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    Ford Fiesta Mk4 1.25 Zetec

    Caros foristas

    Sou possuidor de um Ford Fiesta 1.25 Techno de 98 que não está a trabalhar tão bem como sempre trabalhou (trata-se de um carro bastante estimado que sempre andou cá por casa com a manutenção sempre feita a tempo e horas).

    Desde há umas semanas a esta parte, quando ligo o motor e inicio a marcha, o carro soluça bastante como se o ponto estivesse a ser muito mal feito.

    Contudo, tal só se verifica durante uns 5 segundos, sendo que de seguida dá um esticão e, ainda em primeira, eleva bastante as rotações ultrapassando as 2500 rpm (isto sozinho...).

    Após o arranque, tanto pode puxar bem como, por exemplo, junto de um stop ao arrancar parecer que não tem força nenhuma, tendo eu que elevar as rotações em 2ª e 3ª para la das 4000 rpm para poder acompanhar o trânsito.

    Hoje decidi levá-lo para a AE durante uns momentos para lhe abrir o pulmão, visto fazer muita cidade, e qual não é o meu espanto quando vejo que o carro em 3ª corta às 4500 rpm, repete a graça em 4ª e corta às 3500 em 5ª quando, até cortar, vai cheio de vida (ao cortar sente-se um baque e o ponteiro das rpm desce consideravelmente).

    Alguém consegue perceber o que se passa tendo como base o que aqui relato?

    Apenas questiono aqui no forum visto não perceber nada de mecânica e querer ter umas luzes antes de ir ao mecânico.

    Saudações

    #2
    Parece estar entupido. Quando aconteceu com o Punto com que eu andava eram as velas e os filtros.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por coveiro Ver Post
      Caros foristas

      Sou possuidor de um Ford Fiesta 1.25 Techno de 98 que não está a trabalhar tão bem como sempre trabalhou (trata-se de um carro bastante estimado que sempre andou cá por casa com a manutenção sempre feita a tempo e horas).

      Desde há umas semanas a esta parte, quando ligo o motor e inicio a marcha, o carro soluça bastante como se o ponto estivesse a ser muito mal feito.

      Contudo, tal só se verifica durante uns 5 segundos, sendo que de seguida dá um esticão e, ainda em primeira, eleva bastante as rotações ultrapassando as 2500 rpm (isto sozinho...).

      Após o arranque, tanto pode puxar bem como, por exemplo, junto de um stop ao arrancar parecer que não tem força nenhuma, tendo eu que elevar as rotações em 2ª e 3ª para la das 4000 rpm para poder acompanhar o trânsito.

      Hoje decidi levá-lo para a AE durante uns momentos para lhe abrir o pulmão, visto fazer muita cidade, e qual não é o meu espanto quando vejo que o carro em 3ª corta às 4500 rpm, repete a graça em 4ª e corta às 3500 em 5ª quando, até cortar, vai cheio de vida (ao cortar sente-se um baque e o ponteiro das rpm desce consideravelmente).

      Alguém consegue perceber o que se passa tendo como base o que aqui relato?

      Apenas questiono aqui no forum visto não perceber nada de mecânica e querer ter umas luzes antes de ir ao mecânico.

      Saudações
      Bem, há aí variadíssimos sintomas. Mas o subir de RPMs sozinho faz-me querer seja algum sensor que faça a gestão do combustível injectado. O acelerador é de cabo ou eléctrico? Pode ser sensor de posição de cambota, sensor posição de borboleta, MAF, MAP ...

      Filtro de combustível está incluído nessa manutenção?

      Comentário


        #4
        Obrigado a ambos pelas respostas.

        Relativamente ao acelerador, de acordo com a pesquisa que realizei, será de cabo... pelo menos existem vídeos de como trocar o 'throttle cable'. Será isto?

        Já no que toca à manutenção, o filtro de combustível e as velas foram trocados em Jun/2014 (altura em que foi trocada a distribuição e feita uma revisão completa) e o filtro de óleo foi trocado agora em Fevereiro (aquando da muda de óleo). Isto, claro, a acreditar nos mecânicos onde esteve e nas facturas que me foram dadas .

        Em relação a MAF creio que não seja esse o problema uma vez que o carro tem bastante força quando estabiliza e só perde essa força quando corta, tal como referi. Digo isto tendo como base um Astra 1.4 de 2000 que uma vez em plena AE teve este problema e não desenvolvia nada para lá dos 120 km/h e foi-se a ver e era a MAF.

        Obg

        Comentário


          #5
          Eu não aconselhava a comparar sintomas de carros diferentes, até porque um pode entrar em safe-mode e outro não.

