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Terá a saida dos ralis ajudado mais ainda para o estado atual da Lancia?

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    Terá a saida dos ralis ajudado mais ainda para o estado atual da Lancia?

    Penso que a pergunta é clara e simples.
    Grande parte da história da marca cruza-se com as melhores edições do Mundial de Rallys, por isso penso que é perfeitamente aceitavel que pensar que sim, se o Yplison andasse atualmente no WRC poderiam até ter uma boa gama com vendas razoaveis.

    #2
    o polo vende mais por ser campeao de rallys?

    o c4 vende agora menos por já não ser campeao de rallys?

    a mercedes vende mais por ser campeã de f1?

    a ferrari vende menos por não ser campeã de f1 há quase 10 anos?

    Comentário


      #3
      Conheço tanto cego VW que quando se fala da marca diz que comprou o Polo porque é o carro campeão mundial de rally.
      E Fiestas idem.
      Numa estreita faixa de clientes, isso joga a favor.
      A Lancia se continuasse nos rallys e deixa-se os alemães e franceses a comer pó como fazia, sim acredito que pudesse não ter caído tanto. O Ypsilon é mau demais. E os Lybras cavaram a última cova da marca no que tocava a qualidade e problemas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
        o polo vende mais por ser campeao de rallys?

        o c4 vende agora menos por já não ser campeao de rallys?

        a mercedes vende mais por ser campeã de f1?

        a ferrari vende menos por não ser campeã de f1 há quase 10 anos?
        Não quer dizer que tenha influencia, mas ajuda, até porque a mecânica de um carro de competição nada tem haver com um de estrada, podem é transmitir o conhecimento na competição para o fabricante de estrada

        Comentário


          #5
          Atualmente não vendem mais pela imagem de serem carros de rally porque não estamos perante um boa era de rallys, embora a partir do proximo ano isso possa mudar um pouco, igual para a Formula 1.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
            o polo vende mais por ser campeao de rallys?

            o c4 vende agora menos por já não ser campeao de rallys?

            a mercedes vende mais por ser campeã de f1?

            a ferrari vende menos por não ser campeã de f1 há quase 10 anos?
            Ninguém sabe de verdade, o que podemos é analisar realidades bem distintas do que eram os ralis antigamente, aí posso garantir que o processo de elevação da Audi levado a cabo pela VW teve grande contributo dado pela competição, o próprio Delta, apareceu no inicio da década de 80, mas os ralis foram decisivos para a afirmação do modelo, outro exemplo de aparecimento, seguido de eclipse, a subaru.

            Hoje é diferente de facto, mas a verdade é que a VW não pode querer vender pólos pelo sucesso dos ralis, sem ter um modelo que faça lembrar um WRC, esta é a minha opinião, acho que hoje não há algo de paralelo nos carros de estrada, é só uma opinião, mas não a fórmula mágica

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              #7
              Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
              Não quer dizer que tenha influencia, mas ajuda, até porque a mecânica de um carro de competição nada tem haver com um de estrada, podem é transmitir o conhecimento na competição para o fabricante de estrada
              até podias ter razão se estivéssemos nas décadas de 80\90, ai sim haveria influencia, agora nos padrões actuais como a industria automóvel está as vendas não dependem do seu desempenho em participações desportivas...

              tal como já foi mencionado é possível que venha a ter algum melhoramento com as novas regras do WRC o ano que vem, mas mesmo assim só quando lá se chegar se verá...

              Comentário


                #8
                se a a lancia surgisse com um novo delta, mas um delta a sério, não é um fiat tipo com um logo lancia, e limpasse 3 ou 4 mudiais de rallys, é claro que isto ajudaria a elevar a marca, mas agora ir para os rallys só por ir, com carros que são basicamente fiats com outra estética, epá, deixem-se estar quietos

                e isto sou eu que entre a alfa e a lancia, prefiro a lancia...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  até podias ter razão se estivéssemos nas décadas de 80\90, ai sim haveria influencia, agora nos padrões actuais como a industria automóvel está as vendas não dependem do seu desempenho em participações desportivas...

                  tal como já foi mencionado é possível que venha a ter algum melhoramento com as novas regras do WRC o ano que vem, mas mesmo assim só quando lá se chegar se verá...
                  A questão é que com os atuais regulamentos, pegas num ds3 e fazem um carro de competição, mas poderias fazer o mesmo com um c4 cactus, e também tens o elisee nas pistas, que vende imenso nos paises de leste e por cá, taxis...

