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    Alternador

    Boas, há uns dois dias de manhã o carro (suzuki swift gti) custou a pegar, só passado prai uns 5 segundos pegou, o normal é num segundo pegar seja a frio seja a quente. Voltei a testar passado uns 2 min de estar a trabalhar, (um pouco mais quente só para testar) e voltou a demorar o mesmo. (A luz da bateria ficava ligada até tocar no acelerador). Não estranhei e fui à minha vida, fiz 12km e já no destino desliguei o carro, por descargo de consciencia tentei meter a trabalhar e estava sem bateria.. O motor de arranque girava mas com pouca força, fui à minha vida, voltei e meti o carro a trabalhar de empurrão, pegou direitinho e fui à minha vida, entrei na auto estrada, fiz uns 10 e depois mais uns 4km até casa. A 1 km de chegar a casa o carro começa a falhar, tipo ia abaixo mas com o movimento do motor voltava a pegar, tinha que o estar acelerar senão ia abaixo, na ultima subida para minha casa foi mesmo a soluçar

    Ora pensei que era o alternador, uma vez que a bateria tem pouco mais de um ano. Quando ia a desmontar toco no fio do terminal da corrente (onde liga no alternador) e este estava solto.. Partiu basicamente, substitui por outro etc voltei a meter o carro a trabalhar e é certo que está a carregar porque passado uns 20 min a trabalhar o carro pegou tal como pegava antes, porém a medir os valores não fiquei muito convencido, 13.1/13.3 com os acessórios todos desligados, quando liguei luzes, sofagem, rádio passou para os 12.2/12.3

    O regulador está a funcionar minimamente bem, pelo menos quando acelero, apartir das 1500 para a frente ele não sobe os valores, fica nos 13.5. Os valores poderão estar tão baixos porque a bateria está a carregar ou o alternador está a precisar de ser reparado?
    Porém acho que o regulador deveria fazer com que ao ligar estes acessórios, o alternador compensasse e a voltagem subisse, não?


    PS: Antes de meter o carro a trabalhar de empurrão, depois de ter mudado o terminal, a tensão na bateria era de 11.4v, não cheguei a medir ao fim dos 20 min

    #2
    Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
    ...
    O regulador está a funcionar minimamente bem, pelo menos quando acelero, apartir das 1500 para a frente ele não sobe os valores, fica nos 13.5. Os valores poderão estar tão baixos porque a bateria está a carregar ou o alternador está a precisar de ser reparado?
    Porém acho que o regulador deveria fazer com que ao ligar estes acessórios, o alternador compensasse e a voltagem subisse, não?...
    Mesmo com a bateria fraca, não era suposto teres uma voltagem tão baixa.

    O cabo que estava danificado, era o cabo do B+ certo? O cabo mais grosso?

    Substituíste o cabo por um de bitola suficiente? Se o cabo não tiver a grossura suficiente, vai ter uma resistência elevada, e pode causar uma voltagem baixa desse género na bateria.

    Mediste a voltagem na bateria, ou no alternador?

    A função do regulador é essa mesmo que indicas. Controla a força do campo magnético do rotor, para manter uma voltagem estável na saída do alternador. Isso deixa de acontecer quando o alternador está danificado (incluindo o regulador), ou tens um consumo de corrente superior ao que o alternador consegue produzir.
    Neste ultimo caso o regulador de voltagem coloca o campo magnético no máximo, mas mesmo assim a voltagem não consegue chegar aos 14 volt.

    Se a bitola do cabo B+ for a indicada, se as ligações estiverem com bom contacto (incluindo a massa do corpo do alternador) só resta como causa um consumo de corrente excessivo (superior ao que o alternador está dimensionado), ou um alternador danificado. (Assumo que a correia não está a patinar, e que o alternador está a rodar sem problemas)

    O ideal para diagnosticar isso, após validar os pontos anteriores, era medir diretamente a corrente produzida pelo alternador, mas em principio não terás equipamento para isso...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      Mesmo com a bateria fraca, não era suposto teres uma voltagem tão baixa.

      O cabo que estava danificado, era o cabo do B+ certo? O cabo mais grosso?

      Substituíste o cabo por um de bitola suficiente? Se o cabo não tiver a grossura suficiente, vai ter uma resistência elevada, e pode causar uma voltagem baixa desse género na bateria.

      Mediste a voltagem na bateria, ou no alternador?

      A função do regulador é essa mesmo que indicas. Controla a força do campo magnético do rotor, para manter uma voltagem estável na saída do alternador. Isso deixa de acontecer quando o alternador está danificado (incluindo o regulador), ou tens um consumo de corrente superior ao que o alternador consegue produzir.
      Neste ultimo caso o regulador de voltagem coloca o campo magnético no máximo, mas mesmo assim a voltagem não consegue chegar aos 14 volt.

