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Velocidade e energia

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    Velocidade e energia

    Excerto de um artigo publicado na edição de hoje do jornal Público.

    "O que trava melhor - um Fiat Uno a 120 km/h ou um Ferrari Enzo a 150 km/h?" A questão é colocada em fóruns on-line(..) e a resposta certa - Fiat Uno - não é óbvia. João Dias explica que. "quando se acelera de 120 km/h para 150 km/h, há uma diferença de 30 km/h, o que é 25 por cento, mas a energia aumenta 50 por cento". "E o Ferrari não tem um sistema de travagem 50 por cento mais potente..."


    RoverFan

    #2
    E não surgem comentários a este tópico...;)

    Comentário


      #3
      eu li essa noticia no jornal de hoje no publico e ao inicio,custou me um bocado a acreditar mas depois vi bem os factos,e contra factos não ha argumentos.Mas incrivel eu nunca pensava que fosse assim,ah grande fiat uno!!!

      Comentário


        #4
        Ganda treta téorica é uma coisa prática é outra já que viram o nosso forum em que ocorreu essa discussão porque não fazem o teste na prática ai queria ver se esse cromo tinha razão!

        Comentário


          #5
          BRAKING DISTANCE FROM 90 km/hr and 120 km/hr
          Honda Integra GS-R 42 74.4
          Audi A4 43.5 80.7
          BMW Z3 (2.8) 36.9 64.5
          Ferrari 550 Maranello 33.6 59.7
          Lexus ES300 42 73.8
          Lexus LS400 45.3 78
          Mazda MX-5 45.6 76.8
          Mazda Protege 47.4 86.1
          Mercedes C36 36 63
          Mercedes SLK230 Kompressor 36 62.7
          Nissan Maxima 42 72.9
          Nissan 200SX 38.7 68.4
          Saab 9000 Aero 36.6 66.3
          Subaru Liberty RX 40.8 70.8
          Toyota Camry V6 43.5 82.2
          Toyota Corolla 55.8 95.7
          Porsche 911 Carrera 4 37.8 66.9

          Comentário


            #6
            pois teoricamente será assim...agora na realidade n sei se o ferrari n terá mm um sistema de travagem 50% mais potente q o unozito...mas ok...

            Comentário


              #7
              o enzo também é bastante mais pesado que o uno... logo a inércia joga contra ele. a performance dos travoes ainda tem de ser superior a esses 50%.

              edit: a energia cinetica do uno é cerca de 39% da do enzo.

              Comentário


                #8
                O que é preocupante é mesmo quando vêem as coisas à frente, continuam na deles, porque o Ferrari, só porque é Ferrari até a 300 tem de travar em menos espaço que um Fiat a 100...

                Comentário


                  #9
                  O tópico é este
                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=57680
                  Apesar de não ser num fórum de Street Racers ;)

                  Comentário


                    #10
                    eu gosto da ideia que a travagem nao varia conforme o desgaste dos pneus, por exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      Excelente tópico, de leitura obrigatória para os que acham que a velocidade em si não é causa de acidentes. Se não se consegue parar a tempo antes de um obstáculo passa a ser causa, ai passa, passa...

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por João Dias

                        O tópico é este
                        http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=57680
                        Apesar de não ser num fórum de Street Racers ;)
                        Estive a ler este topico, o que eu acho é que os abs evoluiram muito nos ultimos anos são bem mais eficazes do que eram nos primordios. Nos primeiros tempos dos abs nos carros era uma realidade que era facil obter melhor distancias de travagem sem abs do que com abs. Actualmente penso que não será assim, por ex. asfalto acho que actualmente se para mais depressa com abs, já sei que o abs não aumenta a capacidade de travagem, só que a electronica é muito mais sensivel e exacta que os humanos, assim sem abs se se conseguir manter a travagem no ponto ideal é natural que se para mais rapido, só que o problema é mesmo esse ter a sensibilidade para manter a pressão certa sem bloquear as rodas, nesse aspecto a elctronica ganha claramente aos humanos.
                        Depois em caso de emergencia, trava-se e prontos e quando a situação e mesmo apertada não se pensa em mais nada, é assim com os pilotos profissinais e só ver as corridas de carros quando a um despiste lá vão eles de rodas bloqueadas para fora da pista, se um profissinal não conseguer ter a frieza para não bloquear rodas, não somos nós os amadores que a vamos ter.
                        Os ingleses fazem muito aquele teste de aceleração e depois de travagem, nos carros sem abs é sempre referido que as distancias aumentam devido a dificuldade de travar sem bloquear rodas.
                        Como disse uma vez o Gerard Berger, "se alguém travar melhor do que o abs não significa que seja um grande piloto, significa apenas que o abs está mal afinado".
                        O grande problema dos abs são os maus pisos, então as nossas tipicas ruas de paralelos, ai sim com abs o carro demora bem mais tempo a parar, porque as rodas não estão sempre em contacto com e abs entra em funcionamento de forma prematura.