                  Noutros tempos com o grupo b foi ainda mais radical, mas eram outros tempos, loucos tempos, com a entrada do grupo a é que realmente havia um paralelo entre o que havia na terra e o que há no dia a dia, penso ser nestes casos que há verdadeira motivação de cmpra .

                  Comentário


                    #10
                    Eu só disse que o Y dava um bom WRC, porque atualmente os carros que figuram lá são semelhantes e porque..é o unico modelo que tem.

                    Comentário


                      #11
                      Acham que ficaria muito mal? Eu cá acho que não,mas ok.

                      Comentário


                        #12
                        é bonito
                        por falar nisso, já não me lembro a última vez que bebi um martini

                        Comentário


                          #13
                          Não acredito que saída dos ralis teve tanta importancia para o declínio da Lancia.

                          Durante boa parte dos anos 80 a Lancia produziu modelos pouco fiáveis. E entre os anos 80 e 90 a marca perdeu importantes faquias do mercsdo para brigada germánica que fez modelos mais apelativos, investiram muito em marketing e expansão e consolidação em outros mercados enquanto a Lancia ficou cada vez mais restrita ao gueto italiano. Este foi o principal motivo do declínio da Lancia. E a razão disto foi o ps Agnelli teimarem em ficar com a Lancia e Alfa nas mãos mais por receio de que outros fabricantes "invadissem" o mercado italiano do que para explorar o potencial das duas marcas e mas acabou que ficaram por mais de 30 anos a ver ambas marcas definharem sem meterem guito necessário e sem traçar boas estratégias de mercado.

                          E como disseram nem sempre o sucesso em competições resulta em volumes de vendas. O Mitsubishi Lancer sempre teve vendas pouco relevância mesmo com o Evo ter se tornado uma lenda dos ralis. O mesmo podemos dizer do Impreza.

                          Comentário


                            #14
                            O problema da Lancia foi só um: falta de qualidade.

                            Os rivais começaram a apostar na melhoria da rigidez, da insonorização, da proteção contra a corrosão, dos materiais dos interiores, e a Lancia... ficou parada na história...

                            Comentário


                              #15
                              O que eu já li por aqui, falta de fiabilidade sim e é mais que sabido, agora má qualidade dos materiais interiores e carros que não são apelativos, isso não é com a Lancia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                O problema da Lancia foi só um: falta de qualidade.

                                Os rivais começaram a apostar na melhoria da rigidez, da insonorização, da proteção contra a corrosão, dos materiais dos interiores, e a Lancia... ficou parada na história...
                                Ou seja o problema da Lancia foi ter sido comprado pela Fiat, que tal como já disseram mais acima não quis verdadeiramente apostar na Lancia e a Alfa foi quase pelo mesmo caminho, mas mesmo assim como é possivel a Lancia só vender Y e a Alfa só vender 2 modelos durante tanto tempo? E o que se passou agora com o Giulietta? Tanto suspense com o facelift e a montanha pariu um rato, mudaram os para-choques e pouco mais, é assim que a Fiat quer aumentar as vendas? Mais vale vender estas duas marcas a quem queira apostar nelas...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não percebi. Estamos a falar de Portugal ou?

                                  Na Europa a Lancia vende mais que o Alfa Romeo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                    Eu só disse que o Y dava um bom WRC, porque atualmente os carros que figuram lá são semelhantes e porque..é o unico modelo que tem.
                                    O problema da Lancia é que nunca se afirmou no mercado, sempre foi a sombra da Fiat, não fosse a fiat a segurar a marca e eles já teriam fechado, é inadmissível uma marca apenas conter um modelo em venda (como novo), tiveram os seus tempos de gloria nos rallys nomeadamente (com stratus, delta, S4, 037) mas tem vindo a cair

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas houve em algum momento em que o facelift Giulietta mudasse algo mais?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                        Eu não percebi. Estamos a falar de Portugal ou?

