Eu moro num prédio em que a luz da garagem é paga pelo condomínio, logo, não faria sentido, caso tivesse um eléctrico, estar a carregar baterias ali. Mas também, os eléctricos em si fazem pouco sentido, logo... :P

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                        Olha que nem sempre será assim. Eu moro num prédio em que a luz da garagem é paga pelo condomínio, logo, não faria sentido, caso tivesse um eléctrico, estar a carregar baterias ali. Mas também, os eléctricos em si fazem pouco sentido, logo... :P
                        OMG!!!

                        Carros eléctricos fazem menos sentido que um carro a Combustão hum..... ok!

                        Comentário


                          #13
                          Oh noes......

                          Comentário


                            #14
                            Eina pá, das bombas ambulantes aos eléctricos não fazem sentido em 5 segundos, espetáculo

                            Comentário


                              #15
                              Ok, deixem-me refazer a minha afirmação: Para mim, ainda faz pouco sentido perder 10 ou 12 horas a carregar um carro para fazer 100 ou 200 km.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                Ok, deixem-me refazer a minha afirmação: Para mim, ainda faz pouco sentido perder 10 ou 12 horas a carregar um carro para fazer 100 ou 200 km.
                                Nesse sentido, percebo.
                                Embora já se faça a coisa por menos e para mais kilómetro como o Tesla.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isto associado a um serviço de empresa que tenha uma frota grande é capaz de ser interessante: a empresa pagava fee fixo e no final do dia ia atestar os carros da empresa. os empregados deixavam de ter que o fazer, nao perdiam tempo, e eventualmente havia menos "desvios" no cartão de combustível ao final do mês

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                    Isto associado a um serviço de empresa que tenha uma frota grande é capaz de ser interessante: a empresa pagava fee fixo e no final do dia ia atestar os carros da empresa. os empregados deixavam de ter que o fazer, nao perdiam tempo, e eventualmente havia menos "desvios" no cartão de combustível ao final do mês
                                    Poderia ser rentável, e até tinha lógica fazendo-o fora da via pública e num sítio privado.
                                    Mas... pelo menos cá o processo de certificar um posto privado é um pincel tão grande, que imagino que isto caisse ao primeiro "ui" do pessoal da segurança e ambiente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                      Poderia ser rentável, e até tinha lógica fazendo-o fora da via pública e num sítio privado.
                                      Mas... pelo menos cá o processo de certificar um posto privado é um pincel tão grande, que imagino que isto caisse ao primeiro "ui" do pessoal da segurança e ambiente.
                                      Isto não é muito diferente dos carros de abastecimento dos aviões, em que não são utilizadas pits.

                                      So vejo dificuldade em estabelecer um perímetro de segurança no local e não empatar o trânsito, algo que está a acontecer nas fotos lá em cima.

                                      Não vejo grande valor acrescentado para uma utilização regular. Eu faço 40k km anuais e abasteço uma vez por semana. A principal vantagem que vejo é em caso de falta de combustível.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, e é comum em obras etc, haver carros com depósitos de gasóleo para as máquinas industriais.

                                        Também não vejo grande valor acrescentado para além da conveniência, sendo que do ponto de vista prático é mais fácil pedir alguém para ir à bomba.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                          Sim, e é comum em obras etc, haver carros com depósitos de gasóleo para as máquinas industriais.

                                          Também não vejo grande valor acrescentado para além da conveniência, sendo que do ponto de vista prático é mais fácil pedir alguém para ir à bomba.
                                          Isso já tem muito que se lhe diga...

                                          Na parte da segurança a coisa até passa, mas na de ambiente a coisa deve piar mais fino.

                                          A única vez que tive que falar com um organismo ligado a estes processos foi há 5 anos e 10 meses. Ainda hoje aguardo resposta ao pedido de esclarecimento.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É practica comum nas pedreiras.
                                            A única maneira viável de abastecer as máquinas lá é assim, com depósitos em carros.
                                            Não é possível construir postos nas serras nem sustentável levar as máquinas para baixo todos os dias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                              Isto associado a um serviço de empresa que tenha uma frota grande é capaz de ser interessante: a empresa pagava fee fixo e no final do dia ia atestar os carros da empresa. os empregados deixavam de ter que o fazer, nao perdiam tempo, e eventualmente havia menos "desvios" no cartão de combustível ao final do mês
                                              Alguém arranjaria forma de "encher" o depósito com água e culpar a empresa que enchia.......

