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Grupo PSA revela consumo real de 30 modelos

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    Grupo PSA revela consumo real de 30 modelos

    O Grupo PSA divulgou os valores de consumo alcançados em utilização real de 30 dos seus modelos principais, da Citroen, Peugeot e DS.
    Os valores surgem do protocolo de ensaios definido com as ONG Transport & Environment (T&E) e France Nature Environnement (FNE), auditados pelo Bureau Veritas.
    Este método de medições inspira-se no projeto europeu RDE «Real Driving Emissions» («Emissões Em Condução Real»), um protocolo que mede os consumos de combustível graças a um equipamento portátil, instalado no veículo (PEMS).
    O Bureau Veritas, órgão independente e reconhecido a nível internacional, garante a conformidade do protocolo e da sua implementação nas condições definidas e atesta a sinceridade e a integridade dos resultados.
    As medições foram realizadas em vias públicas, abertas ao tráfego (25 km em meio urbano, 39 km extra-urbano e 31 km em auto-estrada) em condições de condução reais (uso do ar condicionado, peso de bagagem e de passageiros, declives etc….).
    As medições obtidas são comparáveis às dos clientes PSA (obtidas pelos inquéritos independentes a clientes) e refletem a robustez do processo científico realizado com a T&E e a FNE.
    No final de 2016, Peugeot, Citroën e DS irão propor nos seus portais de internet um simulador que permitirá aos clientes das marcas prever o consumo dos seus veículos, dependendo do seu modo de condução e da utilização da viatura (misto de cidade/ estrada/auto-estrada, carga a bordo, etc).
    Confira os valores dos testes e comparação com os valores homologados (Protocolo T&E, homologado e a diferença em l/100km):
    Modelos Peugeot:
    108 1.2 PureTech 82 CVM5 pneus 15” STD: 6,1 (protocolo) – 4,3 (homologado) – 1,8 (diferença)
    208 1.6 BlueHDi 100 CVM5 pneus 16” TBRR: 4,7 – 3,5 – 1,2
    208 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM5 pneus 16” UBRR: 4,7 – 3 – 1,7
    2008 1.6 BlueHDi 100 CVM5 pneus 16” TBRR 5,1 – 3,7 – 1,4
    2008 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 16” TBRR: 5,2 – 3,7 – 1,5
    2008 1.2 PureTech 82 CVM5 pneus 16” TBRR: 6,4 – 4,9 – 1,5
    2008 1.2 PureTech 110 S&S EAT6 pneus 16” TBRR: 7,1 – 4,8 – 2,3
    308 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 16” UBRR: 4,9 – 3,2 – 1,7
    308 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 16” TBRR: 6,6 – 4,6 – 2
    308 1.2 PureTech 110 S&S CVM5 pneus 16” UBRR: 6,3 – 4 – 2,3
    3008 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM6 pneus 17” TBRR: 6,1 – 4,1 – 2
    3008 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 17” UBRR: 7,6 – 4,9 – 2,7
    508 2.0 BlueHDi 180 S&S EAT6 pneus 17” UBRR : 6,3 – 4 – 2,3
    PARTNER 1.6 BlueHDi 120 S&S CVM5 pneus 15” TBRR: 6,1 – 4,3 – 1,8
    Modelos Citroen:
    Protocolo T&E l/100km – Homologação l/100km – Dif. l/100km
    C1 PureTech 82 CVM Feel pneus 15” STD: 6,1 – 4,3 – 1,8
    C3 PureTech 82 CVM Exclusive pneus 16” TBRR: 6,3 – 4,6 – 1,7
    C3 Picasso BlueHDi 100 CVM Confort pneus 16” TBRR: 5,7 – 3,8 – 1,9
    C3 BlueHDi 75 S&S CVM pneus 15” UBRR: 4,9 – 3,0 – 1,9
    C4 Cactus BlueHDi 100 CVM Shine pneus 16” TBRR: 5,1 – 3,6 – 1,5
    C4 Cactus PureTech 110 S&S CVM Shine pneus 16” TBRR: 6,1 – 4,3 – 1,8
    C4 BlueHDi 100 CVM Feel pneus 16” TBRR: 5,1 – 3,6 – 1,5
    C4 Picasso BlueHDi 120 S&S EAT6 Intensive pneus 17” TBRR: 6,5 – 3,9 – 2,6
    Grand C4 Picasso BlueHDi 120 S&S CVM6 Attraction pneus 16” UBRR: 5,7 – 4 – 1,7
    Grand C4 Picasso PureTech 130 S&S CVM6 Intensive pneus 17” TBRR: 7,4 – 5 – 2,4
    Berlingo BlueHDi 100 CVM pneus 15” TBRR: 6,1 – 4,3 – 1,8