                                        Na Europa a Lancia vende mais que o Alfa Romeo.
                                        Mas a última vez que vi, mais de 80% das vendas da Lancia eram do Y e os restantes Chryslers transvertidos em Lancias (não sei se ainda vendem estes modelos) e praticamente só vendia em Itália, enquanto a Alfa é uma marca mais "global" e que dava mais lucro por veículo...se tiver que cair uma destas duas marcas acho que é fácil de perceber qual vai ser...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                          se a a lancia surgisse com um novo delta, mas um delta a sério, não é um fiat tipo com um logo lancia, e limpasse 3 ou 4 mudiais de rallys, é claro que isto ajudaria a elevar a marca, mas agora ir para os rallys só por ir, com carros que são basicamente fiats com outra estética, epá, deixem-se estar quietos

                                          e isto sou eu que entre a alfa e a lancia, prefiro a lancia...
                                          O primeiro Delta derivava do Fiat Ritmo. Tudo bem que tiveram liberdade para "customizar" base e mecânicas, mas, tal como o segundo Delta, ambos derivavam de bases e mecânicas Fiat.

                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                          Eu não percebi. Estamos a falar de Portugal ou?

                                          Na Europa a Lancia vende mais que o Alfa Romeo.
                                          90 e muitos % das vendas da Lancia são apenas em Itália.
                                          Uma das razões para acabar com ela em quase todo os outros mercados.
                                          A dependência do mercado italiano já é de longa data, e estar a manter representações da marca por toda a Europa deve custar mais do que conseguem fazer em vendas.

                                          Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                          Ou seja o problema da Lancia foi ter sido comprado pela Fiat, que tal como já disseram mais acima não quis verdadeiramente apostar na Lancia e a Alfa foi quase pelo mesmo caminho, mas mesmo assim como é possivel a Lancia só vender Y e a Alfa só vender 2 modelos durante tanto tempo? E o que se passou agora com o Giulietta? Tanto suspense com o facelift e a montanha pariu um rato, mudaram os para-choques e pouco mais, é assim que a Fiat quer aumentar as vendas? Mais vale vender estas duas marcas a quem queira apostar nelas...
                                          A Fiat comprou a Lancia em 1969, 10 anos antes de aparecer um Delta.
                                          E se a Fiat não tivesse ficado com ela, já teria fechado portas à muito. Não haveria Delta, nem Stratos, nem Y, nem nada...

                                          Se algo caracteriza a história das marcas italianas parece ser falta de visão, de estratégia ou gestão.
                                          Acho que o maior problema para o estado a que a Lancia chegou, começou com a aquisição da Alfa Romeo nos anos 80.
                                          De repente a Fiat ficou com dois galos de poleiro, com forte imagem associada à competição.

                                          Nos anos 90, quando decidiram posicionar Alfa e Lancia, esta última deveria seguir exclusivamente o caminho do luxo, conforto, ou até premium.
                                          Foi um erro terem abandonado a competição.
                                          Os produtos continuavam demasiado próximos aos Fiat dos quais derivavam. Verdade seja dita, a Alfa Romeo também ficou demasiada colada à Fiat, algo que os seus produtos não conseguiam esconder. Até a Ferrari com o 348 ficou demasiado colada à Fiat...
                                          E depois apostaram num estilo único, o que em si não é mau, mas talvez demasiado alternativo para convencer o mercado, fosse o Thesis ou, mais recentemente, o Delta 3 (que também era uma criatura de definição dificil).

                                          Junte-se a generalizada falta de dinheiro que o grupo parecia sofrer constantemente para investimento contínuo em produto e evolução qualitativa, e não há marca que aguente.

                                          Entretanto, não nos esqueçamos que a GM ia ficando com a Fiat no início do século, e mesmo assim, foi preciso o Marchionne chegar, pôr ordem na casa, e começar novamente a fazer dinheiro.
                                          Não só conseguiu com que a GM pagasse 2 milhares de milhões de euros para não ficar com o grupo, desenvolvendo produtos vitais para a sua sobrevivência, como conseguiu gerar lucro a meio da primeira década deste século.
                                          Entretanto também houve uma crise mundial que trouxe quedas abruptas de vendas, de excesso de locais de produção e do esmagamento das margens, sobretudo em produtos de grande volume como o Punto.

                                          Pode-se criticar o homem por muitas coisas, incluindo também a incapacidade de não saber o que fazer com a Lancia, mas apesar de tudo, conseguiu que o grupo sobrevivesse.
                                          Claro que a Lancia vai ser uma das vítimas, mas considerando a dimensão actual da coisa, acho que o cobertor não dá mesmo para cobrir todas as necessidades. Estão a apostar nos cavalos que realmente podem vencer, Jeep e Ram, e ainda teremos de ver se a aposta no ressuscitar da Alfa como marca premium global realmente funcionará.

