Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocar centralina Ford Escort 1.6 para 1.8

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trocar centralina Ford Escort 1.6 para 1.8

    Boas tardes, venho aqui fazer uma pergunta invulgar.


    Já sei que vao surgir aqueles comentarios do " deixa-te de ideias parvas" , " deixa-te estar quieto" . " o melhor é como está agora " etc etc .


    Mas isto é um forum e serve para tirar as nossas duvidas, e eu sou apenas curioso.


    Propuseram-me uma "oferta" a qual nao vou aceitar pq decerto seria grande asneira para o motor e depressa ficava sem ele, mas querem me trocar a centralina da minha carrinha ford escort sw de 97 , 1.6 gasolina , 90cv ,


    por uma igual a gasolina , 1.8 , 115 cv. e mais tarde fazia-se um novo mapa para os 130cv, juntamente com a compra de novos bicos de injeccao.


    Isso seria sequer possivel?




    ora que problemas é que isso traria para o motor? Sabendo que iria exigir mais dele?


    Só estou a perguntar, como disse , sou apenas curioso e gosto sempre de saber +

    #2
    deixa-te de ideias parvas
    deixa-te estar quieto
    o melhor é como está agora

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por thedentist Ver Post
      deixa-te de ideias parvas
      deixa-te estar quieto
      o melhor é como está agora
      Mas isto é um forum e serve para tirar as nossas duvidas, e eu sou apenas curioso.


      Propuseram-me uma "oferta" a qual nao vou aceitar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
        Boas tardes, venho aqui fazer uma pergunta invulgar.


        Já sei que vao surgir aqueles comentarios do " deixa-te de ideias parvas" , " deixa-te estar quieto" . " o melhor é como está agora " etc etc .


        Mas isto é um forum e serve para tirar as nossas duvidas, e eu sou apenas curioso.


        Propuseram-me uma "oferta" a qual nao vou aceitar pq decerto seria grande asneira para o motor e depressa ficava sem ele, mas querem me trocar a centralina da minha carrinha ford escort sw de 97 , 1.6 gasolina , 90cv ,


        por uma igual a gasolina , 1.8 , 115 cv. e mais tarde fazia-se um novo mapa para os 130cv, juntamente com a compra de novos bicos de injeccao.


        Isso seria sequer possivel?




        ora que problemas é que isso traria para o motor? Sabendo que iria exigir mais dele?


        Só estou a perguntar, como disse , sou apenas curioso e gosto sempre de saber +
        Boas,

        Possível até pode ser, mas não deves ter qualquer vantagens nessa troca, antes pelo contrário.

        Lembro-me de pelo menos os seguintes problemas de incompatibilidade:

        * Têm que ter os mesmo circuitos de input e de output e para além disso, teriam que funcionar da mesma exata forma. Mesmo assim podem existir diferenças de fiação, que teria que ser corrigida. Por vezes há alterações a este nível entre anos para o mesmo exato motor. Imagina agora entre motores diferentes...
        * Imobilizador teria que ser desativado ou as chaves substituídas.
        * Forçadamente terias que usar um mapa diferente, pois o mapa original da 1.8 de certeza que não funcionaria em condições num motor 1.6. A quantidade de injeção, assim como o timming de ignição, teria que ser ajustada para as novas características físicas do motor: taxa de compressão diferente, tempo de abertura de válvulas também será diferente, pressão de combustível diferente, entre muitos outros pontos. Não devem sequer existir muitas casas em Portugal (se alguma) que saibam criar mapas de injeção e ignição para motores para os quais o sistema de injeção não foi concebido. Se sim deverá dar muito mais trabalho.

        Mesmo ultrapassando os problema de incompatibilidade em cima, não existe grande vantagem, se alguma, em usar um computador diferente, a não ser que existam diferenças significativas de funcionamento que justifiquem a alteração. Por exemplo, se tiveres atualmente um sistema de injeção monoponto e quiseres ter um sistema de injeção multiponto, terias que substituir o computador para isso, mas também terias que incluir uma régua de injetores e alterar significativamente o coletor de admissão.

        Por vezes também faz sentido alterar o computador se o atual não permitir alteração dos mapas, e se isso for algo que queiras fazer. Normalmente para isto usam-se plataformas dedicadas a este efeito, pela flexibilidade que estas dão.

