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O que é isto no anti-congelante?

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    O que é isto no anti-congelante?

    Hoje andava a fazer uma breve inspecção ao carro e reparei que o liquido de refrigeração estava um bocadito baixo (mas muito pouco) e decidi acrescentar só um pouco de água destilada.

    No fim, reparei numa coisa estranha. À superfície do liquido, tem uma "nhanha" branca... Se a tirar, vem aos bocados inteiros, parece quase papel. Não reparei se já a tinha antes de acrescentar a água ou não.

    O nível de óleo está ok e a cor clarinha como é normal. Desapertei a tampa do radiador e o liquido está impecável lá.

    O carro nunca gastou óleo, nunca aqueceu acima do normal e nunca me deu qualquer problema. Levou uma grande revisão o ano passado onde não tenho a certeza se o liquido foi mudado, mas presumo que sim, pois foi mudada a distribuição e bomba de água. No entanto é um carro que está muito tempo parado (tem feito 500km-1000km por ano).

    Não digo que não seja, mas duvido um pouco que seja óleo... Andei a ler a alguns dizem que podem ser bactérias ou cristalização? E que os líquidos verdes ou os que têm níveis moderados de Silicatos, são propícios a isso. Não sei se poderá estar relacionado, mas o carro no interior, tem ganho imenso "bolor". Também reparei que as abraçadeiras do tubo que entra no vaso, já nem são abraçadeiras, são um monte de ferrugem...

    Alguém tem ideia do que poderá ser? Se realmente pode ser essa tal contaminação bacteriana ou cristalização?






    #2
    Tens anti-virus?

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      #3
      É meter um frasco de amoxicilina...

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        #4

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          #5
          Encontrei um post que fala do aspecto parecido a uma pastilha e realmente é o que parece...

          The white stuff... let me guess, it's the exact same color and texture of wrigley's gum having been chewed and left in the heat. Antifreeze (green stuff) breaks down over time and this is the result.
          Nunca ninguém se deparou com tal coisa?

          Fui falar hoje com o rapaz e ele disse que me vai trocar o liquido e fazer uma limpeza ao circuito, para ver se continua a aparecer.

          Comentário


            #6
            Isso verde parece anticongelante mas é liquido plasmático do predador e o que se vê nas fotos é um embrião (do predador).



            Eles reproduzem-se em carros que andam pouco (até 1000kms/ano) porque assim a probabilidade de serem triturados pela bomba de água é menor.

            As pequenas voltinhas com o carro dá-lhes o calor necessário para fazerem a incubação.

            Mais tarde quando já estiver totalmente formado vai ser parecido aos alien's a sair da barriga (ver filmes do alien). Como é um carro deverá sair furando o radiador.



            Sei do que falo porque já passei por isso. Agora tenho o predador lá em casa. É ele quem cozinha e limpa a casa e costuma fazer de babysitter aos fins de semana em casa de vizinhos.

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              #7
              Ainda não consegui perceber onde é que está a piada da situação mas adiante...

              O que retirei ontem era completamente branco. Hoje retirei uns restos que se podem ver nas fotos tiradas ontem e tem uma cor e textura ligeiramente diferentes.

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  Quando te mudaram o anticongelante, tiveram o cuidado de seguir alguma norma recomendada pelo fabricante, ou então pelo menos não terem misturado diferentes tipos?

                  Misturar anticongelantes de diferentes bases pode resultar em problemas no circuito de refrigeração.

                  Mas os entendidos que se cheguem à frente...

                  Comentário


                    #10
                    EITA ! Quié isso oh meu?!

                    Parece latex das luvas...

                    Comentário


                      #11
                      É uma boa hipótese. Deve ser reacção da mistura do anticongelante novo com restos do anterior.

                      Se ninguém sabe se realmente o anticongelante foi mudado o ano passado e muito menos devem saber se é apropriado para o respectivo carro então deviam mudar isso e colocar um bom e adequado.

                      Para fazer uma muda correcta de anticongelante deve-se fazer 2 ou 3 ciclos só com água destilada.

                      Comentário


                        #12
                        Pois é que não faço a mais pequena ideia se realmente foi mudado e em que moldes... O rapaz diz que sim e acredito visto a distribuição/bomba de água foram mudadas, mas se realmente ainda ficou lá algum resto do antigo ou aquele não é apropriado é outra história. Ele diz que costuma meter um concentrado e depois acrescenta com água destilada.

                        Estive a ver e a Honda recomenda um azul... que pelos vistos é caríssimo. Mas o acordado por alto com ele é que depois me mete um melhor e eu apenas pago a diferença do que paguei deste. E depois a ver vamos.

