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Mudança de óleo e filtros

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    Mudança de óleo e filtros

    Boas.

    Fiz a mudança do óleo e dos filtro de gasolina, ar e do óleo faz agora para Agosto 1 ano e desde então o carro apenas fez uns 5000 km.

    Devo fazer a mudança este ano? Ou acham que não é necessário e faço para o ano?

    Carro é um Fiat Tipo de 89.

    #2
    Eu por norma faça ou não os km's é sempre um ano e faço a muda... Independentemente do carro ser novo ou velho...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por D12 Ver Post
      Boas.

      Fiz a mudança do óleo e dos filtro de gasolina, ar e do óleo faz agora para Agosto 1 ano e desde então o carro apenas fez uns 5000 km.

      Devo fazer a mudança este ano? Ou acham que não é necessário e faço para o ano?

      Carro é um Fiat Tipo de 89.
      para cuidar do carro em condições , sim deves trocar tudo ( talvez não precise o filtro de ar ( verificar /assoprar ) pq nimguem sabe onde andas com o carro )

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
        para cuidar do carro em condições , sim deves trocar tudo ( talvez não precise o filtro de ar ( verificar /assoprar ) pq nimguem sabe onde andas com o carro )
        assoprar o filtro do ar? como assim?

        Comentário


          #5
          se usares um bom óleo chega perfeitamente mudar de 2 em 2 anos. Sem ultrapassar os 10 mil quilómetros

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mok Ver Post
            assoprar o filtro do ar? como assim?
            quando tem mesmo pouca sujidade , eu limpo com ar do compressor

            Comentário


              #7
              se tiveres dinheiro em excesso troca tudo por novo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                Boas.

                Fiz a mudança do óleo e dos filtro de gasolina, ar e do óleo faz agora para Agosto 1 ano e desde então o carro apenas fez uns 5000 km.

                Devo fazer a mudança este ano? Ou acham que não é necessário e faço para o ano?

                Carro é um Fiat Tipo de 89.
                Troca todos os anos. Nesse modelo gastas 20€ em material...

                Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                quando tem mesmo pouca sujidade , eu limpo com ar do compressor

                Comentário


                  #9
                  O ideal é trocar tudo todos os anos. Mas em caso de falta de euros...haverá mesmo real necessidade? Acho que um bom óleo não se degrada assim tanto em dois anos. Se o carro fizer uns 5000 kms em 2 anos

                  Comentário


                    #10
                    O óleo é shell helix hx7 10w 40

                    Foi-me aconselhado pelo rapaz da Norauto que inclusive disse que era o que ele usava no carro dele.

                    E como o óleo recomendado pelo Fiat (Selenia) era um pouco mais caro, decidi experimentei o da Shell.

                    _________________

                    Outra questão, tenho usado nestes últimos par de anos liquido para o radiador, daqueles 10% da marca continente.

                    Estive a ver no manual e recomendam Paraflu 11, mas não falam em concentração com água destilada como por exemplo a carrinha do meu pai, também ela Fiat.

                    Será que este modelo (Tipo) leva os 6.5L só de Paraflu 11?

                    É que estou numa de ir a um mecânico para lavar o sistema de refrigeração, verificar se há alguma fuga e colocar um liquido em condições.

                    Mas como o carro já é tão antigo, com o motor já um pouco desgastado e provavelmente já todo ferrugento por dentro se valerá a pena andar a despender dinheiro neste tipo de intervenções.

                    O que é que vocês acham?

                    Comentário


                      #11
                      Parei de ler onde dizia Norauto Lol. Procura conselhos de um real mecânico...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                        Boas.

                        Fiz a mudança do óleo e dos filtro de gasolina, ar e do óleo faz agora para Agosto 1 ano e desde então o carro apenas fez uns 5000 km.

                        Devo fazer a mudança este ano? Ou acham que não é necessário e faço para o ano?

                        Carro é um Fiat Tipo de 89.
                        Claro que não precisas trocar os filtros todos depois de 1 ano / 5kkm,
                        na minha opinião óleo, filtro de óleo e em caso de necessidade filtro de ar.

                        Comentário


                          #13
                          O Shell Helix HX7 é um Semi-Sintético 10W-40 e é um excelente óleo. Não será o melhor para mecânicas muito recentes mas, para um Tipo de 89, vale ouro.
                          Quanto a mudas, independentemente do n° de kms, nunca deve exceder um ano. O óleo perde propriedades ao longo do tempo, daí a necessidade de não deixar o óleo fazer mais que as 4 estações.
                          Quanto ao anti-congelante, o Paraflu é dos melhores e pode ser diluído. A diluição irá depender do grau de protecção desejado. Quanto aos líquidos do Continente, bem... chamar-lhes água tingida é um elogio.

                          on Tapatalk

                          Comentário


                            #14
                            https://youtu.be/X2AcqsnQTh8

                            Neste vídeo explica a nível geral os diferentes tipos de anticongelante quando mudar e para que serve só está em espanhol mas percebe se bem fica a dica para futuros leitores

                            Comentário


                              #15
                              Tenho andado a pesquisar um pouco e com um pouco de sorte consegui descobrir o que queria precisamente para o Fiat Tipo, embora o meu seja a carburador e 1.4, e o do vídeo 1.6 a injecção electrónica.

                              Mudança de óleo e respectivo filtro:



                              Limpeza do sistema de refrigeração:

                              https://www.youtube.com/watch?v=fNOUPWKlWPw

                              https://www.youtube.com/watch?v=lOyKYO9HH3w


                              Para os mais entendidos, consideram um bom guia de se seguir?

                              Por exemplo o rapaz no vídeo troca o óleo com o motor quente (90 graus) e eu sempre tive a ideia que se trocava a frio, até para evitar queimaduras..

                              Será gaffe ou terá mesmo uma razão lógica para ele ter feito daquela maneira?

                              Comentário


                                #16
                                Não precisa ser a 90 basta com que apenas comece a aquecer isso é para o óleo sair melhor já que quente fica mais diluído é mais fácil se ficar a frio demora mais tempo é basicamente isso

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                                  Por exemplo o rapaz no vídeo troca o óleo com o motor quente (90 graus) e eu sempre tive a ideia que se trocava a frio, até para evitar queimaduras..

                                  Será gaffe ou terá mesmo uma razão lógica para ele ter feito daquela maneira?
                                  Sim, tem razão. A quente o óleo está mais fluído, escorre melhor.
                                  Mas não há mal em fazer a frio, demora é o dobro do tempo.

                                  on Tapatalk

                                  Comentário

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