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Pneus no piso metálico da P. 25 de Abril

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    Pneus no piso metálico da P. 25 de Abril

    Desde que me mudei para a margem Sul, passo muitas vezes pela P. 25 de Abril. Além da falta de confiança que rodar na faixa mais à esquerda (grelha metálica) quando chove ou o piso está molhado[xx(], om dia destes comecei a pensar se aquele piso será mais "agreste" para os pneus do que o asfalto normal...

    Já alguém se assustou nas ditas faixas em grelha? E relativamente ao desgaste, alguma teoria ou experiência prática?

    #2
    Já me perguntei o mesmo...

    Comentário


      #3
      Ainda para mais com pneus 235 em jantes 18'', quando chegar à altura de mudar, o trambolhão vai ser violento...[xx(]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por JoeKool

        Ainda para mais com pneus 235 em jantes 18'', quando chegar à altura de mudar, o trambolhão vai ser violento...[xx(]
        Não consigo perceber porque razão há-de provocar maior desgaste... bem pelo contrário... até deve ser o inverso uma vez que esse piso é bem menos abrasivo do que o alcatrão.

        Agora uma travagem em cima daquilo com chuva ou sem chuva é para esquecer... não ´e por acaso que passam a vida a acontecer toques ali...

        Comentário


          #5
          Pois, esse é o outro ponto de vista... Aquilo deve ter "quilos" de borracha agarrada, daí a pouca aderência em molhado. Assim sendo deveria ser mais suave com os pneus.

          Vou propor que se faça um teste na Autohoje[:I]:

          Desgaste e Segurança em seco e molhado.;)

          Comentário


            #6
            Nunca me assustei, mas cada vez que circulo nessa faixa metálica da ponte, o meu carro "baila" um pouco[8)]...tenho que segurar bem o volante. Não acontece com vocês? Portanto também não tenho muita confiança naquele piso não…

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              #7
              bailam todos... 1 gajo anda ali aos SSSSSSSS

              eu pessoalmente evito! normalmente ando no meio para evitar tb a a grelha da direita

              Comentário


                #8
                O meu carro a passar nessa faixa, baila e cria uma ressonância estúpida dentro do carro que torna impossível andar lá.

                Pelo menos eu não consigo.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por GJP

                  bailam todos... 1 gajo anda ali aos SSSSSSSS

                  eu pessoalmente evito! normalmente ando no meio para evitar tb a a grelha da direita
                  Eu acho engraçado é o pessoal que não anda na direita, por causa daquele bocadinho de grelha! Basta fazer pontaria entre o bocado de alcatrão e olhar para o espelho direito, para verem que não estão a bater no rail.
                  Mais aínda, a faixa da direita existe alturas em que, é a faixa mais rápida!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por SamuraiGti

                    O meu carro a passar nessa faixa, baila e cria uma ressonância estúpida dentro do carro que torna impossível andar lá.

                    Pelo menos eu não consigo.
                    a 70 ja n se sente tt mas a 20...

                    Comentário


                      #11
                      epa se largarem o volante veem que na maior parte das vezes o carro anda aos ss mas nunca sai da faixa

                      a mim não faz confusão nenhuma,mas nessa faixa guardo o dobro da distancia que guardo nas outras

                      Comentário


                        #12
                        Não se preocupem em questionar se degrada ou não os pneus circular sobre o tabuleiro metálico!

                        se vos faz confusão evitem... ele está lá para bem de todos os utilizadores da ponte...

                        Comentário


                          #13
                          ou será que alguém pensa que está lá para o pessoal de alcantara (acho que tem esse nome o local junto á antiga FIL) ouvir constantemente aquele zumbido?

                          Comentário


                            #14
                            http://www.slcc.edu/schools/hum_sci/...a_narrows1.mpg

                            Ponte Tacoma Narrows - 1940

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por J.Garcia

                              citação:Originalmente colocada por GJP

                              bailam todos... 1 gajo anda ali aos SSSSSSSS

                              eu pessoalmente evito! normalmente ando no meio para evitar tb a a grelha da direita
                              Eu acho engraçado é o pessoal que não anda na direita, por causa daquele bocadinho de grelha! Basta fazer pontaria entre o bocado de alcatrão e olhar para o espelho direito, para verem que não estão a bater no rail.
                              Mais aínda, a faixa da direita existe alturas em que, é a faixa mais rápida!
                              Isso é verdade! Algumas pessoas têm medo de fazer "pontaria" no bocado de alcatrão!

