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Ajuda para limpar o circuito de refrigeração

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    Ajuda para limpar o circuito de refrigeração

    Bem pessoal como o titulo indica pretendo limpar o circuito de refrigeração.

    O carro em questão é um Fiat Tipo 1.4 de 89.

    Como nunca fiz este procedimento andei a pesquisar e elaborei os seguintes passos.

    Para drenar a água:

    Desligar o negativo da bateria ou isolar os circuitos electricos com que possa vir a ter contacto com a água para evitar algum curto.

    Colocar a saufagem no quente para circular também a água da própia saufagem.

    Retirar a mangueira inferior do radiador para drenar a água, colocar uma mangueira no reservatório e bombear água até sair limpa
    pelo tubo inferior do radiadior que retirei anteriormente, no fim voltar apertar a mangueira no bocal do radiador.

    Retirar o parafuso para drenar a água que está no bloco do motor.

    E em principio todo o sistema estará drenado.

    _____________________

    Para encher o circuito:

    Retirar o parafuso do radiador para libertar o ar que tiver enquanto se enche o circuito com água destilada + adivitivo de limpeza.
    enroscar o parafuso quando começar a sair água.

    Verificar se está tudo bem apertado e se há alguma fuga.

    Ligar o carro e deixar a trabalhar ao relantim até disparar a ventoinha, só para ter a certeza que dispara antes de me por andar
    com o carro.

    Se tudo estiver ok, andar com o carro para o aditivo de limpeza fazer o seu trabalho.

    E no fim voltar a repetir todo o processo até o liquido que drenar sair limpo (2/3 ciclos talvez)

    Quando for para colocar em definitivo, irei colocar Paraflu 11 + água destilada. Mistura 50/50.


    __________________________________________________ _


    Que acham? Está alguma coisa incorrecta ou em falta ou posso fazer o procedimento desta maneira?


    Questão: Não tenho o parafuso que penso que seja para sangrar a saufagem (corrigam-me se tiver a dizer baboseira) só tenho o tal
    do radiador que mencionei em cima não sei se haverá outra maneira para sangrar a saufagem ou se simplesmente não se faz ?

    Outra questão: Ao desligar o cabo negativo da bateria se depois tenho que regular alguma coisa ou é só ligar o cabo novamente e está tudo bem?
    (carro não é a injecção electrónica)


    E penso que seja tudo, desculpem o longo testamento mas quero ter a certeza que faço tudo como deve ser.

    Dêem a vossa opinião ;)


    PS: Se tiverem duvidas quanto ao parafuso de sangramento que estava a falar ou se não me fiz explicar bem digam que eu tiro foto.
    Editado pela última vez por D12; 16 July 2016, 12:44.

    #2
    pq queres colocar aditivo de limpeza ?

    Comentário


      #3
      O aditivo de limpeza poderá remover incrustações antigas e depois ficas com o radiador a parecer um queijo suiço.

      Se o liquido actual tiver muita ferrugem então, se possível, desengata os tubos (inferior e superior) do radiador e mete água com mangueira de jardim (atenção: tem que ser com baixa pressão) pelo tubo superior até sair água limpa por baixo.

      Desengata também os 2 tubos que vão para o radiador da sofagem e mete água com a mangueira (a baixa pressão) até sair limpa. Mete água por um dos tubos até sair limpa e depois mete água pelo outro (inverter o sentido entrada/saída).

      Depois disso é fazer os 2 ou 3 ciclos só com água destilada.

      Pode acontecer nunca te conseguires livrar da ferrugem. Ou seja, por mais ciclos que faças vem sempre água com ferrugem. Nesse caso é meter o liquido de refrigeração apropriado depois dos 2/3 ciclos e deixar andar.

      Os tubos devem estar colados. Não os estragues a tentar tirar. Faz tudo com jeitinho. Usa uma chave de fendas grande para fazer de alavanca e soltar os tubos aos poucos.

      Referiste colocar a sofagem no quente. Não esqueças esse pormenor.

      Pensa na hipotese de colocar um termostato novo caso esse seja muito velho ou já esteja avariado. Vê bem qual a temperatura recomendada do termostato para esse motor e faz questão de comprar com essa temperatura.

