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Fiat Punto 1.2 HLX ou Fiat Punto 1.2 Abarth

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    Fiat Punto 1.2 HLX ou Fiat Punto 1.2 Abarth

    Boa tarde! Estou à procura de um novo carro e estou na dúvida em qual deles comprar. Um deles é um Fiat Punto 1.2 HLX de 2000 e o outro um Fiat Punto 1.2 Abarth de 2004. Ambos têm 80 cavalos e têm cerca de 110 mil km.

    Qual seria a melhor escolha em termos de fiabilidade, consumos e segurança?

    Obrigado e cumprimentos

    #2
    os de 2004 já são os com facelift? eu se calhar ia para esse mais recente, o 1.2 de 80cv num punto é um motor que anda bem para o carro que é não sendo um desportivo tem umas prestações interessantes, de consumos faz 6l/100km com uma condução relaxada. Fiabilidade é um motor com provas dadas

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      #3
      tenho 1 punto de 2003 com esse motor, o 1.2 16v 80cv, com caixa de 5. posso-te dizer que vai com 224 mil KM e é so por gasolina e andar. comprei-o com 170mil KM ha cerca de 3 anos, se nao me falha a memoria, e o que tive de maior despesa foi a embraiagem (normal) e as suspensões do 1º eixo, que me chumbaram na inspecção. de resto, tirando o facto de de vez em quando precisar de uma polidela nos farois da frente, é so por gasolina e trocar oleo.

      consumos, eu faço muita nacional e AE e tenho o pé algo pesado, mas costumam andar entre os 6 e os 8 dependendo se vou la para os 100 ou 140 (medias calculadas manualmente, o CB costuma apresentar 1L a menos). se for a versão com caixa de 6, que é mais curta, provavelmente has de ter uns consumos mais altos, mas nao acredito que seja muito mais.

      é um carro modesto, nao compromete, e o motor é espevitado o suficiente para dar para brincar em estradas mais vazias

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
        os de 2004 já são os com facelift?
        Sim, gosto bastante da estética do de 2004

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por speedyssj3 Ver Post
          tenho 1 punto de 2003 com esse motor, o 1.2 16v 80cv, com caixa de 5. posso-te dizer que vai com 224 mil KM e é so por gasolina e andar. comprei-o com 170mil KM ha cerca de 3 anos, se nao me falha a memoria, e o que tive de maior despesa foi a embraiagem (normal) e as suspensões do 1º eixo, que me chumbaram na inspecção. de resto, tirando o facto de de vez em quando precisar de uma polidela nos farois da frente, é so por gasolina e trocar oleo.

          consumos, eu faço muita nacional e AE e tenho o pé algo pesado, mas costumam andar entre os 6 e os 8 dependendo se vou la para os 100 ou 140 (medias calculadas manualmente, o CB costuma apresentar 1L a menos). se for a versão com caixa de 6, que é mais curta, provavelmente has de ter uns consumos mais altos, mas nao acredito que seja muito mais.

          é um carro modesto, nao compromete, e o motor é espevitado o suficiente para dar para brincar em estradas mais vazias
          Então qual dos dois me recomendarias? O mais recente?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Madjokes Ver Post
            Então qual dos dois me recomendarias? O mais recente?
            eu na minha opinião ia para o mais recente para além ser bem mais recente que o outro, os com facelift tem algumas melhorias de interior

            Comentário


              #7
              São ambos carros honestos mas os mk2b (pós 2004) têm alguns problemas elétricos resolvidos pex: motor da DA

              Comentário


                #8
                pensei que tendo caixa de 6 pela lógica os consumos seriam mais comedidos. o restyle só aconteceu em 2004?

                Comentário


                  #9
                  escolhe o que mais recente, ou melhor estado.

                  o motor é fiavel, bebe qualquer coisa e anda pouco.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                    escolhe o que mais recente, ou melhor estado.

                    o motor é fiavel, bebe qualquer coisa e anda pouco.
                    O HLX de 2000 é 16v.
                    Anda bastante bem.

                    Nota: Punto Abarth motor 1.2 de 2004, portanto modelo MK2b, não conheço.

                    Comentário


                      #11
                      deve ter algum kit abarth, pelo menos foi o que depreendi. abarth só como o teu, mas no stilo. penso que nunca houve versão abarth relacionada com o motor. o mais abarth que conheço é o HGT com um impressionante 1.8, que penso derivar do fiat coupe.

                      Comentário


                        #12
                        O Abarth é também de 16 v e é parecido com este da imagem

                        Abarth.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Madjokes Ver Post
                          O Abarth é também de 16 v e é parecido com este da imagem

                          [ATTACH]137474[/ATTACH]
                          pessoalmente gosto desse está bem bonito, já tem ac esse punto? tenho ideia de ser extra nos puntos acho que só o hgt tinha de série

                          Comentário


                            #14
                            Estando a falar em dois carros com o mesmo motor e uma diferença de 4 anos, acho que a escolha é óbvia, apostar no mais recente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por curandeiro Ver Post
                              pessoalmente gosto desse está bem bonito, já tem ac esse punto? tenho ideia de ser extra nos puntos acho que só o hgt tinha de série
                              O HLX também tem AC de origem.

                              Comentário


                                #16
                                deixei estes conselhos noutro tópico.



                                um de 2004, o mais barato da net desse ano. não diz é a versão.

                                https://olx.pt/anuncio/impecvel-127-...tml#5a274700d9


                                outro do mesmo ano, mas speedgear (alguém que me explique o que é, por favor)

                                https://olx.pt/anuncio/fiat-punto-80...tml#5a274700d9
                                olha aqui um de 2004, o mais barato da net. não diz é a versão.

