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MOTOR A SALPICAR OLEO PELA VARETA(opel campo)

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    MOTOR A SALPICAR OLEO PELA VARETA(opel campo)

    Fui para comprar uma carrinha opel campo de 1994 com 125000kms aparentemente em bom estado.
    Mas ao tirar a vareta do oleo com o motor a trabalhar começou a salpicar oleo.
    o motor estava quente e pegava bem ,fazia um pouco de fumo branco ao acelerar a fundo.
    para este motor sera mormal ou nao é bom sinal?


    o motor em causa é o izusu 2.5 (normal sem turbo)


    atentamente
    Editado pela última vez por ansas; 19 May 2016, 21:12.

    #2
    É normal em qualquer motor. Não tens nada que tirar a vareta com o motor a trabalhar.

    Comentário


      #3
      nada bom, compressão e segmentação, big problems !!!

      Comentário


        #4
        pode ser de ter poucos km

        Comentário


          #5
          esse é dos primeiros testes que se fazem quando se verifica o estado do motor,
          quer seja à quente ou à frio, não pode salpicar oleo ou deitar fumo.

          fumo é compressão pelas valvulas e salpicos é defeito de segmentação.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rsk Ver Post
            nada bom, compressão e segmentação, big problems !!!
            pois tambemjá ouvi essa versao.
            mas por acaso oleo a mais?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              pode ser de ter poucos km
              e não é que pode ser? um carro parado há muito tempo pode ter esses sintomas.

              pensando bem até pode faltar um zero no conta-quilometros

              Originalmente Colocado por ansas Ver Post
              pois tambemjá ouvi essa versao.
              mas por acaso oleo a mais?
              o oleo à mais pode ser uma das causas (e não, o excesso não sai pelo escape), mas o motor estaria todo babado.

              aconselho-te a levar o carro ao xor doutor,
              Editado pela última vez por rsk; 19 May 2016, 21:35.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                e não é que pode ser? um carro parado há muito tempo pode ter esses sintomas.
                este motor esteve parado ha quase 6 meses e nos outros 6 meses uns 1500km

                o ultimo dono que a teve 10 anos andava uns 30 a 100 kms por semana

                o primeiro dono disseram que andava a distribuir gas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                  e não é que pode ser? um carro parado há muito tempo pode ter esses sintomas.

                  pensando bem até pode faltar um zero no conta-quilometros



                  o oleo à mais pode ser uma das causas (e não, o excesso não sai pelo escape), mas o motor estaria todo babado.

                  aconselho-te a levar o carro ao xor doutor,
                  motor enxuto nada babado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                    motor enxuto nada babado
                    pois pode faltar um zero ou mais nos km retirados pelo primeiro dono.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                      este motor esteve parado ha quase 6 meses e nos outros 6 meses uns 1500km

                      o ultimo dono que a teve 10 anos andava uns 30 a 100 kms por semana

                      o primeiro dono disseram que andava a distribuir gas.
                      os motores isuzu gozam de uma fama pouco justificada, e não será o primeiro que padecerá desse mal.
                      quando estamos referir-nos à uma paragem prolongada não estamos a falar de 6 meses.

                      o carro pode ter levado um esquentamento, ou varios, se andou no gás verifica também como está a embraiagem,

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                        os motores isuzu gozam de uma fama pouco justificada, e não será o primeiro que padecerá desse mal.
                        quando estamos referir-nos à uma paragem prolongada não estamos a falar de 6 meses.

                        o carro pode ter levado um esquentamento, ou varios, se andou no gás verifica também como está a embraiagem,
                        embraiagem parece boa

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                          embraiagem parece boa
                          se for a segmentação, a conta pode facilmente facilmente passar os 1.000€, é juntas, segmentos, rectificações e mão-de-obra.

                          nada como levar o carro à um mecânico, para ver tambem a embraiagem e o circuito de refrigeração, normalmente uma coisa nunca vêm só, o carro pode aquecer anormalmente, pode haver ferrugem no cicrcuito de refrigeração, o mesmo pode ganhar "borbulhar" e ai vais ver não tens problemas de junta, cabeça de motor ...... ou as vezes pode ser uma coisa minima e falso alarme.

                          Comentário


                            #14
                            pois pode ser muita coisa
                            mudar oleo e colocar um 15w40 de qualidade e um bom aditivo para o oleo e a compresao se calhar nao resolve.

