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será que em portugal se vendem assim tantos "premiums alemães"?

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    será que em portugal se vendem assim tantos "premiums alemães"?

    existe muito aqui a ideia que em portugal as pessoas ligam muito ao "status" no que diz respeito à compra de carros, e por isto preferem ir para os denominados "premiums alemães", a saber, mercedes, bmw e audi, do que irem para as outras marcas, ditas "generalistas"

    de facto, quando vamos ver a lista dos carros mais vendidos em portugal, estas 3 marcas alemãs, estão em posições elevadas.

    vendas de maio de 2016:

    Pos Brand May-16 % /15 Apr 2016 % /15 Pos FY15
    1 Renault 2,657 12.7% 7% 1 11,413 12.0% 21% 1 1
    2 Peugeot 2,033 9.8% 14% 3 9,140 9.6% 19% 2 3
    3 Volkswagen 1,925 9.2% 5% 2 8,190 8.6% 7% 3 2
    4 Opel 1,421 6.8% 32% 6 6,225 6.5% 32% 6 7
    5 BMW 1,405 6.7% 23% 4 6,941 7.3% 19% 4 5
    6 Mercedes 1,396 6.7% 19% 5 6,935 7.3% 20% 5 4
    7 Fiat 1,371 6.6% 65% 8 5,402 5.7% 42% 7 11
    8 Nissan 1,069 5.1% -5% 9 5,046 5.3% 9% 8 6
    9 Citroen 985 4.7% 8% 10 4,749 5.0% 8% 9 10
    10 Audi 937 4.5% -6% 7 4,065 4.3% -3% 10 8
    11 Ford 931 4.5% -16% 13 3,738 3.9% -1% 11 9
    12 Seat 841 4.0% 7% 11 3,282 3.4% 11% 13 13
    contudo, existem aqui alguns factores a ter em conta

    o primeiro factor é que apenas existem 3 marcas premium alemãs, contra muitas mais ditas "generalistas", ora isto significa que vai existir uma maior concentração de vendas nestas 3 marcas, e uma maior dispersão nas restantes. Por exemplo, imaginem que num centro comercial existem um restaurante de sushi e 10 pizzarias. O mais certo é o restaurante de sushi estar a abarrotar, e as 10 pizzarias terem um fluxo menor. Isto não significa que haja mais pessoas que comam sushi do que aquelas que comem pizza.

    De facto, se somarmos as percentagens de vendas das 3 marcas alemãs obtemos 17.9% (19,1 se somarmos a mini). Sinceramente não me parece um valor do outro mundo.

    Se formos por exemplo comparar com a grécia, temos que lá estas 3 marcas somaram no mesmo período 15.2% das vendas (17% com a mini). E lá a "crise" é maior que a nossa...

    Eu evitei comparar com outros paises como Espanha, frança, Uk ou itália, porque neste países existem marcas nacionais que "deturpam" sempre os resultados

    Um segundo factor é o números de modelos que estas marcas têm. BMW, MB e Audi são das marcas que mais modelos possuem nos seus portfólios.
    Basta ir ao guia do automóvel e vemos isto (os números são o número de modelos)



    A mercedes e a BMw/mini são inclusivelmente as marca com mais modelos à venda em portugal...obviamente que mais modelos significa mais escolha e logo mais possibilidade de agradar a mais pessoas.

    Um últimos factor é o preço. Sim, estas 3 marcas são grosso modo mais caras, mas também não estamos a falar de uma diferença do outro mundo. A mercedes começa nos 27,5k, e é um segmento C diesel. Um audi A1 a gasolina começa nos 19k. O serie 1 começa nos 25k...e nos ALDs penso até que as diferenças ainda ficam menos significativas...

    pronto, é só isto

    obrigado e bom dia

    #2
    Um Mercedes a diesel C a começar nos 27.5k 😮😮😮. Qual???
    Não será o A160cdi?

    Comentário


      #3
      Shhhh ... não digas isso, olha que a brigada anti-premium está aí a chegar

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
        Um últimos factor é o preço. Sim, estas 3 marcas são grosso modo mais caras, mas também não estamos a falar de uma diferença do outro mundo. A mercedes começa nos 27,5k, e é um segmento C diesel. Um audi A1 a gasolina começa nos 19k. O serie 1 começa nos 25k...e nos ALDs penso até que as diferenças ainda ficam menos significativas...

        pronto, é só isto

        obrigado e bom dia
        Resta saber se o carro mais vendido da Mercedes é o de 27.5k € e na Audi é o A1 (que honestamente não creio que ande sequer remotamente perto disso, mas sem dados concretos posso estar enganado).

