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Avaria Grave - o que fazer? Vender? Dar à retoma? Abater?

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    Avaria Grave - o que fazer? Vender? Dar à retoma? Abater?

    Boas a todos,

    Tenho um problema num Suzuki Grand Vitara 2.0TD de 1999.

    Está óptimo de tudo (motor, mudou distribuição e embraiagem, etc) mas anda com problemas que se presumem electrónicos que não se está a conseguir ultrapassar. O carro simplesmente não liga.

    Além do € investido sem solução, o facto de o carro estar parado complica (€) a vida profissional da minha companheira.

    O que fazer?

    Comprando outro carro alguém o aceitará como retoma?

    Valerá a pena meter à venda nos olxs e afins?

    As empresas de peças em segunda mão terão interesse nele?

    Quanto acham que um carro neste estado vale (€)?

    Não devem ser questões fáceis, mas desde já agradeço as eventuais ajudas.
    Editado pela última vez por 00bjz00; 24 May 2016, 10:42.

    #2
    não liga os piscas?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      não liga os piscas?
      Oh... claro que não é isso... vou já lá editar o texto.

      Não liga. Não trabalha. Não arranca.

      Comentário


        #4
        tens dinheiro para um carro novo? as marcas costumam dar bons descontos com retoma (nissan p.e.)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
          tens dinheiro para um carro novo? as marcas costumam dar bons descontos com retoma (nissan p.e.)
          novo não. teria de ser usado. tem de ser um 4x4 e novos sabemos como é... upa upa

          Comentário


            #6
            PM enviada e não é para te comprar o carro

            Comentário


              #7
              Se o carro serve o propósito e não estavas a pensar trocar acho que deves explorar melhor o problema. é um carro comum, não hão-de faltar utilizadores a expor problemas online.

              Procura algum mecanico que conheça bem o modelo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                PM enviada e não é para te comprar o carro
                Ainda não tens um "pocket jipe"... é uma falha na garagem

                Comentário


                  #9
                  Bom, ando a passar por algo idêntico neste momento. Tenho um Peugeot, quem anda com ele é a minha esposa, tenho uma Vito que anda a dar problemas desde Dezembro. Acabei por ter de andar com o Peugeot, levantar bem mais cedo do que o necessário para levar a esposa ao trabalho, correrias de um lado para o outro para tentar articular as obrigações a nível de horários. Os 2 veículos fazem falta.
                  Ideia: já investi alguma coisa a nível de manutenção na carrinha como discos, amortecedores, alguns retoques no visual, no interior e está mais a meu gosto. Em Dezembro, indicação de que o turbo está "morto", grande revisão à carrinha, quase 1000€. Agora ao menos estou com a carrinha com um andamento impecável.
                  Março, motor partido. Andei na dúvida. Vou vender não me dão 1000€ por aquilo, para comprar outra é um risco porque usados é o que é e sobretudo comerciais que nunca se sabe a vida que levaram e a maioria é vida desgraçada. Se calhar vou ajeitar e ao menos sei o que tenho: motor reconstruído, com novo turbo, injectores, nova embraiagem, tubagens, revisão a todos os aspectos. Sai mais uma "bolada" de dinheiro. 2 dias. Novo problema. A carrinha entra em safe mode. Está novamente no mecânico. Não reconhece a nova bomba injectora que vinha com o novo motor.
                  Conclusão: é quase impossível decidir o melhor a fazer. Decidi investir na recuperação da carrinha para perceber quando a conduzi com um motor novo: Não deixa de ser uma carrinha com 17 anos. E nota-se. Apesar de tudo o que já se mudou, continua a dar problemas. Se calhar tinha vendido e comprado outra e andava mais descansado. Ou se calhar comprava outra com outra catrafada de problemas em cima.
                  Tudo vai depender da viabilidade financeira, do gosto que se tem pelo veículo. Procuraria algum electricista reconhecido. Certamente algum problema existe, mas terá de ter solução. A partir daí, vender um carro a funcionar é sempre mais fácil e vantajoso financeiramente do que tentar vender algum que logo à partida não funciona e está com um problema de difícil resolução.

                  Comentário


                    #10
                    "mandar fora" sem saber o que o carro tem ao certo, para mim, não faz sentido.