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                É practica comum nas pedreiras.
                                                A única maneira viável de abastecer as máquinas lá é assim, com depósitos em carros.
                                                Não é possível construir postos nas serras nem sustentável levar as máquinas para baixo todos os dias.
                                                Uma coisa é ser prática comum, como o é nas obras e na agricultura, outra coisa é ser legal. São coisas diferentes... Mas aqui já estou a sair da minha praia

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nunca tinha pensado em tal negócio. Mas se está em crescimento é porque dá lucro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Faz todo o sentido. É tipo Uber, vês o mais próximo e chamas. Mais, podes chamar quando estás no escritório, em casa, etc.

                                                    Quanto custa construir um posto de abastecimento e mantê-lo? Terreno, construção e manutenção? quanto custa adquirir um carro destes? Pensem, O preço até pode ser igual ao da bomba. O pessoal precisa de pensar mais fora da caixa. Este negócio está a crescer e já está a ser estudado para ser aplicado em larga escala, países mais desenvolvidos, europa e afins.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                      A menos que estaciones no deserto, é questão de haver extensões eléctricas.
                                                      É aliás uma vantagem, carrega em casa e no trabalho e não nas bombas.

                                                      Hoje em dia tudo "gera polémica" deve dar mais cliques na notícias...
                                                      Quanto ao serviço em si, alguém viu procura e meios para o concretizar e seguiu.

                                                      Se não há legislação e pode haver perigo, investiguem e analisem imparcialmente. E só depois legislem.

                                                      Eu monto já um serviço destes, mas bem mais simples.
                                                      Pagam-me 5€ e vou atestar o vosso carro e deixo no mesmo sítio onde estava, problema resolvido e sem problemas legais

                                                      Estava-me a referir às estações de carregamento rápido. Essas ainda são muito raras. Se houvesse um serviço destes que carregasse um carro eléctrico em meia hora ou até menos, seria uma excelente ideia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                        Aqui, o Tuga é capaz de estar uma hora numa fila de abastecimento para poupar uns cêntimos num posto que esteja a levar mais barato, imagino que NÃO estivesse MESMO NADA interessado em pagar uma taxa para encher o depósito.
                                                        acho que é mais isto. tuga que é tuga prefere perder tempo e estar com o motor ligado a gastar do seu do que dar dinheiro a outros. só se for no café e similares... isto acaba por ser mais um imposto. mas acho que para certas pessoas, pagarem mais 5€ no final pela comodidade de não terem que ir perder tempo a encher o depósito e meter os papeizinhos para não se sujarem (o que eu me rio quando vejo fazerem isto!) e terem que sair a correr do emprego meter gasóleo e voarem para a escola para irem buscar os filhos e ainda terem que ir ao supermercado comprar cenas para o jantar e coisas assim é exaustivo. sendo assim, mandam ir meter gasolina e não perdem 10min...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          acho que é mais isto. tuga que é tuga prefere perder tempo e estar com o motor ligado a gastar do seu do que dar dinheiro a outros. só se for no café e similares... isto acaba por ser mais um imposto. mas acho que para certas pessoas, pagarem mais 5€ no final pela comodidade de não terem que ir perder tempo a encher o depósito e meter os papeizinhos para não se sujarem (o que eu me rio quando vejo fazerem isto!) e terem que sair a correr do emprego meter gasóleo e voarem para a escola para irem buscar os filhos e ainda terem que ir ao supermercado comprar cenas para o jantar e coisas assim é exaustivo. sendo assim, mandam ir meter gasolina e não perdem 10min...
                                                          Eu uso, é razão para rir não queremos ficar com as mãos a cheirar a combustível?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                            Eu uso, é razão para rir não queremos ficar com as mãos a cheirar a combustível?
                                                            Eu uso aquelas luvas descartáveis (pelo menos na Galp, não sei como é nas outras marcas).

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