        Essa análise teria de ser feita através do preço médio de venda de cada marca, e depois comparar.


        Se uma marca como a Renault a vender Twingos, Clios e Megane não vendesse mais unidades do que a BMW, algo estaria muito errado (ou muito bom, dependendo de como chegaria lá).

        Mas o simples facto de uma BMW e MB estarem em 5º e 6º lugar acaba por ser espantoso, pois nenhuma delas tem o equivalente aos Clios e coisas do estilo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post

          Um últimos factor é o preço. Sim, estas 3 marcas são grosso modo mais caras, mas também não estamos a falar de uma diferença do outro mundo.
          Não tivesses em Portugal uma coisa chamada ISV e a diferença de preço se calhar deixava de ser "não estamos a falar de uma diferença do outro mundo".

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Resta saber se o carro mais vendido da Mercedes é o de 27.5k € e na Audi é o A1 (que honestamente não creio que ande sequer remotamente perto disso, mas sem dados concretos posso estar enganado).

            Essa análise teria de ser feita através do preço médio de venda de cada marca, e depois comparar.


            Se uma marca como a Renault a vender Twingos, Clios e Megane não vendesse mais unidades do que a BMW, algo estaria muito errado (ou muito bom, dependendo de como chegaria lá).

            Mas o simples facto de uma BMW e MB estarem em 5º e 6º lugar acaba por ser espantoso, pois nenhuma delas tem o equivalente aos Clios e coisas do estilo.
            nao serão, mas também o carro mais vendido da renault não é o clio 1.2 (o carro mais barato da de toda a gama, excluindo o twizy que não é verdadeiramente um carro)

            Comentário


              #7
              Por acaso na MB porque tenho conhecimento do assunto a subida na tabela foi devido aos classe A e CLA. O impacto em vendas foi de 32℅ o q marca bem a diferença deste segmento em vendas. Na BMW e Audi n sei... mas q se vêem mtis MB Axxx cdi la isso vêem e igualmente posso referênciar pq na família existe um A180cdi em 1ano e 6 meses já conta com 106milkm... e zero problemas apesar de eorme esforço diário q é submetido

              Comentário


                #8
                Tirando os "premium" alemães, há os ingleses da Jaguar, os japoneses da Lexus e os italianos da Maserati.

                Por isso a escolha não deve ser muito dificil

                Comentário


                  #9
                  A Alfa Romeo também está lá perto.. Maserati não a considero premium, é meio caminho andado entre o desportivo e o premium.

                  Comentário


                    #10
                    o preço de um maserati é porreiro, não? isso nem é premium, é artigo de luxo.

                    quanto a audis, acho que cada vez vejo mais. com 12 anos e menos vejo montes deles por dia, seja importados ou recentes (ou importados com datas recentes de matrícula). parece que toda a gente anda de audi menos meia dúzia de gatos pingados.

                    Comentário


                      #11
                      Mas isso é só os novos, faltam os importados.

                      Mesmo não sendo as marcas mais vendidas, acho que têm uma quota de mercado muito elevada, atendendo ao nosso nível de vida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Não tivesses em Portugal uma coisa chamada ISV e a diferença de preço se calhar deixava de ser "não estamos a falar de uma diferença do outro mundo".
                        a diferença entre o MB 160d e megane dci 90 cv (mesmo motor) é 4000€, mas a diferença de preço base é apenas 3000...a carga fiscal prejudica o mercedes

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                          a diferença entre o MB 160d e megane dci 90 cv (mesmo motor) é 4000€, mas a diferença de preço base é apenas 3000...a carga fiscal prejudica o mercedes
                          Errado.

                          A carga fiscal de ISV é a mesma, logo, o que custa menos fica com um preço mais próximo do mais caro, o que é uma aberração.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                            Errado.

                            A carga fiscal de ISV é a mesma, logo, o que custa menos fica com um preço mais próximo do mais caro, o que é uma aberração.
                            O que te leva a dizer o ISV é o mesmo?