                    Isso não tem electronica por aí alem, se não conseguem concluir qual é o problema e já perderam algum tempo a procurar, ou já encontraram e não viram, ou não sabem procurar.
                    pede uma 2ª opinião...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                      Se o carro serve o propósito e não estavas a pensar trocar acho que deves explorar melhor o problema. é um carro comum, não hão-de faltar utilizadores a expor problemas online.

                      Procura algum mecanico que conheça bem o modelo...
                      Essa tem sido a minha lógica... já desde há mais de um ano para cá.... se fores ao forum suzuki tenho lá 3 ou 4 posts também...

                      Comentário


                        #12
                        Não sendo nada entendido na parte mecânica, suponho que já se tenham verificado todas as possibilidades básicas:

                        Bateria, motor de arranque, alternador, canhão da chave, codificação da chave, fusíveis, leitura de erros na centralina, filtro de combustível, velas, sondas, etc?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                          "mandar fora" sem saber o que o carro tem ao certo, para mim, não faz sentido.

                          Isso não tem electronica por aí alem, se não conseguem concluir qual é o problema e já perderam algum tempo a procurar, ou já encontraram e não viram, ou não sabem procurar.
                          pede uma 2ª opinião...
                          Eu acho que a seguir à mudança de centralina que se está a fazer neste momento, só falta mesmo rever o circuito eléctrico... as ligações à centralina já foram todas revistas e continua na mesma...

                          Ele já esteve noutras oficinas, mas desde que se recusa a pegar tem estado sempre na mesma. O TerranoII deu-me uma dica que talvez possa ajudar.

                          O problema também é a pressão de necessitar de um outro 4x4 para o trabalho da minha companheira, além dos problemas que nos traz só termos um carro (dois trabalhos, mais um miúdo, etc e tal).

                          Só por isso até já pensamos em comprar outro 4x4 e caso se consiga arranjar este, vendê-lo por um valor mais aceitável (ou então vender o que entretanto comprar).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                            Não sendo nada entendido na parte mecânica, suponho que já se tenham verificado todas as possibilidades básicas:

                            Bateria, motor de arranque, alternador, canhão da chave, codificação da chave, fusíveis, leitura de erros na centralina, filtro de combustível, velas, sondas, etc?
                            Bateria: Tem para aí 8 ou 9 meses. Está boa.
                            Alternador: Acho que não foi visto. Qual seria a ideia?
                            Canhão da chave e codificação: 2ª chave foi usada e imobilizador está off. QUando se passa corrente para a bomba injectora o carro liga mas trabalha de forma toda descontrolada, por isso se está a trocar a centralina por uma clonada. Esta é a nossa maior esperança, a de que a centralina é que esteja marada.
                            Fusíveis: Tenho de perguntar ao mecânico, mas já falámos tantas vezes de problemas eléctricos que me pareceria estranho ele não os ter verificado.
                            Filtro de combustível: Vai fazer um ano que foi trocado, quando começaram a surgir os problemas foi logo uma das primeiras coisas que se verificou.
                            Velas: Trocadas 3 há uns 4 ou 5 meses. Por azar uma ponta de uma caiu no bloco do motor e também foi um grande azar.
                            Sondas: Foi trocado o sensor de rotação/cambota há uns largos meses. Não me lembro quantos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                              "mandar fora" sem saber o que o carro tem ao certo, para mim, não faz sentido.

                              Isso não tem electronica por aí alem, se não conseguem concluir qual é o problema e já perderam algum tempo a procurar, ou já encontraram e não viram, ou não sabem procurar.
                              pede uma 2ª opinião...
                              Já foram pedidas 4 e 5 opiniões...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                PM enviada e não é para te comprar o carro
                                Muuuuuuuuuuito obrigado!!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  A ideia do alternador seria somente que se estiver avariado não carrega a bateria. Mas por vezes são as coisas mais simples que parecem as mais difíceis de encontrar. Mas se tudo isso já foi feito, sim, poderá apontar para que possa ser a centralina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho uma viatura dessas quais são os sintomas, há sinalética no painel? A luz das velas de incandescência ligam? Ficam a piscar?
                                    O imobilizador é um bocado sensível e por vezes basta a carga da bateria não ser suficiente para dar "sinal". Se não repares e forçares pode mesmo bloquear.
                                    Com um "booster" não liga?