                        O meu maior medo é que aquilo fosse óleo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                          Pois é que não faço a mais pequena ideia se realmente foi mudado e em que moldes... O rapaz diz que sim e acredito visto a distribuição/bomba de água foram mudadas, mas se realmente ainda ficou lá algum resto do antigo ou aquele não é apropriado é outra história. Ele diz que costuma meter um concentrado e depois acrescenta com água destilada.

                          Estive a ver e a Honda recomenda um azul... que pelos vistos é caríssimo. Mas o acordado por alto com ele é que depois me mete um melhor e eu apenas pago a diferença do que paguei deste. E depois a ver vamos.

                          O meu maior medo é que aquilo fosse óleo.
                          Por acaso, tenho a sensação que o que tens aí é resultado de mistura do líquido com óleo ou combustível. Mas não te quero estar a induzir em erro, posso estar enganado.
                          Editado pela última vez por xeLa; 15 July 2016, 13:44.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                            Pois é que não faço a mais pequena ideia se realmente foi mudado e em que moldes... O rapaz diz que sim e acredito visto a distribuição/bomba de água foram mudadas, mas se realmente ainda ficou lá algum resto do antigo ou aquele não é apropriado é outra história. Ele diz que costuma meter um concentrado e depois acrescenta com água destilada.

                            Estive a ver e a Honda recomenda um azul... que pelos vistos é caríssimo. Mas o acordado por alto com ele é que depois me mete um melhor e eu apenas pago a diferença do que paguei deste. E depois a ver vamos.

                            O meu maior medo é que aquilo fosse óleo.
                            Quando mudam a distribuição/bomba água muitas vezes sai o que sair e o que ficar ficou (por exemplo no radiador da sofagem, etc).

                            (o carro não é deles, quanto mais cedo acabarem o serviço mais cedo pegam noutro carro e se mais tarde houver problemas é mais umas horas e material para cobrar).

                            Depois de tudo montado deitam liquido novo sem se importarem com o que lá estava antes e em que estado.

                            Por isso é que referi os 2 ou 3 ciclos só com água destilada antes de colocar anticongelante definitivo.

                            Já me aconteceu num sistema que leva 7 litros só conseguir enfiar 5 litros a muito custo. São 2 litros de liquido velho que lá ficam. Se for água destilada não tem problema.

                            Comentário


                              #15
                              está descoberto, já sei o que se passou ai, foi este gajo que andou ai a mexer...

                              Comentário


                                #16
                                É trocar e esperar que essa nhãnhã não entupa nenhum canal. Ainda por cima no velhinho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  É uma boa hipótese. Deve ser reacção da mistura do anticongelante novo com restos do anterior.

                                  Se ninguém sabe se realmente o anticongelante foi mudado o ano passado e muito menos devem saber se é apropriado para o respectivo carro então deviam mudar isso e colocar um bom e adequado.

                                  Para fazer uma muda correcta de anticongelante deve-se fazer 2 ou 3 ciclos só com água destilada.
                                  Quando falas em ciclos é até a ventoinha disparar?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esta tarde fiz uma pequena viagem de uns 25/30km a ritmos entre os 100/120km/h e com 3 ou 4 esticadelas pelo meio e após o carro arrefecer um pouco, fui verificar e o liquido aparentemente está limpinho. A ver vamos amanhã... Não sei até que ponto se houvesse passagem de óleo se notaria neste pequeno percurso.

                                    Estava um calor tremendo e o ponteiro da temperatura não se mexeu do habitual, ligeiramente abaixo do meio. Quando parei o carro nem ouvi a ventoinha a trabalhar nem nada. Apenas ouvi um pequeno borbulhar junto à tampa do radiador mas presumo que seja normal.

                                    Também consegui verificar que afinal, muito provavelmente o nível do anti-congelante inicialmente até estava bom. Ele é que estava no MIN mas eu verifiquei a frio e coloquei no MAX. Depois de quente subiu um bom bocado para além do MAX. Se tivesse deixado no MIN a frio, provavelmente a quente iria para o MAX.

                                    Vamos lá ver como se comporta após arrefecer totalmente, se continua limpinho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                                      Quando falas em ciclos é até a ventoinha disparar?
                                      Prefiro fazer algumas dezenas de kms entre cada muda de água destilada. Vou fazendo com calma em dias diferentes.

                                      Se for para ficar pronto no próprio dia e não houver grande sujidade para a água destilada limpar então deverá ser suficiente esperar que a ventoinha dispare de modo a que o termostato esteja bem aberto e haja circulação total.

                                      Cuidado é com as queimaduras (na pessoa ao remover a água quente) e choques térmicos (no motor) ao deitar água/liquido para dentro do motor quando ele estiver em brasa.

                                      Não se deve adicionar água/liquido com o motor em brasa. Pode dar resultados catastróficos.

