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Comprar PD130 2001 ???

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    Comprar PD130 2001 ???

    Boas malta

    Estou a pensar comprar mais um carro, desta um pd130 que cuidados devo ter?

    3500€ para carro de 2001 com muitos extras é bom valor?

    Qual o intervalo de manuseações para este motor?

    e correia distribuição sabem?

    ( Precisava de ver se bate certo com o que o dono me indica...)

    #2
    Sem saber qual o carro em questão é complicado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tiagofernande Ver Post
      Boas malta

      Estou a pensar comprar mais um carro, desta um pd130 que cuidados devo ter?

      3500€ para carro de 2001 com muitos extras é bom valor?

      Qual o intervalo de manuseações para este motor?

      e correia distribuição sabem?

      ( Precisava de ver se bate certo com o que o dono me indica...)
      2001 com 130 cv deve ser de caixa longa... tens um carro com 5 velocidades e uma para usares em AE e poupares gasolina. É um carro chato.

      Se não nos dizes o modelo é difícil. Para o motor tens a correia de cada 120 mil.

      Comentário


        #4
        Em 2001 só pode ser um A3/A4 ou Passat... Ou então talvez um dos primeiros Golf TDI 130.

        Correia de distribuição em 2001 nesse motor era a cada 90 mil kms ou 5 anos. De resto é dar-lhe óleos bons a cada 15 mil kms bem como os elementos filtrantes.

        Mas convém saber que carro é...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
          Em 2001 só pode ser um A3/A4 ou Passat... Ou então talvez um dos primeiros Golf TDI 130.
          E então o VW Bora!?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
            2001 com 130 cv deve ser de caixa longa... tens um carro com 5 velocidades e uma para usares em AE e poupares gasolina. É um carro chato.

            Se não nos dizes o modelo é difícil. Para o motor tens a correia de cada 120 mil.


            Essa haverá de a poupar toda...

            Comentário


              #7
              Sem saber que carro é e quantos km tem, é tarefa para um adivinho.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Correia de distribuição em 2001 nesse motor era a cada 90 mil kms ou 5 anos. De resto é dar-lhe óleos bons a cada 15 mil kms bem como os elementos filtrantes.

                Mas convém saber que carro é...
                É isto.

                Comentário


                  #9

                  Comentário


                    #10
                    É uma carrinha passat 2001 130cv cx 6v

                    275000km mais ou menos no quadrante mais que isto ja é estar a inventar ��

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                      2001 com 130 cv deve ser de caixa longa... tens um carro com 5 velocidades e uma para usares em AE e poupares gasolina. É um carro chato.

                      Se não nos dizes o modelo é difícil. Para o motor tens a correia de cada 120 mil.
                      É um carro chato por nao poder usar sempre a 6a?

                      Tenho ideia que é uma carro muito amado em todos os aspectos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tiagofernande Ver Post
                        É uma carrinha passat 2001 130cv cx 6v

                        275000km mais ou menos no quadrante mais que isto ja é estar a inventar ��
                        Isso é sempre bom mais coisa menos coisa

                        Comentário


                          #13
                          Qual é a duvida, claro que 3500 euros é um bom valor se estiver em bom estado... isso é uma não questão é só ver os preços medios a que se encontram..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Essa haverá de a poupar toda...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tiagofernande Ver Post
                              É um carro chato por nao poder usar sempre a 6a?

                              Tenho ideia que é uma carro muito amado em todos os aspectos...
                              a 6.ª é uma mudança morta para AE apenas. Por exemplo, na minha com caixa curta, raramente ando em nacional a não ser em 6.ª e não me recordo de baixar de velocidade para necessitar de ultrapassagens. Pega bem aos 70 km até aos 220km/h sem grande problema (várias vezes testados em AE).

                              Mas se os consumos são importantes e fazes bastante AE, então a caixa longa é o melhor.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tiagofernande Ver Post
                                É um carro chato por nao poder usar sempre a 6a?

                                Tenho ideia que é uma carro muito amado em todos os aspectos...
                                Mas afinal, qual é o carro?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tiagofernande Ver Post
                                  É um carro chato por nao poder usar sempre a 6a?

                                  Tenho ideia que é uma carro muito amado em todos os aspectos...
                                  "Amado" não seria uma palavra que eu utilizaria para descrever uma Passat a gasóleo. É, isso sim, uma carrinha competente, espaçosa, sólida, económica e que anda bem. Faz menos barulho no habitáculo do que julgava, até andar num (na berlina).

                                  Com esses kms, sendo o TDI tão..."amado", teria cuidado com o turbo. Não sei se sofrem do problema do rubber touch e das MAF.