                        Mas continuo a preferir um carro sem abs, a um carro com um mau abs porque este elemento tornou-se uma forma de marketing e depois a qulidade dos sistemas nem sempre é a melhor. Já apanhei alguns sustos por causa da falta de qualidade de alguns abs.

                        Comentário


                          #13
                          sou da opniao q o enzo precisa de precorrer menos distancia para ir dos 150km/h aos 0km/h do q um uno dos 120km/h aos 0km/h!

                          teoria nao tem nada a ver com pratica, por isso existem dois termos para separar as duas coisas!

                          Comentário


                            #14
                            Na teoria está todo muito bem, mas acho que na pratica talvez não seja bem assim, porque:

                            1º - Só se fala que o sistema de travagens do Enzo não é 50% mais potente que o do Uno, até pode ser que não mas uma coisa e travar com pneus 155 no uno e outra coisa são os pneus topo de gama 3 vezes mais largos no Enzo que aproveitam muito melhor a potencia do sistema de travagem.

                            2º- Uma coisa é aplicar uma determinda força nos discos de travão com pinças de um embolo no Uno e outra coisa são as do Enzo que teem prai 4 embolos por pinça, mais uma vez mesma força no Enzo é muito melhor aproveitada.

                            3º- a qualidade da suspenção também influencia

                            Quem fez o estudo limitou-se medir a capacidade de travagem e esqueceu-se de algumas variaveis que podem influenciar em muito os resultados finais.
                            Depois por acaso eles pegaram nos dois carros e foram testar para ver se as contas batiam realmente certo.
                            Eu só depois de ver os dois carros lado a lado é que acredito.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                              BRAKING DISTANCE FROM 90 km/hr and 120 km/hr
                              Honda Integra GS-R 42 74.4
                              Audi A4 43.5 80.7
                              BMW Z3 (2.8) 36.9 64.5
                              Ferrari 550 Maranello 33.6 59.7
                              Lexus ES300 42 73.8
                              Lexus LS400 45.3 78
                              Mazda MX-5 45.6 76.8
                              Mazda Protege 47.4 86.1
                              Mercedes C36 36 63
                              Mercedes SLK230 Kompressor 36 62.7
                              Nissan Maxima 42 72.9
                              Nissan 200SX 38.7 68.4
                              Saab 9000 Aero 36.6 66.3
                              Subaru Liberty RX 40.8 70.8
                              Toyota Camry V6 43.5 82.2
                              [u]Toyota Corolla 55.8 95.7</u>
                              Porsche 911 Carrera 4 37.8 66.9
                              http://forum.autohoje.com/topic.asp?...80&whichpage=4

                              O toyota Corolla a 120 precisa de 95.7 metros e o Enzo a 160 para em 88 metros.
                              Ora se com uma diferença de 40 kmh o Enzo para mais depressa que o Corolla, com uma diferença de 30 kmh para o Uno também provavelmente vai para mais depressa.

                              P.S. - Qual é credibilidade do Publico para falar de automoveis, não é a especialidade deles.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por LuisNeves

                                Excelente tópico, de leitura obrigatória para os que acham que a velocidade em si não é causa de acidentes. Se não se consegue parar a tempo antes de um obstáculo passa a ser causa, ai passa, passa...
                                Imagino então que o "obstáculo" é inocente... [|)]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                  BRAKING DISTANCE FROM 90 km/hr and 120 km/hr
                                  Honda Integra GS-R 42 74.4
                                  Audi A4 43.5 80.7
                                  BMW Z3 (2.8) 36.9 64.5
                                  Ferrari 550 Maranello 33.6 59.7
                                  Lexus ES300 42 73.8
                                  Lexus LS400 45.3 78
                                  Mazda MX-5 45.6 76.8
                                  Mazda Protege 47.4 86.1
                                  Mercedes C36 36 63
                                  Mercedes SLK230 Kompressor 36 62.7
                                  Nissan Maxima 42 72.9
                                  Nissan 200SX 38.7 68.4
                                  Saab 9000 Aero 36.6 66.3
                                  Subaru Liberty RX 40.8 70.8
                                  Toyota Camry V6 43.5 82.2
                                  [u]Toyota Corolla 55.8 95.7</u>
                                  Porsche 911 Carrera 4 37.8 66.9
                                  http://forum.autohoje.com/topic.asp?...80&whichpage=4

