Bem pessoal como o titulo indica pretendo limpar o circuito de refrigeração.
O carro em questão é um Fiat Tipo 1.4 de 89.
Como nunca fiz este procedimento andei a pesquisar e elaborei os seguintes passos.
Para drenar a água:
1º Desligar o negativo da bateria ou isolar os circuitos electricos com que possa vir a ter contacto com a água para evitar algum curto.
2º Colocar a saufagem no quente para circular também a água da própia saufagem.
3º Retirar a mangueira inferior do radiador para drenar a água, colocar uma mangueira no reservatório e bombear água até sair limpa
pelo tubo inferior do radiadior que retirei anteriormente, no fim voltar apertar a mangueira no bocal do radiador.
4º Retirar o parafuso para drenar a água que está no bloco do motor.
E em principio todo o sistema estará drenado.
_____________________
Para encher o circuito:
1º Retirar o parafuso do radiador para libertar o ar que tiver enquanto se enche o circuito com água destilada + adivitivo de limpeza.
enroscar o parafuso quando começar a sair água.
2º Verificar se está tudo bem apertado e se há alguma fuga.
3º Ligar o carro e deixar a trabalhar ao relantim até disparar a ventoinha, só para ter a certeza que dispara antes de me por andar
com o carro.
4º Se tudo estiver ok, andar com o carro para o aditivo de limpeza fazer o seu trabalho.
5ª E no fim voltar a repetir todo o processo até o liquido que drenar sair limpo (2/3 ciclos talvez)
6º Quando for para colocar em definitivo, irei colocar Paraflu 11 + água destilada. Mistura 50/50.
__________________________________________________ _
Que acham? Está alguma coisa incorrecta ou em falta ou posso fazer o procedimento desta maneira?
Questão: Não tenho o parafuso que penso que seja para sangrar a saufagem (corrigam-me se tiver a dizer baboseira) só tenho o tal
do radiador que mencionei em cima não sei se haverá outra maneira para sangrar a saufagem ou se simplesmente não se faz ?
Outra questão: Ao desligar o cabo negativo da bateria se depois tenho que regular alguma coisa ou é só ligar o cabo novamente e está tudo bem?
(carro não é a injecção electrónica)
E penso que seja tudo, desculpem o longo testamento mas quero ter a certeza que faço tudo como deve ser.
Dêem a vossa opinião ;)
PS: Se tiverem duvidas quanto ao parafuso de sangramento que estava a falar ou se não me fiz explicar bem digam que eu tiro foto.
O carro em questão é um Fiat Tipo 1.4 de 89.
Como nunca fiz este procedimento andei a pesquisar e elaborei os seguintes passos.
Para drenar a água:
1º Desligar o negativo da bateria ou isolar os circuitos electricos com que possa vir a ter contacto com a água para evitar algum curto.
2º Colocar a saufagem no quente para circular também a água da própia saufagem.
3º Retirar a mangueira inferior do radiador para drenar a água, colocar uma mangueira no reservatório e bombear água até sair limpa
pelo tubo inferior do radiadior que retirei anteriormente, no fim voltar apertar a mangueira no bocal do radiador.
4º Retirar o parafuso para drenar a água que está no bloco do motor.
E em principio todo o sistema estará drenado.
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Para encher o circuito:
1º Retirar o parafuso do radiador para libertar o ar que tiver enquanto se enche o circuito com água destilada + adivitivo de limpeza.
enroscar o parafuso quando começar a sair água.
2º Verificar se está tudo bem apertado e se há alguma fuga.
3º Ligar o carro e deixar a trabalhar ao relantim até disparar a ventoinha, só para ter a certeza que dispara antes de me por andar
com o carro.
4º Se tudo estiver ok, andar com o carro para o aditivo de limpeza fazer o seu trabalho.
5ª E no fim voltar a repetir todo o processo até o liquido que drenar sair limpo (2/3 ciclos talvez)
6º Quando for para colocar em definitivo, irei colocar Paraflu 11 + água destilada. Mistura 50/50.
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Que acham? Está alguma coisa incorrecta ou em falta ou posso fazer o procedimento desta maneira?
Questão: Não tenho o parafuso que penso que seja para sangrar a saufagem (corrigam-me se tiver a dizer baboseira) só tenho o tal
do radiador que mencionei em cima não sei se haverá outra maneira para sangrar a saufagem ou se simplesmente não se faz ?
Outra questão: Ao desligar o cabo negativo da bateria se depois tenho que regular alguma coisa ou é só ligar o cabo novamente e está tudo bem?
(carro não é a injecção electrónica)
E penso que seja tudo, desculpem o longo testamento mas quero ter a certeza que faço tudo como deve ser.
Dêem a vossa opinião ;)
PS: Se tiverem duvidas quanto ao parafuso de sangramento que estava a falar ou se não me fiz explicar bem digam que eu tiro foto.
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