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Alinhar direção depois de colocar novas pastilhas de travão ?

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    Alinhar direção depois de colocar novas pastilhas de travão ?

    Olá Malta: Depois de se trocar as pastilhas de travão (implica retirar as rodas) é preciso alinhar a direção?

    #2
    não....

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
      Olá Malta: Depois de se trocar as pastilhas de travão (implica retirar as rodas) é preciso alinhar a direção?

      Como referido, não precisas nada de alinhas a direcção.

      Comentário


        #4
        Quando é que a direção deve ser alinhada?

        Isto é, apos substituir que componente é que se deve alinhar a suspensão?

        Comentário


          #5
          A direcção deve ser alinhada depois de substituir qualquer componente desta, ou quando está claramente desalinhada (quando o volante está centrado e o carro vira ligeiramente).
          Agora se se tivesse que alinhar a direcção de cada vez que se tira uma jante fora, ou de cada vez que se muda um componente dos travões eu já tinha alinhado a direcção no meu carro 3 vezes no último ano, e só o fiz uma vez. Eu tenho por hábito alinhar 1 vez por ano, porque ando pouco, mas quase sempre em cidade.

          Comentário


            #6
            Vai depender do carro, há carros que só dá para afinar a convergencia ou divergencia das rodas, outros que já têm mais angulos de afinação mas geralmente as pessoas acho que exageram nos alinhamentos. Já mudei molas, amortecedores, rolamentos sem nunca ter alinhado (só dá para afinar convergencia e divergencia, para afinar o camber tenho que comprar uns parafusos para o efeito) e o carro nunca comeu pneu ou nunca fugiu para que lado for, quando troquei as hastes e as ponteiras de direção ai sim fez todo o sentido alinhar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
              ... Já mudei molas, amortecedores, rolamentos sem nunca ter alinhado...
              Não é obrigatório... é recomendado...
              Eu quando mexo em algum componente da suspensão e/ou direcção alinho sempre.
              Nos travões, por norma não alinho a direcção "porque" troco, mas acontece normalmente fazer uma revisão geral a cada 2 mudas de pastilhas e então troco pastilhas, discos, óleo de travões, tirantes ou pendurais da barra estabilizadora, sino blocos, etc, etc, etc... e também alinho a direcção...

              Por exemplo o meu kia, em breve, vai precisar de pastilhas de travão (130.000 kms e só mudei 1 vez).
              Nessa altura verifico tudo e mudo discos, pastilhas e óleo de travões.
              Vai ainda levar os rolamentos da frente, amortecedores às 4 rodas, pendurais e vou verificar o estado dos triângulos de suspensão, das borrachas todas, direcção... e alinho a direcção e atesto o depósito...

              EDIT: uma curiosidade do meu kia é que já verifiquei muitas vezes a direcção, mas, em 7 anos e 130.000 kms, a direcção nunca precisou de ser mexida, estava sempre ok...

              Comentário

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