      No geral não vejo necessidade de desligar a bateria. Caso a desligues acho que não altera nada quando a ligares novamente.

      Para o ar sair costuma haver apenas um parafuso/tampinha que estará no ponto mais alto do circuito (onde o ar se vai alojar).

      Normalmente mesmo que o ar não saia todo logo de inicio não tem problema porque vai aparecendo no vaso de expansão (como consequência o nivel baixa e é necessário repor)

      Quando meteres o carro a trabalhar pela primeira vez, quando o termostato abrir é normal que o nivel no vaso de expansão baixe (devido a haver ar alojado no circuito que só se solta depois do termostato abrir).

      Por isso deve-se deixar o termostato abrir para acertar correctamente o nível antes de circular com o carro.

      Para saberes se o termostato está bom ou avariado, no geral, fazes da seguinte forma:

      Com o carro completamente frio metes a trabalhar, abres o capot e vais apalpando o tubo onde o termostato está instalado.

      Se os restantes tubos ( por exemplo os da sofagem com o selector no quente) começarem a ficar quentes e esse tubo do termostato estiver frio então está bom.

      Quando o termostato está bom e abre, o respectivo tubo deixa de estar frio e fica em brasa em segundos.

      Na situação do termostato avariado todos os tubos vão aquecendo de igual forma. Com o carro em andamento o ponteiro da temperatura oscila (em cidade sobe, em estrada aberta desce).

      Termostato avariado danifica o motor. O mesmo caso tenha temperatura de abertura incorrecta.

      Boa sorte

      Comentário


        #4
        um conselho que te dou é para usares luvas de borracha, dão jeito para descolar os tubos sen dar cabo das mãos

        Comentário


          #5
          Enquanto não colocares o liquido definitivo terás que andar sempre com a sofagem no quente na posição máxima para a lavagem ser eficaz.

          Leva bastantes garrafas de água para ires bebendo pelo caminho, vais precisar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
            pq queres colocar aditivo de limpeza ?
            Seria para uma limpeza mais eficaz.

            Mas preocupa-me o facto de poder libertar furos que possam ter sido tapados pelas crostas de ferrugem ou que essas mesmas crostas possam danificar o motor.

            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
            um conselho que te dou é para usares luvas de borracha, dão jeito para descolar os tubos sen dar cabo das mãos
            Ill do.

            Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
            Enquanto não colocares o liquido definitivo terás que andar sempre com a sofagem no quente na posição máxima para a lavagem ser eficaz.

            Leva bastantes garrafas de água para ires bebendo pelo caminho, vais precisar
            Epa pensava que só era preciso virar a temperatura para o quente para abrir aquela parte do circuito

            Tenho mesmo que ligar a ventilação?

            E obrigado pelo tut, será um grande ajuda

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por D12 Ver Post
              Seria para uma limpeza mais eficaz.

              Mas preocupa-me o facto de poder libertar furos que possam ter sido tapados pelas crostas de ferrugem ou que essas mesmas crostas possam danificar o motor.


              Ill do.



              Epa pensava que só era preciso virar a temperatura para o quente para abrir aquela parte do circuito

              Tenho mesmo que ligar a ventilação?

              E obrigado pelo tut, será um grande ajuda
              Não precisas ligar o ventilador, tens apenas que colocar o selector na posição quente.

              Basta o selector estar no quente para haver circulação pelo radiador da sofagem.

              Não ligues a ventilação agora no verão com aquilo na posição quente, era suicídio certo

              Para quem não conhece fica aqui este video

              Comentário


                #8
                Pelo teu ultimo post fiquei com ideia que teria de ligar a ventilação.

                Assim fico mais descansado.

                De qualquer maneira ando sempre com aquilo no quente.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                    Mas preocupa-me o facto de poder libertar furos que possam ter sido tapados pelas crostas de ferrugem ou que essas mesmas crostas possam danificar o motor.
                    por isso q fiz a pergunta , sim corres esse risco mas danificar o motor não , mas a bomba de àgua sim

                    o carro andou com àgua da torneira ?

                    o bloco motor e a cabeça são de aluminio ou fer fundido ?

                    Comentário

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