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Dúvida a mudar pastilhas.

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    Dúvida a mudar pastilhas.

    Boa tarde malta.
    Vou mudar as pastilhas traseiras da minha megane.
    Estou com umas dúvidas que gostava de ver dissipadas.

    1 - Posso pôr wd40 no bombito para lubrificar e ser mais fácil recolher ou não?

    2 - Devo ou não por massa de cobre ou outro produto na traseira da patilha?

    3- Devo desgastar alguma parte da pastilha antes de a colocar?


    Obrigado desde já
    Cpts a todos.

    #2
    WD40 não é a melhor opção. Creio que se limpares bem, com spray limpa travões, a borracha dos pistões, nem precisas de lubrificante algum. O melhor é abrires a purga enquanto recolhes o pistão e é como barrar manteiga.

    Esquece a massa de cobre atrás das pastilhas, se forem de boa qualidade já trazem um material anti-ruido. deves é usar massa de silicone nas guias da pinça

    Não se deve desgastar alguma parte da pastilha, deixa ela acamar com os quilómetros.

    Comentário


      #3
      Atenção que a pinça de travão não recua apenas fazendo força no sentido de abrir, tens que rodar no sentido do ponteiro dos relógios, só assim ela recua.

      Não sei se me expliquei bem, por isso vê este vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=RKBOblr5qcM

      Comentário


        #4
        Obrigado a ambos.

        As pastilhas que comprei foram marca branca. Não tenho a certeza se os discos as vão gastar ttotalmente porque já devem estar nas últimas,daí ter optado por umas mais baratas. Algum produto que deva pôr em vez da massa de cobre?

        Estava a pensar abrir o reservatório do óleo dos travões para empurrar o bombito, será mais eficaz abrir a purga então?

        Como sei que os discos estão totalmente gastos,ou muito próximo disso?


        Cpts

        Comentário


          #5
          O disco tem uma espessura mínima, deve estar escrito na borda do disco, provavelmente já não deves conseguir ler por causa ferrugem, mas se tiver muito calo... está na hora.

          Atenção ao que o colega JorgeVieira disse, qual é o sistema de travagem? Lucas, bosch ou trw? alguns é so recolher o pistão, outros ao mesmo tempo que recolhe tem de rodar.

          Se o carro tiver ABS, convém abrir a purga para que resíduos do fluido velho que ficam na pinça não voltem para o circuito.

          Comentário


            #6
            É TRW.
            Rodar e empurrar,certo?
            É só desapertar a porca para a purga, não preciso carregar no pedal, certo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DeMiranda Ver Post
              É TRW.
              Rodar e empurrar,certo?
              É só desapertar a porca para a purga, não preciso carregar no pedal, certo?
              Sim, nao e para carregares no pedal. Relativamente ao disco, convem medir a espessura e saber qual a espessura minima para esse modelo.

              Comentário


                #8
                O que acontece quando o disco vai até à última?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeMiranda Ver Post
                  O que acontece quando o disco vai até à última?
                  Pode partir quando precisares de travoes, por exemplo

                  Comentário


                    #10
                    20160604_194034.jpg

                    Comentário


                      #11
                      Dá para ver?

                      Comentário


                        #12
                        É disco não ventilado, pela foto tem muito material para gastar.
                        Existe ferramenta própria para recolher o pistão, mas com um alicate e um pouco de força deves safar-te.

                        Comentário


                          #13
                          Só mais uma vez o aviso que todos deram, as bombas de trás não encolhem, rodam para recolher e entrar a pastilha nova

                          Comentário


                            #14
                            eu aconselho colocar massa de cobre ( pq aguenta alta temperatura sem ficar liquida ) onde apoia o piston ( para tirar vibração / barulho ) e em todo o lugar onde trabalha a pastilha , como nestas fotos depois de bem limpar tudo e assoprar :






                            tambem coloco um pouco de massa de cobre nos parafusos das rodas assim como nos parafusos de purga

                            nas pastilhas passo uma lima como aqui :



                            aproveite para averificar os tubos de borracha dos travões ( se hà fissuras ) e trocar o oleo se tem mais de 2 anos
                            Editado pela última vez por ANTONIO850; 12 June 2016, 21:29.

                            Comentário


                              #15
                              Vou encomendar a cola para os parafusos a massa consistente para a borracha, pasta de cobre e dar início ao trabalho.
                              Ao rodar/recolhero os bombitos há a possibilidade de os recolher demais, ou chega a um ponto que eles não encolhem mais?

                              Comentário


                                #16
                                não rodar muito pq podem sair pelo outro lado da pinça ( brincadeira )

                                vai encontrar um ponto onde o piston não vai querer mais rodar ( se tudo correr bem , pq tem vezes q estão bloqueados com lixo , corrosão )

                                Comentário


                                  #17
                                  O serralheiro fez isto.
                                  Com um parafuso de 8mm e uma chapa para fazer a força.
                                  Safo-me?

