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Travões de Mão eléctricos, são seguros?

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    Travões de Mão eléctricos, são seguros?

    Vêm isto a propósito da Reportagem Especial da Sic de ontem.

    http://sicnoticias.sapo.pt/programas...ao-aos-travoes

    O quê oplnam?

    #2
    No Range Rover Evoque não acontece isso, apenas como exemplo.

    O manual do Peugeot 3008 efectivamente não fala apenas em pressionar o pedal de embraiagem, mas o do Opel Astra e Zafira (também como exemplo)...não sei que Opel é que eles testaram para dizer que era igual.

    Se há informação menos detalhada em alguns manuais, também é verdade que a maioria dos proprietários só tem o livro a encher monte no guarda-luvas...

    Comentário


      #3
      Nos meus dois carros que têm travão de mão elétrico (Um Renault e um Audi) isso não acontece.

      Mas se acontecesse, também não me parece grave...

      Comentário


        #4
        No meu, VW, não acontece nada disso. É super prático.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Nos meus dois carros que têm travão de mão elétrico (Um Renault e um Audi) isso não acontece.

          Mas se acontecesse, também não me parece grave...
          nao te parece, mas pode ficar grave... esteja alguem a passar por detras do carro no momento exacto em q isto acontece, ou se tiveres o carro numa subida/descia... bom pra lixar o teu e eventualmente outros carros...
          Muito mau este comportamento do travão em muitas marcas... devia ser corrigido este comportamento.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
            nao te parece, mas pode ficar grave... esteja alguem a passar por detras do carro no momento exacto em q isto acontece, ou se tiveres o carro numa subida/descia... bom pra lixar o teu e eventualmente outros carros...
            Muito mau este comportamento do travão em muitas marcas... devia ser corrigido este comportamento.
            O que é mau é não se saber como operar uma veiculo automóvel, e ter na mesma a licença necessária para o fazer! Isso é que é grave!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
              O que é mau é não se saber como operar uma veiculo automóvel, e ter na mesma a licença necessária para o fazer! Isso é que é grave!
              A sério? E comprar um carro a um vendedor que não lhe explica uma característica que não está sequer identificada no manual e num dia de azar a viatura descair por omissão de engatar a 1ª? Se existem sistemas mais seguros porque há marcas que preferem outros menos? O que é que isso tem que ver com licença??? Eu achei a reportagem pedagógica. É raro acontecer mas se os condutores estiverem informados porque não sabê-lo?
              Editado pela última vez por Across; 20 May 2016, 15:38.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Across Ver Post
                A sério? E comprar um carro a um vendedor que não lhe explica uma característica que não está sequer identificada no manual e num dia de azar a viatura descair por omissão de engatar a 1ª? Se existem sistemas mais seguros porque há marcas que preferem outros menos? O que é que isso tem que ver com licença??? Eu achei a reportagem pedagógica. É raro acontecer mas se os condutores estiverem informados porque não sabê-lo?
                Para a reportagem ser efectivamente pedagógica deveriam ter indicados todas as marcas/modelos onde isso acontece e não deixar ao "ohh pah testa lá no teu em casa a ver se acontece como no 3008"

                Comentário


                  #9
                  Eu segurei e empurrei um passat que descaiu para a via de circulação.
                  O dono não conhecia o funcionamento desses travões...
                  Mas também não engatou o carro...
                  Mas também não fechou o carro...

                  PS: porque há-de ser eléctrico o último sistema de paragem de um carro?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                    Para a reportagem ser efectivamente pedagógica deveriam ter indicados todas as marcas/modelos onde isso acontece e não deixar ao "ohh pah testa lá no teu em casa a ver se acontece como no 3008"
                    Eu vi 10 marcas testadas com o critério de serem as mais vendidas. Modelos escolhidos aleatoriamente. Indicar todas as marcas e modelos era o ideal, mas parece-me que não deveriam ter tempo para tanto...

                    Comentário


                      #11
                      Vi essa reportagem e achei ridículo o tom de indignação da mesma, a questão é:
                      Activam o travão de mão eléctrico e ele automaticamente destrava ao fazer ponto de embraiagem (tipo hill hold), mesmo sem mudança engrenada (ponto morto)
                      O carro descai (até parece que não há travão de pé)

                      Será que já pensaram que isso existe para evitar que alguém fique bloqueado pelo botão se partir, ou tenha que arrancar de emergência (passagem de nível)???
                      As reais consequências deste "erro" são pequenos toques aos mais distraídos. Big deal.