                                  De qualquer forma, não é nada do outro mundo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                    "Amado" não seria uma palavra que eu utilizaria para descrever uma Passat a gasóleo. É, isso sim, uma carrinha competente, espaçosa, sólida, económica e que anda bem. Faz menos barulho no habitáculo do que julgava, até andar num (na berlina).

                                    Com esses kms, sendo o TDI tão..."amado", teria cuidado com o turbo. Não sei se sofrem do problema do rubber touch e das MAF.

                                    De qualquer forma, não é nada do outro mundo.
                                    Sim, têm o problema das MAF e o turbo convém ter cuidado e permitir boas lubrificações. Tive um ibiza dess altura que rebentou um no km 69 da A2 com 140.000 km. Turbos geometria variável são coisa a ter alerta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Injetores

                                      No Audi do meu irmão foram uns 2 mil euros a conta dessa brincadeira.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho uma passat variant, com esse motor e caixa, de 2002. Tem actualmente 340 KKm. Manutenção em longlife (aprox cada 32.000km). É confortável, poupada (entre 5,5 e 6) e espaçosa. Tem genica quanto baste, não vale a pena pensar em arranques em semáforos, a 6ª é a mudança que serve para tudo menos para arrancar e andar em ruas urbanas. , já a primeira apenas serve para o carro começar e rolar, a seguir é segunda nos beiços.

                                        Em termos de fiabilidade, é razoável. O ponto franco destes carros é o fole de transmissão das rodas dianteiras, perecem material de desgaste. Mas custam de origem cerca de 40€ e qualquer mecânico substitui. No meu a fechadura da porta dianteira do pendura avaria ciclicamente (cada 4 ou 5 anos), há vários relatos pelo mundo de situações iguais mas não me parece generalizado. Nada parecido com os elevadores do vidros electricos dos vw e seat dos anos 90.

                                        Como disseram tem correia de distribuição a ser substituida a cada 90.000Km. Vês no manual do carro se tem longlife ou não.

                                        De resto até agora não tive grandes problemas de motor, ou outros.

                                        Espero que ajude

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                                          #21
                                          Dizer que a 6ª é uma mudança morta num TDI 130 é sempre algo curioso.

                                          Esse motor de todos os Diesel que experimentei (e já foram bastantes), é "só" o que apresenta mais nervosismo a baixas rotações, acaba cedo é certo, mas é um motor que antes das 1500rpm já está a respirar... O Passat tem caixa curta, a 6ª a 2000rpm rola a uns 105/110 no máximo, como tal, está longe de ser um carro morto em 6ª.

                                          Mais, eu tive um Ibiza com esse motor, que sim, trazia a caixa longa (a caixa longa apenas saiu no A3 e no Ibiza), e apesar de não ter tanto fulgor em 6ª, depois dos 100km/h já usava a 6ª para tudo. Tenho saudades de ultrapassar em 6ª na nacional, ir a 110, pisar e rapidamente desenvolvia, sem reduções nem excessos de rotação parvos. Morta em AE? Ir a 180 só com o pé encostado ao acelerador com o motor a rodar a 2900rpm é de carro morto é.

                                          Eu tive os extremos, tive o 1.9 TDI 130 que é o tipico motor Turbo-Diesel, ou seja, energético em baixas, muito nervoso em médias, com uma saída convicente, mas que acabava relativamente cedo.
                                          Hoje tenho o 20d 163 e está no outro extremo, ou seja, assemelha-se muito a um motor a gasolina até parecendo atmosférico, não há descargas de binário, parece um bocado pastelão (parece!), mas à medida que a rotação vai subindo os cavalos começam a aparecer e a fazerem-se notar, é um motor Diesel que parece mais orientado para andar a "gastar" do que propriamente para andar na boa. Muito agradável, suave e linear.
                                          Não vou dizer que A é melhor que B ou vice-versa, apenas digo que em certas ocasiões tenho saudades do TDI.

                                          Em relação ao Passat, é um carro com quase trezentos mil quilómetros, as minhas atenções orientar-se-iam sempre para o turbo (que não é muito problemático com um uso e cuidados normais), para o volante do motor bimassa (que já deve estar a precisar), para a caixa e transmissões (atenção aos foles, como foi bem dito), e ouvir bem o motor a trabalhar (esse motor tem um trabalhar muito característico e em casos de uso de mau óleo as touches e a cam costumam dar sinal), se se baba (é normal que babe da EGR e das tubagens do IC) e se manda fumaças estranhas ao ligar a frio.

