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Código P0420 - Emissão de gases elevada

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    Código P0420 - Emissão de gases elevada

    Boas.
    Sou dono de um Astra G de 2001 1.4 16v.
    Na semana passada quando seguia na autostrada, a uma velocidade normal, (entre 110 e 120) no painel acendeu-se uma luz amarela com uma forma semelhante a um motor.
    Não tendo ouvido ou reparado em nenhum sintoma, continuei a conduzir e depois de chegar ao destino decidi dar uma vista de olhos pelo manual, e descobri que posso fazer um diagnóstico e saber o código exato da "avaria".
    Segurei os pedais do travão e acelerador e rodei a chave. O código que obtive foi o seguinte: P0420
    Depois de uma pesquisa na net cheguei à conclusão que é o nível de emissão de gases que se encontra elevado. No entanto também dizem que os sensores destes astras são bastante sensíveis. Esta opinião encontrei muitas vezes na minha pesquisa.
    Esta semana vou levar o carro ao mecânico para saber exatamente o que é. Se for uma avaria verdadeira suspeito que seja a sonda lambda ou o catalisador a dar o peido.
    Ainda assim, quero perguntar aqui, se algum de vocês tem algum tipo de experiência com este modelo e as vossas opiniões.
    Já agora, no dia anterior abesteci pela primeira vez com combustível do pingo doce. Fará diferença na emissão de gases?

    #2
    Originalmente Colocado por wolfe Ver Post
    Boas.
    Sou dono de um Astra G de 2001 1.4 16v.
    Na semana passada quando seguia na autostrada, a uma velocidade normal, (entre 110 e 120) no painel acendeu-se uma luz amarela com uma forma semelhante a um motor.
    Não tendo ouvido ou reparado em nenhum sintoma, continuei a conduzir e depois de chegar ao destino decidi dar uma vista de olhos pelo manual, e descobri que posso fazer um diagnóstico e saber o código exato da "avaria".
    Segurei os pedais do travão e acelerador e rodei a chave. O código que obtive foi o seguinte: P0420
    Depois de uma pesquisa na net cheguei à conclusão que é o nível de emissão de gases que se encontra elevado. No entanto também dizem que os sensores destes astras são bastante sensíveis. Esta opinião encontrei muitas vezes na minha pesquisa.
    Esta semana vou levar o carro ao mecânico para saber exatamente o que é. Se for uma avaria verdadeira suspeito que seja a sonda lambda ou o catalisador a dar o peido.
    Ainda assim, quero perguntar aqui, se algum de vocês tem algum tipo de experiência com este modelo e as vossas opiniões.
    Já agora, no dia anterior abesteci pela primeira vez com combustível do pingo doce. Fará diferença na emissão de gases?
    Esse código é armazenado em memória quando o sinal da sonda lambda pós catalisador se assemelha ao sinal da sonda lambda pré catalisador. Também pode se despoletado por falta de atividade no sinal sensor pós catalisador.

    O catalisador tem a função de provocar um reação química com o oxigénio, de forma a reduzir o nível de emissões. A sonda lambda pós catalisador, tenta verificar se o catalisador está efectivamente a efetuar esta reação, monitorizando o nível de oxigénio. Em condições normais, com o catalisador quente e em funcionamento, o oxigénio lido pós catalizador deve ser inferior ao lido antes do catalizador.

    Esta monitorização é bastante rudimentar, pelo facto das sondas de oxigénio usadas terem um capacidade de leitura da quantidade de oxigénio muito estreita. Assim não permite de forma muito robusta verificar o bom funcionamento deste, mas permite pelo menos verificar se existe pelo menos um catalisador minimamente funcional entre as sondas.

    As sondas em si, mais propriamente a sonda pós catalisador, é talvez a maior causa para o aparecimento desse código. Talvez até maior que um problema efetivo no catalisador. Seja como for, um problema no catalisador, na sonda, na fiação, no computador, uma fuga no escape, entre outras causas indiretas, são tudo possibilidades válidas para que esse código apareça.

    Normalmente a abordagem típica a esse código é simplesmente substituir o sensor (erradamente a meu ver). A confirmação se este está ou não danificado, assim como confirmar o bom funcionamento do catalisador, não demora mais do que 15 minutos a alguém que tenha formação sobre a forma de funcionamento deste sistema, e saiba diagnosticar este tipo de problemas.

    O tipo de combustível dificilmente provocaria esta situação. Como sempre, existem variáveis, e perceber a causa de um problema ou a origem de um código em memória, exige mais que simplesmente saber qual o código em memória. Exige por vezes algum equipamento, sim, mas principalmente exige conhecimento dos sistemas e domínio sobre a forma dos diagnosticar.

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      #3
      Tens aqui um bom exemplo da leitura das sondas:



      em: http://www.aa1car.com/library/o2sensor.htm

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