                      É facilmente resolvido com um sensor de mudança engatada, e depois? só detecta a 1º e a M.Atrás? não vão eles por a 3ª e querer arrancar com o carro a descair.

                      E se eu no meu chasso sem isso, fizer o mesmo (usando o travão de mão a ajudar a arrancar ou o de pé), sabem o que acontece? Também descai, porque me esqueci de engrenar a porcaria da mudança !!!

                      Comentário


                        #12
                        Um dia "matei" um poste, porque quis o auxílio do travão de mão para fazer uma subida sem uma mudança engatada

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Across Ver Post
                          Eu vi 10 marcas testadas com o critério de serem as mais vendidas. Modelos escolhidos aleatoriamente. Indicar todas as marcas e modelos era o ideal, mas parece-me que não deveriam ter tempo para tanto...
                          Eu também vi as 10 marcas listadas, mas como cada uma tem muitos modelos com o potencial "problema" não deveriam deixar ao "pânico" geral do "xiii tenho de ir ver se o meu tb acontece".

                          Falaram num Opel, não disseram o modelo, ok, escolheram aleatoriamente. Eu tb fui procurar o manual no site da Opel de dois modelos, também aleatoriamente, e estes dois referem preto no branco no manual que só com a Embraiagem pressionada o travão automático desactiva.

                          Uma peça jornalística com integridade tentaria não deixar ambiguidade nos modelos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                            Eu também vi as 10 marcas listadas, mas como cada uma tem muitos modelos com o potencial "problema" não deveriam deixar ao "pânico" geral do "xiii tenho de ir ver se o meu tb acontece".

                            Falaram num Opel, não disseram o modelo, ok, escolheram aleatoriamente. Eu tb fui procurar o manual no site da Opel de dois modelos, também aleatoriamente, e estes dois referem preto no branco no manual que só com a Embraiagem pressionada o travão automático desactiva.

                            Uma peça jornalística com integridade tentaria não deixar ambiguidade nos modelos.
                            Está no topo da imagem, Opel Astra.

                            Comentário


                              #15
                              O tom da reportagem parece-me um pouco ridículo, muito numa onda sensacionalista. Quem vê, fica a pensar que o travão-de-mão elétrico é a coisa mais perigosa do Mundo.

                              Como responderam, e bem, os responsáveis de algumas marcas, a responsabilidade é sempre do condutor. Ele é que tem de saber o que está a fazer ao volante. O caso relatado logo no início é um pouco ridículo. O senhor não faz ideia do funcionamento do automóvel que tem.

                              E até parece que nunca houve malta a deixar carros destravados, muito antes da existência do sistema elétrico.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                                nao te parece, mas pode ficar grave... esteja alguem a passar por detras do carro no momento exacto em q isto acontece, ou se tiveres o carro numa subida/descia... bom pra lixar o teu e eventualmente outros carros...
                                Muito mau este comportamento do travão em muitas marcas... devia ser corrigido este comportamento.
                                Concordo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Across Ver Post
                                  Está no topo da imagem, Opel Astra.
                                  "Desbloquear
                                  Ligar a ignição. Manter o pedal do travão pressionado e depois pressionar o interruptor m.

                                  Função de arranque
                                  Carregar no pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou engatar a primeira velocidade (caixa de velocidades automática) e carregar em seguida no pedal do acelerador solta automaticamente o travão de mão eléctrico."



                                  P.S.: Leiam os manuais, conheçam a máquina que conduzem. Não é um brinquedo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Na reportagem disseram que nos manuais não era claro

                                    Um bode expiatório para a azelhice digo eu...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                      Na reportagem disseram que nos manuais não era claro

                                      Um bode expiatório para a azelhice digo eu...
                                      É verdade que há manuais menos explícitos (caso do Peugeot 3008).

                                      Mas como disseste e bem:
                                      "E se eu no meu chasso sem isso, fizer o mesmo (usando o travão de mão a ajudar a arrancar ou o de pé), sabem o que acontece? Também descai, porque me esqueci de engrenar a porcaria da mudança !!!"

                                      Ultimamente parece que o povo gosta que lhe dêem a mãozinha em tudo na vida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                        "Desbloquear
                                        Ligar a ignição. Manter o pedal do travão pressionado e depois pressionar o interruptor m.

                                        Função de arranque
                                        Carregar no pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou engatar a primeira velocidade (caixa de velocidades automática) e carregar em seguida no pedal do acelerador solta automaticamente o travão de mão eléctrico."