                                  20160612_221753.jpg

                                  Comentário


                                    #18
                                    sim , pode ver aqui outro exemplo :

                                    Comentário


                                      #19
                                      outro sistema , um pouco à TABORDA :

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como são pastilhas traseiras, tem atenção se não trazem já um autocolante, se tiverem não vais colocar lá a massa de cobre ou plastilube, aí só colocas nas guias.
                                        E para meteres lá alguma coisa, mete plastilube nas guias e não massa de cobre.

                                        A razão:
                                        http://www.autoaftermarketnews.com/m...cat=23&marca=0

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                          Como são pastilhas traseiras, tem atenção se não trazem já um autocolante, se tiverem não vais colocar lá a massa de cobre ou plastilube, aí só colocas nas guias.
                                          E para meteres lá alguma coisa, mete plastilube nas guias e não massa de cobre.

                                          A razão:
                                          http://www.autoaftermarketnews.com/m...cat=23&marca=0
                                          """" Muitas vezes os reparadores utilizam a massa de cobre ou outras massas à base de ácidos e detergentes nos sistemas de travagem, o que é totalmente desaconselhável.

                                          A massa de cobre além de ser condutora, o que pode provocar corrosão nos vários materiais de aço do sistema de travagem, reage quimicamente com o pó criado pelas pastilhas de travões criando um género de massa pastosa que impede o movimento do sistema de travagem.

                                          Existem também alguns técnicos que não aplicam qualquer massa e outros mesmo que aplicam massa em demasia.

                                          O Plastilube® é o lubrificante perfeito para os sistemas de travagem e não só! As suas características sintéticas: impermeabilidade, resistência ao calor, choque e corrosão tornam o Plastilube num excelente produto de lubrificação.

                                          Principais Características:
                                          1 – Resiste às elevadas temperaturas que o sistema de travagem atinge (aprox. 300ºC) e tem uma alta resistência à corrosão;
                                          2 – Extrema resistência e impermeabilidade à água;
                                          3 – Estável e resistente à corrosão;
                                          4 – Utilizado como material de origem pelos principais construtores automóveis.

                                          Principais Vantagens:
                                          1 – Ausência de ruídos;
                                          2 – Garante lubrificação e eficácia do sistema de travagem;
                                          2 – Previne o desgaste prematuro;
                                          3 – Facilita a montagem;
                                          4 – Compatível com a maioria dos metais.

                                          Notas:
                                          - Cuidado para não deixar Plastilube nas superfícies de fricção.
                                          - Pode ser usado também em o-rings, vedantes de borracha, rolamentos, correntes, carretos, calhas dos bancos, calhas dos tectos de abrir, dobradiças e pólos de bateria. """"



                                          obrigado pela informação

                                          acho estranho :

                                          massa de cobre ou esta massa plastilube , é sempre massa e como toda MASSA acumula lixo/po' .... , acredita quem quer

                                          para uma manutenção TOP , os travões têm q ser inspecionados TODOS os anos > quer dizer controlar , limpar ( e colocar nova massa para quem põem massa )

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post
                                            Atenção que a pinça de travão não recua apenas fazendo força no sentido de abrir, tens que rodar no sentido do ponteiro dos relógios, só assim ela recua.

                                            Não sei se me expliquei bem, por isso vê este vídeo:

                                            https://www.youtube.com/watch?v=RKBOblr5qcM
                                            Neste video usam 3 produtos diferentes, certo? Para além da massa de cobre, quais são os outros dois?

                                            Então, conforme já indicaram aqui, é melhor usar apenas plastilube em vez desses 3 produtos?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post



                                              obrigado pela informação

                                              [/FONT][/COLOR]acho estranho :

                                              massa de cobre ou esta massa plastilube , é sempre massa e como toda MASSA acumula lixo/po' .... , acredita quem quer

                                              para uma manutenção TOP , os travões têm q ser inspecionados TODOS os anos > quer dizer controlar , limpar ( e colocar nova massa para quem põem massa )

                                              Quando colocas nas traseiras das pastilhas depois vais ter o excesso quando as colocas, é retirar o excesso do produto que sobra das pinças de travão.
                                              Nas cavilhas não existe o problema porque está fechado, aí é onde é de extrema importância ter o plastilube.
                                              Nas pastilhas de trás, se tiverem autocolante não é necessário colocar nada, só nas guias.
                                              A vantagem disto é que não vais ter aquele chocalhar das pastilhas, e as pastilhas vão ter um desgaste mais uniforme.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                Quando colocas nas traseiras das pastilhas depois vais ter o excesso quando as colocas, é retirar o excesso do produto que sobra das pinças de travão.
                                                Nas cavilhas não existe o problema porque está fechado, aí é onde é de extrema importância ter o plastilube.
                                                Nas pastilhas de trás, se tiverem autocolante não é necessário colocar nada, só nas guias.
                                                A vantagem disto é que não vais ter aquele chocalhar das pastilhas, e as pastilhas vão ter um desgaste mais uniforme.
                                                o meu ultimo post era a referir o q està escrito aqui no link q deste e q não concordo:
                                                http://www.autoaftermarketnews.com/m...cat=23&marca=0