          Pode também haver falha total da MAF ou a MAF não conseguir ler apartir de determinado caudal.

          A tubagem de admissão entre a MAF e o colector de admissão está intacta?

          Comentário


            #6
            Estou a ver e faz sentido o que dizes. Mas pensei que se fosse a MAF os sintomas seriam piores e o carro nem sequer se mexia porque a única experiência que tenho com a MAF foi a que relatei.

            Relativamente à questão mecânica que fazes não tenho como responder... Só abro o capot para meter água no reservatório, ver o nível do óleo e para dar uma limpeza quando lavo o carro. Neste aspecto sou mesmo um noob.

            Comentário


              #7
              Boas,

              Aproveitando aqui o meu tópico, alguém me sabe dizer se existem escovas limpa vidros 'flat blade' para fiestas mk4 (no meu caso é de 98)?

              A existirem, alguém sabe o código que possam ter (se tal se aplicar, claro) bem como uma marca que aconselhem?

              Em termos de montagem é como as tradicionais?

              Obg

              Comentário


                #8
                Caros,

                Aproveitando o post anterior, e já que estou com algumas dúvidas, coloco aqui umas fotos e questiono se alguém sabe para que serve a ficha cor de rosa que se vê na primeira foto atrás da grelha e se aquela peça que se vê mais ferrugenta na segunda foto (que creio tenha que ver com a direcção assistida) se está em condições ou se está deteriorada?

                E já agora qual a função do 'tubo' que se vê ao lado daquela cablagem que surge apertada com uma abraçadeira? Também está em condições?

                Links:

                https://s24.postimg.org/7jasogcut/20170201_164350.jpg

                https://s24.postimg.org/uua94d7it/20170201_165817.jpg

                https://s28.postimg.org/q3frxgm0d/20170201_165824.jpg

                https://s30.postimg.org/vaizpzzzl/20170201_170021.jpg


                Obs.: as fotos ficaram de pernas para o ar...


                Obrigado pela ajuda desde já.

                Cpts.
                Editado pela última vez por coveiro; 01 February 2017, 18:48.

                Comentário


                  #9
                  Então e em relação ao problema anterior? Não disses-te qual foi o problema

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                    Então e em relação ao problema anterior? Não disses-te qual foi o problema
                    A abertura do tópico devia-se ao facto de o carro morrer antes de atingir as 3500/4000 rpm dependendo da mudança que estivesse engatada. Creio que já se encontra resolvido uma vez que a MAF foi limpa... desde então não mais revelou essa dificuldade.

                    Agora aproveitei o tópico para questionar relativamente às escovas e outras deficiências que o carro possa ter (que estão detalhadas nas fotos), para que o carro vá ficando nos conformes...

                    Comentário


                      #11
                      O meu homónimo em português.

                      1ª - foto não sei.
                      2ª - é uma parte da coluna de direcção. Se rodares o volante vês aquilo a mexer.
                      3ª e 4ª fotos - Parece-me um apoio do tablier.

                      Foi lixado ver isto de pernas para o ar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                        O meu homónimo em português.

                        1ª - foto não sei.
                        2ª - é uma parte da coluna de direcção. Se rodares o volante vês aquilo a mexer.
                        3ª e 4ª fotos - Parece-me um apoio do tablier.

                        Foi lixado ver isto de pernas para o ar.
                        LOL. Dois coveiros no mesmo tópico. É obra!

                        Assim sendo, se na 3ª e 4ª fotos aquilo for um apoio do tablier não me chateia... E em relação à peça referente à coluna de direcção? Devo preocupar-me ou será o estado normal da mesma? Aquilo para mim aparenta ter ferrugem...

                        Comentário


                          #13
                          Com o passar do tempo é normal esses ferros oxidarem todos.
                          Aquilo é só mesmo o tubo de ligação. Penso que não estou a dizer nenhuma grande asneira se disser que aquilo é tudo feito assim aos bocados para se levares uma traulitada de frente aquilo se partir naquelas uniões e não levares com o tubo todo por ali acima. Se for uma grande asneiras alguém que me corrija.
                          Podes dar-lhe lá com um bocado de WD-40, mas não me parece que saia muito. Com uma lixa deves conseguir tirar a ferrugem melhor. Aliás até podes ver se a ferrugem avançou muito ou não pelo tubo se bem que ele é grosso.

                          Comentário


                            #14
                            Ok. Boa dica. Vou então tentar dar-lhe uma limpeza para ver se fica com melhor aspecto.

                            Em relação ao suporte vou ver se com um anti-ferrugem a coisa vai ao sitio.

                            Abraço.

                            Comentário

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