                                          Estou curioso é para ver se a Lancia sobrevive após esta geração do Y. Em Itália, costuma estar entre os 5 mais vendidos, e sozinho, num mercado apenas, vende mais que os 2 modelos da Alfa.

                                          Considerando o estado actual das coisas, acho que seria a altura de transformar a Lancia numa marca-boutique.
                                          Ter um papel semelhante à BMW i, apostando em "cenas" alternativas e o camandro. Ou então, uma solução de baixo custo, com modelos derivados de outros do grupo, como o concept Fulvia derivado do Barchetta, ou o concept GranTurismo que poderia derivar de uma CUSW ou até da nova Giorgio.
                                          Sempre permitiria ganhar experiência para quando a era do carro elétrico chegar, ou manter a marca viva, com modelos de baixa produção, mas rentáveis.

                                          O Marchionne não está convencido que a mudança para o elétrico vá acontecer nos próximos tempos, pois o business case simplesmente não está lá.
                                          Veja-se a Tesla, que apesar de todo o hype, não consegue gerar lucro. Veja-se a recente mudança de orientação da BMW i, que foge da mobilidade elétrica para os veículos autónomos.
                                          Parece que continuará a ser um nicho durante a próxima década, mais do que uma mudança de paradigma.

                                          Tendo um grupo que sustenta os seus lucros com a venda de pickups, SUV's e Crossovers, umas parcerias estratégicas e/ou tecnológicas, como a que fez com a Google, e agora parece ir fazer com a Uber, sempre poderia dar uma possibilidade de existência à marca, sem pisar os calos das restantes dentro do grupo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Basicamente.. não. A Subaru saiu do WRC e desde essa altura as suas vendas não têm parado de aumentar e a saúde financeira da marca também.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                              Basicamente.. não. A Subaru saiu do WRC e desde essa altura as suas vendas não têm parado de aumentar e a saúde financeira da marca também.
                                              Mas na Europa, praticamente desapareceram do mapa.
                                              A Subaru actual pode-se considerar uma marca norte-americana, pelas vendas que consegue por lá...
                                              Mas antes estar dependente de um mercado norte-americano que de um mercado italiano. Eheheh

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se a Lancia sobreviver o será como mais uma marca de SUVs

                                                -Surge um novo Y no formato SUV mais pequeno que o 500X (este modelo também seria um substituto indiereto do AR MiTo)
                                                -Renasce o Delta como um SUV maior do que o 500X, mas mais pequeno do que Alfa Romeo Stelvio

                                                A FCA ficava assim com uma gama interessante de SUV com estilo italiano:

                                                -Lancia Ypsilon
                                                -FIAT 500X
                                                -Lancia Delta
                                                -Alfa Romeo Stelvio
                                                -Maserati Levante

                                                Pois afinal os SUV são os Gran Turismo do sec XXI
                                                Muitos fariam cara feia se ocorresse uma guinada deste tipo com a Lancia. Porém os SUV são hoje o Santo Graal da industria automóvel por ser um segmento que permite a entrada de novos fabricantes em face briga cerrada nos segmentos tradicionais de berlinas e hatchs (basta observar o desempenho global dos SUV da Hyundai e KIA), também permite reconstruir a imagem de um fabricante tradicional (ver o exemplo da Porsche) e também da jeito para ingressar em novos mercados (ver o historial recente da Porsche na China e os planos da PSA para o mesmo país)

                                                A FCA tem uma lacuna importante no segmento de SUVs em vários mercados e inserir a Lancia neste nicho no mercado europeu era um bom jeito para posicionar a marca acima dos "vulgares" hatch racionais da FIAT e também manter distancia da nova gama RWD da Alfa Romeo


                                                Mas esta idéia para salvar a Lancia já encontraria pelo caminho os planos da Jeep tornar-se uma marca global. E a Lancia só tem apelo junto mercado europeu e compradores certos apenas em Italia. E o Marcchionne seria implacável para defender a Jeep.
                                                Editado pela última vez por FernandoZero; 12 June 2016, 02:05.