                              Comentário


                                #16
                                Nunca lá passei mas borracha VS Ferro nao dá grandes resultados , já travei sobre os carris do electrico e vi que o carro nao trava nada

                                Comentário


                                  #17
                                  A grelha tem uma função importantissima.

                                  E o bailar ocorre pela mesma razão da grelha estar lá, o VENTO.

                                  O grande problema é mesmo a pouca aderencia em travagem e a ressonancia que certos carros fazem a certas velocidades.

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu sempre que passo pela ponte evito o máximo passar na faixa da esquerda e quando tenho de parar em cima do ferro parece que o carro vai aos saltinhos:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                      A grelha tem uma função importantissima.

                                      E o bailar ocorre pela mesma razão da grelha estar lá, o VENTO.

                                      O grande problema é mesmo a pouca aderencia em travagem e a ressonancia que certos carros fazem a certas velocidades.
                                      Exacatamente. Para quem se questiona sobre a grelha, ela está lá para tornar a ponte menos resistente ao vento...Como sabem a ponte é suspensa, e a grelha funciona como uma "janela aberta" evitando que a ponte resista mais ao vento. Assim com a grelha fica mais maleavel.

                                      Quanto aos moradores de Alcantara, o zumbido da ponte está para eles como os aviões para os moradores da Av Brasil.
                                      Moro na Ajuda, e ouço perfeitamente o zumbido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o mais espectacular é travar enquanto se muda de faixa:D

                                        a tecnologia actual ja permite que estas faixas metalicas sejam desnecessarias.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Que eu saiba a razão do metal prende-se com o facto de reduzir peso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                            Que eu saiba a razão do metal prende-se com o facto de reduzir peso...
                                            Não, é mesmo pelo vento.

                                            Se fossem as 6 faixas "tapadas" o vento pega na ponte por baixo e fazia levantar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                              Que eu saiba a razão do metal prende-se com o facto de reduzir peso...
                                              Não é não. É mesmo a questão do vento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                referiram 3 palavras chave:

                                                reduzir peso (massa)
                                                "bailar da ponte" (frequencia de vibração da estrutura)
                                                vento (frequencia de vibração solicitada à estrutura)

                                                tudo o resto é fisica!
                                                no fundo a ideia foi reduzir peso, afastando assim as componentes de frequencia de vibração solicitada á estrutura pelo vento da frequencia natural de vibração da estrutura...
                                                tudo isto evitando a possibilidade de ressonância que poderia levar ao colapso da ponte á semelhança do que aconteceu com a ponte Tacoma Narrows!

                                                vejam o video do colapso impressionante:
                                                http://www.slcc.edu/schools/hum_sci/...a_narrows1.mpg

                                                tudo isto porque naquela altura ainda se dimensionavam estruturas como esta em regime estático!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para esclarecer tudo muito bem, as coisas funcionam assim pura e simplesmente:

                                                  Quanto mais atrito há, mais aderência e desgaste têm os pneus.
                                                  Quanto menos atrito há, menos aderência e desgaste têm os pneus.

                                                  A questão é que a grelha metálica da ponte, quer esteja limpa e seca, pura e simplesmente não tem aderência, logo não desgasta os pneus! Para piorar as coisas, quando chove... "jasus"!!! É a "morte do artista"!

                                                  Eu não gosto e evito de circular na grelha, porque pela razão que referi, não me transmite confiança nenhuma, o carro vai a dançar por todos os lados e se precisar de aderência para travar q.b. é que são elas!!!

                                                  Quanto à finalidade da grelha lá estar já foi aqui dita, o vento.

                                                  citação: o mais espectacular é travar enquanto se muda de faixa

                                                  a tecnologia actual ja permite que estas faixas metalicas sejam desnecessarias.
                                                  Falas bem Eliselotus! Então se travarmos o carro com as rodas do lado esquerdo na grelha e as do lado direito no alcatrão... vamos de certeza ter um encontro de 1º grau (violento) como os rails da berma e fazer uma tentativa de mergulho!!! [:0] [xx(]

                                                  Quanto à tecnologia actual, acredito mas para uma ponte construida nos dias de hoje. De certeza que nos anos 60 essa tecnologia não existia na altura e a grelha deve ter sido uma solução tecnológica avançada (entre outras) para a data.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Curiosamente faz mais turbulência e instabilidade a baixas velocidades. A 100 o carro vai certinho [8D]

                                                    Comentário

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