                                  O toyota Corolla a 120 precisa de 95.7 metros e o Enzo a 160 para em 88 metros.
                                  Ora se com uma diferença de 40 kmh o Enzo para mais depressa que o Corolla, com uma diferença de 30 kmh para o Uno também provavelmente vai para mais depressa.

                                  P.S. - Qual é credibilidade do Publico para falar de automoveis, não é a especialidade deles.
                                  Antes o Público que o JD!

                                  O pessoal não deve ter visto o Jeremy Clarkson a travar com um SLR!;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    a travagem depende unicamente da velocidade!

                                    factores como a qualidade dos pneus, sistema de travagem e tudo o resto nao contam para nada.
                                    isto, claro, se formos do IST:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Preâmbulo:

                                      Houve aí quem chamasse cromo ao João Dias, suponho que venha de alguém novo por estas bandas e que não saiba de quem está a falar. Como ninguém teve a ombridade de o informar, e embora eu não seja advogado do dito senhor que se encontra por detrás desse nick (nem sequer muitas vezes me reveja nas suas posições) e nem sequer o próprio JD tenha valorizado esse epíteto, parece-me ser justo informar que o referido João Dias é Professor no Departamento de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (em Lisboa) e uma alta individualidade, pelo menos a nível nacional, no campo da acidentologia automóvel, nas suas variadas formas.

                                      Portanto, estou em crer que esse senhor João Dias terá mais alguns conhecimentos sobre este assunto do que quem agora lhe chama de cromo. Penso eu de que... aliás... não penso, tenho mesmo a certeza. :D



                                      Prontes... travagem.

                                      Oh Elise, claro que não depende só da velocidade, e sabes isso de ginjeira e ninguém disse o contrário. Claro que depende do coeficiente de atrito com o chão, o qual depende também do desenho do piso do pneu, do rasto existente e até do próprio pneu em si. Também depende do estado da suspensão, do estado do condutor, do tipo de piso e da simetria entre ambos os lados do carro, do coeficiente de atrito entre pastilha e disco, o qual varia com o aquecimento, comportamento dos discos face ao calor gerado e etc.

                                      Mas o que se faz num teste standard não é comparar um Fiat Uno saído da sucata de onde esteve há 10 anos com um Ferrari Enzo novo e rodado a 100% das suas capacidades. O que se faz, e já deves ter visto n testes deste tipo (não sei se in loco se não), é pegar em carros relativamente novos, ir para uma pista, montar a instrumentação de ensaio e testá-los a todos, normalmente com o mesmo condutor/ensaiador (que faz isso há anos) e realizar mais do que uma medida para cada carro.

                                      Portanto, não será lícito entrar com outras variáveis que não o carro testado com os pneus que lá vinham montados (normalmente não são substituídos os pneus para que todos fiquem iguais, até porque seria complicado arranjar o mesmo modelo para o Uno e para o Enzo, por exemplo).

                                      E, finalmente, os dados de um ensaio têm tudo menos de teórico! Aquilo é pura prática! Embora haja alguma correlação entre ambas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É assim:

                                        A energia cinética calcula-se assim:

                                        Ec = 0.5 * massa * velocidade^2

                                        150km/h = 41,6m/s
                                        120km/h = 33,3m/s

                                        O Enzo pesa 1365kg, o Uno 775kg

                                        Logo a Ec do Ferrari é de:
                                        0,5 * 1365 * 41,6^2 = 1.181.107 J

                                        E a Ec do Uno é de:
                                        0,5 * 775 * 33,3^2 = 429.695 J

                                        A Ec do Ferrari é 2,7 x a do Uno...

                                        Logo o Ferrari precisa de 2,7x o poder de travagem do Uno, e sinceramente, acho que consegue, tem pneus melhores e mais largos, travões mais eficazes, pode travar melhor com o motor, etc...