                                                alias eu fui ver no site da ATE e não falam nada da massa de cobre , nem fazem nenhuma comparação

                                                nas cavilhas , a meu ver podemos colocar qualquer massa desde q não danifique os protetores de borracha e q aguente o calor , aquilo não trabalha quase nada

                                                sim , hà pastilhas jà com uma proteção , mas hà tanto problema de barulho/vibração com as pastilhas desde q não existe mais a amiante , q eu prefiro colocar a massa de cobre na mesma

                                                existe tambem as pastilhas onde se coloca uma chapa entre o piston e a pastilha , a PORSCHE utiliza muito , tem gente q compra da PORSCHE para colocar nos BREMBO da PEUGEOT

                                                da marca ATE so' tenho esta massa para as juntas dos pistons pq não dà problema em se misturar com o oleo:



                                                nas oficinas não põem nada
                                                Editado pela última vez por ANTONIO850; 13 June 2016, 16:45.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post

                                                  sim , hà pastilhas jà com uma proteção , mas hà tanto problema de barulho/vibração com as pastilhas desde q não existe mais a amiante , q eu prefiro colocar a massa de cobre na mesma

                                                  existe tambem as pastilhas onde se coloca uma chapa entre o piston e a pastilha , a PORSCHE utiliza muito , tem gente q compra da PORSCHE para colocar nos BREMBO da PEUGEOT



                                                  nas oficinas não põem nada
                                                  Sim, geralmente as pastilhas trazem aquela chapinha que é anti-ruído.
                                                  Nas oficinas quando metem alguma coisa é nas cavilhas, mais nada, regra geral.
                                                  No meu amadorismo o que tenho reparado é que os barulhos (chiar) dependem muito do material usado, há marcas mais sujeitas a fazerem barulho, mas tal não significa menos qualidade.


                                                  Aqui neste video dá para ver a utilização do Plastilube:

                                                  Editado pela última vez por Diamondplus; 13 June 2016, 17:46.

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                                                    #26
                                                    Obrigado a todos pela colaboração.
                                                    Onde arranjo o plastitube ou a massa de cobre?
                                                    Conhecem algum site que venda online?
                                                    Preciso entao comprar massa de cobre/plastitube e aquela cola azul para por nos parafusos das pinças.
                                                    E o que ponho no parafuso que fica dentro da borracha das pinças? O Plastitube serve ou compro outro produto?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O que costuma inspeccionar?
                                                      Saca as pastilhas fora limpa-as, limpa os discos e coloca a massa?
                                                      Depois de tirar as jantes para efectuar a troca das pastilhas, tenho de alinhar a direcção se mexer nas da frente?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeMiranda Ver Post
                                                        Obrigado a todos pela colaboração.
                                                        Onde arranjo o plastitube ou a massa de cobre?
                                                        Conhecem algum site que venda online?
                                                        Preciso entao comprar massa de cobre/plastitube e aquela cola azul para por nos parafusos das pinças.
                                                        E o que ponho no parafuso que fica dentro da borracha das pinças? O Plastitube serve ou compro outro produto?
                                                        a massa para colocar nos guias / cavilhas ( como na segunda foto q eu postei em cima ) , pode ser de cobre ou plastilube , não importa.

                                                        o q acho interessante na massa de cobre é q se compras 400 / 500 g dà para uma vida e podes colocar em bornes de bateria , nos bornes das lampadas , nas fichas de sensor ,contactos dos aparelhos eletricos ( tudo q é ligação eletrico e q se pode oxydar ) , parafusos das rodas , nas rodas de aluminio para não colarem ao aço dos discos/tambores , parafusos de escape ( é de muito mais alta temperatura q o plastilube ) , pinças , etc...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeMiranda Ver Post
                                                          O que costuma inspeccionar?
                                                          Saca as pastilhas fora limpa-as, limpa os discos e coloca a massa?
                                                          Depois de tirar as jantes para efectuar a troca das pastilhas, tenho de alinhar a direcção se mexer nas da frente?
                                                          limpa os discos se quiseres
                                                          limpar bem onde apoiam as pastilhas ( escovar , lixar , passar uma lima )
                                                          controlar se as borrachas de proteção não estão furadas
                                                          controlar se tem fuga atràs das borrachas dos pistons
                                                          controlar os tubos de borracha , se têm fissuras > trocar
                                                          trocar o oleo se tiver mais de 2 anos

                                                          na frente controlar se hà folgas e ver o estado de todas as proteções de borracha

                                                          os travões nada têm a ver com a direção

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeMiranda Ver Post
                                                            O que costuma inspeccionar?
                                                            Saca as pastilhas fora limpa-as, limpa os discos e coloca a massa?
                                                            Depois de tirar as jantes para efectuar a troca das pastilhas, tenho de alinhar a direcção se mexer nas da frente?
                                                            desculpa a pergunta, mas tu tens noção do que vais fazer? cuidado que com travões não se brinca, pareces muito pouco à vontade para mexer nisso, não arranjas alguém mais experiente que te possa ajudar?

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