        Comentário


          #5
          Ora bem, ia-te a partida injectar mais gasolina. Como a capacidade do motor é a mesma, ias ter a mistura ar/gasolina errada, sendo que possivelmente não ia queimar toda, mandando assim uns rateres engraçados.

          Na melhor das hipóteses, o motor, se tiver maf, consegue saber a quantidade de ar que entra e adapta a quantidade de gasolina para o motor. Sei que existem carros em que a mesma centralina, e mesmo mapa, dá para mais que uma cilindrada. Os alfa romeo, motores TS 1.4, 1.6 e 1.8 julgo que são disso exemplo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
            Ora bem, ia-te a partida injectar mais gasolina. Como a capacidade do motor é a mesma, ias ter a mistura ar/gasolina errada, sendo que possivelmente não ia queimar toda, mandando assim uns rateres engraçados.

            Na melhor das hipóteses, o motor, se tiver maf, consegue saber a quantidade de ar que entra e adapta a quantidade de gasolina para o motor. Sei que existem carros em que a mesma centralina, e mesmo mapa, dá para mais que uma cilindrada. Os alfa romeo, motores TS 1.4, 1.6 e 1.8 julgo que são disso exemplo.


            Ele so sugeriu isso visto que ninguem me queria fazer repro na minha carrinha, mas mais vale deixar assim como tá !.

            Sei que a minha é injeccao directa, agora multi ou mono ponto , isso ja n sei , sei que tem maf .

            Diria que é multi ponto mas posso estar enganado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
              Boas,

              Possível até pode ser, mas não deves ter qualquer vantagens nessa troca, antes pelo contrário.

              Lembro-me de pelo menos os seguintes problemas de incompatibilidade:

              * Têm que ter os mesmo circuitos de input e de output e para além disso, teriam que funcionar da mesma exata forma. Mesmo assim podem existir diferenças de fiação, que teria que ser corrigida. Por vezes há alterações a este nível entre anos para o mesmo exato motor. Imagina agora entre motores diferentes...
              * Imobilizador teria que ser desativado ou as chaves substituídas.
              * Forçadamente terias que usar um mapa diferente, pois o mapa original da 1.8 de certeza que não funcionaria em condições num motor 1.6. A quantidade de injeção, assim como o timming de ignição, teria que ser ajustada para as novas características físicas do motor: taxa de compressão diferente, tempo de abertura de válvulas também será diferente, pressão de combustível diferente, entre muitos outros pontos. Não devem sequer existir muitas casas em Portugal (se alguma) que saibam criar mapas de injeção e ignição para motores para os quais o sistema de injeção não foi concebido. Se sim deverá dar muito mais trabalho.

              Mesmo ultrapassando os problema de incompatibilidade em cima, não existe grande vantagem, se alguma, em usar um computador diferente, a não ser que existam diferenças significativas de funcionamento que justifiquem a alteração. Por exemplo, se tiveres atualmente um sistema de injeção monoponto e quiseres ter um sistema de injeção multiponto, terias que substituir o computador para isso, mas também terias que incluir uma régua de injetores e alterar significativamente o coletor de admissão.

              Por vezes também faz sentido alterar o computador se o atual não permitir alteração dos mapas, e se isso for algo que queiras fazer. Normalmente para isto usam-se plataformas dedicadas a este efeito, pela flexibilidade que estas dão.

              Obrigado pela explicacao! Mais valia meter o motor da escort Rs e alterar a mecanica toda lool

              Comentário


                #8
                Injecção direta não, injecção electronica. ele é de que ano? pode ser 8 ou 16v.

                Comentário


                  #9
                  Injeção direta...isso tem centralina sequer?!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                    Injeção direta...isso tem centralina sequer?!
                    Claro que tem lol , na é do ano 1000 :p

                    Ford Escort sw 1.6 90 cv , 16v

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                      Injecção direta não, injecção electronica. ele é de que ano? pode ser 8 ou 16v.
                      Ford Escort sw 1.6 90 cv, 1997 , 16v

                      Comentário


                        #12
                        O Escort 1.4 ja tem a mania de avariar um sensor que comanda o relanti, aceleraçao e etc e tal, com a centralina original.