                            por acaso depois fui ver outra mas o modelo a seguir (1998) ja com o motor izusu 2.5 td com perto de 200.000km
                            com boa aparencia e o vendedor a garantir que melhor nao havia
                            quando a meteu a trabalhar eu retirei a vareta
                            e para meu espanto salpicou tudo na mesma
                            ele nao deu importancia dizendo que era normal a frio.

                            Comentário


                              #15
                              Fogo, já abriste 2 tópicos por causa do mesmo chasso, que ainda nem compraste?

                              Comentário


                                #16
                                Esses testes da vareta são uma valente treta, uma vez fiz isso a um carro novo na rodagem, para testar o "mito" e salpicou, estaria o motor arruinado? e Nem 1000 kms tinha? Hoje conta com quase 340 mil e nem óleo gasta.

                                Por isso na minha opinião esse teste vale o que vale = 0.

                                Queres um teste de jeito: Leva a uma oficina e faz um teste de compressão.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                                  pois pode ser muita coisa
                                  mudar oleo e colocar um 15w40 de qualidade e um bom aditivo para o oleo e a compresao se calhar nao resolve.

                                  por acaso depois fui ver outra mas o modelo a seguir (1998) ja com o motor izusu 2.5 td com perto de 200.000km
                                  com boa aparencia e o vendedor a garantir que melhor nao havia
                                  quando a meteu a trabalhar eu retirei a vareta
                                  e para meu espanto salpicou tudo na mesma
                                  ele nao deu importancia dizendo que era normal a frio.
                                  eu se queria vender o carro tambem te diria que é tudo normalmissimo

                                  o teste da vareta é um indicador, que serve para "desconfiar" do carro, e assim o deves fazer,
                                  levar um mecânico contigo ou fazeres um teste de compressão para tirar teimas é a opção sensata.

                                  mas não é normal salpicar ......

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não concordo nada com "fama pouco justificada" dos motores a diesel da Isuzu... se me disseres que a Opel andou a inventar e a fazer posteriormente adaptações por exemplo no vectra 1,7 td ai concordo contigo, (e o mal nem era do motor mas sim da incapacidade de refrigeração), mas se olhares por exemplo para os 1.5 simples ou turbos do corsa A para mim são um exemplo de fiabilidade!

                                    Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                    os motores isuzu gozam de uma fama pouco justificada, e não será o primeiro que padecerá desse mal.
                                    quando estamos referir-nos à uma paragem prolongada não estamos a falar de 6 meses.

                                    o carro pode ter levado um esquentamento, ou varios, se andou no gás verifica também como está a embraiagem,

                                    Comentário


                                      #19
                                      tenho um corsa 1.5 td com 245.000km puxa bem gasta pouco e nao salpica oleo pela vareta nem frio nem quente.
                                      por isso procuro outro carro com motor izusu.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não tenho a certeza mas penso que o 2.5 montado na campo será de origem italiana e não japonesa...
                                        Quanto ao corsa td tens ai uma maquina

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ronin1 Ver Post
                                          Não concordo nada com "fama pouco justificada" dos motores a diesel da Isuzu... se me disseres que a Opel andou a inventar e a fazer posteriormente adaptações por exemplo no vectra 1,7 td ai concordo contigo, (e o mal nem era do motor mas sim da incapacidade de refrigeração), mas se olhares por exemplo para os 1.5 simples ou turbos do corsa A para mim são um exemplo de fiabilidade!
                                          dou-te razão na medida que quando se falava de um Opel diesel, vinha a resposta feito "isso é motor isuzu, é muita bom" e entre os motores 1.7 e 2.3, não me lembro de ninguém a dizer bem desses carros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                                            Esses testes da vareta são uma valente treta, uma vez fiz isso a um carro novo na rodagem, para testar o "mito" e salpicou, estaria o motor arruinado? e Nem 1000 kms tinha? Hoje conta com quase 340 mil e nem óleo gasta.

                                            Por isso na minha opinião esse teste vale o que vale = 0.