                                      Adicionar um pouquinho no vaso de expansão muito lentamente é uma coisa. Despejar 5 litros repentinamente no motor em brasa é outra.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post

                                        Isso atingiu algum grau de rigidez depois de secar ou manteve-se assim mole?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver Post
                                          Isso atingiu algum grau de rigidez depois de secar ou manteve-se assim mole?
                                          Infelizmente não sei responder a essa questão porque tinha colocado isso ali de lado e pensaram que era lixo e mandaram-no fora

                                          Mas tenho aqui guardado um bocado que tirei ontem e ainda está maleável. Não tanto quando estava "encharcado" com o anti-congelante mas rijo rijo não está.

                                          Curioso é que ontem todos os bocados que estavam no vaso eram idênticos a este. Meio esbranquiçados, com umas pintinhas mais escuras aqui e ali. O bocado que tirei ontem, continua assim como se pode ver no video deste post. O que lá deixei estar de ontem para hoje, ficou como se pode ver nos vídeos que já coloquei anteriormente.

                                          Este pedaço está um pouco sujo porque já o tinha mandado fora mas depois lembrei-me de o guardar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Chama a national geographic para documentar essa nova espécie!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              Chama a national geographic para documentar essa nova espécie!
                                              Este tópico é metade ajudas metade brincadeira

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso óleo não é de certeza...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                  Prefiro fazer algumas dezenas de kms entre cada muda de água destilada. Vou fazendo com calma em dias diferentes.

                                                  Se for para ficar pronto no próprio dia e não houver grande sujidade para a água destilada limpar então deverá ser suficiente esperar que a ventoinha dispare de modo a que o termostato esteja bem aberto e haja circulação total.

                                                  Cuidado é com as queimaduras (na pessoa ao remover a água quente) e choques térmicos (no motor) ao deitar água/liquido para dentro do motor quando ele estiver em brasa.

                                                  Não se deve adicionar água/liquido com o motor em brasa. Pode dar resultados catastróficos.

                                                  Adicionar um pouquinho no vaso de expansão muito lentamente é uma coisa. Despejar 5 litros repentinamente no motor em brasa é outra.
                                                  Obrigado pela dica
                                                  Editado pela última vez por D12; 16 July 2016, 12:31.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem disto em circuitos de refrigeração de carros nunca vi.
                                                    Mas como trabalho numa fabrica do ramo automóvel/metalúrgico por vezes encontra-se dessa "nanha" nalguns depositos de oleo de corte e deve-se a bactérias.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                      Bem disto em circuitos de refrigeração de carros nunca vi.
                                                      Mas como trabalho numa fabrica do ramo automóvel/metalúrgico por vezes encontra-se dessa "nanha" nalguns depositos de oleo de corte e deve-se a bactérias.
                                                      Mas tendo em conta as temperaturas que atinge o circuito de refrigeração será possível contar alguma forma de vida?

                                                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                      Esta tarde fiz uma pequena viagem de uns 25/30km a ritmos entre os 100/120km/h e com 3 ou 4 esticadelas pelo meio e após o carro arrefecer um pouco,
                                                      (...)
                                                      Estava um calor tremendo e o ponteiro da temperatura não se mexeu do habitual, ligeiramente abaixo do meio.
                                                      Esse termostato não estará a precisar de ser trocado?

                                                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                      Também consegui verificar que afinal, muito provavelmente o nível do anti-congelante inicialmente até estava bom. Ele é que estava no MIN mas eu verifiquei a frio e coloquei no MAX. Depois de quente subiu um bom bocado para além do MAX. Se tivesse deixado no MIN a frio, provavelmente a quente iria para o MAX.
                                                      Medes o nível a frio, se está no mínimo podes por no máximo, a quente ele vai ultrapassar o máximo mas é normal, expectável e não tem problema nenhum.
                                                      Editado pela última vez por Erbium; 17 July 2016, 13:08.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                                        Esse termostato não estará a precisar de ser trocado?
                                                        Estou convicto que não. O comportamento é normal. Aquece bem rápido, algo típico nestes motores e depois mantém-se sempre na mesma posição. O que eu quis dizer é que não houve sobreaquecimento.

                                                        Já uma vez o precisei de trocar e bastava uma descidazita que o ponteiro vinha logo por aí abaixo.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                          Bem disto em circuitos de refrigeração de carros nunca vi.
                                                          Mas como trabalho numa fabrica do ramo automóvel/metalúrgico por vezes encontra-se dessa "nanha" nalguns depositos de oleo de corte e deve-se a bactérias.
                                                          Deve ser isto que falas não? Agora se é o caso ou não, não sei.

                                                          https://www.emlab.com/s/sampling/env...t-10-2006.html

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                                                            #30

                                                            Disgusting!

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