                            Comentário


                              #15
                              No passado mês de Junho a Mercedes vendeu ainda mais...
                              1611 e passou para a 4º posição.
                              Anda-se a viver bem neste país

                              Comentário


                                #16
                                Num país como Portugal, que está economicamente de rastos, vendem-se mais BMWs e Mercedes novos do que Fiats, e ainda existem pessoas a recusar em reconhecer a realidade e afirmar que não existe a doença dos carros e dos status.

                                Amigo, caso não fosse assim, a Citroen, Fiat, Ford e Seat estavam lá em cima, e as premium nem sequer apareciam na lista...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho que sim, se vendem muitos.

                                  A maioria é de empresa, trocam em meia dúzia de anos por um novo LOL não podiam optar por receber o dinheiro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tanta coisa e falta o mais importante !

                                    As .... IMPORTAÇOES !

                                    Só aqui é que se ve a massa de audes bmw e mercedes que veio para cá

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por UpsetCyborg Ver Post
                                      Num país como Portugal, que está economicamente de rastos, vendem-se mais BMWs e Mercedes novos do que Fiats, e ainda existem pessoas a recusar em reconhecer a realidade e afirmar que não existe a doença dos carros e dos status.

                                      Amigo, caso não fosse assim, a Citroen, Fiat, Ford e Seat estavam lá em cima, e as premium nem sequer apareciam na lista...
                                      Acho que isto diz tudo, não consigo ver como é que uma grande fatia das pessoas tem capacidade para a compra ( e manter ) carros de 25000€

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Errado.

                                        A carga fiscal de ISV é a mesma, logo, o que custa menos fica com um preço mais próximo do mais caro, o que é uma aberração.
                                        eu fui ver ao guia do automóvel...podes ir lá comprovar o que disse

                                        agora se os valores de lá estão errados

                                        e de qq forma, quando o IVA é aplicado a uma valor base mais alto, obviamente que o valor a pagar será maior

                                        p,e. se pagares 10% de IVA num preço base(+ISV) de 10k€, pagas 1000€, preço final 11000€, se o preço base +ISV for 15000, pagas 1500€, preço final 16500€...a diferença aumenta

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                          Acho que isto diz tudo, não consigo ver como é que uma grande fatia das pessoas tem capacidade para a compra ( e manter ) carros de 25000€
                                          Eu concordo contigo mas também temos que ver que a idade média do parque automóvel português anda ou andava nos 11 anos.

                                          Mas que há muita aparência há.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por UpsetCyborg Ver Post
                                            Num país como Portugal, que está economicamente de rastos, vendem-se mais BMWs e Mercedes novos do que Fiats, e ainda existem pessoas a recusar em reconhecer a realidade e afirmar que não existe a doença dos carros e dos status.

                                            Amigo, caso não fosse assim, a Citroen, Fiat, Ford e Seat estavam lá em cima, e as premium nem sequer apareciam na lista...
                                            sim, e quantos modelos relevantes é que a fiat tem?

                                            tem o 500 e panda basicamente. o punto tem 10 anos de mercado, o tipo só apareceu agora...

                                            e depois há aquele factor que referi. A fiat tem a concorrência de muitas marcas generalistas, as marcas premium, por haver menos, tem menos concorrência entre si.

                                            se houvessem 10 marcas premium, garanto-te que nenhuma aparecia no top 10

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                              eu fui ver ao guia do automóvel...podes ir lá comprovar o que disse

                                              agora se os valores de lá estão errados

                                              e de qq forma, quando o IVA é aplicado a uma valor base mais alto, obviamente que o valor a pagar será maior

                                              p,e. se pagares 10% de IVA num preço base(+ISV) de 10k€, pagas 1000€, preço final 11000€, se o preço base +ISV for 15000, pagas 1500€, preço final 16500€...a diferença aumenta
                                              E as jantes não são iguais, o Cx do carro não é igual, etc, logo há diferentes emissões e consequente diferença de ISV, que por sua vez leva com IVA em cima.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                                No passado mês de Junho a Mercedes vendeu ainda mais...
                                                1611 e passou para a 4º posição.
                                                Anda-se a viver bem neste país
                                                É bom sinal..

                                                Mazdas e Kias, é que não interessam devido aos elevados rendimentos do povo português (ironia, entenda-se), e ficam lá no fundo da tabela..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                                  É bom sinal..

