Caros foristas
Sou possuidor de um Ford Fiesta 1.25 Techno de 98 que não está a trabalhar tão bem como sempre trabalhou (trata-se de um carro bastante estimado que sempre andou cá por casa com a manutenção sempre feita a tempo e horas).
Desde há umas semanas a esta parte, quando ligo o motor e inicio a marcha, o carro soluça bastante como se o ponto estivesse a ser muito mal feito.
Contudo, tal só se verifica durante uns 5 segundos, sendo que de seguida dá um esticão e, ainda em primeira, eleva bastante as rotações ultrapassando as 2500 rpm (isto sozinho...).
Após o arranque, tanto pode puxar bem como, por exemplo, junto de um stop ao arrancar parecer que não tem força nenhuma, tendo eu que elevar as rotações em 2ª e 3ª para la das 4000 rpm para poder acompanhar o trânsito.
Hoje decidi levá-lo para a AE durante uns momentos para lhe abrir o pulmão, visto fazer muita cidade, e qual não é o meu espanto quando vejo que o carro em 3ª corta às 4500 rpm, repete a graça em 4ª e corta às 3500 em 5ª quando, até cortar, vai cheio de vida (ao cortar sente-se um baque e o ponteiro das rpm desce consideravelmente).
Alguém consegue perceber o que se passa tendo como base o que aqui relato?
Apenas questiono aqui no forum visto não perceber nada de mecânica e querer ter umas luzes antes de ir ao mecânico.
Saudações
Sou possuidor de um Ford Fiesta 1.25 Techno de 98 que não está a trabalhar tão bem como sempre trabalhou (trata-se de um carro bastante estimado que sempre andou cá por casa com a manutenção sempre feita a tempo e horas).
Desde há umas semanas a esta parte, quando ligo o motor e inicio a marcha, o carro soluça bastante como se o ponto estivesse a ser muito mal feito.
Contudo, tal só se verifica durante uns 5 segundos, sendo que de seguida dá um esticão e, ainda em primeira, eleva bastante as rotações ultrapassando as 2500 rpm (isto sozinho...).
Após o arranque, tanto pode puxar bem como, por exemplo, junto de um stop ao arrancar parecer que não tem força nenhuma, tendo eu que elevar as rotações em 2ª e 3ª para la das 4000 rpm para poder acompanhar o trânsito.
Hoje decidi levá-lo para a AE durante uns momentos para lhe abrir o pulmão, visto fazer muita cidade, e qual não é o meu espanto quando vejo que o carro em 3ª corta às 4500 rpm, repete a graça em 4ª e corta às 3500 em 5ª quando, até cortar, vai cheio de vida (ao cortar sente-se um baque e o ponteiro das rpm desce consideravelmente).
Alguém consegue perceber o que se passa tendo como base o que aqui relato?
Apenas questiono aqui no forum visto não perceber nada de mecânica e querer ter umas luzes antes de ir ao mecânico.
Saudações
Comentário