existe muito aqui a ideia que em portugal as pessoas ligam muito ao "status" no que diz respeito à compra de carros, e por isto preferem ir para os denominados "premiums alemães", a saber, mercedes, bmw e audi, do que irem para as outras marcas, ditas "generalistas"
de facto, quando vamos ver a lista dos carros mais vendidos em portugal, estas 3 marcas alemãs, estão em posições elevadas.
vendas de maio de 2016:
contudo, existem aqui alguns factores a ter em conta
o primeiro factor é que apenas existem 3 marcas premium alemãs, contra muitas mais ditas "generalistas", ora isto significa que vai existir uma maior concentração de vendas nestas 3 marcas, e uma maior dispersão nas restantes. Por exemplo, imaginem que num centro comercial existem um restaurante de sushi e 10 pizzarias. O mais certo é o restaurante de sushi estar a abarrotar, e as 10 pizzarias terem um fluxo menor. Isto não significa que haja mais pessoas que comam sushi do que aquelas que comem pizza.
De facto, se somarmos as percentagens de vendas das 3 marcas alemãs obtemos 17.9% (19,1 se somarmos a mini). Sinceramente não me parece um valor do outro mundo.
Se formos por exemplo comparar com a grécia, temos que lá estas 3 marcas somaram no mesmo período 15.2% das vendas (17% com a mini). E lá a "crise" é maior que a nossa...
Eu evitei comparar com outros paises como Espanha, frança, Uk ou itália, porque neste países existem marcas nacionais que "deturpam" sempre os resultados
Um segundo factor é o números de modelos que estas marcas têm. BMW, MB e Audi são das marcas que mais modelos possuem nos seus portfólios.
Basta ir ao guia do automóvel e vemos isto (os números são o número de modelos)
A mercedes e a BMw/mini são inclusivelmente as marca com mais modelos à venda em portugal...obviamente que mais modelos significa mais escolha e logo mais possibilidade de agradar a mais pessoas.
Um últimos factor é o preço. Sim, estas 3 marcas são grosso modo mais caras, mas também não estamos a falar de uma diferença do outro mundo. A mercedes começa nos 27,5k, e é um segmento C diesel. Um audi A1 a gasolina começa nos 19k. O serie 1 começa nos 25k...e nos ALDs penso até que as diferenças ainda ficam menos significativas...
pronto, é só isto
obrigado e bom dia
de facto, quando vamos ver a lista dos carros mais vendidos em portugal, estas 3 marcas alemãs, estão em posições elevadas.
vendas de maio de 2016:
Pos | Brand | May-16 | % | /15 | Apr | 2016 | % | /15 | Pos | FY15 |
1 | Renault | 2,657 | 12.7% | 7% | 1 | 11,413 | 12.0% | 21% | 1 | 1 |
2 | Peugeot | 2,033 | 9.8% | 14% | 3 | 9,140 | 9.6% | 19% | 2 | 3 |
3 | Volkswagen | 1,925 | 9.2% | 5% | 2 | 8,190 | 8.6% | 7% | 3 | 2 |
4 | Opel | 1,421 | 6.8% | 32% | 6 | 6,225 | 6.5% | 32% | 6 | 7 |
5 | BMW | 1,405 | 6.7% | 23% | 4 | 6,941 | 7.3% | 19% | 4 | 5 |
6 | Mercedes | 1,396 | 6.7% | 19% | 5 | 6,935 | 7.3% | 20% | 5 | 4 |
7 | Fiat | 1,371 | 6.6% | 65% | 8 | 5,402 | 5.7% | 42% | 7 | 11 |
8 | Nissan | 1,069 | 5.1% | -5% | 9 | 5,046 | 5.3% | 9% | 8 | 6 |
9 | Citroen | 985 | 4.7% | 8% | 10 | 4,749 | 5.0% | 8% | 9 | 10 |
10 | Audi | 937 | 4.5% | -6% | 7 | 4,065 | 4.3% | -3% | 10 | 8 |
11 | Ford | 931 | 4.5% | -16% | 13 | 3,738 | 3.9% | -1% | 11 | 9 |
12 | Seat | 841 | 4.0% | 7% | 11 | 3,282 | 3.4% | 11% | 13 | 13 |
o primeiro factor é que apenas existem 3 marcas premium alemãs, contra muitas mais ditas "generalistas", ora isto significa que vai existir uma maior concentração de vendas nestas 3 marcas, e uma maior dispersão nas restantes. Por exemplo, imaginem que num centro comercial existem um restaurante de sushi e 10 pizzarias. O mais certo é o restaurante de sushi estar a abarrotar, e as 10 pizzarias terem um fluxo menor. Isto não significa que haja mais pessoas que comam sushi do que aquelas que comem pizza.
De facto, se somarmos as percentagens de vendas das 3 marcas alemãs obtemos 17.9% (19,1 se somarmos a mini). Sinceramente não me parece um valor do outro mundo.
Se formos por exemplo comparar com a grécia, temos que lá estas 3 marcas somaram no mesmo período 15.2% das vendas (17% com a mini). E lá a "crise" é maior que a nossa...
Eu evitei comparar com outros paises como Espanha, frança, Uk ou itália, porque neste países existem marcas nacionais que "deturpam" sempre os resultados
Um segundo factor é o números de modelos que estas marcas têm. BMW, MB e Audi são das marcas que mais modelos possuem nos seus portfólios.
Basta ir ao guia do automóvel e vemos isto (os números são o número de modelos)
- Abarth (3)
- Alfa Romeo (4)
- Aston Martin (6)
- Audi (15)
- Bentley (4)
- BMW (19)
- Citroën (17)
- Dacia (7)
- Dodge (1)
- DS (4)
- Ferrari (2)
- Fiat (16)
- Ford (23)
- Honda (4)
- Hyundai (8)
- Isuzu (2)
- Jaguar (5)
- Jeep (4)
- Kia (10)
- Lamborghini (2)
- Lancia (2)
- Land Rover (8)
- Lexus (7)
- Lotus (3)
- Maserati (5)
- Mazda (6)
- Mercedes-Benz (24)
- Mini (5)
- Mitsubishi (7)
- Morgan (6)
- Nissan (18)
- Opel (16)
- Peugeot (16)
- Porsche (8)
- Renault (18)
- Rolls Royce (5)
- Seat (5)
- Skoda (9)
- Smart (2)
- Suzuki (4)
- Toyota (16)
- Volkswagen (23)
- Volvo (10)
A mercedes e a BMw/mini são inclusivelmente as marca com mais modelos à venda em portugal...obviamente que mais modelos significa mais escolha e logo mais possibilidade de agradar a mais pessoas.
Um últimos factor é o preço. Sim, estas 3 marcas são grosso modo mais caras, mas também não estamos a falar de uma diferença do outro mundo. A mercedes começa nos 27,5k, e é um segmento C diesel. Um audi A1 a gasolina começa nos 19k. O serie 1 começa nos 25k...e nos ALDs penso até que as diferenças ainda ficam menos significativas...
pronto, é só isto
obrigado e bom dia
Comentário