                                        P.S.: Leiam os manuais, conheçam a máquina que conduzem. Não é um brinquedo.
                                        Memo lendo nao é claro e acima de tudo nem devia fazer este comportamento!!!

                                        Sent from my Nexus 5 using Tapatalk

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                          "Desbloquear
                                          Ligar a ignição. Manter o pedal do travão pressionado e depois pressionar o interruptor m.

                                          Função de arranque
                                          Carregar no pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou engatar a primeira velocidade (caixa de velocidades automática) e carregar em seguida no pedal do acelerador solta automaticamente o travão de mão eléctrico."



                                          P.S.: Leiam os manuais, conheçam a máquina que conduzem. Não é um brinquedo.
                                          Tens toda a razão, devia pelo menos ter havido referência ao manual da Opel o que não existiu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Realmente, parece-me um pouco extrema esta reportagem!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                                              Memo lendo nao é claro e acima de tudo nem devia fazer este comportamento!!!

                                              Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
                                              Não é claro?!

                                              Mais claro que isto...
                                              "Carregar no pedal de embraiagem (...) e carregar em seguida no acelerador solta automaticamente o travão de mão eléctrico."

                                              Se não engatares a mudança, azar o teu, tal como num carro sem isso. Simples.
                                              Podiam ter posto um sensor adicional de engrenagem de mudança? Talvez, mas daí a gerar "indignação" vai um esticão.

                                              Resumindo, deixem-se de mariquices, esqueçam lá isso dos travões de mão eléctricos, que nem deixam enrolar uns piões à homem no largo do café, como antigamente se fazia para gáudio das moçoilas.

                                              Agora a sério, já usei, é um niquinho mais "confortável" e libertam espaço no interior mas o que se ganha em complicação, custo e peso torna-o dispensável. Modernices.

                                              Se não estou em erro alguns (com caixas Auto) não se destrancam sem carregar no botão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                PePa, bons tempos os do "serrote"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                                  PePa, bons tempos os do "serrote"
                                                  disso ninguem deve discordar!!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                    No meu, VW, não acontece nada disso. É super prático.
                                                    É curioso pois ainda hoje falei com um colega que comprou um Golf 1.0T à quatro meses. Ele disse que experimentou o sistema depois de ver a reportagem e o dele destravou sem a 1ª engatada...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                                      É curioso pois ainda hoje falei com um colega que comprou um Golf 1.0T à quatro meses. Ele disse que experimentou o sistema depois de ver a reportagem e o dele destravou sem a 1ª engatada...
                                                      Pois o meu nao destrava. Nem nunca destravou. Só mesmo com a 1a. E também testei uma sharan e não destrava. Só engatada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Pois o meu nao destrava. Nem nunca destravou. Só mesmo com a 1a. E também testei uma sharan e não destrava. Só engatada.
                                                        Fiquei curioso agora, então:
                                                        Embraiagem a fundo, 1° metida, pisar o acelerador sem soltar a embraiagem.
                                                        Destrava o carro?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Entretanto, também achei a reportagem algo sensionalista.
                                                          Até parece que descobriram a pólvora.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Basicamente ao largar a embraiagem enquanto se acelera o travão é desactivado.

                                                            Não percebo qual é a admiração que ele seja desactivado mesmo que não haja mudança engatada.

                                                            Não o fazer é que já é um comportamento mais complexo. Já exige detectar que mudança está engatada e só desactivar o travão se estiver uma mudança engatada.


                                                            Eu tenho um eléctrico e nem faço ideia se ele faz isso. Quem raio faz ponto de embraiagem em ponto morto?

                                                            Originalmente Colocado por onesolo Ver Post
                                                            nao te parece, mas pode ficar grave... esteja alguem a passar por detras do carro no momento exacto em q isto acontece, ou se tiveres o carro numa subida/descia... bom pra lixar o teu e eventualmente outros carros...
                                                            Muito mau este comportamento do travão em muitas marcas... devia ser corrigido este comportamento.
                                                            Isso só acontece se fizeres ponto de embraiagem desengatado (possivelmente imaginando que tens a 1.ª), mas nesse caso mesmo com um carro sem travão eléctrico serias um perigo.



                                                            Nos carros mais antigos se derem à chave com a 1.ª engatada ele anda para a frente. Nunca vi nenhuma reportagem sobre este "estranho comportamento".
                                                            Editado pela última vez por rrrfff; 21 May 2016, 00:04.

                                                            Comentário

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