                                          Comentário


                                            #22
                                            os ks é relativamente facil de comprovar com software.

                                            esse tipo de carros a probabilidade de ter os kms alterados, é grandita!

                                            o mais importante é ver se o carro tem histórico, manuais e verificar junto das oficinas as manutenções se houver duvidas.

                                            por mim até pode ter 400mil, desde que tudo faça "sentido", tenha sido sempre assistido, esteja estimado no geral (interiores principalmente), não falte peças/plásticos na zona do motor ou cavas das rodas , por exemplo.

                                            prefiro assim, do que com os tipicos 190mil, importado e sem manuais, livro de revisões e com desgaste anormal ou peças novas em zonas de desgaste.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                              Dizer que a 6ª é uma mudança morta num TDI 130 é sempre algo curioso.

                                              Esse motor de todos os Diesel que experimentei (e já foram bastantes), é "só" o que apresenta mais nervosismo a baixas rotações, acaba cedo é certo, mas é um motor que antes das 1500rpm já está a respirar... O Passat tem caixa curta, a 6ª a 2000rpm rola a uns 105/110 no máximo, como tal, está longe de ser um carro morto em 6ª.

                                              Mais, eu tive um Ibiza com esse motor, que sim, trazia a caixa longa (a caixa longa apenas saiu no A3 e no Ibiza), e apesar de não ter tanto fulgor em 6ª, depois dos 100km/h já usava a 6ª para tudo. Tenho saudades de ultrapassar em 6ª na nacional, ir a 110, pisar e rapidamente desenvolvia, sem reduções nem excessos de rotação parvos. Morta em AE? Ir a 180 só com o pé encostado ao acelerador com o motor a rodar a 2900rpm é de carro morto é.

                                              Eu tive os extremos, tive o 1.9 TDI 130 que é o tipico motor Turbo-Diesel, ou seja, energético em baixas, muito nervoso em médias, com uma saída convicente, mas que acabava relativamente cedo.
                                              Hoje tenho o 20d 163 e está no outro extremo, ou seja, assemelha-se muito a um motor a gasolina até parecendo atmosférico, não há descargas de binário, parece um bocado pastelão (parece!), mas à medida que a rotação vai subindo os cavalos começam a aparecer e a fazerem-se notar, é um motor Diesel que parece mais orientado para andar a "gastar" do que propriamente para andar na boa. Muito agradável, suave e linear.
                                              Não vou dizer que A é melhor que B ou vice-versa, apenas digo que em certas ocasiões tenho saudades do TDI.

                                              Em relação ao Passat, é um carro com quase trezentos mil quilómetros, as minhas atenções orientar-se-iam sempre para o turbo (que não é muito problemático com um uso e cuidados normais), para o volante do motor bimassa (que já deve estar a precisar), para a caixa e transmissões (atenção aos foles, como foi bem dito), e ouvir bem o motor a trabalhar (esse motor tem um trabalhar muito característico e em casos de uso de mau óleo as touches e a cam costumam dar sinal), se se baba (é normal que babe da EGR e das tubagens do IC) e se manda fumaças estranhas ao ligar a frio.
                                              Pensei que estavam a falar do Ibiza/Leon. Não percebi que já tinha esclarecido que era um Passat. Quanto ao Passat não sei, não conheço a caixa com que vem equipado.

                                              De todo o modo, quanto àqueles modelos da SEAT, a caixa longa (produzida até 2005) era, de facto, possuidora de uma 6.ª morta. Aliás, basta compara com a caixa que começou a equipar os FR (só a partir de 2005 tens esta designação para os Tdi 130 cv) e que passou de uma 6.ª morta para uma 6.ª bem viva

                                              Ir a 180 só a cheirar o acelerador não traz vida ao carro, se ao carregares não o sentires puxar (e no de caixa longa não o sentes puxar... lá que acelera, acelera mas não sentes qualquer kick). O que traz vida é a 180 meteres a 6.º e sentires o carro a puxar até aos 2xxx e tal. E isso, isso só consegues num 1.9 Tdi pós-2005 (caixa curta).

                                              Como é que o sei? Porque tenho umas algumas centenas de milhares de km em motores Tdi de 130 cv da SEAT (uns caixa longa, outros de caixa curta como o FR de 2005). E continuo... amanhã serão mais uns 500 km...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                                Pensei que estavam a falar do Ibiza/Leon. Não percebi que já tinha esclarecido que era um Passat. Quanto ao Passat não sei, não conheço a caixa com que vem equipado.