                                    Eu costumo levar o meu a alguém de confiança e que conhece bem esses modelo, mas será necessário mais alguma coisa.

                                    Edit:
                                    Já vi a tua resposta, andaste muito depois da resolução do problema da vela no motor? (costumas passar no fórum da marca?)

                                    Depois coloca qual era o problema e resolução, que é sempre bom saber essas coisas
                                    Editado pela última vez por Valium; 24 May 2016, 12:53.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Tenho uma viatura dessas quais são os sintomas, há sinalética no painel? A luz das velas de incandescência ligam? Ficam a piscar?
                                      O imobilizador é um bocado sensível e por vezes basta a carga da bateria não ser suficiente para dar "sinal". Se não repares e forçares pode mesmo bloquear.
                                      Com um "booster" não liga?

                                      Eu costumo levar o meu a alguém de confiança e que conhece bem esses modelo, mas será necessário mais alguma coisa.

                                      Edit:
                                      Já vi a tua resposta, andaste muito depois da resolução do problema da vela no motor? (costumas passar no fórum da marca?)

                                      Depois coloca qual era o problema e resolução, que é sempre bom saber essas coisas
                                      Ao início dos problemas ligava com o booster e andva um par de meses sem problemas. Até voltar a desligar em andamento sem motivo aparente.

                                      Sim, costumo ir ao forum suzuki, e pesquisei muito em foruns estrangeiros também (dentro dos meus limites linguísticos e sobretudo dos poucos conhecimentos mecânicos).

                                      Eu tenho tentado actualizar a info onde coloco os posts. Aliás o diário de bordo do PDCOUTO está inundado com estas questões. (se calhar até está inundado de mais, sorry)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                        Boas a todos,

                                        Tenho um problema num Suzuki Grand Vitara 2.0TD de 1999.

                                        Está óptimo de tudo (motor, mudou distribuição e embraiagem, etc) mas anda com problemas que se presumem electrónicos que não se está a conseguir ultrapassar. O carro simplesmente não liga.

                                        Além do € investido sem solução, o facto de o carro estar parado complica (€) a vida profissional da minha companheira.

                                        O que fazer?

                                        Comprando outro carro alguém o aceitará como retoma?

                                        Valerá a pena meter à venda nos olxs e afins?

                                        As empresas de peças em segunda mão terão interesse nele?

                                        Quanto acham que um carro neste estado vale (€)?

                                        Não devem ser questões fáceis, mas desde já agradeço as eventuais ajudas.
                                        Boas

                                        Se nas oficinas onde foste fossem usadas técnicas recentes e rápidas de diagnóstico, realizadas por profissionais com conhecimentos sobre a forma de funcionamento desse motor, a causa dele não trabalhar, dificilmente demoraria mais do que 1 hora a descobrir.

                                        Já falei sobre este tema diversas vezes aqui no forum, e volto a fazê-lo para que quem leia isto saiba que o método não tem que ser obrigatoriamente este.

                                        Este tipo de problema em Portugal fica muito caro resolver, porque os profissionais não têm formação (estou a falar de cursos decentes e completos, que penso que nem existam em Portugal, e não formações de 2 tardes uma vez por ano) e tudo o que não seja substituir o que está nos códigos de avaria em memória do computador, de grosso modo, é feito por adivinhação. Adivinhação, como se sabe, não é de todo um método eficiente para resolver problemas.

                                        A minha sugestão nestas situações, passa por apenas pagar o que efetivamente resolver o problema. Não tem que existir caridade nestes casos, que, como já disse não são assim tão complexos.
                                        Como cliente, a meu ver, a tua atitude deve ser de indignação por eles estarem a demorar tanto tempo a resolver um problema. Agora se a tua atitude é de compressão, obviamente que só vais sair daqui ainda mais prejudicado.
                                        Se a oficina diz que o problema é um componente, e depois o problema fica igual, a meu ver a responsabilidade tem que ser assumida pela oficina.

                                        Boa sorte

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                          Ao início dos problemas ligava com o booster e andva um par de meses sem problemas. Até voltar a desligar em andamento sem motivo aparente.

                                          Sim, costumo ir ao forum suzuki, e pesquisei muito em foruns estrangeiros também (dentro dos meus limites linguísticos e sobretudo dos poucos conhecimentos mecânicos).

