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Posso anular a compra de carro usado?

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    Posso anular a compra de carro usado?

    Boa noite.
    Sei que já devem existir, aqui no forum, casos parecidos, mas como cada caso é um caso, venho pedir a vossa opinião/conhecimento sobre um assunto.
    Comprei um carro usado de 2009 ( peugeot 207) no dia 05 do mês passado, dando à troca um xsara velhote que tinha em mãos. O contrato foi celebrado nesse dia, mas o carro só me veio para as mãos dois dias depois, porque precisava de uns retoques antes de me ser entregue, até aí tudo bem. Passado 4 dias de andar com a viatura nova, começou a aparecer um símbolo de avaria no motor e liguei ao vendedor e este disse que iria tratar do problema, como não poderia passar sem carro, pois preciso dele para ir trabalhar, o vendedor emprestou-me uma viatura para o desenrasque. Entretanto fui eu que levei o carro ao mecânico que ele me indicou para ver o problema e este disse-me que seria algum problema com a centralina, pois acusava um erro no sensor do acelerador e o ar condicionado não activava! O carro ficou lá um dia e o tal mecânico/electricista disse que não conseguia resolver o problema. Entretanto o vendedor do carro ficou com o carro para ser ele a resolver o problema, só que a questão é que já faz duas semanas e o carro ainda não está arranjado. Liguei todos os dias a chatear a cabeça do vendedor, pois é muito tempo, até que ele me diz, que se chateou com o mecânico onde estava o carro a arranjar e que o levou ontem à Peugeot. Hoje fui eu próprio à Peugeot ver o estado da minha viatura e desde manhã que estavam à volta dele e ainda não tinham encontrado o problema. A minha questão é: poderei anular o negócio, visto que me cheira que será problema grave com a viatura? Outra coisa, a viatura que ele me emprestou acabou a inspecção dia 27 de maio, ou seja, ando com o carro do sogro, porque tenho receio que aconteça algo com a viatura do vendedor e depois quem sofre as consequências sou eu, pois sou eu que o estou a conduzir. Apesar do vendedor saber da inspecção este não se preocupa em levá-lo à vistoria, nem a dizer-me algo sobre possível troca do veículo de cortesia, pois é raro atender-me o tlm. Poderei então desfazer-me do contrato? Poderei exigir custos de uso de outro veículo? Tem ele que me apresentar um carro de substituição neste caso?
    Obrigado desde já pelo vosso tempo.

    #2
    Não podes anular o negócio só porque sim, até porque parece existir boa fé por parte do vendedor.

    Legalmente ele nem é obrigado a emprestar carro de cortesia, quanto mais pagar despesas de transporte.

    Podes e deves sim remeter ofício a informar toda a situação e dar um prazo razoável de reparação. A lei prevê 30 dias no máximo.

    Comentário


      #3
      eu tentava pressioná-lo, quer com o carro fora da inspeção, quer com o arranjo da viatura. dava-lhe assim 10 dias úteis para o pressionar, sob ameaça de queixa na polícia por tentativa de burla (mascarar a venda de um carro com deficiências graves no motor) e DECO e entretanto podia ser que tivesses novidades.

      Comentário


        #4
        Anular a compra neste momento não podes.

        Dito isto, o vendedor tem obrigação de reparar o problema num prazo de 30 dias. Caso isso não ocorra então deve ser acordado um de 3 formas de compensação:
        1 - anulação do negócio
        2 - revisão das condições de negócio (p.ex. desconto adicional)
        3 - reposição do bem defeituoso por outro de iguais caracteristicas

        Por isso agora tens de dar alguma margem para que ele resolva o problema sem no entanto deixares de fazer os teus esforços para pressionar. Se vires a coisa mal encaminhada começa a preparar a documentação para abordares o centro de arbitragem automóvel p.ex.


        P.s.: quanto ao carro de cortesia, é uma oferta de boa fé. Se ele não quiser não oferece e eu não andaria certamente com um carro sem inspecção porque como bem dizes quem se lixa é o condutor.