                        Cada vez que lhe da na bolha o carro ou acelera sozinho, ou vai se abaixo...

                        Agora imagina se isso for comum aos blocos 1.6 e 1.8 Vais arranjar sarna para te coçar com toda a certeza.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                          O Escort 1.4 ja tem a mania de avariar um sensor que comanda o relanti, aceleraçao e etc e tal, com a centralina original.

                          Cada vez que lhe da na bolha o carro ou acelera sozinho, ou vai se abaixo...

                          Agora imagina se isso for comum aos blocos 1.6 e 1.8 Vais arranjar sarna para te coçar com toda a certeza.
                          A minha carrinha tem a mania de vez em quando ir se for preciso até às 3mil rotações sozinho . Chega a pedir uma terceira mudança sem eu carregar sequer uma vez no acelerador lool .

                          Ou então paro por qualquer razão , tenho que meter o pé na embraiagem para não o deixar ir abaixo e assim que piso o pedal da embraiagem ele acelera bué sozinho não sei porque , mas é só as vezes , e se o carro tiver mais de .12h .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                            A minha carrinha tem a mania de vez em quando ir se for preciso até às 3mil rotações sozinho . Chega a pedir uma terceira mudança sem eu carregar sequer uma vez no acelerador lool .

                            Ou então paro por qualquer razão , tenho que meter o pé na embraiagem para não o deixar ir abaixo e assim que piso o pedal da embraiagem ele acelera bué sozinho não sei porque , mas é só as vezes , e se o carro tiver mais de .12h .
                            O relanti normal é entre as 900 e 1100 , 1100 é quando está stressada mas o normal é 900

                            Comentário


                              #15
                              Se queres investir no carro , mais vale melhorares o motor, independentemente da reprogramação ou não.

                              Comentário


                                #16
                                Isso nem sequer é possivel. Não são de troca directa.
                                Motores diferentes usam centralinas diferentes. Não seria por colocares a do 1.8 no 1.6 que ias ter algum ganho de potencia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Se queres investir no carro , mais vale melhorares o motor, independentemente da reprogramação ou não.
                                  Como posso melhorar? Gostava de o tornar um sleeper mas ninguém quer mexer na minha carrinha �� só sabem dizer é mal

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para pores isso a andar minimamente vais gastar bem mais do que o valor comercial dela.

                                    Deixa-te de ideias parvas.
                                    Deixa-te estar quieto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Para pores isso a andar minimamente vais gastar bem mais do que o valor comercial dela.

                                      Deixa-te de ideias parvas.
                                      Deixa-te estar quieto.
                                      Não me interessa minimamente o valor comercial da viatura pois não tenciono vender nem desfazer .

                                      Não sabem o dinheiro que possuo e estou a disposto a gastar . A viatura tem apenas um dono , foi o meu pai , eu sou o segundo logo sei muito bem o que está lá .

                                      Podia comprar outro carro mas não quero , quero evoluir este .

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então troca-lhe o motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                          Não me interessa minimamente o valor comercial da viatura pois não tenciono vender nem desfazer .

                                          Não sabem o dinheiro que possuo e estou a disposto a gastar .
                                          Podia comprar outro carro mas não quero , quero evoluir este .
                                          Procura um Focus MK1 St 170 na sucata e enfia com o motor na Escort Ficas com o problemas de centralinas, escapes e panelas resolvidas num instante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Então troca-lhe o motor.
                                            Não tenho vergonha ao dizer que sou bastante ignorante face a mecânica e por isso venho aqui muitas vezes fazer perguntas parvas até mas não é só trocar motor e ta a andar , não sabem aqui em Portugal quem me fizesse um serviço desses? ninguém saberia fazer me um setup do que comprar?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                              Não me interessa minimamente o valor comercial da viatura pois não tenciono vender nem desfazer .

                                              Não sabem o dinheiro que possuo e estou a disposto a gastar . A viatura tem apenas um dono , foi o meu pai , eu sou o segundo logo sei muito bem o que está lá .

