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Dúvida: pressão pneus Opel Insignia ST 2012

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    Dúvida: pressão pneus Opel Insignia ST 2012

    Boa tarde. Troquei agora os pneus da frente da minha carrinha Opel Insignia ST de 2012 através da NORAUTO e surgiu-me uma dúvida relativamente a uma informação que o mecânico/funcionário me deu: na porta do carro vem indicado, como é normal, qual a pressão que se deve usar nos pneus, sendo que esta deve ser superior se o carro for utilizado com carga pesada (normal em todos os modelos).

    No entanto, existe uma terceira indicação que é "ECO", em que a pressão dos pneus é 0.5bar superior do que à pressão normal (normal é 2.2bar à frente e 2.4bar atrás, enquanto o ECO é 2.7 à frente e 2.9 atrás). A pessoa da NORAUTO informou-me que esta pressão "ECO" é destinada para a poupança de combustível e que o facto do pneu andar com uma pressão superior ao "normal" não prejudica o seu desgaste, susceptibilidade a furos (devido a buracos, etc.), i.e., são só vantagens.

    De qualquer maneira, e após ver a minha dúvida quanto a este ponto, a pessoa aconselhou-me a usar uma pressão intermédia entre o "normal" e o "ECO".


    A minha dúvida é: isto é mesmo assim? Não há desvantagem em usar o pneu mais cheio, dentro da tal pressão "ECO" que supostamente é destinada a poupar combustível?

    Já agora, o pneu em questão é um Bridgestone Potenza 245/45 R18 96W (sendo que os pneus substituídos passaram a ser Goodyear F1 245/45 R18 100W).


    Obrigado.

    #2
    sim está certo o que disseram, mas casas de pneus eles usam sempre uma pressão intermédia, ou seja nem muito nem pouco, no teu caso podes usar 2.5 bar em todos é mais que suficiente, e vais de tempos a tempos visionado a coisa...

    se bem que o ECO(economia) com jantes e pneus desse tamanho independentemente da pressão, é insignificante, perante as características do carro onde estão montadas, de resto apenas ajuda não teres desgaste prematuro por não andarem com uma pressão dentro do aceitável...

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      #3
      Se fossem só vantagens, então as pressões ECO é que eram as normais.
      Em primeiro lugar o conforto fica logo comprometido. Andar com 2,9 em qualquer pneu, o conforto fica logo pelo caminho.
      Em andamento desportivo, vais notar ainda menos progressividade nessas circunstâncias. O pneu não tem "margem de manobra" para qualquer deslize.
      Muito tempo a altas velocidades podes vir a ter problemas de aquecimento prematuro dos pneus. Pressão e velocidade = aquecimento.
      2,9 parece-me um autêntico abuso.
      Gosto de andar com a pressão ligeiramente acima, principalmente no tempo seco, mas duas décimas apenas, não mais do que isso.

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        #4
        Voçes estáo a fazer confusào entre encher os pneus acima da média e o atrito de rolamento...a pressáo no modo eco está correcta! Mais!... eu ainda colocaria 2.9 á frente e atrás...porque para o tempo quente o pneu comporta-se melhor se diminuir o atrito de rolamento que é muito mau para a estrutura do pneu ainda mais se colocares 2.2 ou lá perto, porque é isso que provoca o rebentamento dos mesmos e náo o contrário...e o pneu trabalha muito melhor sobre o piso do que dobrar nas curvas e trabalhar nos lados, chiar e desgastar de lado...mesmo em tempo de chuva é muito melhor para o aqua planning, porque os canais do piso estáo muito mais abertos e a agua escoa muito melhor...a segurança em ambos os casos é muito superior ao conforto que voçès reclamam...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
          Voçes estáo a fazer confusào entre encher os pneus acima da média e o atrito de rolamento...a pressáo no modo eco está correcta! Mais!... eu ainda colocaria 2.9 á frente e atrás...porque para o tempo quente o pneu comporta-se melhor se diminuir o atrito de rolamento que é muito mau para a estrutura do pneu ainda mais se colocares 2.2 ou lá perto, porque é isso que provoca o rebentamento dos mesmos e náo o contrário...e o pneu trabalha muito melhor sobre o piso do que dobrar nas curvas e trabalhar nos lados, chiar e desgastar de lado...mesmo em tempo de chuva é muito melhor para o aqua planning, porque os canais do piso estáo muito mais abertos e a agua escoa muito melhor...a segurança em ambos os casos é muito superior ao conforto que voçès reclamam...
          2,2 provoca o rebentamento, mas 2,9 não! É bem!

