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citroen zx 1.4i engasga e nao aquece a frio?

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    citroen zx 1.4i engasga e nao aquece a frio?

    Boas tenhu em minha posse um citroen zx, do ano 1995 que conta com 192mk, e vinha pedir a vossa ajuda devido ao carro de manha aumentava o ralenti para aquecer de um momento para o outro ja nao aumenta o ralenti e mantém-se nas 900rpm que ao começar andar tenho que o aquecer para nao começar a soluçar;
    A quente falha.me um tipo de se carregar no acelerador ele desce a rotaçao so depois e que acelera???
    P.s quando olhei para o escape estava preto parece oleo Notei isso de um momento para o outro, de relembrar que o carro a junta da cabeça foi rectificada, velas novas, oleo e filtro novo;
    Agradecia a vossa ajuda se for possivel
    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por vitor06 Ver Post
    Boas tenhu em minha posse um citroen zx, do ano 1995 que conta com 192mk, e vinha pedir a vossa ajuda devido ao carro de manha aumentava o ralenti para aquecer de um momento para o outro ja nao aumenta o ralenti e mantém-se nas 900rpm que ao começar andar tenho que o aquecer para nao começar a soluçar;
    A quente falha.me um tipo de se carregar no acelerador ele desce a rotaçao so depois e que acelera???
    P.s quando olhei para o escape estava preto parece oleo Notei isso de um momento para o outro, de relembrar que o carro a junta da cabeça foi rectificada, velas novas, oleo e filtro novo;
    Agradecia a vossa ajuda se for possivel
    Cumps
    Boas,

    Esse carro tem indicação de temperatura no quadrante? Se sim o termómetro tem valores plausíveis? Se não tiver o problema pode vir mesmo do circuito do sensor de temperatura.
    Explicaria na totalidade os sintomas que tens. Mesmo que tenhas um valor plausível no quadrante, em alguns sistemas, o circuito do sensor da gestão de motor é diferente do circuito do sensor do quadrante. Assim, não é possível tirar conclusões apenas observando o quadrante.

    Outra situação, pode estar relacionada com o regulador de relantim. Uma forma grosseira de verificar se este está a funcionar, é por exemplo, com o carro ao relantim, aumentares a carga sobre o alternador (ligando os máximos, ventilação, etc...) e observando se o relantim tende a voltar à mesma velocidade que estava antes.

    Apesar de ser um sistema antigo, podes na mesma confirmar se não tens códigos em memória. Pode-te ajudar a ter uma indicação. Eventualmente o procedimento para isso nem necessitará de equipamento suplementar, mas não posso dizer com certeza que não conheço esse sistema em pormenor.

    Pelo menos para já, verificaria estes 3 pontos, pois acho que há uma grande probabilidade de um deles te ajudar a descobrir a causa do problema.

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      #3
      Boas obrigado pela ajuda o carro o unico problema no aquecimento, e no ligar a frio que o ralenti, supostamente devia subir mas mantem.se as 900rpm o que faz que ao andar o carro engasge ao ponto quase de ir abaixo, tendo de o parar ou acelarar para ele andar;
      Nao sei se conheces estes carro; por cima do filtro de ar tem 2 tubos ,um de vaco outro que vai ao tubo que puxa o ar eu substituí estes 2 tubos e ele começou andar assim n sei se tem tem alguma coisa haver mas isto ja antes tinha acontecido e falaram da cabeça queimada, ficou bom ate agora....começou a fazer mais uma coisa ele bebeu 4.5l de oleo em 6mk, fora isso andar as vezes o carro engasga.se quase mesmo querendo ir abaixo...
      Ja me falaram da sonda lambada???
      Obrigado pela ajuda
      Editado pela última vez por vitor06; 28 June 2016, 19:23.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por vitor06 Ver Post
        Boas obrigado pela ajuda o carro o unico problema no aquecimento, e no ligar a frio que o ralenti, supostamente devia subir mas mantem.se as 900rpm o que faz que ao andar o carro engasge ao ponto quase de ir abaixo, tendo de o parar ou acelarar para ele andar;
        Nao sei se conheces estes carro; por cima do filtro de ar tem 2 tubos ,um de vaco outro que vai ao tubo que puxa o ar eu substituí estes 2 tubos e ele começou andar assim n sei se tem tem alguma coisa haver mas isto ja antes tinha acontecido e falaram da cabeça queimada, ficou bom ate agora....começou a fazer mais uma coisa ele bebeu 4.5l de oleo em 6mk, fora isso andar as vezes o carro engasga.se quase mesmo querendo ir abaixo...
        Ja me falaram da sonda lambada???
        Obrigado pela ajuda
        É complicado ajudar com esse tipo de descrições, ainda por cima sem pontução. Não me respondeste, principalmente à questão da indicação da temperatura.

