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IPO - Gases: Opacidade superior a 2,5m-1 (aspiração natural)

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    IPO - Gases: Opacidade superior a 2,5m-1 (aspiração natural)

    Alguém sabe o que se pode fazer para arranjar isto? O carro até tem andado bastante. Tem feito quase todos os dias 25+25km na ic19 (sentido oposto à maioria do trânsito). Consigo ir "sempre" a 100km/h...

    O carro é um Peugeot 206 1.9d

    #2
    Isso nao precisará uns valentes esticoes para limpar?

    Pode ser carvao... ou ate limpeza de egr se tiver, admissao etc mas só em ultimo caso...

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      #3
      Vi agora um documento interessante que "fala" sobre isto...

      segue a informação:
      "Os vários factores que influenciam a combustão, logo a emissão de partículas são:
      a) Quantidade de ar admitida pelo motor
      Os motores Diesel funcionam com um excesso de ar muito grande para permitir uma boa combustão. Se a quantidade de ar admitida pelo motor diminui a combustão não se dá nas melhores condições, pois existe um excesso de combustível. As causas que provocam a diminuição da quantidade de ar admitida pelo motor são:
      - O filtro de ar que se encontra sujo de modo a que provoque uma grande perda de carga do ar admitido;
      - A pressão de admissão diminui devido à perda de eficácia do turbocompressor devido a deficiências na sua lubrificação, perdas de estanquecidade na turbina do turbocompressor, entrada de corpos estranhos para o turbocompressor;
      - Existem fissura ou obstruções nos colectores de admissão e de escape.

      b) Quantidade e modo de pulverização do combustívelAs possíveis causas que alteram a quantidade e o modo de pulverização do combustí-vel para a câmara de combustão são:
      - Funcionamento do injector defeituoso;
      - Pressão de injecção incorrecta;
      - Fugas de combustível nos tubos que transportam o combustível a alta pressão para os injectores;
      - Pressão de retorno incorrecta
      - Pulverização incorrecta do combustível devido à obturação parcial ou total dos orifícios de pulverização dos injectores.

      c) Avanço da injecção de combustível incorrecto

      d) Estado do motor:
      - Falta de compressão nos cilindros;
      - Segmentos com desgaste ou mesmo partidos;
      - Válvulas com desgaste;
      - Guias das válvulas com desgaste."


      Fonte: CEPRA - ColecçãoFormação Modular Automóvel - ANÁLISE DE GASES DEESCAPE E OPACIDADE
      Editado pela última vez por LH; 05 July 2016, 13:03.

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        #4
        Após a IPO, já meti um aditivo no deposito de combustível, pode ser que limpe os injectores. O pack que comprei trazia 2 aditivos, assim que for necessário abastecer novamente, leva com o outro aditivo.

        Depois vou começar por trocar o filtro do ar e limpar a EGR.

        esperemos que resulte...

        mais ideias?

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          #5
          Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
          Isso nao precisará uns valentes esticoes para limpar?

          Pode ser carvao... ou ate limpeza de egr se tiver, admissao etc mas só em ultimo caso...
          penso que não será preciso esticões... aquilo é um carro fraco, e sem querer, já se anda em alta rotação pra ver se ele mexe...

          Comentário


            #6
            Se souberem de mais algumas dicas, digam

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              #7
              para ajudar a libertar o carvão, tendo em conta viagens de 25 + 25km, vale a pena ir em 4ª a perto de 4000rpm (+-95km/h) ou basta ir em 5ª a 3000rpm (+-110km/h).

              isto é um 1.9d que 4000rpm é quase o máximo (motor diesel).

              Comentário


                #8
                O meu diesel chumbou o ano passado por gases também. Tinha o débito a 110% e depois foi reduzido para 90%, fui puxar por ele com rotações elevadas (entre 3000 e 4500) e de seguida foi à IPO. Passou logo

                Este ano já levou com aditivo da liqui-moly para reduzir o fumo em carga que é quando ele faz fumo apenas. A ver como será o resultado. Está com débito a 100% neste momento.

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                  #9
                  Boas!

                  Tenho um clio 1.9d de 2000 com +400 kkm.

                  Aí por volta dos 380 mil lavei-lhe os colectores de admissão. Aquilo é retirar, deixar de molho um dia e depois lavar bem. Nem imaginas como estavam. Tinham tanto carvão que estrangulavam a passagem de ar.

                  Desde aí nunca deita fumo. Só mesmo se andar muito tempo a pastelar, depois puxando a fundo deita uma pequena nuvem mas é apenas no momento.

                  E o carro ficou muito mais solto.

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