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por CL

                                          Preâmbulo:

                                          Houve aí quem chamasse cromo ao João Dias, suponho que venha de alguém novo por estas bandas e que não saiba de quem está a falar. Como ninguém teve a ombridade de o informar, e embora eu não seja advogado do dito senhor que se encontra por detrás desse nick (nem sequer muitas vezes me reveja nas suas posições) e nem sequer o próprio JD tenha valorizado esse epíteto, parece-me ser justo informar que o referido João Dias é Professor no Departamento de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (em Lisboa) e uma alta individualidade, pelo menos a nível nacional, no campo da acidentologia automóvel, nas suas variadas formas.

                                          Portanto, estou em crer que esse senhor João Dias terá mais alguns conhecimentos sobre este assunto do que quem agora lhe chama de cromo. Penso eu de que... aliás... não penso, tenho mesmo a certeza. :D



                                          Prontes... travagem.

                                          Oh Elise, claro que não depende só da velocidade, e sabes isso de ginjeira e ninguém disse o contrário. Claro que depende do coeficiente de atrito com o chão, o qual depende também do desenho do piso do pneu, do rasto existente e até do próprio pneu em si. Também depende do estado da suspensão, do estado do condutor, do tipo de piso e da simetria entre ambos os lados do carro, do coeficiente de atrito entre pastilha e disco, o qual varia com o aquecimento, comportamento dos discos face ao calor gerado e etc.

                                          Mas o que se faz num teste standard não é comparar um Fiat Uno saído da sucata de onde esteve há 10 anos com um Ferrari Enzo novo e rodado a 100% das suas capacidades. O que se faz, e já deves ter visto n testes deste tipo (não sei se in loco se não), é pegar em carros relativamente novos, ir para uma pista, montar a instrumentação de ensaio e testá-los a todos, normalmente com o mesmo condutor/ensaiador (que faz isso há anos) e realizar mais do que uma medida para cada carro.

                                          Portanto, não será lícito entrar com outras variáveis que não o carro testado com os pneus que lá vinham montados (normalmente não são substituídos os pneus para que todos fiquem iguais, até porque seria complicado arranjar o mesmo modelo para o Uno e para o Enzo, por exemplo).

                                          E, finalmente, os dados de um ensaio têm tudo menos de teórico! Aquilo é pura prática! Embora haja alguma correlação entre ambas.
                                          Talvez não saibas quem está além do meu Nick e conheço o dito senhor por isso o chamo cromo e pelos vistos o trabalho dele têm-se notado![8][}][8][}]

                                          Teoricamente está coberto de razão, pois téoricamente os calculos estão correctos, mas na prática existem sempre excepções está deverá ser uma delas!

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                                            #22
                                            Já pus isto aqui antes, mas vamos lá outra vez:

                                            T=0,5.m.v^2

                                            em que T é a energia cinética, m a massa e v a velocidade

                                            W=u.m.g.d

                                            em que W é o trabalho realizado pela força de atrito, d a distância percorrida, m a massa, g a aceleração gravítica e u o coeficiente de atrito.

                                            Ora, se para travar a força de atrito dissipa energia cinética têm-se que:

                                            T=W, o que resolvendo, se obtém uma distância de travagem de:

                                            d = (0,5.v^2)/(u.g)

                                            ora, se g é uma constante (g=9,81m.s^-2), então só há duas variáveis que podem influenciar a distância de travagem:

                                            1- a velocidade (sendo que d é proporcional ao QUADRADO da velocidade)
                                            2- o coef. de atrito (sendo que d é inversamente proporcional a u), o qual surge como consequência, essencialmente do estado dos pneus e de outras variáveis, como as suspensões, etc.

                                            Assim sendo, basta pensar dois segundos para se perceber porque é que o Ferrari Enzo perde. Nem a melhor engenharia automóvel do mundo faz milagres contra as leis da física.;)

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                                              #23
                                              exprimentem em piso molhado ....:D:D o uno até parece uma seta a deslizar .... ai até é um sério concorrente ao ferrari em velocidade :D:D

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por LuisNeves

                                                Excelente tópico, de leitura obrigatória para os que acham que a velocidade em si não é causa de acidentes. Se não se consegue parar a tempo antes de um obstáculo passa a ser causa, ai passa, passa...
                                                Não. Se não se sabe adequar a velocidade e outros parâmetros ao meio em
                                                que se circula é que se originam acidentes. A velocidade não é causa de
                                                acidentes. Não se desculpabiliza a pessoa que vai a conduzir atirando
                                                as culpas para a velocidade. A culpa é única e exclusivamente da
                                                inaptidão do condutor para conduzir. Dizer que a velocidade provoca
                                                acidentes é a mesma coisa que dizer que virar o volante muito depressa
                                                a 120 também provoca acidentes. Mas se o volante se virar muito depressa
                                                de quem é a culpa? Na volta é da velocidade... [8]