      Se a bitola do cabo B+ for a indicada, se as ligações estiverem com bom contacto (incluindo a massa do corpo do alternador) só resta como causa um consumo de corrente excessivo (superior ao que o alternador está dimensionado), ou um alternador danificado. (Assumo que a correia não está a patinar, e que o alternador está a rodar sem problemas)

      O ideal para diagnosticar isso, após validar os pontos anteriores, era medir diretamente a corrente produzida pelo alternador, mas em principio não terás equipamento para isso...

      Medi na bateria, sim o B+, não substitui o cabo, apenas mudei a ponta porque foi lá que partiu, meti um terminal igual de um ford puma, por isso acho que o problema não está aí, dúvido que tenha qualquer consumo excessivo porque na quarta de manhã deixei o carro na garagem com 11.3v e ontem à noite estava com 11.5 antes de meter a trabalhar

      Poderão ser as escovas? É que o regulador para este carro já vi a custar 100 euros... vou tirar o regulador fora hoje e ver o estado delas
      Tenho um pequeno chiar ao relantim, praticamente não se ouve, só colocando a cabeça perto do alternador, julgo também estar a precisar por isso de mudar rolamentos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
        Medi na bateria, sim o B+, não substitui o cabo, apenas mudei a ponta porque foi lá que partiu, meti um terminal igual de um ford puma, por isso acho que o problema não está aí, dúvido que tenha qualquer consumo excessivo porque na quarta de manhã deixei o carro na garagem com 11.3v e ontem à noite estava com 11.5 antes de meter a trabalhar

        Poderão ser as escovas? É que o regulador para este carro já vi a custar 100 euros... vou tirar o regulador fora hoje e ver o estado delas
        Tenho um pequeno chiar ao relantim, praticamente não se ouve, só colocando a cabeça perto do alternador, julgo também estar a precisar por isso de mudar rolamentos
        Podem ser as escovas, sim... Isso justificava também o facto da luz do alternador não se ter desligado logo... Mas também podem ser outras coisas...

        Isso não prova muito, pois o consumo excessivo pode apenas estar presente com o motor a trabalhar. Mas acho que as escovas devem ser um suspeito mais provável...

        Boa sorte

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          #5
          O regulador avariando deixa de produzir corrente completamente? É que o meu produz só que é baixa

          Eu depois ainda hoje meto aqui uma foto do estado das escovas

          Obrigado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RubenTeixeira Ver Post
            O regulador avariando deixa de produzir corrente completamente? É que o meu produz só que é baixa

            Eu depois ainda hoje meto aqui uma foto do estado das escovas

            Obrigado!
            Deixar de produzir completamente, é capaz de ser o mais comum, mas não é impossível que cause esses sintomas.

            Comentário


              #7
              Sei que venho tarde, mas fica a experiência caso possa ajudar alguém

              Tal como indiquei o alternador trabalhava (e trabalha), porém com vários componentes eletricos ligados, sofagem, luzes, rádio, os consumo de energia é superior à energia produzida, pelo que acabava por descarregar a bateria. Se era problema do regulador, que não regulava mediante o gasto ou se era das escovas que estavam minusculas. De qualquer forma troquei de alternador por um que sabia que era proveniente de um carro com pouquíssimos km e ficou tudo resolvido

              Deixo aqui umas fotos

              Antigo:

              "Novo":






              Todas as peças da antiga apresentavam maior uso e desgaste
              Editado pela última vez por RubenTeixeira; 17 September 2016, 09:58.

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                #8
                se fosse um vag dizia-te que era o cabo que vai para o regulador partido, fazendo com que o mesmo apenas carrega-se a altas rpm pois estava sempre no mínimo.

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                  #9
                  Aproveito o tópico para fazer a seguinte questão:

                  como o motor a trabalhar (2.0 TDI 140cv), medindo a corrente de carga na bateria, apresenta um valor 13,20v. A minha questão é saber se este valor é suficiente?

                  Faço este questão, pois julgo estar a sentir que tenho o rolamento do alternador (polia) a gripar.

                  Por outro lado, o motor após 1 minutos de começar a trabalhar, passa das normais 850rpm de ralenti para 1050rpm, o que até torma mais difícil engrenar a 1.ª velocidade. Poderá ser este "subir" de rotações, uma compensação pelo motivo de haver uma eventual deficiência no alternador?

                  Desde já o meu obrigado, aos possíveis contributos de ajuda.

                  Comentário


                    #10
                    Sem nada ligado? É um pouco baixo....
                    Pega num voltimetro e faz medições se está a haver perda em algun cabo.

                    Comentário

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