Boas, há uns dois dias de manhã o carro (suzuki swift gti) custou a pegar, só passado prai uns 5 segundos pegou, o normal é num segundo pegar seja a frio seja a quente. Voltei a testar passado uns 2 min de estar a trabalhar, (um pouco mais quente só para testar) e voltou a demorar o mesmo. (A luz da bateria ficava ligada até tocar no acelerador). Não estranhei e fui à minha vida, fiz 12km e já no destino desliguei o carro, por descargo de consciencia tentei meter a trabalhar e estava sem bateria.. O motor de arranque girava mas com pouca força, fui à minha vida, voltei e meti o carro a trabalhar de empurrão, pegou direitinho e fui à minha vida, entrei na auto estrada, fiz uns 10 e depois mais uns 4km até casa. A 1 km de chegar a casa o carro começa a falhar, tipo ia abaixo mas com o movimento do motor voltava a pegar, tinha que o estar acelerar senão ia abaixo, na ultima subida para minha casa foi mesmo a soluçar
Ora pensei que era o alternador, uma vez que a bateria tem pouco mais de um ano. Quando ia a desmontar toco no fio do terminal da corrente (onde liga no alternador) e este estava solto.. Partiu basicamente, substitui por outro etc voltei a meter o carro a trabalhar e é certo que está a carregar porque passado uns 20 min a trabalhar o carro pegou tal como pegava antes, porém a medir os valores não fiquei muito convencido, 13.1/13.3 com os acessórios todos desligados, quando liguei luzes, sofagem, rádio passou para os 12.2/12.3
O regulador está a funcionar minimamente bem, pelo menos quando acelero, apartir das 1500 para a frente ele não sobe os valores, fica nos 13.5. Os valores poderão estar tão baixos porque a bateria está a carregar ou o alternador está a precisar de ser reparado?
Porém acho que o regulador deveria fazer com que ao ligar estes acessórios, o alternador compensasse e a voltagem subisse, não?
PS: Antes de meter o carro a trabalhar de empurrão, depois de ter mudado o terminal, a tensão na bateria era de 11.4v, não cheguei a medir ao fim dos 20 min
Ora pensei que era o alternador, uma vez que a bateria tem pouco mais de um ano. Quando ia a desmontar toco no fio do terminal da corrente (onde liga no alternador) e este estava solto.. Partiu basicamente, substitui por outro etc voltei a meter o carro a trabalhar e é certo que está a carregar porque passado uns 20 min a trabalhar o carro pegou tal como pegava antes, porém a medir os valores não fiquei muito convencido, 13.1/13.3 com os acessórios todos desligados, quando liguei luzes, sofagem, rádio passou para os 12.2/12.3
O regulador está a funcionar minimamente bem, pelo menos quando acelero, apartir das 1500 para a frente ele não sobe os valores, fica nos 13.5. Os valores poderão estar tão baixos porque a bateria está a carregar ou o alternador está a precisar de ser reparado?
Porém acho que o regulador deveria fazer com que ao ligar estes acessórios, o alternador compensasse e a voltagem subisse, não?
PS: Antes de meter o carro a trabalhar de empurrão, depois de ter mudado o terminal, a tensão na bateria era de 11.4v, não cheguei a medir ao fim dos 20 min
Comentário