                                                  Mazdas e Kias, é que não interessam devido aos elevados rendimentos do povo português (ironia, entenda-se), e ficam lá no fundo da tabela..
                                                  Pelo que tenho visto aqui no fórum, as revisões e peças da Mazda, são mais caras que a dos carros alemães, penso que será este o problema, em relação á KIA, penso que são um producto correcto, eu tenho Mazda e estou muito contente e orgulhoso pelo meu carro, quando vejo os problemas que a minha Peugeot e o Ford me dá.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                    O que te leva a dizer o ISV é o mesmo?
                                                    Originalmente Colocado por DerKaiser Ver Post
                                                    eu fui ver ao guia do automóvel...podes ir lá comprovar o que disse

                                                    agora se os valores de lá estão errados

                                                    e de qq forma, quando o IVA é aplicado a uma valor base mais alto, obviamente que o valor a pagar será maior

                                                    p,e. se pagares 10% de IVA num preço base(+ISV) de 10k€, pagas 1000€, preço final 11000€, se o preço base +ISV for 15000, pagas 1500€, preço final 16500€...a diferença aumenta
                                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                    E as jantes não são iguais, o Cx do carro não é igual, etc, logo há diferentes emissões e consequente diferença de ISV, que por sua vez leva com IVA em cima.
                                                    O ISV de um Mégane IV com o 1.5 dCi e um Classe A com o mesmo motor é exactamente o mesmo! E porquê? Porque o ISV é um imposto que taxa a cilindrada. Se ambos possuem a mesma...

                                                    O IUC é que tem em conta a cilindrada e o valor de emissões de CO2.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os premiuns estão lá em cima porque em PT há muita gente que os pode comprar...
                                                      Havendo dinheiro disponível (ou seja, não sendo o dinheiro problema) para fazer escolhas, não me parece nada descabido escolher um premium em detrimento de um generalista.
                                                      Status há em todo o mundo, não e só em PT. Outro dia fui ao Mónaco e percebi o verdadeiro significado de status...

                                                      Megane vs Merc. A, a única coisa igual é o motor, tudo o resto é diferente e isso justifica os preços assim como o dacia logan também tem o mesmo motor e é mais barato que o megane... Ou em tempos um focus e uma v50... quer dizer... o motor nem sequer é a peça mais cara do carro...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pilarete Ver Post
                                                        Eu acho que sim, se vendem muitos.

                                                        A maioria é de empresa, trocam em meia dúzia de anos por um novo LOL não podiam optar por receber o dinheiro?
                                                        Em geral não. Por um lado o tema fiscal é muito relevante. É muito mais "barato" oferecer um carro e pagar gasolinas e portagens do que pagar um valor similar em salário. E sim, havia a opção de pagar km, mas burocraticamente é mais complicado e mais exigente de justificar fiscalmente.

                                                        Por outro lado, para frotas, as premium têm descontos arrasadores. Se somados a valorizações em usado melhores, isso significa que as rendas em renting são comparáveis entre generalistas e premium e até há situações em que a premium tem vantagem em carros similares.

                                                        Ou seja, não é irracional que muitas frotas de empresa tenham muitos premium nos segmentos C e principalmente D.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu diria que Portugal quem compra (excepto empresas, carros de servico) sao carros para durar muito tempo.

                                                          Em Portugal nao e comum ter um Polo BlueGT ou Up 1.0 turbo para a cidade e um 330i para viagens.

                                                          Entao quem vai comprar um automovel q faz tudo vai logo para bmw (eu imagino que quem vai comprar um astra/focus..pensa....mais 1 pouquinho...mercedes...dura 15/20 anos).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            O ISV de um Mégane IV com o 1.5 dCi e um Classe A com o mesmo motor é exactamente o mesmo! E porquê? Porque o ISV é um imposto que taxa a cilindrada. Se ambos possuem a mesma...

                                                            O IUC é que tem em conta a cilindrada e o valor de emissões de CO2.
                                                            Ui! Que grande calinada!

                                                            Esta é a tabela A, para automóveis novos ligeiros de passageiros e importados usados e para automóveis ligeiros de utilização mista e de mercadorias (que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia). É composta pela componente cilindrada e pela componente ambiental. O valor do imposto a pagar corresponde à soma do resultado das duas tabelas.
                                                            Deverá ser aplicada a todos os veículos matriculados a partir de 1 de Janeiro de 2015, sejam novos ou importados usados.
                                                            http://impostosobreveiculos.info/tab...ulos-isv-2016/
                                                            Editado pela última vez por Zar; 04 July 2016, 10:39.

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