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Peugeot 106 1.5d - Apagou-se em andamento

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    Peugeot 106 1.5d - Apagou-se em andamento

    Boas.

    Comprei um Peugeot 106 1.5d recentemente.

    Depois da habitual revisão (óleos, filtros e pneus novos à frente), deparei-me com uma fuga de óleo. Troquei a borracha (preta) da junta da cabeça e meti silicone, porque notava-se que já estava a vedar mal.

    A correia de distribuição já apresenta algum desgaste, vou ter que mudar no próximo mês. 80€ o kit. Também poderá estar a verter óleo da cambota.

    Sabem-me dizer os problemas "crónicos" destes motores? Talvez seja mais fácil lá chegar.

    Outra coisa, quando ligo o carro parece que ele está acelerado (faz um barulho estranho), se pisar a embraiagem e soltar ele cala-se, ou se der um toquezito no acelerador. O mecânico disse-me que pode ser da bomba injectora. Hoje saí com ele e de repente "morreu". Foi-se abaixo, mas nem se engasgou, simplesmente apagou-se, perdeu a força. Depois meti a trabalhar e pegou à primeira. Possivelmente é mesmo a bomba injectora com problemas não?

    Compensa mandar reparar ou encontra-se barato usado?

    Obrigado desde já.

    #2
    Isso é um o'ring por detrás do corpo do filtro de ar. Tens ar no circuito de alimentação. Problema crónico nos 1.5d. Não te deixes ir na cantiga da bomba injectora. Eu tive um saxo 1.5d com o mesmo problema e queriam-me levar 1000 euros por uma bomba injectora. Quando vendi o carro já estava com 15 anos e 450.000 kms e a trabalhar que nem um relógio. Tens ai um motor da guerra. ;)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SirBug Ver Post

      ... Troquei a borracha (preta) da junta da cabeça e meti silicone, porque notava-se que já estava a vedar mal...

      ...
      Outra coisa, quando ligo o carro parece que ele está acelerado (faz um barulho estranho), se pisar a embraiagem e soltar ele cala-se, ou se der um toquezito no acelerador....
      chama-se junta da tampa de válvulas, sendo nova penso que não se costuma usar silicone ao montar isso, mas grande mal também não há-de fazer
      quanto ao barulho, penso que deve ser do rolamento da embraiagem, tenho um vw polo a diesel e também faz isso às vezes

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
        Isso é um o'ring por detrás do corpo do filtro de ar. Tens ar no circuito de alimentação. Problema crónico nos 1.5d. Não te deixes ir na cantiga da bomba injectora. Eu tive um saxo 1.5d com o mesmo problema e queriam-me levar 1000 euros por uma bomba injectora. Quando vendi o carro já estava com 15 anos e 450.000 kms e a trabalhar que nem um relógio. Tens ai um motor da guerra. ;)
        Ar em que circuito? Troquei o filtro de gasóleo, mas foi sangrado. Já fazia o barulho antes de trocar óleo e filtros.

        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
        chama-se junta da tampa de válvulas, sendo nova penso que não se costuma usar silicone ao montar isso, mas grande mal também não há-de fazer
        quanto ao barulho, penso que deve ser do rolamento da embraiagem, tenho um vw polo a diesel e também faz isso às vezes
        Isso é caro e fácil de trocar?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SirBug Ver Post
          Ar em que circuito? Troquei o filtro de gasóleo, mas foi sangrado. Já fazia o barulho antes de trocar óleo e filtros.


          Isso é caro e fácil de trocar?
          o filtro de gasóleo é que tem um oring, não o de ar, meteste isso novo?
          o rolamento da embraiagem é barato, mas para o mudar tem de se separar a caixa de velocidades do motor, 3 horas de trabalho devem chegar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
            o filtro de gasóleo é que tem um oring, não o de ar, meteste isso novo?
            o rolamento da embraiagem é barato, mas para o mudar tem de se separar a caixa de velocidades do motor, 3 horas de trabalho devem chegar
            Troquei filtro de ar, óleo e gasóleo.

            Comentário


              #7
              queres ver se tem fuga aqui ? :





              em geral este o'ring dà problema :



              se for daqui o problema no teu carro e se precisares de mais informação , diz

              Comentário


                #8
                Tenho um amigo que teve um Saxo 1.5 e o problema era exactamente este.
                Pingava gasóleo e tudo.

                Comentário


                  #9
                  Ele pinga do lado oposto, junto à correia de distribuição, mas amanhã verifico melhor.

                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    pq não lavas o motor , para poder trabalhar melhor ?

                    Comentário


                      #11
                      Já lavei o motor para ver melhor as fugas.

                      O carro hoje desligou-se novamente em andamento, parece que só acontece quando está frio. São sintomas do quê? Alguém faz ideia?

                      O carro pega bem a frio, ando uns metros (500m/1km) e morre... apaga-se... mas depois pega logo bem a primeira. Isto poderá ser velas?
                      Editado pela última vez por SirBug; 12 May 2016, 15:07.

                      Comentário


                        #12
                        Pelo que estive a pesquisar na net sobre problemas semelhantes falam na sonda lambda.

                        Comentário


                          #13
                          carrega nesta peça vàrias vezes e vé se tem fuga de gasoleo em qualquer lugar ( ver ao pé do filtro de gasoleo )



                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SirBug Ver Post
                            Já lavei o motor para ver melhor as fugas.

                            O carro hoje desligou-se novamente em andamento, parece que só acontece quando está frio. São sintomas do quê? Alguém faz ideia?

                            O carro pega bem a frio, ando uns metros (500m/1km) e morre... apaga-se... mas depois pega logo bem a primeira. Isto poderá ser velas?
                            Velas não é de certeza pq nesse motor só servem para ajudar a pegar melhor. Até podes desligar os fios das velas e desde q o carro consiga pegar todo o resto do funcionamento é igual.

                            Comentário


                              #15
                              Esse problema foi exatamente o que tive. O-ring por detrás da caixa do filtro do ar. Isto num saxo com o mesmo motor, no 106 n deve ser muito diferente. Problema já muito conhecido. O meu foi resolvido com "plasticina" q depois endurece. Velas podes esquecer pq n é dai.

                              Comentário


                                #16
                                O problema é quase de certeza daí que o ponteiro do combustível está-me a descer demasiado rápido e hoje cheirou-me bastante a gasóleo.

                                Como se troca esse o'ring? É fácil?
                                Editado pela última vez por SirBug; 13 May 2016, 00:20.

                                Comentário


                                  #17
                                  Hoje aqueci bem o carro antes de sair com ele de manhã e não se foi abaixo.

                                  Tentei andar à procura desse o'ring mas a parte de trás do filtro é de bastante difícil acesso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    vê o filtro de ar e o tubo da admissão e dá um limpeza no tubo / caixa.

                                    o meu ia abaixo em andamento derivado a isto

                                    Comentário

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