    Modelos DS:
    Protocolo T&E l/100km – Homologação l/100km – Dif. l/100km
    DS 3 BlueHDi 120 S&S CVM6 Sport Chic: 5 – 3,6 – 1,4
    DS 3 PureTech 110 S&S CVM So Chic: 6 – 4,3 1,7
    DS 4 PureTech 110 S&S CVM So Chic: 5,4 – 3,8 – 1,6

    In autoportal.iol.pt

    #2
    No geral até não estão muito desfasados.

    Comentário


      #3
      A aerodinamica do 2008 será tao má para fazer mais 1lt que no cactus com o motor 110 puretech ou será da caixa????

      Comentário


        #4
        Há diferenças superiores a 50%...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mestre78 Ver Post
          A aerodinamica do 2008 será tao má para fazer mais 1lt que no cactus com o motor 110 puretech ou será da caixa????
          penso que será mesmo da aerodinâmica e possivelmente mais peso, o 1.6hdi de 100cv é bem económico, assim como o 1.2 puretech de 110cv

          Comentário


            #6
            Tal como a Euroncap que faz o teste da segurança, também devia haver uma Entidade que verificasse os consumos de cada modelo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por orion Ver Post
              No geral até não estão muito desfasados.
              Pelo contrário. São diferenças enormes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por orion Ver Post
                No geral até não estão muito desfasados.
                Não estão muito desfasados!? só cerca de 30% em média, nalguns indo quase até 50%.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bacm8 Ver Post
                  Tal como a Euroncap que faz o teste da segurança, também devia haver uma Entidade que verificasse os consumos de cada modelo.
                  Isto. As discrepâncias são mesmo grandes e só mostram o quão inadequado é o método de homologação na Europa.
                  Mas é preciso saudar a PSA por dar este passo.

                  Comentário


                    #10
                    A sério que ficam chocados com isto? Acontece em todas as marcas.

                    No tópico dos consumos aqui do forum eu diria mais : há por lá tanta aldrabice que chega a ser cómico.

                    Por mim é simples : aos consumos homologados, deve-se acrescentar mais 1 a 2 litros, aliás acho que isto nem é novidade para ninguém. Consumos de 3L é consumo de smart CDI , não se esqueçam disso.....querem agora que berlinas de 1300 KG com motores 1.6 e 2.0 consumam o mesmo ? LOL.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                      Pelo contrário. São diferenças enormes.
                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                      Não estão muito desfasados!? só cerca de 30% em média, nalguns indo quase até 50%.
                      exactamente !

                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      A sério que ficam chocados com isto? Acontece em todas as marcas.

                      No tópico dos consumos aqui do forum eu diria mais : há por lá tanta aldrabice que chega a ser cómico.