        Ele começou com problemas imediatamente após teres mudados os dois tubos da admissão?

        Já verificas-te o básico? Filtro de ar, obstruções mecânicas nesses tubos, nível do óleo dentro dos limites, borboleta da admissão limpa, ...?

        O consumo de óleo, pode ou não estar relacionado. Não é possível tirar grandes conclusões a partir dai.

        Sonda lambda, deves ter ouvido falar pelo facto do teu carro ter uma. Deve ter sido uma opinião de mecânico de sofá... Pode eventualmente ser a causa da hesitação a quente, mas não parece justificar o relantim baixo a frio, pelo menos da forma como o descreves. Se te apontam uma causa, sem te apresentarem provas justificadas do que dizem, isso não passa de uma tentativa de adivinhação sem credibilidade.

        Comentário


          #5
          Boas, desculpa a parte da pontuaçao, mas sim logo apos mudar os 2 tubos da admissao o carro ficou assim (estranho), a borboleta nao tem sujidade, o filtro do ar ta limpo , oleo a nível.
          Obrigado

          Comentário


            #6
            Amanhã vou tentar fazer os testes que colocaste a ver o que da, depois meto aqui os resultados

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por vitor06 Ver Post
              Boas, desculpa a parte da pontuaçao, mas sim logo apos mudar os 2 tubos da admissao o carro ficou assim (estranho), a borboleta nao tem sujidade, o filtro do ar ta limpo , oleo a nível.
              Obrigado
              Verifica se não ficou nenhuma ligação solta nessa mudança. Seja de tubagem, seja de fiação elétrica. Uma fuga de vácuo nesse sistema causaria um relantim baixo e a hesitação que falas.

              Porque razão mudas-te esses tubos?

              Edit: Não referi esta causa antes, pois pensei que fosse um sistema baseado em densidade (sensor MAP), mas confirmei que não é. Assim todo o ar que entre para lá da borboleta não é contabilizado.
              Editado pela última vez por steevegt; 28 June 2016, 21:02.

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                #8
                Sim estes carro nao tem maf penso eu...
                Foi troca de tubos tirar um e meter outro, os tubos que comprei sao iguais sem quaisquer diferenças na medida no tamanho e.t.c troqueios devido a um tubo ja estar quase partido.
                O q s passou foi mt estranho nao percebo ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por vitor06 Ver Post
                  Sim estes carro nao tem maf penso eu...
                  Foi troca de tubos tirar um e meter outro, os tubos que comprei sao iguais sem quaisquer diferenças na medida no tamanho e.t.c troqueios devido a um tubo ja estar quase partido.
                  O q s passou foi mt estranho nao percebo ...
                  Se tinhas uma fuga de vácuo antes (tubos rotos), e a corrigiste, o ideal seria após a substituição dos tubos efetuares um reinicialização dos parâmetros de adaptação. Isto não foi feito certo? Andaste bastante com o carro desde ai?
                  Se não foi feito tenta desligar a bateria por 30 minutos e voltar a ligar. Pode o problema ser apenas esse. Se no entanto tens andado regularmente com o carro, estes parâmetros já teriam tempo para se adaptar.

                  Se não for relativo à questão em cima, volta a verificar se não terás outros tubos com fugas ou mal encaixados. Tenta verificar se não se ouve um assobio agudo com o motor a trabalhar. Este assobio costuma ser uma indicação de uma fuga de vácuo.

                  Comentário


                    #10
                    Boas;
                    Ja vi os tubos da admissao nao tenho qualquer fuga de vacuo,desliguei a bateria durante umas horas tambem não resultou de nada, nao sei se ajuda ,mas eu ao ligar o carro a frio quando acelero, ele quer ir abaixo se acelarar a fundo ele acaba mesmo por ir abaixo????

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por vitor06 Ver Post
                      Boas;
                      Ja vi os tubos da admissao nao tenho qualquer fuga de vacuo,desliguei a bateria durante umas horas tambem não resultou de nada, nao sei se ajuda ,mas eu ao ligar o carro a frio quando acelero, ele quer ir abaixo se acelarar a fundo ele acaba mesmo por ir abaixo????
                      Podes não ter encontrado uma fuga de vácuo, mas isso não quer dizer que eventualmente não exista. Nem sempre são visíveis ou audíveis...

                      Relativamente à temperatura? O indicador no quadrante tem valores plausíveis?

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                        #12
                        o q podes fazer para detectar uma entrada de ar , é pulverizar este produto ( ou identico ) ao redor de tudo q é admissão de ar para ver se o hà uma variação de ralenti

                        caso o ralenti aumentar , quer dizer q entrou parte deste produto por algum furo perto da pulverização

                        Comentário

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