                                          ...
                                          Só perguntei por achar já ter visto esta questão em qualquer lado

                                          O desligar em andamento é mais estranho, de resto via bem a parte do imobilizador.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                            Boas

                                            Se nas oficinas onde foste fossem usadas técnicas recentes e rápidas de diagnóstico, realizadas por profissionais com conhecimentos sobre a forma de funcionamento desse motor, a causa dele não trabalhar, dificilmente demoraria mais do que 1 hora a descobrir.

                                            Já falei sobre este tema diversas vezes aqui no forum, e volto a fazê-lo para que quem leia isto saiba que o método não tem que ser obrigatoriamente este.

                                            Este tipo de problema em Portugal fica muito caro resolver, porque os profissionais não têm formação (estou a falar de cursos decentes e completos, que penso que nem existam em Portugal, e não formações de 2 tardes uma vez por ano) e tudo o que não seja substituir o que está nos códigos de avaria em memória do computador, de grosso modo, é feito por adivinhação. Adivinhação, como se sabe, não é de todo um método eficiente para resolver problemas.

                                            A minha sugestão nestas situações, passa por apenas pagar o que efetivamente resolver o problema. Não tem que existir caridade nestes casos, que, como já disse não são assim tão complexos.
                                            Como cliente, a meu ver, a tua atitude deve ser de indignação por eles estarem a demorar tanto tempo a resolver um problema. Agora se a tua atitude é de compressão, obviamente que só vais sair daqui ainda mais prejudicado.
                                            Se a oficina diz que o problema é um componente, e depois o problema fica igual, a meu ver a responsabilidade tem que ser assumida pela oficina.

                                            Boa sorte
                                            Há casos e casos. Na oficina onde costumo deixar o carro, o mecânico (dono) tem vários diplomas de várias formações tiradas em diferentes países. Sim, já resolveu problemas de forma rápida e fácil quando passaram nas mãos de outros mecânicos e ficaram baralhados, mas também já andou perdido com algumas avarias. Não ponho em causa o conhecimento e capacidades que tem, essas são mais do que visíveis. Mas que por vezes, nem esses conseguem descobrir tudo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                              Boas

                                              Se nas oficinas onde foste fossem usadas técnicas recentes e rápidas de diagnóstico, realizadas por profissionais com conhecimentos sobre a forma de funcionamento desse motor, a causa dele não trabalhar, dificilmente demoraria mais do que 1 hora a descobrir.

                                              Já falei sobre este tema diversas vezes aqui no forum, e volto a fazê-lo para que quem leia isto saiba que o método não tem que ser obrigatoriamente este.

                                              Este tipo de problema em Portugal fica muito caro resolver, porque os profissionais não têm formação (estou a falar de cursos decentes e completos, que penso que nem existam em Portugal, e não formações de 2 tardes uma vez por ano) e tudo o que não seja substituir o que está nos códigos de avaria em memória do computador, de grosso modo, é feito por adivinhação. Adivinhação, como se sabe, não é de todo um método eficiente para resolver problemas.

                                              A minha sugestão nestas situações, passa por apenas pagar o que efetivamente resolver o problema. Não tem que existir caridade nestes casos, que, como já disse não são assim tão complexos.
                                              Como cliente, a meu ver, a tua atitude deve ser de indignação por eles estarem a demorar tanto tempo a resolver um problema. Agora se a tua atitude é de compressão, obviamente que só vais sair daqui ainda mais prejudicado.
                                              Se a oficina diz que o problema é um componente, e depois o problema fica igual, a meu ver a responsabilidade tem que ser assumida pela oficina.

                                              Boa sorte
                                              Eu percebo o que dizes, e o meu mecânico não me sugere substituir nada, pois ele próprio diz que a trabalhar por adivinhação perde o cliente.

                                              Agora também te pergunto... se me souberes dizer onde me fazem esse diagnóstico numa hora eu até agradecia.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Só perguntei por achar já ter visto esta questão em qualquer lado

                                                O desligar em andamento é mais estranho, de resto via bem a parte do imobilizador.
                                                Eu também acho que me deste uma ajuda no fórum da marca.

                                                O imobilizador está desligado electronicamente na centralina.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                                  Eu também acho que me deste uma ajuda no fórum da marca.