                                            Queres um teste de jeito: Leva a uma oficina e faz um teste de compressão.
                                            Exactamente. O pessoal não deve ter bem noção que logo ali na saída do furo da vareta tem um ferro todo contorcido a rodar depressa pa c%&"#£@ que chapinha óleo para todo o lado. O facto de saltar algum óleo pelo sítio da vareta não quer dizer absolutamente nada, basta ela ser montada num sítio que apanhe com o óleo em movimento.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Exactamente. O pessoal não deve ter bem noção que logo ali na saída do furo da vareta tem um ferro todo contorcido a rodar depressa pa c%&"#£@ que chapinha óleo para todo o lado. O facto de saltar algum óleo pelo sítio da vareta não quer dizer absolutamente nada, basta ela ser montada num sítio que apanhe com o óleo em movimento.
                                              até ha casos de pessoas que se esquecerem de colocar a vareta do oleo e o motor gripou devido a isso ....

                                              Comentário


                                                #24
                                                parece que esse teste entao deixa algumas duvidas.
                                                mas dois motores iguais um deita e outro nao em que ficamos qual esta bom e qual esta rebentado?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                                                  parece que esse teste entao deixa algumas duvidas.
                                                  mas dois motores iguais um deita e outro nao em que ficamos qual esta bom e qual esta rebentado?
                                                  Continua a não querer dizer nada. Basta um ter um óleo mais fino ou mais gasto, ou estar o nível mais em cima, e o outro não para isso já acontecer.

                                                  Se houver fumo visível a sair é mau sinal, quase de certeza um problema de junta/cabeça ou segmentos, caso contrário não podes concluir nada. Vai a uma oficina e faz um teste de compressão, demora 10 minutos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Continua a não querer dizer nada. Basta um ter um óleo mais fino ou mais gasto, ou estar o nível mais em cima, e o outro não para isso já acontecer.

                                                    Se houver fumo visível a sair é mau sinal, quase de certeza um problema de junta/cabeça ou segmentos, caso contrário não podes concluir nada. Vai a uma oficina e faz um teste de compressão, demora 10 minutos.
                                                    fumo a sair da vareta?
                                                    do escape deitava um pouco de fumo barnco quando se acelerava.
                                                    o oleo devia ser novo mas mesmo assim era muito claro.

                                                    como se faz esse teste de compresao?
                                                    qualquer oficina pode fazer?
                                                    esse teste garante mesmo se o motor esta bom ou rebentado?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sim qualquer oficina pode fazer isso.

                                                      Se os valores de compressão estiverem dispares entre cilindros ou demasiado baixos então esse motor já está "cansado"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um carro de trabalho com 22 anos 125.000 km vocês ainda acreditam no pai natal, é normal o motor estar cansado mas o que é que esperavam que durem 100 anos?
                                                        É claro que há motores que ganharam fama por serem mais robustos que os demais, mas tudo tem o seu fim mesmo os duros acabam por ceder e ao fim de 22 anos já faz a sua guerra que descanse em paz.
                                                        Editado pela última vez por vitorpaulo; 22 May 2016, 07:26.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ansas Ver Post
                                                          Fui para comprar uma carrinha opel campo de 1994 com 125000kms aparentemente em bom estado.
                                                          Mas ao tirar a vareta do oleo com o motor a trabalhar começou a salpicar oleo.
                                                          o motor estava quente e pegava bem ,fazia um pouco de fumo branco ao acelerar a fundo.
                                                          para este motor sera mormal ou nao é bom sinal?


                                                          o motor em causa é o izusu 2.5 (normal sem turbo)


                                                          atentamente
                                                          Mais um tópico sobre o mesmo modelo?!

                                                          Vou dar a minha opinião de utilizador de todas as versões da Opel Campo.

                                                          A minha empresa teve a primeira Isuzu (Bedford Brava) com esse motor em Agosto de 1990 e todas elas fazem fumo branco com o motor frio.

                                                          Há um botãozito (um motor com símbolo de pré-aquecimento) perto do volante que se pressionares no Inverno o motor acelera electronicamente alem de atingir a temperatura de funcionamento num ápice, notarás imenso fumo branco pela saída de escape.

                                                          Em mais de 1 milhão de km com elas, não sei se salpica ou não óleo pela vareta! Agora que dizes, realmente tem la uma vareta...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                            os motores isuzu gozam de uma fama pouco justificada, e não será o primeiro que padecerá desse mal.
                                                            quando estamos referir-nos à uma paragem prolongada não estamos a falar de 6 meses.

                                                            o carro pode ter levado um esquentamento, ou varios, se andou no gás verifica também como está a embraiagem,
                                                            Há Isuzu`s bons e maus como em todas as marcas, mas neste modelo, a fiabilidade e resistência é do melhor!

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