                                                De todo o modo, quanto àqueles modelos da SEAT, a caixa longa (produzida até 2005) era, de facto, possuidora de uma 6.ª morta. Aliás, basta compara com a caixa que começou a equipar os FR (só a partir de 2005 tens esta designação para os Tdi 130 cv) e que passou de uma 6.ª morta para uma 6.ª bem viva

                                                Ir a 180 só a cheirar o acelerador não traz vida ao carro, se ao carregares não o sentires puxar (e no de caixa longa não o sentes puxar... lá que acelera, acelera mas não sentes qualquer kick). O que traz vida é a 180 meteres a 6.º e sentires o carro a puxar até aos 2xxx e tal. E isso, isso só consegues num 1.9 Tdi pós-2005 (caixa curta).

                                                Como é que o sei? Porque tenho umas algumas centenas de milhares de km em motores Tdi de 130 cv da SEAT (uns caixa longa, outros de caixa curta como o FR de 2005). E continuo... amanhã serão mais uns 500 km...
                                                Eu pessoalmente até gosto de caixas curtas.. Mas.. A caixa longa dos PD130 para quem quiser tirar mais partido da potencialidade destes motores, dá mil a zero às caixas curtas que esgotam cedo e não têm mais nada para dar.. Além de que para andar a ritmos elevados a uma rotação que poupe combustível e o bloco, caixa longa de longe..
                                                Por isso..
                                                Tudo muito relativo..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver Post
                                                  Eu pessoalmente até gosto de caixas curtas.. Mas.. A caixa longa dos PD130 para quem quiser tirar mais partido da potencialidade destes motores, dá mil a zero às caixas curtas que esgotam cedo e não têm mais nada para dar.. Além de que para andar a ritmos elevados a uma rotação que poupe combustível e o bloco, caixa longa de longe..
                                                  Por isso..
                                                  Tudo muito relativo..
                                                  Claro que isso vai de preferências... mas acho que meter um ibiza a 240 km/h por duas vezes (ok, vento favorável a descer a PVG e outra das vezes encostada na traseira de um 911 que por sua vez ia encostado na traseira de um 530, junto à saída de Fátima na A1) não me parece que seja "esgotar cedo". Além disso, como faço muito nacional e preciso de ultrapassar muitos camiões, sem precisar de reduzir para 5.ª, só posso dizer: long live caixas curtas e os consumos que se %#$%"#!

                                                  De qualquer forma aquele 130 cv, independentemente da caixa curta ou longa, é uma máquina.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                                    Claro que isso vai de preferências... mas acho que meter um ibiza a 240 km/h por duas vezes (ok, vento favorável a descer a PVG e outra das vezes encostada na traseira de um 911 que por sua vez ia encostado na traseira de um 530, junto à saída de Fátima na A1) não me parece que seja "esgotar cedo". Além disso, como faço muito nacional e preciso de ultrapassar muitos camiões, sem precisar de reduzir para 5.ª, só posso dizer: long live caixas curtas e os consumos que se %#$%"#!

                                                    De qualquer forma aquele 130 cv, independentemente da caixa curta ou longa, é uma máquina.
                                                    Eu concordo em grande parte com o que dizes, mas estás a exagerar.. O meu carro tem a caixa longa e eu em 6ª faço o que quero, mesmo saindo ainda em rotações baixas.. Lógico que o meu carro já não é exemplo.. Mas ainda assim.. Um Tdi de 130 tem força de sobra e basta para se mexer mesmo com caixa longa..
                                                    Então de conduzisses um PD105 de caixa mega longa, até desesperavas.. A quinta dessas versões é mais longa que a 6ª dos PD130 de caixa longa.. Só por aí imagina.. Carregas e.. Nada.. Nada de nada.. É isso que acontece.. Os PD105 já de si não são tão raçudos como os antigos PD100, PD130, etc.. Muito mais lineares como a malta actualmente gosta.. Então nas versões com caixa longa.. Para esquecer.. Isto falando claro está de viaturas 100% stock.. Caso contrário a conversa já é outra..