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por CL

                                                  Preâmbulo:

                                                  Houve aí quem chamasse cromo ao João Dias, suponho que venha de alguém novo por estas bandas e que não saiba de quem está a falar. Como ninguém teve a ombridade de o informar, e embora eu não seja advogado do dito senhor que se encontra por detrás desse nick (nem sequer muitas vezes me reveja nas suas posições) e nem sequer o próprio JD tenha valorizado esse epíteto, parece-me ser justo informar que o referido João Dias é Professor no Departamento de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico (em Lisboa) e uma alta individualidade, pelo menos a nível nacional, no campo da acidentologia automóvel, nas suas variadas formas.

                                                  Portanto, estou em crer que esse senhor João Dias terá mais alguns conhecimentos sobre este assunto do que quem agora lhe chama de cromo. Penso eu de que... aliás... não penso, tenho mesmo a certeza. :D



                                                  Prontes... travagem.

                                                  Oh Elise, claro que não depende só da velocidade, e sabes isso de ginjeira e ninguém disse o contrário. Claro que depende do coeficiente de atrito com o chão, o qual depende também do desenho do piso do pneu, do rasto existente e até do próprio pneu em si. Também depende do estado da suspensão, do estado do condutor, do tipo de piso e da simetria entre ambos os lados do carro, do coeficiente de atrito entre pastilha e disco, o qual varia com o aquecimento, comportamento dos discos face ao calor gerado e etc.

                                                  Mas o que se faz num teste standard não é comparar um Fiat Uno saído da sucata de onde esteve há 10 anos com um Ferrari Enzo novo e rodado a 100% das suas capacidades. O que se faz, e já deves ter visto n testes deste tipo (não sei se in loco se não), é pegar em carros relativamente novos, ir para uma pista, montar a instrumentação de ensaio e testá-los a todos, normalmente com o mesmo condutor/ensaiador (que faz isso há anos) e realizar mais do que uma medida para cada carro.

                                                  Portanto, não será lícito entrar com outras variáveis que não o carro testado com os pneus que lá vinham montados (normalmente não são substituídos os pneus para que todos fiquem iguais, até porque seria complicado arranjar o mesmo modelo para o Uno e para o Enzo, por exemplo).

                                                  E, finalmente, os dados de um ensaio têm tudo menos de teórico! Aquilo é pura prática! Embora haja alguma correlação entre ambas.
                                                  Obrigado CL pela "defesa", mas eu até me divirto com imenso com certos comentários ;). Então querem ver que os dados apresentados pelo CL para a travagem do Enzo eram resultados teóricos e que os brasileiros não testaram a travagem do Fiat Uno

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                                                    Já pus isto aqui antes, mas vamos lá outra vez:


                                                    Assim sendo, basta pensar dois segundos para se perceber porque é que o Ferrari Enzo perde. Nem a melhor engenharia automóvel do mundo faz milagres contra as leis da física.;)
                                                    Se calhar a Engenharia não consegue, mas certos condutores conseguem :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Luís Miguel
                                                      Nem a melhor engenharia automóvel do mundo faz milagres contra as leis da física.;)
                                                      Parece que há muita gente que pensa o contrário.

                                                      Para quê haver engenheiros e outros que tais se na prática nada bate certo com a teoria? :D

                                                      cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por colin

                                                        citação:Originalmente colocada por Luís Miguel
                                                        Nem a melhor engenharia automóvel do mundo faz milagres contra as leis da física.;)
                                                        Parece que há muita gente que pensa o contrário.

                                                        Para quê haver engenheiros e outros que tais se na prática nada bate certo com a teoria? :D

                                                        cumps
                                                        Nem mais. Ponto, parágrafo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Teoria - Tudo se sabe mas nada funciona

                                                          Prática - Tudo funciona mas ninguém sabe porquê


                                                          Aqui aliamos a teoria à prática: Nada funciona e ninguém sabe porquê.


                                                          :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Julius Caeser

                                                            O pessoal não deve ter visto o Jeremy Clarkson a travar com um SLR!;)
                                                            Eu vi! Em vêz de ele travar a 60mph foi travar a 120mph e a cara que fez com a travagem:D. Os travões ficaram em brasa e pegaram fogo:D

                                                            Comentário

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