A Mercedes-Benz está a preparar um sistema bastante desconcertante que usa água e tem o objetivo de melhorar o desempenho dos nossos carros. A Mercedes quer controlar a temperatura dos nossos pneus, e o uso de aspersão de água sobre eles é a sua nova invenção.
O controle de temperatura do pneu em tempo real é uma das ideias que a indústria pretende alcançar no curto prazo. O objetivo desta ideia é a de saber, o que acontece no único elemento de contacto entre o carro e a estrada. Se soubermos o que acontece, podemos controlá-lo, o resultado é um substancial passo em frente na melhoria dos carros de alto desempenho graças ao controle real sobre as características do pneu.
AA alteração da temperatura do pneu provoca deterioração das suas propriedades: atrito, deformação, stress, etc. Com um sistema capaz de pulverização de água, tanto quente como fria, o carro pode ser capaz de manter uma faixa de temperatura ideal, seja para rolar em circuito com o máximo desempenho, rolar em estrada seca ou sair facilmente de caminhos com gelo. O sistema é capaz de armazenar água da chuva e condensação e armazená-la num depósito a ser usado quando uma unidade determina que é necessário para refrigerar ou aquecer o pneu.
Ver aqui
Comentário