                                                  O imobilizador está desligado electronicamente na centralina.
                                                  Pois, mas até aí, havendo um erro na centralina, pode indicar que está desligado e não está. Mas uma vez que a centralina está a ser mudada é esperar que seja mesmo esse o problema ou que pelo menos a nova possa dar indicação de algum erro que a antiga não dê.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                                    Eu percebo o que dizes, e o meu mecânico não me sugere substituir nada, pois ele próprio diz que a trabalhar por adivinhação perde o cliente.

                                                    Agora também te pergunto... se me souberes dizer onde me fazem esse diagnóstico numa hora eu até agradecia.
                                                    Não sugere? Mas não é o que tem acontecido? O dinheiro que gastaste até agora foi por total sugestão e indicação tua? Se sim, a responsabilidade é tua, é verdade.

                                                    Se não, parece-me que é o esquema normal... Indica que não se pode ter certeza, sugere que o problema deve vir dali, mas que não pode garantir, bla bla bla. O cliente quer o problema resolvido aceita o concelho sábio.
                                                    Ao fim do dia o que interessa é que ele faturou peças e mão de obra e tu com o problema por resolver.
                                                    Estou a ver mal?

                                                    Em Portugal não conheço nenhuma casa de excelência ao nível de diagnóstico que te possa indicar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                      Não sugere? Mas não é o que tem acontecido? O dinheiro que gastaste até agora foi por total sugestão e indicação tua? Se sim, a responsabilidade é tua, é verdade.

                                                      Se não, parece-me que é o esquema normal... Indica que não se pode ter certeza, sugere que o problema deve vir dali, mas que não pode garantir, bla bla bla. O cliente quer o problema resolvido aceita o concelho sábio.
                                                      Ao fim do dia o que interessa é que ele faturou peças e mão de obra e tu com o problema por resolver.
                                                      Estou a ver mal?

                                                      Em Portugal não conheço nenhuma casa de excelência ao nível de diagnóstico que te possa indicar.
                                                      Para dar alguma garantia da peça, geralmente só quando levas o carro à marca.
                                                      Mas por vezes, os mecânicos da marca também não são grande espingarda.. portanto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho que a marca "tem" obrigação de saber o que fazer, se assim não for, para que existe as oficinas das marcas?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                                                          Não sugere? Mas não é o que tem acontecido? O dinheiro que gastaste até agora foi por total sugestão e indicação tua? Se sim, a responsabilidade é tua, é verdade.

                                                          Se não, parece-me que é o esquema normal... Indica que não se pode ter certeza, sugere que o problema deve vir dali, mas que não pode garantir, bla bla bla. O cliente quer o problema resolvido aceita o concelho sábio.
                                                          Ao fim do dia o que interessa é que ele faturou peças e mão de obra e tu com o problema por resolver.
                                                          Estou a ver mal?

                                                          Em Portugal não conheço nenhuma casa de excelência ao nível de diagnóstico que te possa indicar.
                                                          O sensor de rotação foi por sugestão da marca. O mecânico onde vou (que não a marca) claro que fez a troca, afinal fui eu que pedi.
                                                          O resto das reparações foram as normais. Ver velas (e substituir as que estavam fracas é normal), trocar o filtro de gasóleo é normal.

                                                          A única coisa que fiz por sugestão dele foi anular o imobilizador, mas com a ressalva de que não era certo, e nem sequer foi ele que fez o trabalho.

                                                          Quanto à questão de trocar a centralina, também foi de minha decisão, e uma vez mais não é ele quem está a fazer o trabalho.

                                                          Se em Portugal não conheces nenhuma casa de excelência que me possas indicar... hum... bem... então o teu comentário, por bem intencionado que tenha sido não me foi muito útil.

                                                          Ainda assim, agradeço a tua opinião.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vectrapower Ver Post
                                                            Acho que a marca "tem" obrigação de saber o que fazer, se assim não for, para que existe as oficinas das marcas?
                                                            Na minha ingenuidade (afinal são mecânicos com outros quaisquer) também pensava que sim. O que é certo é que também não conseguiram dar um diagnóstico do que seria.

                                                            Disseram que talvez o sensor de rotação. Foi trocado e... nada. :-(

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