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver Post
                                                      Eu concordo em grande parte com o que dizes, mas estás a exagerar.. O meu carro tem a caixa longa e eu em 6ª faço o que quero, mesmo saindo ainda em rotações baixas.. Lógico que o meu carro já não é exemplo.. Mas ainda assim.. Um Tdi de 130 tem força de sobra e basta para se mexer mesmo com caixa longa..
                                                      Então de conduzisses um PD105 de caixa mega longa, até desesperavas.. A quinta dessas versões é mais longa que a 6ª dos PD130 de caixa longa.. Só por aí imagina.. Carregas e.. Nada.. Nada de nada.. É isso que acontece.. Os PD105 já de si não são tão raçudos como os antigos PD100, PD130, etc.. Muito mais lineares como a malta actualmente gosta.. Então nas versões com caixa longa.. Para esquecer.. Isto falando claro está de viaturas 100% stock.. Caso contrário a conversa já é outra..
                                                      Nos casos que te estou a falar são viaturas 100% stock... sim, passando pela TurboTec a conversa é outra. o de 105 nunca experimentei, tive também foi um de 110 (o anterior ao 6L de 130). E já era uma máquina... infelizmente também quebrava turbos com facilidade .

                                                      Se calhar ainda nos conhecemos do ibizaclub.pt.... Há muito tempo que não passo lá no site

                                                      Por falar em ibizaclub, por muitas e diversas vezes, saímos juntos - COLADOS - de trás de uma fila (eu com um caixa curta e outros com caixa longa) e no final da ultrapassagem já ganhava uns largos metros de avanço ao de caixa longa, mesmo indo à frente... simplesmente porque eles não tinham aquele kick down (e já conduzi - muitos milhares de km - vários 130 de caixa longa e senti isso mesmo). Por outro lado, nada melhor que rolar a 200 na AE... e rolar é esse mesmo o termo (o motor na caixa longa parece que vai sem qualquer esforço, contrariamente ao que noto quando conduzo um de caixa curta).

                                                      Por isso, em tudo tens desvantagens e vantagens (mas eu prefiro a caixa curta, especialmente em stock).

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vectrapower Ver Post
                                                        E então o VW Bora!?
                                                        Jonas?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zarb Ver Post
                                                          Nos casos que te estou a falar são viaturas 100% stock... sim, passando pela TurboTec a conversa é outra. o de 105 nunca experimentei, tive também foi um de 110 (o anterior ao 6L de 130). E já era uma máquina... infelizmente também quebrava turbos com facilidade .

                                                          Se calhar ainda nos conhecemos do ibizaclub.pt.... Há muito tempo que não passo lá no site

                                                          Por falar em ibizaclub, por muitas e diversas vezes, saímos juntos - COLADOS - de trás de uma fila (eu com um caixa curta e outros com caixa longa) e no final da ultrapassagem já ganhava uns largos metros de avanço ao de caixa longa, mesmo indo à frente... simplesmente porque eles não tinham aquele kick down (e já conduzi - muitos milhares de km - vários 130 de caixa longa e senti isso mesmo). Por outro lado, nada melhor que rolar a 200 na AE... e rolar é esse mesmo o termo (o motor na caixa longa parece que vai sem qualquer esforço, contrariamente ao que noto quando conduzo um de caixa curta).

                                                          Por isso, em tudo tens desvantagens e vantagens (mas eu prefiro a caixa curta, especialmente em stock).
                                                          O Tdi VP 110 ainda consegue ter melhores baixas que os Tdi PD por virtude se ter uma maior taxa de compressão.. Belos motores.. Consomem um bocadito de óleo, mas são para mim os derradeiros TDI.. Que mudaram todo o panorama diesel no nosso continente..

                                                          Por acaso também estou inscrito no ibizaclub.pt... Mas os meus 1.9 por acaso estão montados em duas marcas diferentes.. Sendo que o meu menino de estimação é um Fabia com um ASZ lá montado..
                                                          Lá está.. Eu também gosto mais de caixas curtas.. Mas dependendo do propósito para quero o carro, e sobretudo qual o nível de potência do mesmo.. lha que a caixa longa tem muito maior procura no mercado de peças usadas do que a caixa curta.. Tem muito mais potencial para quem tem cvs com fartura..
                                                          É como dizes.. Há vantagens e desvantagens para cada lado..

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver Post
                                                            O Tdi VP 110 ainda consegue ter melhores baixas que os Tdi PD por virtude se ter uma maior taxa de compressão.. Belos motores.. Consomem um bocadito de óleo, mas são para mim os derradeiros TDI.. Que mudaram todo o panorama diesel no nosso continente..
                                                            Mas tinja lá um manómetro da temperatura do óleo se bem me recordo. Tinha muito estilo aquele carrito. Tive-o durante 4 ou 5 meses e fiz mais de 15.000 km com ele. Que belo carro, era o meu "burrito" de 15". Deixou muitas saudades e muito respeito tenho por ele (quando vejo um daqueles ainda fico com saudades).

                                                            Era um carro que gostaria de voltar a ter (para cuidar). Esse e o Golf II GTD.

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