                      Por mim é simples : aos consumos homologados, deve-se acrescentar mais 1 a 2 litros, aliás acho que isto nem é novidade para ninguém. Consumos de 3L é consumo de smart CDI , não se esqueçam disso.....querem agora que berlinas de 1300 KG com motores 1.6 e 2.0 consumam o mesmo ? LOL.
                      Quase todos sabem que os consumos homologados são feitos de forma tão especifica e controlada que praticamente não são reproduziveis, no entanto há sempre quem afirme que faz o mesmo ou menos e que não atrapalha o trânsito

                      Comentário


                        #12
                        Lá se vao os fanaticos dos consumos ficar com uma tola quando diziam que consumia 3 litros no hdi e afinal anda mais nos 6 litros

                        Comentário


                          #13
                          3008 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 17” UBRR: 7,6 – 4,9 ≠ 2,7

                          Comentário


                            #14
                            3008 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 17” UBRR: 7,6 – 4,9 ≠ 2,7




                            Depois de S&S, motores minusculos, injeções diretas e toda uma panóplia de geringonças para poupar gasolina, chega-se à conclusão que gasta tanto ou mais que um xsara picasso 1.6i.
                            Resumindo: fazem-se motores com uma complexidade enorme, em nome da redução dos consumos e depois na realidade o ganho é zero. O prejuízo... esse é muito: A maior complexidade aumenta o custo de manutenção, das reparações, diminui a fiabilidade e a durabilidade.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                              Lá se vao os fanaticos dos consumos ficar com uma tola quando diziam que consumia 3 litros no hdi e afinal anda mais nos 6 litros
                              É como aqueles que dizem que com um 1.6i fazem 6L em cidade e na realidade anda nos 9l....tudo igual

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                3008 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 17” UBRR: 7,6 – 4,9 ≠ 2,7




                                Depois de S&S, motores minusculos, injeções diretas e toda uma panóplia de geringonças para poupar gasolina, chega-se à conclusão que gasta tanto ou mais que um xsara picasso 1.6i.
                                Resumindo: fazem-se motores com uma complexidade enorme, em nome da redução dos consumos e depois na realidade o ganho é zero. O prejuízo... esse é muito: A maior complexidade aumenta o custo de manutenção, das reparações, diminui a fiabilidade e a durabilidade.

                                Acho que isso não está nada correcto.

                                Achas mesmo que um 3008 1.2 130cv gasta o mesmo que um 1.6i " antigo " ? Se forem ambos conduzido com cuidado, o 1.2 gastará menos, agora, tem que ser com cuidado, não é andar sempre a aproveitar a potência do 1.2....

                                Comentário


                                  #17
                                  nada de novo. os consumos de fábrica não são reproduzíveis e é acrescentar SEMPRE cerca de 1.5 a 2lt a mais de diferença. faltou foi mostrarem alguns 2.0hdi, como no 308 e C4.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                    3008 1.2 PureTech 130 S&S CVM6 pneus 17” UBRR: 7,6 – 4,9 ≠ 2,7

                                    (...)

                                    Depois de S&S, motores minusculos, injeções diretas e toda uma panóplia de geringonças para poupar gasolina, chega-se à conclusão que gasta tanto ou mais que um xsara picasso 1.6i.
                                    Resumindo: fazem-se motores com uma complexidade enorme, em nome da redução dos consumos e depois na realidade o ganho é zero. O prejuízo... esse é muito: A maior complexidade aumenta o custo de manutenção, das reparações, diminui a fiabilidade e a durabilidade.
                                    Ou seja, pelas tuas contas ainda deviamos andar com motores gigantescos a diesel, porque nao ganhas nada em ter um 1.6TD face a um 3.0D... faz sentido.

                                    embora concorde que houveram tecnologias implementadas que não trouxeram nada novo (e ai onto o dedo ao S&S), a evolução dos motores era algo necessário, e continua a ser. .
                                    no dia em que isto parar, das 2 uma: ou chegamos ao limite da tecnologia ou está algo mal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                      Resumindo: fazem-se motores com uma complexidade enorme, em nome da redução dos consumos e depois na realidade o ganho é zero. O prejuízo... esse é muito: A maior complexidade aumenta o custo de manutenção, das reparações, diminui a fiabilidade e a durabilidade.
                                      Comparei os dois motores no 308 e o resultado foi este:



                                      www.spritmonitor.de/



                                      Claro que as prestações no 1.2 130cv são bem melhores....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
                                        Ou seja, pelas tuas contas ainda deviamos andar com motores gigantescos a diesel, porque nao ganhas nada em ter um 1.6TD face a um 3.0D... faz sentido.