                                              Podia comprar outro carro mas não quero , quero evoluir este .
                                              então reza que nunca te mandem cachaporrada nenhuma, em que ela acabe na sucata, e depois lá vai o teu investimento pelo cano abaixo, não eras o primeiro garanto-te que eu, vi a mesma situação noutros casos, enterrarem fortunas em carros que já não valiam um cavo e depois vir um aselha e mandar o investimento todo para o lixo, pois o seguro dá o carro como perdido e o valor comercial irrisório face ao que se aplicou nas modificações do carro......
                                              Editado pela última vez por carbookk; 07 June 2016, 19:01.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                                Não tenho vergonha ao dizer que sou bastante ignorante face a mecânica e por isso venho aqui muitas vezes fazer perguntas parvas até mas não é só trocar motor e ta a andar , não sabem aqui em Portugal quem me fizesse um serviço desses? ninguém saberia fazer me um setup do que comprar?
                                                Se não percebes de mecânica vais ter que procurar um mecânico muito bom que já tenha experiência em coisas do género, o que não vai ser fácil. Aconselho-te a registar num fórum dedicado a esse modelo ou pelo menos a Fords, e procurar referências de mecânicos na tua zona.

                                                Mas prepara-te para gastar muito dinheiro em mão de obra.

                                                O mais prático era procurar um motor maior do mesmo modelo usado, e uma centralina aftermarket tipo motec. Depois de teres um motor em que valha a pena investir, já podes ir trocando uns componentes, possivelmente até sobrealimentar, que a motec torna qualquer alteração muito mais fácil (desde que se perceba de motores para preencher os mapas).

                                                Convém também não esquecer que mesmo que metas um grande motor, o resto do carro é uma lata. Se queres curvar ou travar bem também há muito a fazer quanto a isso.
                                                Editado pela última vez por SRLA; 07 June 2016, 19:00.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                                  Ele so sugeriu isso visto que ninguem me queria fazer repro na minha carrinha, mas mais vale deixar assim como tá !.

                                                  Sei que a minha é injeccao directa, agora multi ou mono ponto , isso ja n sei , sei que tem maf .

                                                  Diria que é multi ponto mas posso estar enganado



                                                  Tens é injecção indirecta multiponto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Se não percebes de mecânica vais ter que procurar um mecânico muito bom que já tenha experiência em coisas do género, o que não vai ser fácil. Aconselho-te a registar num fórum dedicado a esse modelo ou pelo menos a Fords, e procurar referências de mecânicos na tua zona.

                                                    Mas prepara-te para gastar muito dinheiro em mão de obra.
                                                    O meu único BOM mecânico que conhece , diz me sempre para não mexer lol ... Eu tenho o dinheiro , não tenho alguém de confiança e experiência que o faça

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                      Procura um Focus MK1 St 170 na sucata e enfia com o motor na Escort Ficas com o problemas de centralinas, escapes e panelas resolvidas num instante.



                                                      Para ser mais fácil, pode sempre procurar o motor 2.0 do Escort RS 2000, que tinha 150cv.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                        Para ser mais fácil, pode sempre procurar o motor 2.0 do Escort RS 2000, que tinha 150cv.
                                                        deve ser baratinho deve, quem os tem agora quer o coro e cabelo para se desfazer do dito...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Kuri619 Ver Post
                                                          O meu único BOM mecânico que conhece , diz me sempre para não mexer lol ... Eu tenho o dinheiro , não tenho alguém de confiança e experiência que o faça
                                                          O que queres fazer requer mais do que ser "bom mecânico". Requer perceber muito bem de motores, do que cada componente faz e porquê que o faz assim, não apenas que está avariado e como resolver a avaria. Requer perceber de electrónica, programação de centralinas, testar motores e sensores e fabricar peças à medida. Quem tem estas skills normalmente está a trabalhar numa fábrica de automóveis ou numa equipa de competição, e mesmo aí não é normalmente uma só pessoa que cobre estas funções todas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                            deve ser baratinho deve, quem os tem agora quer o coro e cabelo para se desfazer do dito...


                                                            O Escort RS 2000 com os tais 150cv, surgiu em 1992 3 vendeu-se até 1996/7... mas é claro, que não há tantos carros, como nas versões com o 1.4 ou 1.6.
                                                            Editado pela última vez por nto; 07 June 2016, 19:22.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X