                                https://olx.pt/anuncio/impecvel-127-...tml#5a274700d9


                                outro do mesmo ano, mas speedgear (alguém que me explique o que é, por favor)

                                https://olx.pt/anuncio/fiat-punto-80...tml#5a274700d9

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                  São ambos carros honestos mas os mk2b (pós 2004) têm alguns problemas elétricos resolvidos pex: motor da DA

                                  Ou seja não resolveram nada tenho um punto de 2003 e o motor é igual.
                                  O problema nem é no motor, era nuns condensadores no circuito acoplado no motor, que nos antigos dava para substituir, nos de 2003 em diante é esquecer não dá para reparar, esses condensadores são internos.
                                  Mas mesmo que os motores tivessem sido melhorados, o que não foram, pois são os mesmos com circuito diferente, o pior problema continua em todas as versões, os sensores dentro da coluna e acoplados ao veio, são mecânicos aquilo com o tempo de uso vai criando sulcos e rebenta tudo.
                                  A solução era serem opticos, mas como são mais caros a empresa que fabricou o sistema (delphi salvo o erro), para a fiat, cag_u para o assunto.


                                  Speedgear deve ser uma caixa automática/sequencial.
                                  A fiat tem vários tipos.
                                  Já ouvi falar da robotizada, que é como uma caixa manual normal, com sensores e comando assistido por motores eletricos, funciona como automática ou sequencial.
                                  Existe uma caixa variável em que várias polies aumentam e deminuem o diametro conforme a rotação do motor, não sei qual o nome.
                                  O uno estreou uma caixa deste tipo, por polies.
                                  Editado pela última vez por m4nn1pul0; 17 July 2016, 03:07.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    deixei estes conselhos noutro tópico.

                                    olha aqui um de 2004, o mais barato da net. não diz é a versão.

                                    https://olx.pt/anuncio/impecvel-127-...tml#5a274700d9


                                    outro do mesmo ano, mas speedgear (alguém que me explique o que é, por favor)

                                    https://olx.pt/anuncio/fiat-punto-80...tml#5a274700d9
                                    O Speedgear era o Fiat Punto com o 1.2 de 80 cvs e tinha uma caixa automática ou manual robotizada. Nao sei bem o nome técnico.

                                    De qualquer maneira, esse do link nao é speedgear coisa nenhuma, tem uma caixa manual...

                                    Speedgear era isto:

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito obrigado pelos vossos esclarecimentos!

                                      Falaram-me também para ver Clios 1.2 e Corsas C que também seriam uma boa opção.. o que acham?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Madjokes Ver Post
                                        Então qual dos dois me recomendarias? O mais recente?
                                        No caso de terem os mesmos KM e estando no mesmo estado de conservação, diria o mais recente. a nivel de fiabilidade, é como ja te disse, pouca coisa mesmo. o famoso problema da DA, nao sofri disso ao ponto de precisas de ser mexido. de vez em quando fico sem DA, mas desligo o carro e ligo e está bom e quem diz que o carro anda mal deve andar mal habituado..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esse problema afecta a direcção assistida em geral ou apenas o modo "City"? E esse equipamento era de série em todas as versões do Punto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Esse problema afecta a direcção assistida em geral ou apenas o modo "City"? E esse equipamento era de série em todas as versões do Punto?
                                            Esse equipamento é de série em praticamente todos os modelos da fiat, desde puntos, gran puntos, stilos, pandas, lineas, por ai fora, até ás novas versões dessa direção nos modelos mais recentes.

                                            Afecta a direção assistida no geral, quem usar o city sempre activo, mais depressa rebenta com o sistema.

                                            A reparação do sistema até nem é complicado.
                                            Se fôr do motor requer substituição do motor, caso seja o modelo mais recente, pois o que pode estragar, está blindado dentro do corpo do motor.
                                            Se o sistema fôr dos primeiros, podem-se substituir os elementos danificados, uma vez que nas primeiras versões temos acesso a esses elementos desde a placa montada fora do motor.

                                            E noutros casos pode ser o disco com os sensores de direção e torque.
                                            O sensor de direção é para que o sistema saiba quando o curso da direção chegou ao fim, ou seja quando viramos o volante todo, o motor não ficar a fazer força, podendo partir ou danificar a barra de direção.

                                            O sensor de torque é para medir a força/velocidade que aplicamos no volante, para que a centralina calcule o momento e força a aplicar ao motor, que por sua vez activa um sem fim de angulo aberto...
                                            Se forem os sensores, alem do custo da compra tem de se juntar o custo de reprogramação da centralina para reconhecer os novos sensores.
                                            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 17 July 2016, 21:43.

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                                              #23
                                              Ok, obrigado. É que brevemente deverei avançar para a compra de um desses carros (ainda não está escolhido o exemplar, mas deverá ser esse o modelo) e queria estar bem informado acerca disso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu tinha a ideia de ser caixa automática, estilo selespeed da alfa, mas deparei-me com uma foto com mudanças manuais desse anúncio, daí a minha dúvida.

                                                esses condensadores nos puntos pré-2003 ao serem substituídos ficam para que valores?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  eu tinha a ideia de ser caixa automática, estilo selespeed da alfa, mas deparei-me com uma foto com mudanças manuais desse anúncio, daí a minha dúvida.

                                                  esses condensadores nos puntos pré-2003 ao serem substituídos ficam para que valores?

                                                  Não faço ideia, o meu é de 2003, quando avariou a direção, comprei outra em segunda mão de um jtd.
                                                  Ficou-me por 170 euros a coluna completa, com centralina e motor, a funcionar impecávelmente.
                                                  Na fiat recondicionada deve andar na casa dos 600 euros, nova passa os 1000.

                                                  Ainda andei a ver se conseguia meter uma direção electrohidraulica, mas é para esquecer, tinha de alterar muita coisa.

                                                  Comentário

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