                                        embora concorde que houveram (houve)tecnologias implementadas que não trouxeram nada novo (e ai onto o dedo ao S&S), a evolução dos motores era algo necessário, e continua a ser. .
                                        no dia em que isto parar, das 2 uma: ou chegamos ao limite da tecnologia ou está algo mal.
                                        Quem é que falou em motores gigantescos a diesel?

                                        1.2 PureTech 130 é a gasolina
                                        1.6i Do picasso é a gasolina

                                        Foi a única comparação que fiz.
                                        Mas o pessoal está de tal forma formatado que só vê diesel em todo o lado, mesmo quando não se fala dele

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bacm8 Ver Post
                                          Tal como a Euroncap que faz o teste da segurança, também devia haver uma Entidade que verificasse os consumos de cada modelo.

                                          Concordo, e gostava que outras marcas tivessem a mesma coragem enquanto não houver nenhuma entidade que faça esse control.
                                          Editado pela última vez por Mestre78; 07 July 2016, 18:10.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tambem reparei que as diferencas são maiores entre o real e homologado do que entre um diesel e um gasolina de potência similar!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                              Comparei os dois motores no 308 e o resultado foi este:



                                              www.spritmonitor.de/



                                              Claro que as prestações no 1.2 130cv são bem melhores....
                                              Se eu pesquisar por peugeot 308 1.2 e-thp 130cv não me aparece nada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                Se eu pesquisar por peugeot 308 1.2 e-thp 130cv não me aparece nada.
                                                Pesquisa por 308 + gasolina + 130cv.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pensem em termos de litros e não em percentagem.
                                                  É a velha história: "a Bugatti aumentou as vendas em 100%! Ok, vendeu mais um carro que no ano anterior"...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                    Pesquisa por 308 + gasolina + 130cv.
                                                    Aparece isto:
                                                    19 Gasoline 6,45 6,91 7,76
                                                    Se pesquisar por 308+gasolina+115 a 120cv dá isto:
                                                    17 Gasoline 6,33 7,17 9,56
                                                    O consumo é praticamente idêntico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por AlexKarelin Ver Post
                                                      exactamente !



                                                      Quase todos sabem que os consumos homologados são feitos de forma tão especifica e controlada que praticamente não são reproduziveis, no entanto há sempre quem afirme que faz o mesmo ou menos e que não atrapalha o trânsito
                                                      Eu penso que também existe algum exagero na Peugeot, penso que as marcas também não devem ser obrigadas tanto, eu faço um condução em ambientes mistos e num focus 1.6 TDCI que partilha motor com o 308 faço 4,7l aos 100km sem problemas, a única coisa é que em dias inferior a 25° não uso ar comdicionado e nas autoestradas não passo dos 100km/h a Ford anuncia (
                                                      1.6L Duratorq-TDCi, veículos com start-stop 5,1 (55,4) 3,7 (76,3) 4,2 (67,3) 109
                                                      ) e acredito que consiga especialmente se na cidade fosse mais calmo e não me chetasse com certos idiotas.
                                                      Aplaudo a ação do grupo PSA mas também não acho justo para as marcas os testes serem tão exigentes, principalmente se os consumos que anunciarem forem, de facto, possíveis.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                        Pensem em termos de litros e não em percentagem.
                                                        É a velha história: "a Bugatti aumentou as vendas em 100%! Ok, vendeu mais um carro que no ano anterior"...
                                                        Desculpa lá mas a tua matemática.... Olha, tenta ver em euros e depois vê lá se não é muito...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Resumo da thread: Consumos baixos é só para quem pisa ovos

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            Aparece isto:
                                                            17 Gasoline 6,33 7,17 9,56
                                                            O consumo é praticamente idêntico.
                                                            1.6 120cv --> http://www.spritmonitor.de/en/overvi...=4&powerunit=2

                                                            1.2 130cv --> http://www.spritmonitor.de/en/overvi...30&powerunit=2

                                                            Comentário

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