        Comentário


          #5
          Boas,

          Na minha opinião:

          - Informa o vendedor sobre a falta de inspecção no carro de cortesia, pode ser que ele faça a revisão + inspecção e assim já tens o carro para as tuas voltas
          - Está em cima do assunto com a Peugeot, dá-lhe mais uma semanita antes de começares a fazer "ameaças" - é sempre melhor resolver a bem do que a mal.

          Eu acho que apesar do azar, o vendedor até se está a mexe bem.

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            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            eu tentava pressioná-lo, quer com o carro fora da inspeção, quer com o arranjo da viatura. dava-lhe assim 10 dias úteis para o pressionar, sob ameaça de queixa na polícia por tentativa de burla (mascarar a venda de um carro com deficiências graves no motor) e DECO e entretanto podia ser que tivesses novidades.
            então mas o homem mascarou alguma coisa? LOOOL
            Vais-me dizer que nunca tiveste um carro que ontem estava bom e hoje avariou....

            é preciso ter algum cuidado, porque acusar alguém de fraude não é coisa levezinha que passa com uma palmadinha na mão. é preciso ter-se alguma noção do que se está a dizer, e é preciso arranjar forma de o provar. Neste caso, é preciso arranjar forma de provar que o vendedor sabia do problema, fez X Y e Z para o disfarçar, e não fez qualquer esforço para o reparar. Neste caso, pelo menos existe esforço para arranjar.

            Põe-te no papel dum vendedor aldrabão. Disfarças o problema do carro, mentes muito bem ao cliente, és apanhado, metes o carro numa oficina "tua", finges que não sabes de nada, não reparas, mandas o carro para a marca, e pagas para tentarem identificar um problema que sabes qual é?

            Não sei bem porquê, a malta não acredita muito nisto, mas normalmente é mais facil e barato RESOLVER que DISFARÇAR, especialmente em carros mais recentes. Para disfarçar o que quer que seja, é preciso ter-se bastantes conhecimentos, muito especificos, e ferramentaria também ela bastante especifica.
            Normalmente os mesmos conhecimentos e ferramentas são necessários para reparar o carro...

            não é mesmo nada fácil pegar num compressor de AC (pode ser uma das avarias!) avariado, e pô-lo a trabalhar só durante 2 ou 3 dias. Pelo trabalho que dá, sai mais barato trocar o sistema todo por um novo sem olhar a custos nem motivos da avaria.
            Quanto muito o carro tem fuga no sistema de AC, carregaram e demorou 2 dias a perder a carga. OK! então e não detectam a fuga?! LOL
            Se tivesse mesmo que ser, em 2 dias desmontavam compressor, tubagens, radiador, radiador da soufagem, etc etc...
            ou então punham traçante e em minutos descobriam a fuga. Se reparam ou não já é outra coisa.

            Também não é nada fácil disfarçar uma avaria que faça acender a luz de motor. pode apagar o erro e só aparece ao fim de 2 ou 3 dias porque não é uma coisa constante, então e não conseguem identificar a origem?
            mesmo com electrónica, nem sempre se identifica à primeira, mas ou é o c* ou é das calças ou quanto muito das meias. Nunca é do pneu do carro do vizinho.

            Digo eu que não percebo nada disto, que se calhar estão mesmo surpreendidos e à nora com pelo menos um dos problemas. até pode ser simples de resolver, mas é dificil lá chegar.

            Em relação ao carro de cortesia, não tem que emprestar. Se não está em condições (não tem ipo!!), é pedir para levantar quanto antes. Devolver implica conduzi-lo, não aconselho.

            Como já disseram, a lei prevê 30 dias no máximo para a resolução do problema. Dentro desse periodo, e tendo em conta que estão a tentar resolver o problema (está na marca a ser averiguado), não podes fazer grande coisa a não ser apelar à boa vontade do vendedor. A boa vontade do vendedor pode passar pela anulação do negócio, substituição por outro, emprestar um carro, pagar despesas, etc mas só é obrigado a fazê-lo se o problema não ficar resolvido nos tais 30 dias.

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