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            #6
            Pronto, la está...eu já sabia que isto vos faria confusáo...se as marcas recomendam em auto estrada aumentar a pressáo dos pneus e também de acordo com o peso transportado, o mesmo em França ou na Alemanha ou noutro país qualquer é porque voçés ainda fazem confusao de que um pneu é como um baláo... NÁO !Funciona ao contrário! Tenho amigos meus que compraram o último corsa de 2016 e póem 2.8 de pressáo nas 4 rodas e dáo-se lindamente porque como eles dizem o pneu náo arrasta e roda mais livre e suavementa e gasta efectivamenta menos...Skoda fabia de 2003, 2.6 nas 4 rodas e ele que conse gue curvar a abrir porque o pneu náo dobra...trabalha correctamente e desgasta-se muito menos e de maneira uniforme em vez de ser nos lados quando ele punha 2.1 nas 4 rodas...agora nem consegue andar de outra forma!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
              Pronto, la está...eu já sabia que isto vos faria confusáo...se as marcas recomendam em auto estrada aumentar a pressáo dos pneus e também de acordo com o peso transportado, o mesmo em França ou na Alemanha ou noutro país qualquer é porque voçés ainda fazem confusao de que um pneu é como um baláo... NÁO !Funciona ao contrário! Tenho amigos meus que compraram o último corsa de 2016 e póem 2.8 de pressáo nas 4 rodas e dáo-se lindamente porque como eles dizem o pneu náo arrasta e roda mais livre e suavementa e gasta efectivamenta menos...Skoda fabia de 2003, 2.6 nas 4 rodas e ele que conse gue curvar a abrir porque o pneu náo dobra...trabalha correctamente e desgasta-se muito menos e de maneira uniforme em vez de ser nos lados quando ele punha 2.1 nas 4 rodas...agora nem consegue andar de outra forma!
              É isso e pneus novos atrás, não é?

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                #8
                Em relação ao teu caso específico (Insignia e Eco-bar) não tenho qualquer experiência. Acho que é uma questão de fazeres uns kms com essa pressão e logo vês se gostas da sensação. Refiro-me ao facto de ficar mais rijo e também deverá ter outro comportamento a curvar.

                Na minha Astra usava 2.2 nas quatro rodas, e aqui pelo fórum falava-se muito na eco-bar (2.5). Experimentei e senti o carro um pouco mais rijo. Como não me faz confusão, assim me mantenho nessa pressão.

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                  #9
                  como vés aprendes depressa! os melhores pneus sempre atrás...a náo ser que gostes de drift! ou tenta fazer isso num 911...

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                    #10
                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                    2,2 provoca o rebentamento, mas 2,9 não! É bem!
                    Sim é verdade. Um pneu com pressão a menos tem muito mais probabilidade de aquecer demais e romper do que um com pneu com pressao a mais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                      Sim é verdade. Um pneu com pressão a menos tem muito mais probabilidade de aquecer demais e romper do que um com pneu com pressao a mais.
                      Sim, tens toda a razão!
                      Só te estás a esquecer de ressalvar um pequeno fator, pormenor... Um pneu com pressão a menos DO QUE A PRESSÃO RECOMENDADA, tem maior probabilidade de rebentar".

                      Aqui fala-se apenas de pressões recomendadas, seja a oficial ou a ECO.

                      Comentário


                        #12
                        Agradeço os vossos comentários. Acho que fiquei esclarecido quanto a este assunto... lol. De qualquer maneira, vou então adoptar uma pressão intermédia entre a "normal" e a "eco", pelos vários comentários que fizeram julgo que é o mais racional e equilibrado a fazer.

                        Obrigado.

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