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                                                  #25
                                                  Saudade.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FernandoZero Ver Post
                                                    Se a Lancia sobreviver o será como mais uma marca de SUVs

                                                    -Surge um novo Y no formato SUV mais pequeno que o 500X (este modelo também seria um substituto indiereto do AR MiTo)
                                                    -Renasce o Delta como um SUV maior do que o 500X, mas mais pequeno do que Alfa Romeo Stelvio

                                                    A FCA ficava assim com uma gama interessante de SUV com estilo italiano:

                                                    -Lancia Ypsilon
                                                    -FIAT 500X
                                                    -Lancia Delta
                                                    -Alfa Romeo Stelvio
                                                    -Maserati Levante

                                                    Pois afinal os SUV são os Gran Turismo do sec XXI
                                                    Muitos fariam cara feia se ocorresse uma guinada deste tipo com a Lancia. Porém os SUV são hoje o Santo Graal da industria automóvel por ser um segmento que permite a entrada de novos fabricantes em face briga cerrada nos segmentos tradicionais de berlinas e hatchs (basta observar o desempenho global dos SUV da Hyundai e KIA), também permite reconstruir a imagem de um fabricante tradicional (ver o exemplo da Porsche) e também da jeito para ingressar em novos mercados (ver o historial recente da Porsche na China e os planos da PSA para o mesmo país)

                                                    A FCA tem uma lacuna importante no segmento de SUVs em vários mercados e inserir a Lancia neste nicho no mercado europeu era um bom jeito para posicionar a marca acima dos "vulgares" hatch racionais da FIAT e também manter distancia da nova gama RWD da Alfa Romeo


                                                    Mas esta idéia para salvar a Lancia já encontraria pelo caminho os planos da Jeep tornar-se uma marca global. E a Lancia só tem apelo junto mercado europeu e compradores certos apenas em Italia. E o Marcchionne seria implacável para defender a Jeep.
                                                    Mas estás a esquecer que a Fiat e Jeep tambem vão ter C-SUV's (Jeep este ano e Fiat no proximo), e a Alfa Romeo tambem está na calha para ter um.
                                                    A meu ver as unicas soluções para a Lancia era ter modelos de nicho ou o proximo Y ter uma revolução, a ser um verdadeiro B, com versões de 3 e 5 portas e SUV, agora que o MiTo vai sair de cena

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Mrodrigues Ver Post
                                                      Saudade.
                                                      triste fado

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                                        Penso que a pergunta é clara e simples.
                                                        Grande parte da história da marca cruza-se com as melhores edições do Mundial de Rallys, por isso penso que é perfeitamente aceitavel que pensar que sim, se o Yplison andasse atualmente no WRC poderiam até ter uma boa gama com vendas razoaveis.
                                                        Uma marca que corre e que ganha, tem sempre mais exposição. Uma marca que ganha dá confiança ao cliente. Carros como o Impreza nunca seriam desejáveis, se não tivessem uma herança desportiva.
                                                        Sair dos rallye pode não ser a principal razão para o declínio, mas continuar teria tido, seguramente, o efeito contrário.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          Mas na Europa, praticamente desapareceram do mapa.
                                                          A Subaru actual pode-se considerar uma marca norte-americana, pelas vendas que consegue por lá...
                                                          Mas antes estar dependente de um mercado norte-americano que de um mercado italiano. Eheheh
                                                          Desapareceram das revistas.. e de Portugal. Na Europa passaram de 50 mil (2008) para 40 mil vendas (2015). É uma descida de 20% mas dados os números de vendas e o que se passou no mercado, não penso que seja muito. A maior descida foi no Reino-Unido, mas já estão a tentar compensar essa falta de visibilidade com a entrada no BTCC.

                                                          Mas a Lancia sai dos ralis em 1992. O que se sucedeu desde então foi uma série de erros que levaram ao quase desaparecimento da marca. Já falaram da Audi lá atrás, e conseguiram capitalizar o crescimento sucedido com o aparecimento do quattro no WRC e tornaram-se uma marca de referência. Mas houve estratégia e visão a partir do momento em que saíram do WRC. Nisso os alemães estão um passo à frente dos outros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A presença nos rallys ajuda e muito na aprendizagem e desenvolvimento de novas tecnologias adaptaveis aos topo de gama / desportivos de cada marca .

                                                            A ford sabe isso e este novo focus RS é a referencia do seu segmento !

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